Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando Educação Física a partir das questões do ENEM: enfoque na Dança

 

19/11/2013

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Familiarizar-se com as questões do ENEM que envolvem a Educação Física.

2. Compreender a Educação Física como campo das Linguagens.

3. Identificar e refletir sobre os elementos que constituem o sistema de comunicação relacionado à expressão corporal como linguagem não verbal.

4. Interpretar os movimentos do corpo, tendo sensibilidade e atenção ao significado das expressões não verbais.

5. Perceber a diferença entre expressão e linguagem corporal

6. Identificar e aplicar os elementos constitutivos da Dança por meio de apresentações coreográficas.

7. Conhecer os vários tipos de dança das cinco regiões do Brasil, principalmente no que refere aos seguintes aspectos: quem dança, quais os principais movimentos, características do ritmo, vestuário e utilização de objetos.

8. Reproduzir, modificar, criar e apresentar uma coreografia em grupo, observando a técnica dos movimentos, representação cênica, exploração do palco, variações de formação, ritmo e sincronismo.

Duração das atividades
Aproximadamente oito (8) aulas de 50min cada, podendo variar em função das escolhas dos professores.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Interpretação e análise textual.

2. Noções sobre o corpo enquanto linguagem e os elementos que auxiliam na comunicação não verbal.

3. Noções sobre dança, ritmo e cenografia.

4. Noções sobre os temas ou códigos da Educação Física: Esporte, Dança, Ginástica, Jogos, Exercício, Lazer, Qualidade de Vida e Lutas.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO MOMENTO: Entendendo a Educação Física no ENEM

Imagem 1: Logomarca do ENEM

Simbolo ENEM

Fonte: Disponível em: http://static.blogdaresenhageral.com.br/wp-content/uploads/ENEM-2012.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Professor, proponha aos alunos a leitura do texto “Assuntos do Enem 2013”, disponível em: <http://www.enem2013.org/assuntos-do-enem-2013.html>, acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Após a leitura, promova uma discussão a partir das seguintes questões:

1. Por que a Educação Física encontra-se na grande área das “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”?

2. Por que a Educação Física está na mesma grande área das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação? 

 

Sugestão de leitura para os professores e alunos:

“Linguagem Corporal vira tema no Enem”

Disponível em: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/educacao-fisica-escolar/5087-linguagem-corporal-vira-tema-no-enem. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Para compreender melhor tal situação, proponha aos alunos a resolução das seguintes questões do ENEM que se relacionam à Educação Física:

 

NO das questões

Ano em que foram aplicadas

Link de acesso à prova do ENEM contendo as questões

(Acesso em 27 de outubro de 2013)

14, 35 e 43

2009

http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/prova_enem_2dia.pdf

103, 115 e 134

2009

http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/dia-2-caderno-7.pdf

103, 105, 106 e 120

2010

http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/amarelo_domingo_gab.pdf

93, 98, 116 e 127

2010

http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/amarelo_quinta-feira_gab.pdf

96, 105, 106, 108, 127 e 133

2011

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/07_AZUL_GAB.pdf

113, 132,

2012

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_dom_amarelo.pdf

 

 

SEGUNDO MOMENTO: Categorização das questões

Imagem 2: Exemplos de temas sobre Educação Física

Temas de Educação Física 01

Fonte: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_pTyBcb6JX4c/TI_d-yNBR9I/AAAAAAAAAK4/835P2_HO8vM/s320/esporte-e-saude.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Após a resolução das questões, solicite que os alunos releiam as questões e as classifiquem de acordo com as categorias abaixo, que representam temas concernentes à Linguagem Corporal.

Tema

Quantidade de questões

NO da questão (ano)

Performance corporal e identidades juvenis

 

 

Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual

 

 

Exercício físico e saúde

 

 

O corpo e a expressão artística e cultural

 

 

O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura

 

 

Práticas corporais e autonomia

 

 

O esporte, a dança, as lutas, os jogos e as brincadeiras

 

 

 

 

TERCEIRO MOMENTO: Resolução das questões

Imagem 3: Representação de erro, acerto e dúvida

Representação de Erro e Acerto

Fonte: Disponível em: http://noticias.universia.com.br/br/images/imagenes%20especiales/a/al/alt/alternativa_sattahipbeach.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Proponha a correção das questões do ENEM e tire as dúvidas que surgirem ao longo desse processo. Paralelamente, preencha o quadro de temas sobre Linguagem Corporal e suas respectivas frequências, discutindo com os alunos o porquê de tais classificações.

