08/12/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Projetos de formação dos alunos |
1. Reconhecer e explicar o fenômeno das lutas como manifestação da cultura corporal.
2. Conhecer o Karatê a partir do estudo de suas características, história, filosofia, princípios, regras principais, vestuário e vivência prática de alguns tipos de queda, de ataque, de defesa, postura e movimentação.
3. Identificar as diferenças entre o Kata e o Kumite.
1. Capacidade de interpretação e análise.
2. Noções sobre os limites do próprio corpo e do corpo do outro.
O tema lutas vem se apresentando cada vez mais comumente como componente curricular da Educação Física Escolar. Assim como o esporte, a dança, o jogo e ginástica, as lutas representam um conhecimento historicamente construído pela humanidade e que, dentre outros aspectos, compõem o repertório de práticas corporais que revelam a cultura de um povo em determinado período das civilizações. Entender as suas origens, seus princípios, objetivos e modificações tornou-se importante para sociedade, inclusive de jovens estudantes, pois mostram parte de sua identidade cultural.
Assim, propomos o recorte e sequência de aulas a seguir.
AULA 01: Identificando o Karatê
1º Momento:
Professor proponha aos alunos que assistam ao vídeo da TV Escola “Os campeões de Olímpia – Os Jogos Antigos”, do minuto 05min15seg até 12min22seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2790. Acesso em 03 de novembro de 2013.
Figura 1: Luta dos Jogos de Olímpia na Antiguidade
Imagem retirada pela autora do vídeo "Os campeões de Olímpia – Os Jogos Antigos". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2yl0JmXm2RMou http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2790. Acesso em 03 de novembro de 2013.
SINOPSE: Série que reencena, com atletas dos dias de hoje e oriundos de vários países, os Jogos Olímpicos originais fazendo com que os competidores revivam nos mínimos detalhes o treinamento, dia-a-dia e as regras das provas atléticas da época para competirem entre si. Descubra o mundo dos primeiros jogos olímpicos, há 2400 anos, com essa primorosa série. Sequências dramatizadas em Olympia por atores e atletas que representam esportistas em ação e simulações digitais retratam o treinamento dos atletas e como as provas eram praticadas na Grécia Antiga. |
Em seguida, solicite aos alunos que façam uma comparação entre as lutas da antiguidade e as lutas esportivas da atualidade, indicando questões que as diferenciam ou as aproximam: questões técnicas, finalidades, regras etc. A partir das falas dos alunos, explique que existe uma luta chamada Greco-Romana, que mais se aproxima da luta mostrada no vídeo, mas também, há lutas bem diferentes como, por exemplo, o Karatê. Após essa discussão, mostre o vídeo “Campeonato Brasiliense de karatê, categoria adulto faixa preta”. Duração 01min21seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ncoq7FcUdnA. Acesso em 03 de novembro de 2013.
Figura 2: Campeonato Brasiliense de karatê, categoria adulto faixa preta
Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=Ncoq7FcUdnA. Acesso em 03 de novembro de 2013.
Após a reprodução do vídeo, questione: qual a diferença entre a luta da antiga Grécia e o Karatê?
Algumas diferenças:
Quadro 1: Algumas diferenças entre a Luta Greco-Romana e o Karatê
LUTA GRECO-ROMANA |
KARATÊ |
Pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura. |
Pode usar membros inferiores e superiores, chutar e socar rosto, cabeça, pescoço, abdômen, peito, costas e lado. |
O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição. |
O objetivo é acertar os golpes nas sete áreas acima, conquistando pontos. |
Tem um estilo e uma técnica únicas. |
Tem diferentes estilos. |
Fonte: Elaborado pela própria autora
Em seguida, faça uma breve exposição sobre o Karatê, explicando, por exemplo, que:
- o significado da palavra KARATÊ é “caminho das mãos vazias” - referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo;
- o Karatê é uma arte marcial de tradição filosófica e espiritual e que, por meio da árdua prática e treinamento, desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter;
- o combate entre dois lutadores de Karatê é conhecido como Kumite, que possui vários estilos: Goju-Ryu, Shito-Ryu, Shorin-Ryu, Shotokan e Wado-Ryu;
- o Karatê é um luta composta por socos, golpes de punho, joelhadas, chutes, rasteiras, esquivas e bloqueios;
- o objetivo da luta de Karatê – Kumite – é derrubar o adversário ou marcar pontos, principalmente por meio de chutes e socos (dependendo do estilo);
- o Karatê não é composto apenas pelo combate (Kumite), mas também pelo Kata que é uma apresentação individual ou em conjunto de uma sequência de movimentos sem contato corporal.
