19/11/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores históricos |
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Valores culturais |
1. Familiarizar-se com as questões do ENEM que envolvem a Educação Física.
2. Compreender a Educação Física como campo das Linguagens.
3. Identificar e refletir sobre os elementos que constituem o sistema de comunicação relacionado à expressão corporal como linguagem não verbal.
4. Interpretar os movimentos do corpo, tendo sensibilidade e atenção ao significado das expressões não verbais.
5. Perceber a diferença entre expressão e linguagem corporal
6. Identificar e aplicar os elementos constitutivos da Dança por meio de apresentações coreográficas.
7. Conhecer os vários tipos de dança das cinco regiões do Brasil, principalmente no que refere aos seguintes aspectos: quem dança, quais os principais movimentos, características do ritmo, vestuário e utilização de objetos.
8. Reproduzir, modificar, criar e apresentar uma coreografia em grupo, observando a técnica dos movimentos, representação cênica, exploração do palco, variações de formação, ritmo e sincronismo.
1. Interpretação e análise textual.
2. Noções sobre o corpo enquanto linguagem e os elementos que auxiliam na comunicação não verbal.
3. Noções sobre dança, ritmo e cenografia.
4. Noções sobre os temas ou códigos da Educação Física: Esporte, Dança, Ginástica, Jogos, Exercício, Lazer, Qualidade de Vida e Lutas.
PRIMEIRO MOMENTO: Entendendo a Educação Física no ENEM
Imagem 1: Logomarca do ENEM
Fonte: Disponível em: http://static.blogdaresenhageral.com.br/wp-content/uploads/ENEM-2012.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.
Professor, proponha aos alunos a leitura do texto “Assuntos do Enem 2013”, disponível em: <http://www.enem2013.org/assuntos-do-enem-2013.html>, acesso em 28 de outubro de 2013.
Após a leitura, promova uma discussão a partir das seguintes questões:
1. Por que a Educação Física encontra-se na grande área das “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”?
2. Por que a Educação Física está na mesma grande área das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes e Tecnologias da Informação e Comunicação?
Sugestão de leitura para os professores e alunos: “Linguagem Corporal vira tema no Enem” Disponível em: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/educacao-fisica-escolar/5087-linguagem-corporal-vira-tema-no-enem. Acesso em 28 de outubro de 2013. |
Para compreender melhor tal situação, proponha aos alunos a resolução das seguintes questões do ENEM que se relacionam à Educação Física:
NO das questões |
Ano em que foram aplicadas |
Link de acesso à prova do ENEM contendo as questões (Acesso em 27 de outubro de 2013) |
14, 35 e 43 |
2009 |
http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/prova_enem_2dia.pdf |
103, 115 e 134 |
2009 |
http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/dia-2-caderno-7.pdf |
103, 105, 106 e 120 |
2010 |
http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/amarelo_domingo_gab.pdf |
93, 98, 116 e 127 |
2010 |
http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/amarelo_quinta-feira_gab.pdf |
96, 105, 106, 108, 127 e 133 |
2011 |
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/07_AZUL_GAB.pdf |
113, 132, |
2012 |
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2012/caderno_enem2012_dom_amarelo.pdf |
SEGUNDO MOMENTO: Categorização das questões
Imagem 2: Exemplos de temas sobre Educação Física
Fonte: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_pTyBcb6JX4c/TI_d-yNBR9I/AAAAAAAAAK4/835P2_HO8vM/s320/esporte-e-saude.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.
Após a resolução das questões, solicite que os alunos releiam as questões e as classifiquem de acordo com as categorias abaixo, que representam temas concernentes à Linguagem Corporal.
Tema |
Quantidade de questões |
NO da questão (ano) |
Performance corporal e identidades juvenis |
|
|
Mitos e verdades sobre os corpos masculino e feminino na sociedade atual |
|
|
Exercício físico e saúde |
|
|
O corpo e a expressão artística e cultural |
|
|
O corpo no mundo dos símbolos e como produção da cultura |
|
|
Práticas corporais e autonomia |
|
|
O esporte, a dança, as lutas, os jogos e as brincadeiras |
|
|
TERCEIRO MOMENTO: Resolução das questões
Imagem 3: Representação de erro, acerto e dúvida
Fonte: Disponível em: http://noticias.universia.com.br/br/images/imagenes%20especiales/a/al/alt/alternativa_sattahipbeach.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.
