07/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana Oliveira da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Vocabulário referente a Parts of the body, Colors e Possessives
Verb to be
Numbers
Adjectives
Simple Present - frases afirmativas, interrogativas e negativas (uso de DO e DOES)
Aula 1
Inicie a aula esclarecendo que o tema que você desenvolver nesta e nas próximas duas aulas é a descrição de pessoas. E, para descrever pessoas, é necessário que se conheça algumas partes do corpo.
Use os flashcards para introduzir o vocabulário. Apresente as palavras e peça a eles para repetir, para praticar a pronúncia.
http://www.mes-english.com/flashcards/files/body_flash.pdf
(acesso em 16/09/2009)
Para aquecer a turma e já começar a praticar o vocabulário. Proponha um GAME.
Peça a turma para ficar em pé e divida a classe em dois grupo iguais. Faça duas filas e jogue o BODY GAME. Você fala uma parte e eles apontam. O primeiro grupo a errar perde e finaliza a brincadeira. Lembre-se de alternar quem vai a frente. Siga esta ordem na brincadeira:
head, hair, eye, nose, mouth, neck, shoulders, chest, arm, hand, leg, foot - feet
Como o vocabulário de cores já foi aprendido, do mesmo modo que o de formas, a idéia é agora iniciar as descrições. Volte aos flashcards e apresente a descrição dos dois primeiros:
ex.: She has blond hair. She has brown hair.
Peça para cada um dos alunos descrever o colega de trás, focalizando na cor dos cabelos inicialmente. Depois, cada um deverá desenhar, em uma folha de A5 ou papel cartão, uma figura humana que o represente e coloque os nomes das partes do corpo. Peça que eles façam os contornos de modo a evidenciar as formas, elas serão necessárias para as definições. Faça no quadro uma figura estilizada de você mesmo(a).
Quando tiver terminado peça ajuda para os alunos para definirem as cores, formas e tamanhos.
My hair, what color is it? What color are my eyes? Is my nose big, or small?
A partir das respostas deles, redija, no quadro, um pequeno paragrafo falando sobre você.
My name is XXXXX. I have black hair and brown eyes. My nose is big. My mouth is small...
Proponha que cada aluno escreva um pequeno parágrafo sobre si mesmo usando o seu modelo. Recolha os textos.
Aula 2
Selecione, aleatoriamente, alguns textos dos alunos feitos na aula anterior e peça que alguns alunos leiam em voz alta. A idéia é que a turma adivinhe sobre quem é a descrição.
Cada um fez a descrição de si, especialmente do rosto. Agora é hora de descrever o outro. A tarefa é produzir um outro parágrafo, com a descrição de um colega. Para preparar a turma para essa atividade, apresente a foto a seguir:
(retirada de http://beatlesnumber9.com/usvjohnlennon.html - acesso em 17/09/2009)
Pergunte aos alunos:
Who is he?
A perspectiva é que a maioria desconheça. Então aproveite para falar um pouco sobre quem foram os Beatles.
A proposta é descrever John Lennon. Escreva no quadro, depois de dizer para a turma:
"He is tall and thin (caso a turma já tenha visto o past simple use-o). He has long brown hair and brown eyes. He has a big nose and a thin mouth. He wears glasses."
Estipule, então, um tempo para que eles escrevam sobre os colegas (cerca de 10 minutos). Recolha os textos.
Finalize a aula com a música abaixo, para mostrar aos alunos um pouco da música dos Beatles. A letra da música é muito simples e fácil (como a maioria das letras do Beatles). P eça aos alunos para ma rcar/grifar palavras q ue eles acham diferentes, cujo sentido eles não conhecem. Depois de tocar a música 2 vezes, pergunte-os quais palvras eles não conhecem. Anote-as no quadro, sem dar o significado ainda. Depois que todos disserem o que acharam mais diferente (muitas palavras podem ser comuns a muito alunos), pergunte quem não marcou aquelas palavras e peça a colaboração dessas pessoas para dar o significado.
Love Me Do
(The Beatles - Composição: Lennon, McCartney)
Love, love me do
You know I love you
I´ll always be tr ue
So please, love me do
Oh, love me do
Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do
Someone to love
Somebody new
Someo ne to love
Someone like you
Love, lo ve me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do
Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true, so please, love me do
Oh, love me do
Yeah, love me do
Oh, love me do
Veja o vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=_xuMwfUqJJM&feature=player_embedded
(acesso em 17/09/2009)
Aula 3
Devolva os textos aos alunos e peça a voluntários que leiam seus textos e proponha que a turma adivinhe sobre quem aquela descrição. Faça uma revisão sobre as partes do corpo dadas na aula 1. Use a lista abaixo para relembrar.
1 - hair
2 - head
3 - eye
4 - ear
5 - nose
6 - lips
7 - face
8 - neck
9 - shoulder
10 - arm
11 - elbow
12 - wrist
13 - hand
14 - thumb
15 - fingers
16 - breast
17 - chest
18 - stomach/tum/tummy
19 - abdomen
20 - bottom
21 - thigh
22 - leg
23 - knee
24 - ankle
25 - foot/feet
26 - big toe
27 – toes
Proponha aos alunos um BINGO com as palavras que vocês acabaram de praticar. Dê as instruções (você pode preparar as folhas do BINGO com antecedência e fazer cópias para todos eles, ou pedir a eles que façam, no caderno ou em folha separada, uma tabela com 4 linhas e 4 colunas, totalizando 16 espaços iguais para escrever palavras. Veja o modelo em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/adriana-teixeira/bingo-sheet-1 (acesso em 19/09/2009)
Para jogar o BINGO eles deverão:
Você tem várias opções para realizar o BINGO:
A aula é estruturada para ser avaliada de duas formas:
1) o desempenho das atividades escritas dos textos.
2) o desempenho nas atividades em grupo (nos jogos) e na produção oral (descrição do colega e leitura). Dessa forma, a avaliação privilegiará mais de uma habilidade.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/02/2012
Cinco estrelasAdorei!, é uma aula dinâmica, perfeita para o Ensino Fundamental.
26/10/2010
Três estrelasfaltou vcb traduzir as palavras para o portugues mas eu achei muito bom ,me fez tirar muitas duvidas parabens