AULAS 02 e 03: História e Técnicas
1º Momento:
Com o intuito de abordar a história, características e as técnicas do Karatê, apresente o vídeo “Arma Humana (Português): Karatê”. Duração: 9min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5bwyXpfyZ34&list=PLAF1C2608C9494C15. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Figura 3: Imagem do Vídeo “Arma Humana (Português): Karatê”.
Imagem retirada pela autora do site: http://www.youtube.com/watch?v=5bwyXpfyZ34&list=PLAF1C2608C9494C15. Acesso em 02 de novembro de 2013.
Antes de reproduzi-lo, entregue uma folha com as perguntas abaixo e solicite que os alunos se organizem em dupla para respondê-las após o estudo e debate do vídeo apresentado.
SUGESTÕES DE PERGUNTAS:
1. Quem é o sensei?
2. O que são dojôs?
3. Em qual ilha surgiu o Karatê?
4. Quais os significados das faixas no Karatê?
5. Quais os tipos de chutes existem? Além dos chutes, quais os outros golpes foram abordados no vídeo?
6. Para quê serve o Kata?
7. Para quê serve o Kumite?
8. Conte a lenda do Karatê.
9. Cite algumas características físicas e emocionais necessárias para um carateca?
10. Quais são os pontos vitais do corpo humano?
11. O que você compreendeu sobre a história e a filosofia do Karatê?
2º Momento:
Em seguida, proponha aos alunos que formem sextetos para socializarem suas respostas com os colegas, complementando-as e depois as socializando com a turma. Assim, será possível sanar as dúvidas, caso apareçam.
AULAS 04, 05, 06 e 07: O Kata
O Kata é um bom recurso pedagógico para os alunos aprenderem as bases, os tipos de defesa, deslocamentos e golpes, independente das condições materiais e de infraestrutura da escola. Além disso, pode preparar os alunos para vivência do kumite. Nesse sentido, propomos as atividades abaixo.
1º Momento:
Apresente dois vídeos sobre o 1° Kata - Heian Shodan - e solicite aos alunos que identifiquem as diferenças nos movimentos executados por um praticante iniciante e um mestre (sensei).
· Karatê - Kata Heian Shodan. Duração 44seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XeT2pi9An9k. Acesso em 03 de novembro de 2013.
· Kata Heian Shodan. Duração 51seg. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=CiERhGI7T-8. Acesso em 03 de novembro de 2013.
Discuta as principais diferenças entre a apresentação de um sensei e da carateca iniciante. Aproveite para apresentar as regras de uma competição de Kata.
Sugestão de material de estudo para o professor:
WORLD KARATE FEDERATION: Regras de competição Kumite e Kata. Disponível em: http://www.karatebarretos.com.br/RegrasdeCompeticaoWKF.pdf. Acesso em 02 de novembro de 2013. |
2º Momento:
Este momento será destinado a:
1º) Apresentação e vivência das bases do 1º Kata junto com os alunos.
2º) Apresentação e vivência dos golpes do 1° Kata: soco reto, defesa acima da cabeça, defesa baixa, defesa média, chute reto, chute lateral (usar essas nomenclaturas para facilitar a compreensão e identificação dos movimentos pelos alunos).
Figura 4: Sequência de movimentos do Kata Heian Shodan
Imagem retirada pela autora do site: http://www.shotokankarate.ca/heian%202.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013.
3º) Na base zenkutsu dachi (na posição básica com as pernas afastadas uma a frente da outra) todos devem andar na base observando a posição dos pés e a distribuição de peso nas pernas. É importante que o professor explique para os alunos a relevância da execução correta da base no equilíbrio do praticante de Karatê.
Figura 5: Base Zenkutsu Dachi
Imagem retirada pela autora do site: http://www.intermartialarts.com/sites/default/files/Zenkutsu-Dachi.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013
4º) Na base heiko dachi (na posição básica com as pernas afastadas lateralmente) executar o soco reto fazendo a contagem de 1 a 3 em japonês e no 4° soco todos executam o kiai. (explicar o significado: grito nas lutas em geral)
Figura 6: Base Heiko Dachi
Imagem retirada pela autora do site: http://karateclassesonline.com/wp-content/uploads/heiko-dachi.jpg. Acesso em 02 de novembro de 2013
5º) Na base heiko dachi (na posição básica com as pernas afastadas lateralmente) executar os golpes: soco reto, defesa alta e defesa baixa (usar essas nomenclaturas para facilitar ao alunos).
6º) Em deslocamento, ao sinal do professor realizar a defesa média na base renoji dachi (base em L).
Figura 7: Base Renoji Dachi
Imagem retirada pela autora do site: http://1.bp.blogspot.com/-VBQ6NyWawF0/TYHORpyvUgI/AAAAAAAADxk/qcxjZ7VmVd0/s400/RENOJI%2BDACHI.JPG. Acesso em 02 de novembro de 2013
7º) Na base heiko dachi (na posição básica com as pernas afastadas lateralmente), realizar os chutes reto e lateral.
