Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Karatê: história e técnicas

 

08/12/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Luta: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Luta: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 

1. Reconhecer e explicar o fenômeno das lutas como manifestação da cultura corporal.

2. Conhecer o Karatê a partir do estudo de suas características, história, filosofia, princípios, regras principais, vestuário e vivência prática de alguns tipos de queda, de ataque, de defesa, postura e movimentação.

3. Identificar as diferenças entre o Kata e o Kumite.

Duração das atividades
Aproximadamente onze (11) aulas de 50min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 

1. Capacidade de interpretação e análise.

2. Noções sobre os limites do próprio corpo e do corpo do outro.

Estratégias e recursos da aula

O tema lutas vem se apresentando cada vez mais comumente como componente curricular da Educação Física Escolar. Assim como o esporte, a dança, o jogo e ginástica, as lutas representam um conhecimento historicamente construído pela humanidade e que, dentre outros aspectos, compõem o repertório de práticas corporais que revelam a cultura de um povo em determinado período das civilizações. Entender as suas origens, seus princípios, objetivos e modificações tornou-se importante para sociedade, inclusive de jovens estudantes, pois mostram parte de sua identidade cultural.

 

Assim, propomos o recorte e sequência de aulas a seguir.

 

AULA 01: Identificando o Karatê

 

1º Momento:

 

Professor proponha aos alunos que assistam ao vídeo da TV Escola “Os campeões de Olímpia – Os Jogos Antigos”, do minuto 05min15seg até 12min22seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2790. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

Figura 1: Luta dos Jogos de Olímpia na Antiguidade

Luta Greco-Romana

Imagem retirada pela autora do vídeo "Os campeões de Olímpia – Os Jogos Antigos". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2yl0JmXm2RMou http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2790. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

 

SINOPSE: Série que reencena, com atletas dos dias de hoje e oriundos de vários países, os Jogos Olímpicos originais fazendo com que os competidores revivam nos mínimos detalhes o treinamento, dia-a-dia e as regras das provas atléticas da época para competirem entre si.

Descubra o mundo dos primeiros jogos olímpicos, há 2400 anos, com essa primorosa série. Sequências dramatizadas em Olympia por atores e atletas que representam esportistas em ação e simulações digitais retratam o treinamento dos atletas e como as provas eram praticadas na Grécia Antiga.

 

 

Em seguida, solicite aos alunos que façam uma comparação entre as lutas da antiguidade e as lutas esportivas da atualidade, indicando questões que as diferenciam ou as aproximam: questões  técnicas, finalidades, regras etc. A partir das falas dos alunos, explique que existe uma luta chamada Greco-Romana, que mais se aproxima da luta mostrada no vídeo, mas também, há lutas bem diferentes como, por exemplo, o Karatê. Após essa discussão, mostre o vídeo “Campeonato Brasiliense de karatê, categoria adulto faixa preta”. Duração 01min21seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ncoq7FcUdnA. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

Figura 2: Campeonato Brasiliense de karatê, categoria adulto faixa preta

Video Karate

Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=Ncoq7FcUdnA. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

 

Após a reprodução do vídeo, questione: qual a diferença entre a luta da antiga Grécia e o Karatê?

 

Algumas diferenças:

 

Quadro 1: Algumas diferenças entre a Luta Greco-Romana e o Karatê

LUTA GRECO-ROMANA

KARATÊ

Pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura.

Pode usar membros inferiores e superiores, chutar e socar rosto, cabeça, pescoço, abdômen, peito, costas e lado.

O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.

O objetivo é acertar os golpes nas sete áreas acima, conquistando pontos.

Tem um estilo e uma técnica únicas.

Tem diferentes estilos.

