Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jornal: uma contribuição para leitura e escrita (Parte 3)

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Estruturar o jornal.
  • Selecionar e escrever notícias conforme suas especificidades.
  • Definir coletivamente a organização do jornal.
  • Respeitar as diferentes opiniões.
  • Avaliar a produção do jornal.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter domínio de leitura e escrita. 

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 a 6 – Construindo o “Jornal Escolar”

1° Momento 

Professor explique para os alunos sobre a importância do jornal impresso no ambiente escolar.

Para subsidiar a discussão sobre a construção do Jornal Escolar apresente o vídeo: Jornal Impresso. Duração 4min45seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qii9iKjjdoE. Duração: Acesso em 05 de novembro de 2013.

Converse com a turma sobre a criação do jornal escolar e explique que todos terão oportunidade de se expressar por meio da escrita, produzindo textos sobre a realidade cotidiana, manifestando sua criatividade. Enfatize neste momento em sua exposição oral, a importância de entrevistas e reportagens sobre a comunidade escolar, pois assim pode-se conhecer melhor a realidade cotidiana da escola e suas particularidades. Além disso, fale para a turma que este momento é importante, pois proporciona o trabalho e o envolvimento coletivo.

 

2° Momento

Professor organize vários jornais de diferentes formatações (exemplo: jornal da sua cidade, jornais de uma associação, jornal diário de vendas, jornal de ofertas de emprego, jornal de repercussão nacional e etc.) e entregue para os alunos. Reserve um momento (aproximadamente 20 minutos) para que os alunos leiam o jornal recebido. Após a leitura, entregue para cada aluno uma folha e um lápis para que escrevam os pontos principais que observaram no jornal lido.

 

ler e escrever- jornal

Imagem disponível em: http://www.imparcial.com.br/site/wp-content/uploads/2013/06/jornal-escola-zacharia-18-530x300.jpg. Acesso em 20 de novembro de 2013. 

 

Solicite aos alunos que cada um registre na sua folha alguns tópicos que  não podem faltar na sua observação:

a) Nome do jornal.

b) Quais seções há no jornal, cite todas (exemplo: esportes, entrevista, reportagem etc.).

c) Título das notícias que mais gostou.

d) Imagens mais interessantes.

e) Outro assunto que considera importante.

Cada aluno fará a apresentação oral para a turma dos tópicos solicitados. 

 

3° Momento

A turma juntamente com o professor, solicitará da direção à impressão do Jornal para toda a escola. Toda a turma coletivamente fará a escrita de um convite único para o dia de lançamento da primeira edição do jornal. Esse convite poderá ser inserido no site da escola.

 

4° Momento

Solicite que os alunos se reúnam em grupos (de 3 a 4 alunos). Cada aluno apresentará para o grupo seus registros sobre os tópicos do jornal pesquisado. Cada grupo deverá conversar sobre as diferentes seções lidas e registradas. Essas discussões deverão expor as características e o que cada seção apresenta.

 

Em seguida, explique que cada aluno irá apresentar para o seu grupo os assuntos encontrados nas Reportagens e nas Entrevistas presentes no jornal lido.

Após a leitura e apresentação dos temas destas seções, cada grupo deverá definir dois temas, um para Entrevista e um para Reportagem sobre o cotidiano de sua escola. Definido os temas cada grupo fará a exposição para a turma dos temas, caso haja o mesmo tema escolhido por dois grupos, o professor fará o sorteio deste tema e o grupo escolherá outro tema. 

 

Professor o texto abaixo pode subsidiar suas explicações quanto às duas seções. 

 

 

Informações sobre as Seções do Jornal Escolar

Entrevista - Contato pessoal entre o repórter e uma ou mais pessoas (fontes) para coleta de informações. Também designa um tipo de matéria jornalística redigida sob a forma de perguntas e respostas (também conhecida como pingue-pongue).