 

 

QUARTO MOMENTO: Proposta de estudo sobre as Danças Regionais

 

Professor, comente com os alunos que, nas provas do ENEM, é comum o aparecimento de questões sobre a Dança. Sendo assim é importante entender:

- que a Educação Física Escolar é responsável pelo estudo da CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO (explicar para o aluno o que isso significa), o que significa compreender as várias manifestações da sociedade que envolvem o MOVIMENTO HUMANO.

- que é nessa lógica que a Educação Física trabalha com os eixos temáticos de LUTAS, JOGOS, ESPORTE, GINÁSTICA e DANÇA, por exemplo.

- que quando nos movimentamos, também nos comunicamos de alguma forma, por isso dizemos que a EXPRESSÃO CORPORAL é a LINGUAGEM da Educação Física.

- que a Dança, por exemplo, está presente no dia a dia de todos, portanto é uma manifestação social cujos envolvidos se expressam/comunicam de alguma forma.

 

E, na sequência, pergunte:

Sabemos que o papel da Educação Física é compreender o fenômeno social da Dança. De que forma?

 

Após ouvir os alunos, complemente ou acrescente, por exemplo, com as seguintes respostas:

--- Entendendo quais são os elementos que a constituem.

--- Diferenciando a forma com que ela se manifesta de região para região, de país para país.

--- Conhecendo seus benefícios e objetivos.

--- Estudando os fatores históricos que estão por trás de cada uma das danças.

 

Nesse sentido, informe que se elegeu o conteúdo de DANÇAS REGIONAIS para os próximos momentos. E que, para tanto, a turma se dividirá em cinco grupos, cada qual com a responsabilidade de estudar uma das cinco regiões do Brasil. Esta divisão pode ser feita por sorteio ou outro critério combinado pela turma.

Imagem 4: Representação das Danças Regionais

Mapa 5 Regioes do Brasil

Fonte: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000003402/md.0000037677.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Tendo os grupos definidos, apresente alguns tipos de dança em vídeos de cada região e explique sua principais características.

 

Imagem 5: Exemplos dos tipos de dança de cada região do Brasil

Tipos de Danças das 5 Regiões do Brasil

Fonte: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-ovjXwvKj40I/T15ytuC6J9I/AAAAAAAAACs/9LQ346HXkzU/s400/quadro+dan%C3%A7as+regionais.jpg.  Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Em seguida, ressalte que:

a) os grupos devem escolher um tipo de dança de cada região para construírem uma coreografia e apresentá-la para a turma e/ou escola;

b) durante a construção da coreografia, cada grupo deve elaborar uma partitura da apresentação;

c) no dia e imediatamente antes da apresentação coreográfica, os componentes do grupo devem apresentar oralmente e com o apoio de recursos audiovisuais, informações sobre a região e o tipo de dança sob sua responsabilidade.

d) a apresentação oral e coreográfica será avaliada pelo professor e representantes dos demais grupos.

 

Professor, destine um tempo da aula para os grupos se organizarem e, se necessário, realizarem uma pesquisa no Laboratório de Informática.

 

QUINTO MOMENTO: Elementos constitutivos da Dança

 

Explique quais são os elementos constitutivos da Dança (sugestões de materiais de estudo nos recursos complementares):

- Movimentos / Coreografia / Improvisação

- Música

- Sentimentos e Pensamentos

- Espaço / Cenário

- Tempo / Ritmo / Coordenação / Sincronia

 

Chame a atenção dos alunos em relação à importância de outros elementos que também tem relação direta com a Dança, quais sejam:

- Instrumentos Musicais / Instrumentos utilizados na coreografia

- Vestuário

- Comidas Típicas

- Fatos Históricos (NATIVOS + EUROPEUS + NEGROS + INFLUÊNCIAS DA IGREJA)

 

Explique que todos os elementos supracitados devem ser considerados durante a construção coreográfica e também serão critérios de avaliação do grupo.

 

 

SEXTO MOMENTO: Estudo sobre o tipo de dança escolhido

 

Para auxiliar no estudo sobre o tipo de dança escolhido por cada grupo, solicite que os alunos respondam, em uma folha, as seguintes questões:

--- Quem dança?

--- Quais os principais movimentos?

--- Como é o ritmo?

--- Que tipo de sentimento presente nesta dança?

--- Qual o cenário escolhido?

--- Quais os instrumentos musicais vocês conseguem identificar?

--- Os bailarinos utilizam algum objeto para dançar? Se sim, quais?