 Fonte: Elaborado pela própria autora

 

 

Em seguida, faça uma breve exposição sobre o Karatê, explicando, por exemplo, que:

 

 

- o significado da palavra KARATÊ é “caminho das mãos vazias” - referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo;

- o Karatê é uma arte marcial de tradição filosófica e espiritual e que, por meio da árdua prática e treinamento, desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter;

- o combate entre dois lutadores de Karatê é conhecido como Kumite, que possui vários estilos: Goju-Ryu, Shito-Ryu, Shorin-Ryu, Shotokan e Wado-Ryu;

- o Karatê é um luta composta por socos, golpes de punho, joelhadas, chutes, rasteiras, esquivas e bloqueios;

- o objetivo da luta de Karatê – Kumite – é derrubar o adversário ou marcar pontos, principalmente por meio de chutes e socos (dependendo do estilo);

- o Karatê não é composto apenas pelo combate (Kumite), mas também pelo Kata que é uma apresentação individual ou em conjunto de uma sequência de movimentos sem contato corporal.

 

 

AULAS 02 e 03: História e Técnicas

 

1º Momento:

 

Com o intuito de abordar a história, características e as técnicas do Karatê, apresente o vídeo “Arma Humana (Português): Karatê”. Duração: 9min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5bwyXpfyZ34&list=PLAF1C2608C9494C15. Acesso em 02 de novembro de 2013.

 

Figura 3: Imagem do Vídeo “Arma Humana (Português): Karatê”.

Documentario Arma Humana

Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=5bwyXpfyZ34&list=PLAF1C2608C9494C15. Acesso em 02 de novembro de 2013.

 

 

 

Antes de reproduzi-lo, entregue uma folha com as perguntas abaixo e solicite que os alunos se organizem em dupla para respondê-las após o estudo e debate do vídeo apresentado.

 

 

SUGESTÕES DE PERGUNTAS:

 

1. Quem é o sensei?

2. O que são dojôs?

3. Em qual ilha surgiu o Karatê?

4. Quais os significados das faixas no Karatê?

5. Quais os tipos de chutes existem? Além dos chutes, quais os outros golpes foram abordados no vídeo?

6. Para quê serve o Kata?

7. Para quê serve o Kumite?

8. Conte a lenda do Karatê.

9. Cite algumas características físicas e emocionais necessárias para um carateca?

10. Quais são os pontos vitais do corpo humano?

11. O que você compreendeu sobre a história e a filosofia do Karatê?

 

 

2º Momento:

 

 

Em seguida, proponha aos alunos que formem sextetos para socializarem suas respostas com os colegas, complementando-as e depois as socializando com a turma. Assim, será possível sanar as dúvidas, caso apareçam.

 

 

AULAS 04, 05, 06 e 07: O Kata

 

O Kata é um bom recurso pedagógico para os alunos aprenderem as bases, os tipos de defesa, deslocamentos e golpes, independente das condições materiais e de infraestrutura da escola. Além disso, pode preparar os alunos para vivência do kumite. Nesse sentido, propomos as atividades abaixo.

 

 

1º Momento:

 

Apresente dois vídeos sobre o 1° Kata - Heian Shodan - e solicite aos alunos que identifiquem as diferenças nos movimentos executados por um praticante iniciante e um mestre (sensei).

 

·         Karatê - Kata Heian Shodan. Duração 44seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XeT2pi9An9k. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

·         Kata Heian Shodan. Duração 51seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=CiERhGI7T-8. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

 

Discuta as principais diferenças entre a apresentação de um sensei e da carateca iniciante. Aproveite para apresentar as regras de uma competição de Kata.

 

Sugestão de material de estudo para o professor:

 

WORLD KARATE FEDERATION: Regras de competição Kumite e Kata. Disponível em: http://www.karatebarretos.com.br/RegrasdeCompeticaoWKF.pdf. Acesso em 02 de novembro de 2013.

 

 

2º Momento:

 

Este momento será destinado a:

 

1º) Apresentação e vivência das bases do 1º Kata junto com os alunos.

 

2º) Apresentação e vivência dos golpes do 1° Kata: soco reto, defesa acima da cabeça, defesa baixa, defesa média, chute reto, chute lateral (usar essas nomenclaturas para facilitar a compreensão e identificação dos movimentos pelos alunos).

 

Figura 4: Sequência de movimentos do Kata Heian Shodan

 

Kata Heian Shodan 2

Imagem retirada pela autora do site: http://www.shotokankarate.ca/heian%202.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013.

