08/12/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Maria Cecília Vieira de Carvalho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Os alunos poderão aprender um pouco mais sobre a História do Brasil, especificamente sobre o período compreendido de janeiro de 1961 a agosto de 1961, do governo de Jânio Quadros.
Por conseguinte, poderão construir uma visão crítica e um maior entendimento perante o desenvolvimento da política do Brasil, entendendo alguns de seus problemas.
É necessário que os alunos conheçam o contexto histórico do período anterior ao governo de Jânio Quadros. Os alunos devem possuir conhecimentos sobre os principais feitos e realizações, nas áreas política, social e econômica, dos governos anteriores ao ano de 1961.
1ª. AULA
A primeira aula deverá ser expositiva, na qual o professor deverá explicar as principais particularidades do governo do Jânio Quadros, deixando claro: as características populistas em suas ações; as realizações na economia; as realizações no campo da política e no campo social; suas estratégias e os motivos da sua renúncia. É importante que o professor deixe claro os aspectos positivos e negativos desse governo.
Para deixar a aula mais dinâmica, o professor deverá apresentar, durante sua explanação, imagens e vídeos capazes de ilustrar o tema, facilitando o entendimento e a fixação do conteúdo.
Sugestões de sites de pesquisa:
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/biografias/janio_quadros
Sugestões de imagens:
Imagem 1:
Jânio em pronunciamento público. Disponível em: http://veja4.abrilm.com.br/assets/images/2011/8/46588/janio-quadros-especial-13-size-320.jpg
Imagem 2:
Jânio presidente. Disponível em: http://www.projetomemoria.art.br/JK/cronologia/img/g_foto50.jpg
Imagem 3:
Jânio com o povo. Disponível em: http://www.projetomemoria.art.br/JK/biografia/img/g_foto49.jpg
Imagem 4:
A campanha de Jânio Quadros. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_AV-RS4GKu2o/S8OwHWDua6I/AAAAAAAAFrA/31YRQrSrWsI/s1600/Janio+AVA02.jpg
Imagem 5:
Jânio e Che Guevara. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-8hTljQ5m0Ko/UM72eNoLhYI/AAAAAAAADBU/8CH9Og25YUA/s400/08.jpg
2a. AULA
O professor deverá dividir a turma em quatro grupos, que deverão executar a atividade proposta abaixo:
- Observar com bastante atenção a charge que o professor entregará impressa;
- Analisar e discutir entre os alunos do próprio grupo os significados da charge, as interpretações;
- Apresentar para o restante da turma a análise feita pelo grupo.
Grupo 1:
Charge disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-DifsKiIs4wc/T-EvTM6c95I/AAAAAAAALac/SvJ8uP63-VA/s1600/J%C3%A2nio+Quadros2.jpg
Grupo 2:
Charge disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-fBz4E7jWQr0/T-EyDEiUe-I/AAAAAAAALbI/qLjuAzdyejc/s1600/J%C3%A2nio+Quadros6.jpg
Grupo 3:
Charge disponível em: http://f5dahistoria.files.wordpress.com/2010/08/charge_16_03_53_cantalice.jpg
Grupo 4:
Charge disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-JjkGWET0gwE/T-Ex_GZEWbI/AAAAAAAALbA/KAp94tkcXkM/s1600/J%C3%A2nio+Quadros5.jpg
3a. AULA
Primeiramente, o professor deverá trazer para a sala de aula a música da campanha de Jânio Quadros e expor para a turma (música disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=m0QfM_IJsBw).
A seguir, com base em tudo o que foi discutido sobre o tema, o professor deverá dividir a turma em quatro grupos, sendo que cada grupo irá criar a letra de uma música de campanha para Jânio Quadros, contendo os elementos estudados. A letra da música de cada grupo deverá ser apresentada no final da aula.
4a. AULA
Na quarta aula, a atividade realizada será individual, o professor irá entregar a cada aluno a carta renúncia de Jânio Quadros. Cada aluno irá debruçar-se sobre o tema, discutir e produzir um texto dissertativo no qual ele deixe claro sua opinião sobre o governo de Jânio e de suas intenções com a renúncia. Carta disponível em: http://www.melhorenaescola.r7.com/biblioteca/dhoy/dhoje-detail2.cfm?id=3312&mes=8&sniveleduca=edu
RECURSOS COMPLEMENTARES
Livros:
- O Governo Jânio Quadros, de Maria Victoria de Mesquita.
- Desafio Inacabado: a política externa de Jânio Quadros, de Carlos Alberto Leite.
AVALIAÇÃO
O professor deverá avaliar os estudantes com base na coerência do texto produzido, no conteúdo da letra da música e, sobretudo, na participação de cada estudante nos debates e discussões.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/03/2014
Cinco estrelassua aula é muinto boa, aguça o interece dos alunos, e ao meu ver desenvolve a criticidade deles, espero aprender bastante com você professor Leonardo. pois sou nova na área e não tenho muinta experiência.