3º Momento:
Dando sequência, este momento será destinado a:
1º) Mostrar aos alunos os golpes específicos do 1° Kata e executá-los em conjunto, na sequência correta.
2º) Iniciar a execução do 1° Kata e a repetição dos movimentos para que todos os alunos realizem conforme o professor.
3º) Apresentar o 1° Kata com todos os alunos, com kiai e com cumprimento inicial.
4º Momento:
Divida a turma e grupos para que possam ensaiar e, posteriormente apresentar o 1º Kata para os colegas. Professor e alunos podem filmar as apresentaçõesde cada grupo e constituírem uma banca de avaliação composta pelo professor e um representante de cada grupo. O professor poderá fazer compilado das avaliações e levar na próxima aula.
ALUNOS(AS) DO GRUPO:
AVALIADORES(AS):
NO |
Critério de Avaliação |
Nota |
|||||
1. |
Uma demonstração realista do que o Kata quer dizer. |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
2. |
Entendimento das técnicas usadas |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
3. |
Boa contagem de tempo, ritmo, velocidade, equilíbrio e enfoque da força |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
4. |
Enfoque correto da atenção e concentração |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
5. |
Bases corretas, com tensão apropriada das pernas, e posição dos pés totalmente apoiados no chão |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6. |
Tensão apropriada no abdômen sem variação da altura dos quadris quando se movimenta. |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
7. |
Concentração, força e potencial de impacto de suas técnicas |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
5º Momento:
Mostrar as filmagens da apresentação dos alunos, pedir que cada grupo faça uma autoavaliação e que os colegas façam suas ponderações, observações e avaliação das apresentações dos grupos. O compilado poderá ser apresentado neste momento.
AULAS 08, 09 e 10: O Kumite
O Kumite é caracterizado pelo combate entre dois lutadores e pode ser utilizado como recurso pedagógico para vivenciar as técnicas aprendidas por meio do Kata. Ademais, os alunos ficam muito instigados a experimentarem o combate, fato que deve ser aproveitado pelo professor com um recurso a mais de aprendizagem.
1º Momento:
Proponha, inicialmente, atividades analíticas que se aproximam das situações reais do combate. Exemplo:
Em duplas, propor a vivência de golpes do Kumite:
- soco reto, chute baixo e chute médio no colchonete seguro pelo colega da dupla que está recebendo o golpe.
- sequências simples de golpes, defesas, contragolpes e quedas.
- a esquiva e o deslocamento no Karatê com e sem golpes de ataque e defesa.
2º Momento:
Proponha o estudo:
- dos mandamentos do Karatê;
- seus diferentes estilos;
- o significado e sequência das faixas;
Para tanto, utilize a sugestão de material que se segue. A turma pode ser dividida em grupos, cada qual com o objetivo de estudar e apresentar um dos itens supracitados.
Sugestão de material de estudo para o professor:
SILVIO MELO (Org). Apostila de Karate Shotokan. 2010. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/52360639/Apostila-de-Karate-Shotokan. Acesso em 03 de novembro de 2013. |
3º Momento:
Em seguida, faça uma exposição oral das principais regras do Kumite Shotokan e, na sequência, com adaptações de equipamentos de proteção e regras, proponha a vivência da luta entre alunos do mesmo gênero e peso aproximado, utilizando também os alunos como árbitros. Esta atividade pode ser desenvolvida em salas com ou sem tatame e também em quadra.
Sugestão de material de estudo para o professor:
WORLD KARATE FEDERATION. Regras de Competição Kumite e Kata. 2005. Disponível em: http://www.karatebarretos.com.br/RegrasdeCompeticaoWKF.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2013. |
Os alunos e o professor podem propor alterações nas regras, garantindo a segurança e participação de todos como lutadores e árbitros. Os alunos que não estiverem exercendo nenhuma dessas duas funções podem receber uma planilha para registrarem as pontuações dos lutadores e os principais golpes aplicados durante o combate. Tais informações podem ser conferidas e discutidas com o professor e os alunos-árbitros ao final de cada luta.
AULAS 11: Revisão e Avaliação
Elabore e proponha uma atividade avaliativa como oportunidade de, a partir de sua correção, sanar as dúvidas que ainda restarem.
Sugestão de Atividade Avaliativa
1) Identifique nas figuras abaixo e marque com um X o que representa uma defesa e com um O (círculo) o que representa um ataque.
Imagem retirada pela autora do site: http://1.bp.blogspot.com/-zm7Cu0LUljA/UbDodxHhLjI/AAAAAAAAABQ/_xSzbreJbyQ/s1600/Heian+Shodan.gif. Acesso em 02 de novembro de 2013
2) No “Karatê”, de acordo com o vídeo “Arma Humana” o nível das faixas tem um significado importante, qual seria?
a. Representam que atleta de faixa superior sabe mais que o outro que está iniciando.
b. Mostra que o mestre faixa preta é o melhor de todos os lutadores.
c. Demonstra que cada faixa conseguida é um nível de amadurecimento do carateca.