 

 

3º) Na base zenkutsu dachi (na posição básica com as pernas afastadas uma a frente da outra) todos devem andar na base observando a posição dos pés e a distribuição de peso nas pernas. É importante que o professor explique para os alunos a relevância da execução correta da base no equilíbrio do praticante de Karatê.

 

Figura 5: Base Zenkutsu Dachi

 

Base Zenkutsu-Dachi

 

Imagem retirada pela autora do site: http://www.intermartialarts.com/sites/default/files/Zenkutsu-Dachi.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013

 

4º)  Na base heiko dachi (na posição básica com as pernas afastadas lateralmente) executar o soco reto fazendo a contagem de 1 a 3 em japonês e no 4° soco todos executam o kiai. (explicar o significado: grito nas lutas em geral)

 

Figura 6: Base Heiko Dachi

Base Heiko Dachi

Imagem retirada pela autora do site: http://karateclassesonline.com/wp-content/uploads/heiko-dachi.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013

 

5º)  Na base heiko dachi (na posição básica com as pernas afastadas lateralmente) executar os golpes: soco reto, defesa alta e defesa baixa (usar essas nomenclaturas para facilitar ao alunos).

 

6º)  Em deslocamento, ao sinal do professor realizar a defesa média na base renoji dachi (base em L). 

 

Figura 7: Base Renoji Dachi

Base Renoji Dachi

Imagem retirada pela autora do site: http://1.bp.blogspot.com/-VBQ6NyWawF0/TYHORpyvUgI/AAAAAAAADxk/qcxjZ7VmVd0/s400/RENOJI%2BDACHI.JPG. Acesso em 02 de novembro de 2013

 

 

7º)  Na base heiko dachi (na posição básica com as pernas afastadas lateralmente), realizar os chutes reto e lateral.

 

 

3º Momento:

 

Dando sequência, este momento será destinado a:

 

1º) Mostrar aos alunos os golpes específicos do 1° Kata e executá-los em conjunto, na sequência correta.

 

2º) Iniciar a execução do 1° Kata e a repetição dos movimentos para que todos os alunos realizem conforme o professor.

 

3º) Apresentar o 1° Kata com todos os alunos, com kiai e com cumprimento inicial.

 

 

4º Momento:

 

Divida a turma e grupos para que possam ensaiar e, posteriormente apresentar o 1º Kata para os colegas. Professor e alunos podem filmar as apresentaçõesde cada grupo e constituírem uma banca de avaliação composta pelo professor e um representante de cada grupo. O professor poderá fazer compilado das avaliações e levar na próxima aula.

 

 

Sugestão de Ficha de Avaliação da apresentação dos alunos.

 

ALUNOS(AS) DO GRUPO:

AVALIADORES(AS):

NO

Critério de Avaliação

Nota

1.

Uma demonstração realista do que o Kata quer dizer.

0

1

2

3

4

5

2.

Entendimento das técnicas usadas

0

1

2

3

4

5

3.

Boa contagem de tempo, ritmo, velocidade, equilíbrio e enfoque da força

0

1

2

3

4

5

4.

Enfoque correto da atenção e concentração

0

1

2

3

4

5

5.

Bases corretas, com tensão apropriada das pernas, e posição dos pés totalmente apoiados no chão

0

1

2

3

4

5

6.

Tensão apropriada no abdômen sem variação da altura dos quadris quando se movimenta.

0

1

2

3

4

5

7.

Concentração, força e potencial de impacto de suas técnicas

0

1

2

3

4

5

 

 

 

5º Momento:

 

Mostrar as filmagens da apresentação dos alunos, pedir que cada grupo faça uma autoavaliação e que os colegas façam suas ponderações, observações e avaliação das apresentações dos grupos. O compilado poderá ser apresentado neste momento.

 

 

AULAS 08, 09 e 10: O Kumite

 

O Kumite é caracterizado pelo combate entre dois lutadores e pode ser utilizado como recurso pedagógico para vivenciar as técnicas aprendidas por meio do Kata. Ademais, os alunos ficam muito instigados a experimentarem o combate, fato que deve ser aproveitado pelo professor com um recurso a mais de aprendizagem.

