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A Coluna Miguel-Prestes e o pensamento político tenentista

 

22/11/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Vinicius Garzón Tonet; Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de compreender aspectos relacionados ao Tenentismo, um dos mais importantes fenômenos políticos ocorridos no Brasil. O presente estudo fará com que o aluno entenda como surgiu e se desdobrou, nas primeiras décadas do século XX, a insatisfação de pequenas e médias patentes militares com o modo de fazer política de então, dando enfoque especial à Coluna Miguel-Prestes. É fundamental que o aluno compreenda, ao fim da aula, a relevância deste movimento para a oposição aos oligarcas da Primeira República. 

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisa ter, mesmo que minimamente, conhecimento sobre as características gerais da Primeira República. Deve ter a capacidade de reconhecer a lógica na alternância de presidentes, os métodos fraudulentos utilizados pelos candidatos e a influência dos coronéis na cena política.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

 

1ª. AULA

 

O professor deverá introduzir o tema, fazendo uma breve contextualização do período. Em uma aula expositiva, explicar aos alunos como a Coluna surge a partir de levantes militares em São Paulo e no Rio Grande do Sul, que se reúnem no Paraná para se fundirem e começarem a marcha que percorreu mais de 25 mil quilômetros, durante 25 meses, desde 1924. A insatisfação desses militares era com o modo de se fazer política no Brasil, por isso demandavam voto secreto, eleições honestas, punição para políticos corruptos, centralização política e o fim da República oligárquica, exigindo, de imediato, a deposição de Arthur Bernardes.

O professor deverá ressaltar o caráter de moralização política do movimento, bem como sua intenção de “republicanizar a República”. É fundamental que se identifique as principais lideranças: Luís Carlos Prestes e Miguel Costa. Mostrar como que, entre 1924 e 1927, a Coluna obteve grandes vitórias contra forças legalistas que tentavam reprimir os militares revoltosos. Contudo, a Coluna não obteve sucesso em sua tentativa de sublevar as populações do interior contra Bernardes e a oligarquia dominante. Em 1927, um ano após o fim do mandato do presidente Arthur Bernardes, a Coluna se dissolveu em território boliviano.

Para isso, poderá utilizar as duas imagens abaixo com o intuito de ilustrar a matéria:

 

- Imagem 1:

“O caminho percorrido pela Coluna Miguel-Prestes”. 

Fonte: CAMPOS, F. de; DOLHNIKOFF, M. Atlas de História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1993. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20195 

- Imagem 2:

“Integrantes da Coluna Miguel-Prestes”.

Disponível em: http://ousarlutar.blogspot.com.br/2011/01/coluna-prestes-uma-epopeia-brasileira.html

 

2ª. AULA

O professor deverá propor à turma um trabalho em grupo (a turma deverá ser dividida em grupos de quatro pessoas) para ser realizado em sala de aula.

A atividade consistirá na construção de um panfleto, com texto e imagem, apresentação à turma, entrega ao professor e reelaboração, a partir do trabalho corrigido, para exposição em algum ambiente da escola. A turma deverá imaginar-se como os tenentes da Coluna Miguel-Prestes e, a partir disso, construir um panfleto por grupo.

O panfleto poderá conter:

- As principais reivindicações tenentistas;

- Denúncias contra a República Velha;

- Convocações para o alinhamento com a Coluna (apoio logístico ou de adesão).

Nesta aula os grupos deverão dividir-se e debater as ideias para a construção do panfleto.

Sugiro que a escola forneça folhas brancas, de tipo A4, aos alunos. A liberdade de criação é fundamental.  Poderão ser utilizados lápis de cor, giz de cera e, se houver recursos, o trabalho poderá ser feito no computador.

Sites para consulta:

http://www.infoescola.com/historia/coluna-prestes/

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/ColunaPrestes

http://www.brasilescola.com/historiab/tenentismo.htm

http://www.infoescola.com/brasil-republicano/tenentismo/

 

3ª. AULA

Reunião dos grupos para a elaboração do panfleto.

O professor deverá passar de grupo em grupo ajudando os alunos em relação ao conteúdo do panfleto.

 

4ª. AULA

Reunião final dos grupos para a elaboração do panfleto.

Do mesmo modo, o professor deverá passar de grupo em grupo para auxiliar os alunos em relação ao conteúdo do panfleto.

 

5ª. AULA

Cada grupo deverá apresentar seu panfleto à turma e, em seguida, entregá-lo ao professor.

 

6ª. AULA

O professor deverá devolver o trabalho aos grupos para ser reelaborado.

Os grupos se reunirão para corrigir aquilo que deve ser corrigido e preparar uma exposição dos panfletos na escola.

Recursos Complementares

Sugestão de sites para oprofessor para aprimoramento sobre o tema:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20195.

Fonte: CAMPOS, F. de; DOLHNIKOFF, M. Atlas de História do Brasil. São Paulo: Scipione, 1993.

http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/CrisePolitica/ColunaPrestes

Avaliação

O professor avaliará a apresentação e o conteúdo do panfleto. Contudo, é fundamental que se avalie a participação e o envolvimento do aluno com a disciplina, sobretudo nos encontros em grupo, para que se possa valorizar o estudante que se dedica à matéria.

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