3) Sobre o Karatê, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as frases falsas.
( ) O Karatê originou da junção do Kung Fu e do Jiu Jitsu.
( ) O Quimono usado nas lutas é original do judô e não do Karatê.
( ) A faixa amarela é a 2ª faixa do karatê e a marrom a última antes de ser mestre e conseguir a preta.
( ) O Kumite (luta) termina só quando um dos lutadores não consegue mais levantar.
( ) Para lutar não precisa de ter técnica e saber fazer os golpes, basta ter força e vontade.
( ) O primeiro Kata que os caratecas iniciantes aprendem é o hein shodan.
( ) O Kata é uma dança como se fosse um desempenho teatral.
( ) O Kata deve ser realista em termos de luta e exibir concentração, força, e potencial de impacto de suas técnicas.
( ) O Kata deve demonstrar força, poder e velocidade, bem como graça, ritmo, e equilíbrio.
( ) No momento da luta os caratecas iniciantes podem atacar golpes em seu adversário no rosto (nariz, olho e boca) e esse ponto é o que vale mais.
4) Coloque os números nas faixas de acordo com a sequência correta dos níveis de ascensão de faixa no Karatê.
1 ª 2 ª 3 ª 4 ª 5 ª 6 ª 7 ª 8 ª
BRANCA |
VERMELHA |
PRETA |
LARANJA |
VERDE |
MARROM |
AMARELA |
ROXA |
5) Faça uma reflexão sobre a frase:
“O maior tesouro de um indivíduo é sua honra, e para ser uma pessoa respeitável, é preciso disciplina. Tente falar menos e ouvir mais, procure “aprender a aprender”. Nossa forma de encarar a vida determina nosso destino. Seja honesto, calmo, sereno, simpático, alegre, sábio, sincero e otimista. Um carateca de verdade mantém sua palavra, e honra seus compromissos.” (CAMACHO, s.d.)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Sobre a luta de Karatê (Kumite) marque V para as verdadeiras ou F para as frases falsas:
a) ( ) As pontuações são as seguintes: sanbon (três pontos), nihon (dois pontos) e ippon (um ponto).
b) ( ) Durante a luta é permitido soco no abdômen, nas laterais do tórax, nas costas, no rosto, no pescoço e na cabeça sem encostar.
c) ( ) No Kumite os ataques podem ser na perna, no braço e soco no nariz.
d) ( ) A luta termina quando o atleta consegue atingir 7 pontos.
e) ( ) O golpe mesmo se estiver com a técnica correta não será pontuado se aplicado quando os dois competidores estiverem fora da área de competição.
f) ( ) Yame significa iniciar a luta e Hajime significa parar a luta.
7) Qual é a diferença entre Kumite e Kata?
REFERÊNCIAS DE DOCUMENTÁRIO SOBRE KARATÊ:
Artes marciales - Karatê. Duração: 9min54seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EJejeAb11aQ&list=PLAF1C2608C9494C15. Acesso em 03 de novembro de 2013.
SITE SOBRE KARATÊ:
KARATÊ. Aspectos técnicos. Disponível em: http://www.meusite.pro.br/karate/aspectecn.htm. Acesso em 03 de novembro de 2013.
MATERIAL PEDAGÓGICO:
BRITTO, Rafael. Shodo: karatê shotokan. Disponível em: http://karateshodo.com.br/site/sites/default/files/Apostila%20B%C3%A1sica.pdf. Acesso em 03 de novembro de 2013.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência o cumprimento e a participação do aluno nas tarefas, nas dinâmicas e nas atividades de vivencia propostas.
A partir das observações citadas acima, das falas e dos questionamentos dos alunos será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos dos alunos sobre o Karatê.
Avalie também se os alunos conseguiram:
- responder assertivamente a atividade avaliativas propostas;
- diferenciar Kumite de Kata;
- aplicar o conhecimento sobre o Karatê adquirido por meio dos vídeos e explicações do professor, durante as atividades de vivência.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/07/2014
Cinco estrelasmuito bom estou pesquisando para montar um projeto gostaria de usar parte de seu trabalho mas nao gostaria de fazer sem sua permiçao . sou professor de karate trabalho com adolescentes e nao cobro e um projeto comunitario q visa formar melhores cidadaos oss!
01/02/2014
Cinco estrelasProjeto maravilhoso. O esporte traz beneficios imensos para os jovens e a sociedade. O Karate e um modalidade espetacular. Os investimentos nessa area deveriam ser maiores. O professor faz sua parte. Parabens