 

 

1º Momento:

 

Proponha, inicialmente, atividades analíticas que se aproximam das situações reais do combate. Exemplo:

 

Em duplas, propor a vivência de golpes do Kumite:

 

- soco reto, chute baixo e chute médio no colchonete seguro pelo colega da dupla que está recebendo o golpe.

 

- sequências simples de golpes, defesas, contragolpes e quedas.

 

- a esquiva e o deslocamento no Karatê com e sem golpes de ataque e defesa.

 

 

2º Momento:

 

Proponha o estudo:

- dos mandamentos do Karatê;

- seus diferentes estilos;

- o significado e sequência das faixas;

 

Para tanto, utilize a sugestão de material que se segue. A turma pode ser dividida em grupos, cada qual com o objetivo de estudar e apresentar um dos itens supracitados. 

 

Sugestão de material de estudo para o professor:

 

SILVIO MELO (Org). Apostila de Karate Shotokan. 2010. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/52360639/Apostila-de-Karate-Shotokan. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

 

3º Momento:

 

Em seguida, faça uma exposição oral das principais regras do Kumite Shotokan e, na sequência, com adaptações de equipamentos de proteção e regras, proponha a vivência da luta entre alunos do mesmo gênero e peso aproximado, utilizando também os alunos como árbitros. Esta atividade pode ser desenvolvida em salas com ou sem tatame e também em quadra.

 

Sugestão de material de estudo para o professor:

 

WORLD KARATE FEDERATION. Regras de Competição Kumite e Kata. 2005. Disponível em: http://www.karatebarretos.com.br/RegrasdeCompeticaoWKF.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

Os alunos e o professor podem propor alterações nas regras, garantindo a segurança e participação de todos como lutadores e árbitros. Os alunos que não estiverem exercendo nenhuma dessas duas funções podem receber uma planilha para registrarem as pontuações dos lutadores e os principais golpes aplicados durante o combate. Tais informações podem ser conferidas e discutidas com o professor e os alunos-árbitros ao final de cada luta.

 

 

AULAS 11: Revisão e Avaliação

 

Elabore e proponha uma atividade avaliativa como oportunidade de, a partir de sua correção, sanar as dúvidas que ainda restarem.

 

Sugestão de Atividade Avaliativa

 

1)     Identifique nas figuras abaixo e marque com um X o que representa uma defesa e com um O (círculo) o que representa um ataque.

Kata Heian Shodan

Imagem retirada pela autora do site: http://1.bp.blogspot.com/-zm7Cu0LUljA/UbDodxHhLjI/AAAAAAAAABQ/_xSzbreJbyQ/s1600/Heian+Shodan.gif. Acesso em 02 de novembro de 2013

 

 

2)     No “Karatê”, de acordo com o vídeo “Arma Humana” o nível das faixas tem um significado importante, qual seria?

 

a.  Representam que atleta de faixa superior sabe mais que o outro que está iniciando.

 

b.  Mostra que o mestre faixa preta é o melhor de todos os lutadores.

 

c.   Demonstra que cada faixa conseguida é um nível de amadurecimento do carateca.

 

 

3)     Sobre o Karatê, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as frases falsas.

 

(  ) O Karatê originou da junção do Kung Fu e do Jiu Jitsu.

(  ) O Quimono usado nas lutas é original do judô e não do Karatê.

(  ) A faixa amarela é a 2ª faixa do karatê e a marrom a última antes de ser mestre e conseguir a preta.

(  ) O Kumite (luta) termina só quando um dos lutadores não consegue mais levantar.

(  ) Para lutar não precisa de ter técnica e saber fazer os golpes, basta ter força e vontade.

(  ) O primeiro Kata que os caratecas iniciantes aprendem é o hein shodan.

(  ) O Kata é uma dança como se fosse um desempenho teatral.

( ) O Kata deve ser realista em termos de luta e exibir concentração, força, e potencial de impacto de suas técnicas.

