Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Partes do Corpo

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Gouvêa Dutra Teixeira
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana Oliveira da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vocabulário referente a Parts of the body, Colors e Possessives

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verb to be

Numbers

Adjectives

Simple Present - frases afirmativas, interrogativas e negativas (uso de DO e DOES)

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie a aula esclarecendo que o tema que você desenvolver nesta e nas próximas duas aulas é a descrição de pessoas. E, para descrever pessoas, é necessário que se conheça algumas partes do corpo.

Use os flashcards para introduzir o vocabulário. Apresente as palavras e peça a eles para repetir, para praticar a pronúncia.
http://www.mes-english.com/flashcards/files/body_flash.pdf

(acesso em 16/09/2009)

Para aquecer a turma e já começar a praticar o vocabulário. Proponha um GAME.

Peça a turma para ficar em pé e divida a classe em dois grupo iguais. Faça duas filas e jogue o BODY GAME. Você fala uma parte e eles apontam. O primeiro grupo a errar perde e finaliza a brincadeira. Lembre-se de alternar quem vai a frente. Siga esta ordem na brincadeira:

head, hair, eye, nose, mouth, neck, shoulders, chest, arm, hand, leg, foot - feet

Como o vocabulário de cores já foi aprendido, do mesmo modo que o de formas, a idéia é agora iniciar as descrições. Volte aos flashcards e apresente a descrição dos dois primeiros:
ex.: She has blond hair. She has brown hair.

Peça para cada um dos alunos descrever o colega de trás, focalizando na cor dos cabelos inicialmente. Depois, cada um deverá desenhar, em uma folha de A5 ou papel cartão, uma figura humana que o represente e coloque os nomes das partes do corpo. Peça que eles façam os contornos de modo a evidenciar as formas, elas serão necessárias para as definições. Faça no quadro uma figura estilizada de você mesmo(a).

Quando tiver terminado peça ajuda para os alunos para definirem as cores, formas e tamanhos.

My hair, what color is it? What color are my eyes? Is my nose big, or small?

A partir das respostas deles, redija, no quadro, um pequeno paragrafo falando sobre você.
My name is XXXXX. I have black hair and brown eyes. My nose is big. My mouth is small...

Proponha que cada aluno escreva um pequeno parágrafo sobre si mesmo usando o seu modelo. Recolha os textos.

Aula 2

Selecione, aleatoriamente, alguns textos dos alunos feitos na aula anterior e peça que alguns alunos leiam em voz alta. A idéia é que a turma adivinhe sobre quem é a descrição.
Cada um fez a descrição de si, especialmente do rosto. Agora é hora de descrever o outro. A tarefa é produzir um outro parágrafo, com a descrição de um colega. Para preparar a turma para essa atividade, apresente a foto a seguir:

undefined
(retirada de http://beatlesnumber9.com/usvjohnlennon.html - acesso em 17/09/2009)

Pergunte aos alunos:
Who is he?

A perspectiva é que a maioria desconheça. Então aproveite para falar um pouco sobre quem foram os Beatles.
A proposta é descrever John Lennon. Escreva no quadro, depois de dizer para a turma:

"He is tall and thin (caso a turma já tenha visto o past simple use-o). He has long brown hair and brown eyes. He has a big nose and a thin mouth. He wears glasses."

 Estipule, então, um tempo para que eles escrevam sobre os colegas (cerca de 10 minutos). Recolha os textos.

Finalize a aula com a música abaixo, para mostrar aos alunos um pouco da música dos Beatles. A letra da música é muito simples e fácil (como a maioria das letras do Beatles). P eça aos alunos para ma rcar/grifar palavras q ue eles acham diferentes, cujo sentido eles não conhecem. Depois de tocar a música 2 vezes, pergunte-os quais palvras eles não conhecem. Anote-as no quadro, sem dar o significado ainda. Depois que todos disserem o que acharam mais diferente (muitas palavras podem ser comuns a muito alunos), pergunte quem não marcou aquelas palavras e peça a colaboração dessas pessoas para dar o significado.

Love Me Do
(The Beatles - Composição: Lennon, McCartney)

Love, love me do
You know I love you
I´ll always be tr ue
So please, love me do
Oh, love me do
Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do
Someone to love
Somebody new
Someo ne to love
Someone like you
Love, lo ve me do
You know I love you
I´ll always be true
So please, love me do
Oh, love me do
Love, love me do
You know I love you
I´ll always be true, so please, love me do
Oh, love me do
Yeah, love me do
Oh, love me do

Veja o vídeo em:
http://www.youtube.com/watch?v=_xuMwfUqJJM&feature=player_embedded

(acesso em 17/09/2009)

Aula 3

Devolva os textos aos alunos e peça a voluntários que leiam seus textos e proponha que a turma adivinhe sobre quem aquela descrição. Faça uma revisão sobre as partes do corpo dadas na aula 1. Use a lista abaixo para relembrar.

1 - hair
2 - head
3 - eye
4 - ear
5 - nose
6 - lips
7 - face
8 - neck
9 - shoulder
10 - arm
11 - elbow
12 - wrist
13 - hand
14 - thumb
15 - fingers
16 - breast
17 - chest
18 - stomach/tum/tummy
19 - abdomen
20 - bottom
21 - thigh
22 - leg
23 - knee
24 - ankle
25 - foot/feet
26 - big toe
27 – toes

Proponha aos alunos um BINGO com as palavras que vocês acabaram de praticar. Dê as instruções (você pode preparar as folhas do BINGO com antecedência e fazer cópias para todos eles, ou pedir a eles que façam, no caderno ou em folha separada, uma tabela com 4 linhas e 4 colunas, totalizando 16 espaços iguais para escrever palavras. Veja o modelo em https://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/adriana-teixeira/bingo-sheet-1 (acesso em 19/09/2009)

Para jogar o BINGO eles deverão:

  1. escolher 16 palavras (da lista de 27 que você acabou de mencionar e listar no quadro como revisão - não se esqueça de apagá-las depois)
  2. escrever as palavras em Inglês, a caneta, sem rasuras;
  3. usar um lápis para marcar, com X ou outro sinal, as palavras ditadas;
  4. não ter erros de spelling/ortografia porque caso eles façam BINGO, o erro de uma palavra que tenha sido "cantada" desclassifica-os;

Você tem várias opções para realizar o BINGO:

  • falar a palavra em Inglês, mesmo;
  • falar a palavra em Português - eles devem saber qual é a palavra correspondente em Inglês
  • fazer o spelling da palavra (falar letra por letra - as palavras são, no geral, curtas)
  • mostrar a parte do corpo (apontar em seu corpo ou nos alunos) ou figuras (flashcards) para que eles marquem a palavra correspondente.
Avaliação

A aula é estruturada para ser avaliada de duas formas:

1) o desempenho das atividades escritas dos textos.

2) o desempenho nas atividades em grupo (nos jogos) e na produção oral (descrição do colega e leitura). Dessa forma, a avaliação privilegiará mais de uma habilidade.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.