22/11/2013
Vinicius Garzón Tonet; Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Poder |
Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados ao Tenentismo, um dos mais importantes fenômenos políticos ocorridos no Brasil. O presente estudo fará com que o aluno entenda como surgiu e se desdobrou, nas primeiras décadas do século XX, a insatisfação de pequenas e médias patentes militares com o modo de fazer política de então, dando enfoque especial à Coluna Miguel-Prestes. É fundamental que o aluno compreenda, ao fim da aula, a relevância deste movimento para a oposição aos oligarcas da Primeira República.
O aluno precisa ter, mesmo que minimamente, conhecimento sobre as características gerais da Primeira República. Deve ter a capacidade de reconhecer a lógica na alternância de presidentes, os métodos fraudulentos utilizados pelos candidatos e a influência dos coronéis na cena política.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
O professor deverá introduzir o tema, fazendo uma breve contextualização do período. Em uma aula expositiva, explicar aos alunos como a Coluna surge a partir de levantes militares em São Paulo e no Rio Grande do Sul, que se reúnem no Paraná para se fundirem e começarem a marcha que percorreu mais de 25 mil quilômetros, durante 25 meses, desde 1924. A insatisfação desses militares era com o modo de se fazer política no Brasil, por isso demandavam voto secreto, eleições honestas, punição para políticos corruptos, centralização política e o fim da República oligárquica, exigindo, de imediato, a deposição de Arthur Bernardes.
O professor deverá ressaltar o caráter de moralização política do movimento, bem como sua intenção de “republicanizar a República”. É fundamental que se identifique as principais lideranças: Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Mostrar como que, entre 1924 e 1927, a Coluna obteve grandes vitórias contra forças legalistas que tentavam reprimir os militares revoltosos. Contudo, a Coluna não obteve sucesso em sua tentativa de sublevar as populações do interior contra Bernardes e a oligarquia dominante. Em 1927, um ano após o fim do mandato do presidente Arthur Bernardes, a Coluna se dissolveu em território boliviano.
Para isso, poderá utilizar as duas imagens abaixo com o intuito de ilustrar a matéria:
- Imagem 1:
Fonte: CAMPOS, F. de; DOLHNIKOFF, M. Atlas de História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1993. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20195
- Imagem 2:
“Integrantes da Coluna Miguel-Prestes”.
Disponível em: http://ousarlutar.blogspot.com.br/2011/01/coluna-prestes-uma-epopeia-brasileira.html
2ª. AULA
O professor deverá propor à turma um trabalho em grupo (a turma deverá ser dividida em grupos de quatro pessoas) para ser realizado em sala de aula.
A atividade consistirá na construção de um panfleto, com texto e imagem, apresentação à turma, entrega ao professor e reelaboração, a partir do trabalho corrigido, para exposição em algum ambiente da escola. A turma deverá imaginar-se como os tenentes da Coluna Miguel-Prestes e, a partir disso, construir um panfleto por grupo.
O panfleto poderá conter:
- As principais reivindicações tenentistas;
- Denúncias contra a República Velha;
- Convocações para o alinhamento com a Coluna (apoio logístico ou de adesão).
Nesta aula os grupos deverão dividir-se e debater as ideias para a construção do panfleto.
Sugiro que a escola forneça folhas brancas, de tipo A4, aos alunos. A liberdade de criação é fundamental. Poderão ser utilizados lápis de cor, giz de cera e, se houver recursos, o trabalho poderá ser feito no computador.
Sites para consulta:
http://www.infoescola.com/historia/coluna-prestes/
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/ColunaPrestes
http://www.brasilescola.com/historiab/tenentismo.htm
http://www.infoescola.com/brasil-republicano/tenentismo/
3ª. AULA
Reunião dos grupos para a elaboração do panfleto.
O professor deverá passar de grupo em grupo ajudando os alunos em relação ao conteúdo do panfleto.
4ª. AULA
Reunião final dos grupos para a elaboração do panfleto.
Do mesmo modo, o professor deverá passar de grupo em grupo para auxiliar os alunos em relação ao conteúdo do panfleto.
5ª. AULA
Cada grupo deverá apresentar seu panfleto à turma e, em seguida, entregá-lo ao professor.
6ª. AULA
O professor deverá devolver o trabalho aos grupos para ser reelaborado.
Os grupos se reunirão para corrigir aquilo que deve ser corrigido e preparar uma exposição dos panfletos na escola.
Sugestão de sites para oprofessor para aprimoramento sobre o tema:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20195.
Fonte: CAMPOS, F. de; DOLHNIKOFF, M. Atlas de História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1993.
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/ColunaPrestes
O professor avaliará a apresentação e o conteúdo do panfleto. Contudo, é fundamental que se avalie a participação e o envolvimento do aluno com a disciplina, sobretudo nos encontros em grupo, para que se possa valorizar o estudante que se dedica à matéria.
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