(  ) O Kata deve demonstrar força, poder e velocidade, bem como graça, ritmo, e equilíbrio.

(  ) No momento da luta os caratecas iniciantes podem atacar golpes em seu adversário no rosto (nariz, olho e boca) e esse ponto é o que vale mais.

 

4)     Coloque os números nas faixas de acordo com a sequência correta dos níveis de ascensão de faixa no Karatê.  

 

         1 ª               2 ª                3 ª             4 ª               5 ª              6 ª                 7 ª           8 ª

 

BRANCA

VERMELHA

PRETA

LARANJA

VERDE

MARROM

AMARELA

ROXA

 

 

 

5)     Faça uma reflexão sobre a frase:

 

“O maior tesouro de um indivíduo é sua honra, e para ser uma pessoa respeitável, é preciso disciplina. Tente falar menos e ouvir mais, procure “aprender a aprender”. Nossa forma de encarar a vida determina nosso destino. Seja honesto, calmo, sereno, simpático, alegre, sábio, sincero e otimista. Um carateca de verdade mantém sua palavra, e honra seus compromissos.” (CAMACHO, s.d.)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6)    Sobre a luta de Karatê (Kumite) marque V para as verdadeiras ou F para as frases falsas:

 

a)    (  ) As pontuações são as seguintes: sanbon (três pontos), nihon (dois pontos) e ippon (um ponto).

b)    (  ) Durante a luta é permitido soco no abdômen, nas laterais do tórax, nas costas, no rosto, no pescoço e na cabeça sem encostar.

c)    (   ) No Kumite os ataques podem ser na perna, no braço e soco no nariz.

d)    (   ) A luta termina quando o atleta consegue atingir 7 pontos.

e)    (  ) O golpe mesmo se estiver com a técnica correta não será pontuado se aplicado quando os dois competidores estiverem fora da área de competição.

f)     (   ) Yame significa iniciar a luta e Hajime significa parar a luta.

 

 

7) Qual é a diferença entre Kumite e Kata?

Recursos Complementares

 

REFERÊNCIAS DE DOCUMENTÁRIO SOBRE KARATÊ:

 

Artes marciales - Karatê. Duração: 9min54seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EJejeAb11aQ&list=PLAF1C2608C9494C15. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

 

SITE SOBRE KARATÊ:

 

KARATÊ. Aspectos técnicos.  Disponível em: http://www.meusite.pro.br/karate/aspectecn.htm. Acesso em 03 de novembro de 2013.

 

 

MATERIAL PEDAGÓGICO:

 

BRITTO, Rafael. Shodo: karatê shotokan. Disponível em: http://karateshodo.com.br/site/sites/default/files/Apostila%20B%C3%A1sica.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência o cumprimento  e a participação do aluno nas tarefas, nas dinâmicas e nas  atividades  de vivencia propostas.

 

A partir  das  observações citadas acima, das falas e dos questionamentos  dos alunos será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre o Karatê.

 

Avalie também se os alunos conseguiram:

- responder assertivamente a atividade avaliativas  propostas;

-  diferenciar  Kumite de Kata;

-  aplicar o conhecimento  sobre o Karatê adquirido por meio dos vídeos e explicações do professor, durante as atividades de vivência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Romu ramos de assis, desbravadores ( ADRA) , Paraíba - disse:
    gercinasna@gmail.com

    19/07/2014

    Cinco estrelas

    muito bom estou pesquisando para montar um projeto gostaria de usar parte de seu trabalho mas nao gostaria de fazer sem sua permiçao . sou professor de karate trabalho com adolescentes e nao cobro e um projeto comunitario q visa formar melhores cidadaos oss!


  • maria silva, Colegio Juiz Jorge F. Goes , Bahia - disse:
    liomarsilva2006@yahoo.com.br

    01/02/2014

    Cinco estrelas

    Projeto maravilhoso. O esporte traz beneficios imensos para os jovens e a sociedade. O Karate e um modalidade espetacular. Os investimentos nessa area deveriam ser maiores. O professor faz sua parte. Parabens


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.