Proponha a correção das questões do ENEM e tire as dúvidas que surgirem ao longo desse processo. Paralelamente, preencha o quadro de temas sobre Linguagem Corporal e suas respectivas frequências, discutindo com os alunos o porquê de tais classificações.
QUARTO MOMENTO: Proposta de estudo sobre as Danças Regionais
Professor, comente com os alunos que, nas provas do ENEM, é comum o aparecimento de questões sobre a Dança. Sendo assim é importante entender:
- que a Educação Física Escolar é responsável pelo estudo da CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO (explicar para o aluno o que isso significa), o que significa compreender as várias manifestações da sociedade que envolvem o MOVIMENTO HUMANO.
- que é nessa lógica que a Educação Física trabalha com os eixos temáticos de LUTAS, JOGOS, ESPORTE, GINÁSTICA e DANÇA, por exemplo.
- que quando nos movimentamos, também nos comunicamos de alguma forma, por isso dizemos que a EXPRESSÃO CORPORAL é a LINGUAGEM da Educação Física.
- que a Dança, por exemplo, está presente no dia a dia de todos, portanto é uma manifestação social cujos envolvidos se expressam/comunicam de alguma forma.
E, na sequência, pergunte:
Sabemos que o papel da Educação Física é compreender o fenômeno social da Dança. De que forma?
Após ouvir os alunos, complemente ou acrescente, por exemplo, com as seguintes respostas:
--- Entendendo quais são os elementos que a constituem.
--- Diferenciando a forma com que ela se manifesta de região para região, de país para país.
--- Conhecendo seus benefícios e objetivos.
--- Estudando os fatores históricos que estão por trás de cada uma das danças.
Nesse sentido, informe que se elegeu o conteúdo de DANÇAS REGIONAIS para os próximos momentos. E que, para tanto, a turma se dividirá em cinco grupos, cada qual com a responsabilidade de estudar uma das cinco regiões do Brasil. Esta divisão pode ser feita por sorteio ou outro critério combinado pela turma.
Imagem 4: Representação das Danças Regionais
Fonte: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000003402/md.0000037677.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.
Tendo os grupos definidos, apresente alguns tipos de dança em vídeos de cada região e explique sua principais características.
Imagem 5: Exemplos dos tipos de dança de cada região do Brasil
Fonte: Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-ovjXwvKj40I/T15ytuC6J9I/AAAAAAAAACs/9LQ346HXkzU/s400/quadro+dan%C3%A7as+regionais.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.
Em seguida, ressalte que:
a) os grupos devem escolher um tipo de dança de cada região para construírem uma coreografia e apresentá-la para a turma e/ou escola;
b) durante a construção da coreografia, cada grupo deve elaborar uma partitura da apresentação;
c) no dia e imediatamente antes da apresentação coreográfica, os componentes do grupo devem apresentar oralmente e com o apoio de recursos audiovisuais, informações sobre a região e o tipo de dança sob sua responsabilidade.
d) a apresentação oral e coreográfica será avaliada pelo professor e representantes dos demais grupos.
Professor, destine um tempo da aula para os grupos se organizarem e, se necessário, realizarem uma pesquisa no Laboratório de Informática.
QUINTO MOMENTO: Elementos constitutivos da Dança
Explique quais são os elementos constitutivos da Dança (sugestões de materiais de estudo nos recursos complementares):
- Movimentos / Coreografia / Improvisação
- Música
- Sentimentos e Pensamentos
- Espaço / Cenário
- Tempo / Ritmo / Coordenação / Sincronia
Chame a atenção dos alunos em relação à importância de outros elementos que também tem relação direta com a Dança, quais sejam:
- Instrumentos Musicais / Instrumentos utilizados na coreografia
- Vestuário
- Comidas Típicas
- Fatos Históricos (NATIVOS + EUROPEUS + NEGROS + INFLUÊNCIAS DA IGREJA)
Explique que todos os elementos supracitados devem ser considerados durante a construção coreográfica e também serão critérios de avaliação do grupo.
SEXTO MOMENTO: Estudo sobre o tipo de dança escolhido
Para auxiliar no estudo sobre o tipo de dança escolhido por cada grupo, solicite que os alunos respondam, em uma folha, as seguintes questões:
--- Quem dança?
