Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Maratona de provas atléticas – inspiração na Grécia antiga

 

08/12/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar as provas atléticas da Grécia Antiga.
  2. Conhecer a Maratona da Grécia Antiga.
  3. Comparar as provas atléticas da Grécia Antiga com os exercícios preparatórios para a Maratona.
  4. Vivenciar os exercícios preparatórios para a Maratona de Oliver da Grécia Antiga.
  5. Diferenciar os Jogos Olímpicos atuais das provas atléticas da Grécia Antiga.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio. 

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1, 2, 3 e 4: Grécia antiga: novas modalidades

 

1° Momento: Inspiração para nossa maratona

Inicie a aula explicando a história dos jogos de Olímpia.

 

Os Jogos Olímpicos eram a mais importante festa pan-helênica do mundo antigo grego. Deles só podiam participar homens livres, da nacionalidade grega e em pleno gozo de seus direitos de cidadão. Os jogos eram dedicados a Zeus, a divindade suprema e aconteciam em seu santuário em Olímpia. O santuário contava com o ginásio, a palestra, o estádio, o hipódromo, além de um hotel e dois templos, um de Hera e outro de Zeus. Os preparativos da festa começavam dez meses antes da abertura, quando se nomeava uma comissão organizadora, cujos membros, chamados helanódices (“juízes dos helenos”), além de assumirem todas as responsabilidades pela organização dos jogos desempenhavam também a função de juízes. Os jogos duravam sete dias. O primeiro e o último eram dedicados a cerimônias religiosas. No primeiro dia, a cerimônia inicial era o juramento solene, no altar de Zeus; os helanódices juravam julgar as provas com equidade e os atletas juravam respeitar todos os regulamentos e agir com lealdade. A seguir, acontecia o sacrifício no altar de Zeus. Depois, todos seguiam para o estádio e os arautos declaravam a abertura oficial dos jogos. No dia do encerramento, organizava-se outra procissão e um banquete. As provas consistiam em competições de exercícios corporais de força ou agilidade. Dividiam-se em concursos gímnicos e concursos hípicos. Os concursos gímnicos realizavam-se no estádio. Compreendiam: as corridas (simples, dupla, de fundo e com armas); o pugilato; o pancrácio e opentlato. Os concursos hípicos aconteciam no hipódromo e compreendiam as corridas de carros e o hipismo. Além dessas provas atléticas, havia também concursos de tocadores de corneta e concursos de arautos, com a finalidade de premiar os que tivessem maior força e capacidade pulmonar. A vitória implicava alta honra para o vitorioso e também para sua família e para sua cidade natal.

Texto completo disponível em: http://olimpia776.warj.med.br/txt02.html. Acesso em 16 de novembro de 2013.

 

Em seguida, apresente para a turma o vídeo disponível no site da TV Escola para subsidiar a discussão sobre a temática.

Vídeo: “Os campeões de Olímpia - a maratona de Oliver.” Duração 26 min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2784. Acesso 07 de novembro 2013.

 

Sinopse:

Série que reencena, com atletas dos dias de hoje e oriundos de vários países, os Jogos Olímpicos originais fazendo com que os competidores revivam nos mínimos detalhes o treinamento, dia-a-dia e as regras das provas atléticas da época para competirem entre si. "Champions of Olympia" // "Campeões de Olímpia"// Descubra o mundo dos primeiros jogos olímpicos, há 2400 anos atrás, com essa primorosa série. Sequências dramatizadas em Olympia por atores e atletas que representam os helênicos em ação e simulações digitais retratam o treinamento dos atletas e como as provas atléticas praticadas na Grécia Antiga.

 

Converse com os alunos sobre:

1) A finalidade dos Jogos de Olímpia.

2) Preparação dos atletas para participarem das competições na Grécia Antiga.

3) Exercícios preparatórios para a competição.

4) Objetivo da preparação dos atletas.

 

Posteriormente, pergunte aos alunos quais as atividades foram apresentadas no vídeo e escreva-as no quadro. Exemplo: girar a parte superior do corpo segurando um peso, agachar com peso nos ombros, correr sem sapatos, abdominal segurando peso acima da cabeça, socar objeto em movimento, correr lateralmente segurando tronco de árvore acima da cabeça, correr levantando os joelhos segurando um tronco de árvore acima da cabeça, lançar dardo, lançar disco etc.

Listados os exercícios preparatórios, verifique se falta algum dos que foram apresentados no vídeo, caso falte, relembre com a turma e coloque-o na lista.

Professor converse com a turma sobre as diferenças das provas atléticas da Grécia Antiga dos exercícios preparatórios.