 

SÉTIMO MOMENTO: Construção coreográfica e ensaio

 

Explique que todos os grupos, neste momento, construirão suas coreográficas e poderão contar com o auxílio do professor com dicas e sugestões. E relembre:

a) a necessidade dos grupos estudarem em casa e prepararem suas apresentações orais;

b) quais os critérios que serão considerados na apresentação coreográfica (ver no oitavo momento);

c) que os alunos devem entregar a partitura da coreografia assim que a coreografia estiver finalizada;

d) que todos os alunos devem compor, pelo menos uma vez, a banca de avaliação a ser formada na próxima aula durante as apresentações coreográficas;

e) que após a apresentação oral, cada grupo deve entregar o formulário preenchido com todo o material adicional que o grupo pesquisou em casa.

f) que os grupos não devem esquecer a preparação do vestuário.

 

OITAVO MOMENTO: Apresentação coreográfica e sobre a região de cada grupo

 

Antes da apresentação oficial, destine um tempo para os grupos realizarem a marcação de palco. Em seguida, realize um sorteio para as ordens de apresentações e organize a primeira banca de avaliação.

 

Sugestão de ficha de avaliação a ser usada pela banca:

 

 

FICHA DE AVALIAÇÃO – DANÇAS REGIONAIS

REGIÃO:

TIPO DE DANÇA ESCOLHIDO:

ALUNOS(AS) DO GRUPO:

AVALIADOR(A):

NO

Critério de Avaliação

Nota

1.

Entrega do trabalho escrito (preenchido apenas pela professora)

0

1

2

3

4

5

2.

Apresentação oral sobre o tipo de dança escolhido

0

1

2

3

4

5

3.

Coreografia, criatividade e improvisação

0

1

2

3

4

5

4.

Envolvimento cênico, sentimento e concentração

0

1

2

3

4

5

5.

Musicalidade e ritmo

0

1

2

3

4

5

6.

Sincronismo do grupo

0

1

2

3

4

5

7.

Exploração do espaço com movimentos e formações variados

0

1

2

3

4

5

8.

Vestuário

0

1

2

3

4

5

 

 

 Em seguida, proponha as apresentações orais e coreográficas dos grupos, com o revezamento dos avaliadores e o registro em filmagem.

 

NONO MOMENTO: Avaliação

 

Professor, mostre as filmagens de cada grupo e faça um debate oral sobre os pontos fortes e fracos de cada grupo. Nesse momento, o grupo pode se autoavaliar oral primeiramente, em seguida os demais colegas e o professor podem tecer suas considerações.

 

Na sequência, promova uma nova reflexão sobre a importância dessa vivência para entender melhor o corpo como linguagem e a Educação Física como componente da grade área de “Linguagem, Códigos e suas Tecnologias”.

Recursos Complementares

Sugestões de leitura para o professor:

 

http://www.slideshare.net/claudiarocosta/danas-regionais.Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra os ELEMENTOS da dança e os TIPOS DE DANÇA de cada região.

 

http://www.guiadicas.com/dancas-regionais-brasileiras. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra um resumo sobre DANÇA e as REGIOES do Brasil.

 

http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/1,4761,542-10092,00.html. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra o significado da palavra FOLCLORE, as influências nas danças brasileiras e principais danças do Brasil.

 

http://educacaofisicabb.blogspot.com.br/2011/05/dancas-folcloricas-regionais.html. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra explicação mais detalhada para as danças de cada região.

 

http://edfisicamarialuiza.blogspot.com.br/p/quando-pensamos-em-atividaderitmica.html

Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra explicações sobre a origem das danças regionais, cita as principais danças de cada região e mostra vídeos.

 

http://educfisicaufal.files.wordpress.com/2010/12/danc3a7as-folclc3b3ricas-regionais-brasileira.pdf. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra uma Monografia sobre Danças Folclóricas de cada região com explicação detalhada de cada uma delas

 

http://dancas-tipicas.info/mos/view/Danças_Típicas/index.html. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra textos sobre as danças típicas de cada região com um resumo de cada uma delas.

 

http://arteculturaespiritualidade.blogspot.com.br/2012/04/as-dancas-da-regiao-sudeste.html

Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui fala um pouco sobre a região e sobre os tipos de danças.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, a participação nas tarefas e as dinâmicas propostas em sala de aula. A partir do envolvimento, do cumprimento das tarefas, da resolução das questões, dos debates, da construção e apresentação coreográfica e oral, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a Educação Física no campo da Linguagem e a Dança como expressão corporal da Educação Física.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.