Reportagem - Conjunto de providências necessárias à confecção de uma notícia jornalística: pesquisa, cobertura de eventos, apuração, seleção dos dados, interpretação e tratamento.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml. Acesso em 02 de outubro de 2013.

 

5° Momento

Após a definição dos temas cada grupo fará o registro e o roteiro da Entrevista e da Reportagem. Professor para auxiliar os alunos, você poderá disponibilizar um modelo de roteiro que contemple os dois tipos de seção citados acima.

Sugestão de roteiro:

Grupo 1:

Seção: Entrevista

Seção: Reportagem

Tema: Provas de fim de ano

Tema: Esportes

Quem será o entrevistado? Professores e alunos do 2° ano.

Qual evento? Interclasses

Onde será a entrevista? No pátio no momento do recreio.

Quem organiza o evento? Professores de Educação Física e alunos dos 3°s anos.

Com que material faremos a gravação: câmera fotográfica e/ou celular.

Data e horário do evento: 11/11/2013 – segunda-feira; das 08h às 11h.

Quem construirá o roteiro de perguntas? Danilo

Quem fará a cobertura do evento: Renata e Augusto

Quem fará a entrevista? Augusto

Qual material utilizará para gravação: câmera fotográfica e/ou celular.

Quem fará a filmagem e as fotos? Renata

Quem fará a gravação e as fotos? Danilo

Quadro elaborado pelo próprio autor.

 

Professor se sua escola participa do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) explique como utilizar a ferramenta para fotografar e filmar a reportagem e entrevista. Caso não participe utilize câmera fotográfica e/ ou celular com esses dispositivos.

Para fotografar o aluno deverá acessar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba  - Aplicativos Multimídia WxCam. O botão da “câmera fotográfica” tira uma foto através da webcam. O “visualizador de imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pen drive. Se sua escola não disponibiliza desse recurso, auxilie os alunos com outros recursos como câmera fotográfica que poderá ser da própria escola.

Após a elaboração do roteiro sugerido acima, siga as seguintes etapas e orientações para com os alunos:

a)      Os alunos responsáveis pela criação dos roteiros de entrevistas ficarão na sala para a construção da mesma. Professor auxilie os alunos na escrita, na ortografia e na redação da matéria.

b)      Os responsáveis pela entrevista definirão as pessoas que serão entrevistados e sairão para agendar o horário de realização da entrevista.

c)      Os fotógrafos sairão para registrar algumas imagens que poderão ser utilizadas no Jornal Escolar.

d)     Os alunos responsáveis pela cobertura do evento farão o estudo sobre o evento escolhido, caso necessitem de pesquisar na internet, encaminhe-os para o Laboratório de Informática.

e)      Organização do material para a entrevista e para a cobertura do evento.

 

Após o agendamento e a preparação para todos os materiais, cada grupo se organizará para realizar a Entrevista no local e horário marcado com o entrevistado e para a cobertura do evento escolhido. Avise aos alunos que a Entrevista e a Reportagem não podem ser realizadas no mesmo momento já que todos integrantes do grupo deverão participar de todos os momentos das seções.

IMPORTANTE: Cada grupo deverá organizar tanto a Entrevista quanto a Reportagem. É importante que em cada uma destas seções os alunos mudem sua função para que possam vivenciar diferentes experiências na construção do Jornal Escolar, mas a decisão deverá ser em grupo respeitando as opiniões dos alunos.

 

6° Momento

Cada grupo fará a transcrição da entrevista e da reportagem numa folha e todos os componentes do grupo deverão auxiliar na escrita. Nesse momento o professor deverá auxiliar os alunos na escrita de cada matéria.

Após a correção ortográfica das seções transcritas (reportagens e entrevistas), cada grupo digitará as mesmas no editor de textos do UCA (Um computador por aluno) ou poderá utilizar os computadores do Laboratório de Informática da escola, construindo o jornal virtual da escola. Cada matéria será salva no pen drive para posterior apresentação para toda a turma, de modo que todos conheçam o produto final do jornal construído.