Explique aos alunos a importância dos exercícios preparatórios para os competidores/atletas na participação de uma determinada prova atlética. O vídeo aponta para a necessidade de realizar exercícios preparatórios que auxiliam na sistemática de cada prova, pois dentre outros motivos, ajudam a adaptação ao treino, estimulam o corpo para reagir, aumentam a força, a agilidade, a flexibilidade, a capacidade de performance/desempenho e o estímulo muscular dentre outros. Por isso os exercícios de preparação dos atletas apresentadas no vídeo “Os campeões de Olímpia - a maratona de Oliver”, quando vivenciadas na forma de modalidade esportiva, exigirá muita força física, concentração para a realização, materiais e forma de executar os exercícios diferentes, o que proporcionará uma vivência diferente dos exercícios praticados atualmente. 

 

2° Momento - Diferenças dos Jogos Olímpicos antigos dos Jogos Olímpicos atuais

 

Professor divida os alunos em grupos de 4 a 5 componentes e solicite que leiam  e discutam os textos indicados abaixo sobre os Jogos Olímpicos Antigos e os  Jogos Olímpicos da Era Moderna. Peça aos alunos que, durante a leitura do texto, identifiquem os principais elementos que constituem   os jogos no passado e no presente,  as semelhanças e diferenças entre eles,  as mudanças  e permanências neste evento  ao longo do tempo.

Jogos Olímpicos. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/jogos-olimpicos.htm. Acesso em 20 de novembro de 2013.

Olimpíadas. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/olimpiadas/. Acesso em 20 de novembro de 2013.

 

Na sequência, peça que registrem suas ideias em um quadro comparativo entre os Jogos Olímpicos Antigos e os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Registrem também a opinião do grupo sobre o significado destes jogos nos tempos atuais. Organize para que cada grupo apresente o seu quadro, inclusive, ilustrado com fotos e curiosidades a respeito dos jogos antigos e atuais.

 

SUGESTÃO DE QUADRO COMPARATIVO  ENTRE OS JOGOS  OLíMPICOS ANTIGOS E O  ATUAIS:  

 

 

Época em que aconteceram

Organizadores

Valores

Associados aos jogos

Objetivos dos organizadores

Objetivo dos atletas

Público que assiste aos jogos

Financiamento dos jogos

Forma competição

Modalidades

Preparação do atleta para os jogos

JOGOS OLÍMPICOS ANTIGOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

JOGOS OLÍMPICOS ATUAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE MUDOU?

 

O QUE PERMANECE?

                                                                                                

CONCLUSÃO DO GRUPO

 

Imagem do próprio autor.

 

 

3° Momento: Selecionando nossas modalidades

 

 

Proponha aos alunos a organização e realização de uma “competição” com os exercícios preparatórios que os atletas da Grécia Antiga realizavam para se prepararem para competir os Jogos Olímpicos.

Dessa forma, cada exercício preparatório mostrado no vídeo poderá ser uma modalidade desta competição. Para isso, os alunos deverão selecionar alguns exercícios preparatórios para serem vivenciados na competição.

Coletivamente os alunos deverão escolher os exercícios preparatórios.

Proponha uma votação e selecione os exercícios preparatórios mais votados, conforme o número de exercícios preparatórios que poderão conter em seu planejamento.

Os exercícios preparatórios a seguir são sugestões de provas atléticas para a maratona, porém a escolha das provas deverá ser realizada coletivamente com os alunos.

 

1ª. Modalidade: girar a parte superior do corpo segurando um peso

rodar

Imagem retirada pelo autor do site: Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2784. Acesso 07 de novembro 2013.

 

2ª. Modalidade: agachar e levantar com peso nos ombros

agachar e levantar

Imagem retirada pelo autor  do site: Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2784. Acesso 07 de novembro 2013.

 

 

3ª. Modalidade: abdominal segurando peso acima da cabeça

abdominal

Imagem retirada pelo autor do site: Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2784. Acesso 07 de novembro 2013.

 

4ª. Modalidade: socar objeto em movimento

 socar

Imagem retirada pelo autor do site: Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2784. Acesso 07 de novembro 2013.

 

5ª. Modalidade: correr lateralmente segurando tronco de árvore acima da cabeça, 

lateral

Imagem retirada pelo autor  do site: Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2784. Acesso 07 de novembro 2013.

 

6ª. Modalidade: correr levantando os joelhos segurando um tronco de árvore acima da cabeça

 

correr

 

Imagem retirada pelo autor do site: Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2784. Acesso 07 de novembro 2013.

 

4° Momento: Criando nossas modalidades para a competição

 

Solicite que os alunos se reúnam em 6 grupos e escolham uma modalidade para organizar.

Assim cada grupo deverá definir as regras (exemplo: quem fizer o maior número de repetições dos exercícios de sua modalidade em um tempo determinado ganha a prova ou quem fizer 10 repetições em menos tempo ganha a prova), os materiais que serão utilizados, o local, os juízes, as vestimentas e a forma de registrar a competição da modalidade (fotos e/ou filmagem) de uma modalidade esportiva.

