Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dança: construindo nossas coreografias a partir do nosso cotidiano

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer e vivenciar diferentes tipos de dança.
  2. Criar coreografia a partir e situações do cotidiano.
  3. Criar uma pasta de registros de vivência.
  4. Socializar as vivências respeitando opiniões diferentes.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

 

Esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, é preciso entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, a alfabetização precisa abarcar o conceito de letramento, que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita.

E importante que o professor valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos construíram ao longo de suas vivências. 

Nesta aula abordaremos o tema Dança que é de grande interesse dos alunos, oportunizando a criação de coreografias a partir de situações do cotidiano, o que propiciará uma aprendizagem significativa e conectada com as necessidades dos mesmos.

Esta forma de ensinar contrapõe com o entendimento de que a dança deve ser ensinada na escola por meio da repetição ou reprodução de coreografias já prontas (de forma mecânica e acrítica), o que pouco contribuindo para a formação de crianças e jovens, por serem desprovidas de sentindo e significado para o aluno.

Aulas 1 e 2: Conhecendo os diferentes tipos de danças

 

 1° Momento - Pesquisando sobre os diferentes tipos de dança

 

Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre a importância da dança como uma manifestação cultural, uma forma de linguagem de expressar e de comunicar por meio do corpo.

Converse com os alunos sobre diversidade de danças apresentando diferentes tipos.

 

Para subsidiar sua aula:

Danças Brasileiras. Disponível em: http://tipos-de-danca.info/mos/view/Dan%C3%A7as_Brasileiras/. Acesso em 19 de novembro de 2013.

Danças Típicas. Disponível em:http://descubraminas.com.br/Cultura/Pagina.aspx?cod_pgi=2584. Acesso em 19 de novembro de 2013.

 

Ofereça também aos alunos o conhecimento sobre as danças típicas de sua região de modo que os aproxime da cultura local. (Exemplo de danças típicas de Minas Gerais: Catira, Congado, Quadrilha). Para tal apresentação poderá utilizar vídeos, histórias, cartazes com imagens retiradas de revistas e jornais representando as diferentes formas de dançar.

 

Proponha atividade onde os alunos pesquisarão virtualmente e registrarão no editor de textos do computador.

a)      Os tipos/estilos de danças existentes.

b)      História (origem).

c)      Vídeos (identificar os movimentos que caracterizam a dança escolhida).

d)     Contexto em que a dança foi criada (sentido e o significado).

 

Posteriormente, todos se encaminharão ao Laboratório de Informática com objetivo de pesquisar vídeos do tipo de dança escolhido. Caso sua escola participe do projeto UCA (Um computador por Aluno), os alunos poderão utilizar o recurso para acessar a internet no Notebook.  Professor ofereça algumas opções de sites de pesquisa de forma que possa auxiliar a turma nessa atividade.

 

Sugestão de sites para indicar aos alunos:

Folclore e Folguedos de Minas. Disponível em: http://www.mg.gov.br/governomg/portal/m/governomg/conheca-minas/5941-folclore/. Acesso em 19 de novembro de 2013.

Danças Típicas. Disponível em: http://dancas-tipicas.info/. Acesso em 19 de novembro de 2013.

Estilos. Disponível em: http://www.dancaccc.com.br/estilos/. Acesso em 19 de novembro de 2013.

 

 2° Momento – Pesquisando coreografias

 

Proponha para a turma formação de grupos (5 a 6 alunos por grupo).

Cada grupo deverá escolher o tipo de dança no qual irá apresentar. Para isso, poderão expor os motivos da escolha desse tipo/estilo de dança.

A escolha do tipo/estilo de dança deverá ser realizada de forma democrática e caso haja divergências, os alunos poderão realizar uma votação.

 

Nessa pesquisa, os alunos deverão registrar os principais aspectos da dança escolhida:

a)      Nome da dança?

b)      O que sentem quando dançam?

c)      O que sabem sobre esta dança? (história, origem etc.)

d)     Onde essa dança surgiu? (exemplo: norte de Minas Gerais)

e)      Quem dança e por que dança? (exemplo: homens e mulheres)

f)       Quais os principais movimentos? (exemplo: bater mãos e pés)

 

3° Momento – Reproduzindo coreografias

 

Após os grupos assistirem aos vídeos do tipo de dança já definidos na atividade anterior, escolherão uma apresentação visualizada para a reprodução da coreografia.

Os grupos farão ensaios. Para isso, disponibilize computador, para que cada grupo assista ao vídeo sempre que for necessário relembrar algum detalhe da coreografia escolhida.

Posteriormente cada grupo fará a apresentação para os colegas.

 

coreo

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/ed-fisica/185-dancanaescola1.JPG.Acesso em 14 de novembro de 2013.

 

4° Momento – Conversando sobre as coreografias

 

Após a apresentação proponha uma roda de conversa, oportunizando que cada aluno expresse oralmente suas sensações sobre o vivenciado – escolha, reprodução e apresentação da coreografia escolhida. 