Todos os alunos farão leitura e correção coletiva de todas as Reportagens e Entrevistas; decidirão a ordem das matérias e das fotos para a construção do Jornal Escolar.

 

 

entrevista

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002131/md.0000035301.jpg. Acesso em 20 de novembro de 2013. 

 

Aula 7: Lançamento da primeira edição do Jornal

No lançamento da 1ª Edição do “Jornal Escolar” serão distribuídos alguns exemplares para leitura, caso a escola não tenha condições materiais de imprimir, o jornal poderá ser disponibilizado virtualmente no site da escola ou em outras redes sociais.

Esse momento deverá ser comum a toda escola para que todos participem, como por exemplo, no momento do intervalo para o lanche.

Esse momento de lançamento também deverá ser registrado com fotos e filmagens para postar no site da escola.

 

Aula 8: Avaliando nossas atividades

1° Momento

Professor proponha um momento para avaliação da construção do Jornal Escolar, construa algumas perguntas para serem respondidas. Entregue folhas e lápis para os alunos e escreva no quadro as perguntas.

Sugestão de perguntas:

1-      O que acharam da experiência de construir um jornal?

2-      O que aprenderam com esta experiência?

3-      Quais suas dificuldades em construir as matérias?

4-      Quais suas facilidades em construir as matérias?

5-      O que você sentiu em entrevistar, fotografar para o seu Jornal?

6-      Qual a importância de um Jornal para a escola?

 

Cada aluno fará a transcrição das perguntas propostas na folha e em seguida responderá.

Posteriormente, cada aluno fará a exposição oral de suas respostas e, a cada pergunta, o professor e os colegas poderão comentar respeitando a opinião de cada aluno.

 

2° Momento

Professor sugira para os alunos a criação de uma urna, na qual serão depositadas críticas e sugestões de modo que a comunidade local avalie o jornal. Aproximadamente após um mês recolha todas as críticas e sugestões proponha para a turma escrever coletivamente uma reportagem sobre os aspectos identificados nessas leituras.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura:

 

PORTAL DO JORNAL ESCOLAR.A voz da escola na mobilização pela educação. Disponível em: http://www.jornalescolar.org.br/mobilizacao-pela-educacao/. Acesso em 05 de novembro de 2013.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Escola promove formação crítica com leitura. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=3204. Acesso em 05 de novembro de 2013.

 

DOLABELLA, Ana Rosa Vidigal. Jornal, Leitura e Escola - uma experiência de extensão em educação para a mídia. XVI COLE - Congresso de Leitura do Brasil em Campinas/Unicamp, jul, 2007. Disponível em: http://www.anj.org.br/jornaleeducacao/biblioteca/artigos-academicos/Jornal_Leitura_Escola.pdf. Acesso em 06 de novembro de 2013. 

Avaliação

Professor observe a participação e envolvimento dos alunos durante todos os momentos de construção do Jornal. Atente para as facilidades e dificuldades dos alunos na leitura e identificação das seções do jornal; avalie a escrita das matérias; a interação dos alunos durante os momentos coletivos e a exposição frente à turma. Faça o registro por escrito dessas observações e socialize com os outros professores da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JOANA D ARC ALMEIDA DA SILVA, CENTRO MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL DO MOCAMBINHO , Piauí - disse:
    jodarc_sa@hotmail.com

    21/03/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom! Tenho uma enorme vontade de aplicar a criação de um jornal em sala de aula para tornar o processo ensino aprendizagem mais interessante aos alunos. Válida todas as informações.


  • JOELMA DANIELLI DE OLIVEIRA, EM LUIZ BALBINO , Minas Gerais - disse:
    daniellejoelma@gmail.com

    14/02/2014

    Cinco estrelas

    Ja utilizei essa ideia em sala de aula e deu muito certo;as crianças adoraram.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.