 

Sugestão de roteiro para a organização das modalidades: 

 

Grupo 1:  

Nome dos participantes:

1)      Nome da modalidade:

 

 

2)      O que o atleta deve fazer?

 

 

 

3)      Regras:

 

 

4)      Materiais necessários:

 

 

5)      Local de realização da modalidade:

 

6)      Juízes da modalidade:

 

7)      Vestimenta exigida:

 

 

8)      Equipamento para registrar a modalidade:

 

 

9)      Responsável pela foto e filmagem:

 

 

Imagem do próprio autor.

 

Aulas 5 e 6: Nossa competição

 

Professor depois de definidas todas as modalidades, organize juntamente com os grupos, a ordem da realização das modalidades. Não será possível a realização de todas as modalidades no mesmo dia, por isso divida as modalidades em 2 ou 3 dias  de competição.  

Cada grupo será responsável pela organização de sua modalidade para o dia da competição, como: o local (poderá ser pátio e/ou quadra), o material (os alunos poderão utilizar materiais alternativos/recicláveis caso sua escola não possua e preparo da câmera fotográfica e/ou celular), a posição dos juízes (posicionar de forma que não atrapalhe os competidores).

Professor converse com os grupos sobre a importância de registrar as imagens e/ou vídeos, eles serão essenciais na avaliação da competição. Explique que os responsáveis pelas fotos e filmagens, deverão estar atentos a todos os acontecimentos da prova e dos fatos ocorridos, também na organização das provas.

No 1º. Dia de Competição, todos se direcionarão para o local da 1ª. Modalidade e o grupo responsável por essa modalidade fará a leitura do Roteiro construído por eles. Após a leitura, se algum competidor tiver alguma dúvida quanto a realização da prova, poderá perguntar para o grupo. Respondida todas as perguntas inicia-se a competição.

O grupo organizador da modalidade deverá conscientizar os colegas que, durante as provas, todos devem respeitar as limitações e o desempenho de cada um, e sempre incentivar uns aos outros a realizar a modalidade. Cada grupo poderá criar uma forma de integrar a turma, criando e cantando uma música, construindo um cartaz, fazendo um grito de guerra e etc.

A realização das modalidades nos outros dias ocorrerá da mesma forma.A realização das modalidades ocorrerá da mesma forma nos dois dias de competição.

 

Sugestão de organização das modalidades:

 

1° dia de competição

1ª. Modalidade: girar a parte superior do corpo segurando um peso.

2ª. Modalidade: agachar e levantar com peso nos ombros.

3ª. Modalidade: abdominal segurando peso acima da cabeça.

 

Imagem do próprio autor.

 

2° dia de competição

1ª. Modalidade: socar objeto em movimento.

2ª. Modalidade: correr lateralmente segurando tronco de árvore acima da cabeça.

3ª. Modalidade: correr levantando os joelhos segurando um tronco de árvore acima da cabeça.

Imagem do próprio autor.

 

Informe para a turma que todos os alunos deverão participar de todas as modalidades e, caso seja responsável pela foto e/ou filmagem, no momento de sua participação na vivência da modalidade, outro colega o substituirá. 

 

 

Aula 7: Comentando nossas vivências

 

Após a realização da competição reúna todas as imagens e os vídeos registrados pelos alunos. Organize este material antecipadamente para depois apresentar aos alunos, explicando que será feita uma avaliação das atividades vivenciadas. Professor, selecione as imagens/fotos onde mostre a turma e não fotos individuais. 

 

Entregue uma folha e um lápis para cada aluno e peça que a cada imagem e/ou vídeo projetado (no data show) escreva na folha:

 

1-      O que sentiu durante a vivência da modalidade?

2-      Quais foram suas atitudes durante a vivência das modalidades?

3-      O que você achou mais importante?

4-      O que você aprendeu com essa experiência?

Recursos Complementares

Vídeo da TV EscolaOs Campeões de Olímpia - A Seleção dos Atletas. Duração: 25min39seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2779Acesso 3 de outubro de 2013.  

SANTIAGO, Emerson. Olimpíadas na Grécia Antiga. Disponível em:  http://www.infoescola.com/esportes/olimpiadas-na-grecia-antiga/. Acesso 5 de novembro de 2013.  

Avaliação

Avalie se os alunos adquiriram conhecimento a respeito da Maratona na Grécia Antiga e se conseguiram diferenciar as provas atléticas da Grécia Antiga das atividades preparatórias comparando-as com os tempos atuais.

Avalie também a participação dos alunos em todos os momentos da aula: durante as discussões coletivas, momento de preencher as fichas, na vivência das atividades preparatórias, na organização das provas, nos dias de competição. Observe as opiniões e sugestões apresentadas e o respeito às individualidades dos colegas. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lindaura, colégio estadual rui barbosa , Goiás - disse:
    lindauramota@yahoo.com.br

    20/02/2014

    Cinco estrelas

    aula ótima que vai ajudar bastante a professora de atividade esportiva


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.