 

Aulas 3 e 4:Construindo nossas coreografias

1° Momento

 

Professor converse com a turma informando que, a partir da coreografia reproduzida, deverão utilizar a mesma música e criar uma nova coreografia tomando como referência as situações do cotidiano. Os alunos deverão criar movimentos a partir de movimentos que executam diariamente. (Exemplo: sentar e levantar, subir escada, saltar o buraco, alcançar algo no alto, correr para entrar na escola etc.). Esses movimentos deverão compor uma sequência de passos e sempre deverão estar atentos às características principais da dança, como por exemplo, o ritmo da música, o plano, a intensidade do movimento etc.

Em seguida, cada grupo fará a codificação da coreografia, ou seja, fará a representação por escrito da coreografia.

Após definidos todos os movimentos e passos da coreografia, os grupos registrarão os mesmos por meio de frases e ou desenhos.

Professor ofereça papel e lápis para os alunos registrarem sua coreografia.

 

Observação: Professor se disponha a auxiliar os grupos na construção dessa codificação, pois deverão registrar de forma clara para que os componentes do grupo que apresentará entenda. Caso algum grupo não entenda esta atividade escreva um exemplo de codificação no quadro. 

 

cri escola dançando

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Frevistaescola.abril.com.br%2Feducacao-infantil%2F4-a-6-anos%2Fdanca-criativa-422886.shtml&h=0&w=0&sz=1&tbnid=yYEn0Qyw9LMXUM&tbnh=172&tbnw=200&zoom=1&docid=LKCmXjUpmNMmBM&ei=7QOKUpTCEIapkAfjzYGIDA&ved=0CAIQsCU. Acesso em 12 de novembro de 2013.

 

2° Momento

 

Após a conclusão desse registro, os grupos trocarão entre si a codificação da coreografia e, assim cada grupo fará a apresentação da coreografia criada pelo outro grupo, decodificando-a, ou seja, dançando a coreografia escrita.

 

Cada grupo organizará a coreografia conforme o registro recebido da codificação.

A partir disso, fará ensaios para posteriormente apresentá-la.  

As apresentações deverão ser filmadas pelo grupo que criou a codificação da coreografia. Exemplo: Grupo 1 codificou a coreografia de Catira ele entrega para o Grupo 2 e no momento da apresentação do Grupo 2, um integrante do Grupo 1 faz a filmagem. 

Os alunos poderão utilizar aparelhos como: câmera fotográfica, celular e/ou UCA.

 

3° Momento

Após as apresentações assista aos vídeos juntamente com os alunos e o grupo que criou a codificação da coreografia fará a avaliação do grupo que a dançou. Professor explique que este momento deverá ser democrático e todos deverão respeitar a opinião dos colegas. Exemplo: Grupo 1 fará a avaliação da coreografia do Grupo 2 expondo se o entendimento do Grupo 2 sobre a coreografia está correto, ou seja, se os alunos dançaram a coreografia conforme eles a criaram.

 

 

Aula 5: Criando nossa pasta de registros

 

Professor proponha aos alunos que organizem todos os registros realizados por eles numa pasta para que fique como catálogo da experiência vivenciada.

A pasta poderá ser realizada de forma virtual ou impressa. Se for virtual a turma poderá salvar os arquivos num CD-ROM ou pen drive e scanear registros escritos em folhas.Caso a pasta seja impressa, organize todos os materiais e se necessário imprima algum documento para compô-la.

Para isso cada grupo deverá reunir os registros construídos durante todo o processo dessa aula com a pesquisa sobre os diferentes tipos de dança, os principais aspectos da dança escolhida e a codificação da coreografia criada.

Solicite que cada aluno faça um registro sobre o que considera importante dessa vivência e anexe ao final da pasta. Caso a pasta seja virtual, solicite que os alunos façam no editor de textos do computador, caso a pasta seja impressa peça aos alunos que escrevam numa folha.

Em seguida, organize os registros de cada grupo e mostre para a turma.

Os registros serão disponibilizados para visualização e consulta na biblioteca por outras turmas da escola.

Recursos Complementares

PAULO. Penha de Souza. A Dança na Escola: a Arte Que Comunica Expressa e Transforma. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/a-danca-escola-arte-que-comunica-expressa-transforma/. Acesso em 12 de novembro de 2013.

A dança na escola. Disponível em: http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/educadores/educadores22.asp. Acesso em 12 de novembro de 2013.

MARQUES, Isabel. Salto para o futuro - Linguagem da Dança: Arte e ensino. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/18093102-Dancanaescola.pdf. Acesso em 17 de novembro de 2013.

Avaliação

Professor observe e registre o envolvimento e interesse dos alunos no momento da vivência das atividades e exposição de opiniões. Atente para os momentos de escrita, registros, criação, reprodução e socialização das coreografias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.