--- Quais os principais movimentos?
--- Como é o ritmo?
--- Que tipo de sentimento presente nesta dança?
--- Qual o cenário escolhido?
--- Quais os instrumentos musicais vocês conseguem identificar?
--- Os bailarinos utilizam algum objeto para dançar? Se sim, quais?
SÉTIMO MOMENTO: Construção coreográfica e ensaio
Explique que todos os grupos, neste momento, construirão suas coreográficas e poderão contar com o auxílio do professor com dicas e sugestões. E relembre:
a) a necessidade dos grupos estudarem em casa e prepararem suas apresentações orais;
b) quais os critérios que serão considerados na apresentação coreográfica (ver no oitavo momento);
c) que os alunos devem entregar a partitura da coreografia assim que a coreografia estiver finalizada;
d) que todos os alunos devem compor, pelo menos uma vez, a banca de avaliação a ser formada na próxima aula durante as apresentações coreográficas;
e) que após a apresentação oral, cada grupo deve entregar o formulário preenchido com todo o material adicional que o grupo pesquisou em casa.
f) que os grupos não devem esquecer a preparação do vestuário.
OITAVO MOMENTO: Apresentação coreográfica e sobre a região de cada grupo
Antes da apresentação oficial, destine um tempo para os grupos realizarem a marcação de palco. Em seguida, realize um sorteio para as ordens de apresentações e organize a primeira banca de avaliação.
Sugestão de ficha de avaliação a ser usada pela banca:
FICHA DE AVALIAÇÃO – DANÇAS REGIONAIS
REGIÃO:
TIPO DE DANÇA ESCOLHIDO:
ALUNOS(AS) DO GRUPO:
AVALIADOR(A):
NO |
Critério de Avaliação |
Nota |
|||||
1. |
Entrega do trabalho escrito (preenchido apenas pela professora) |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
2. |
Apresentação oral sobre o tipo de dança escolhido |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
3. |
Coreografia, criatividade e improvisação |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
4. |
Envolvimento cênico, sentimento e concentração |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
5. |
Musicalidade e ritmo |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6. |
Sincronismo do grupo |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
7. |
Exploração do espaço com movimentos e formações variados |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
8. |
Vestuário |
0 |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
Em seguida, proponha as apresentações orais e coreográficas dos grupos, com o revezamento dos avaliadores e o registro em filmagem.
NONO MOMENTO: Avaliação
Professor, mostre as filmagens de cada grupo e faça um debate oral sobre os pontos fortes e fracos de cada grupo. Nesse momento, o grupo pode se autoavaliar oral primeiramente, em seguida os demais colegas e o professor podem tecer suas considerações.
Na sequência, promova uma nova reflexão sobre a importância dessa vivência para entender melhor o corpo como linguagem e a Educação Física como componente da grade área de “Linguagem, Códigos e suas Tecnologias”.
Sugestões de leitura para o professor:
http://www.slideshare.net/claudiarocosta/danas-regionais.Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra os ELEMENTOS da dança e os TIPOS DE DANÇA de cada região.
http://www.guiadicas.com/dancas-regionais-brasileiras. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra um resumo sobre DANÇA e as REGIOES do Brasil.
http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/1,4761,542-10092,00.html. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra o significado da palavra FOLCLORE, as influências nas danças brasileiras e principais danças do Brasil.
http://educacaofisicabb.blogspot.com.br/2011/05/dancas-folcloricas-regionais.html. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra explicação mais detalhada para as danças de cada região.
http://edfisicamarialuiza.blogspot.com.br/p/quando-pensamos-em-atividaderitmica.html
Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra explicações sobre a origem das danças regionais, cita as principais danças de cada região e mostra vídeos.
http://educfisicaufal.files.wordpress.com/2010/12/danc3a7as-folclc3b3ricas-regionais-brasileira.pdf. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra uma Monografia sobre Danças Folclóricas de cada região com explicação detalhada de cada uma delas
http://dancas-tipicas.info/mos/view/Danças_Típicas/index.html. Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui você encontra textos sobre as danças típicas de cada região com um resumo de cada uma delas.
http://arteculturaespiritualidade.blogspot.com.br/2012/04/as-dancas-da-regiao-sudeste.html
Acesso em 28 de outubro de 2013. Aqui fala um pouco sobre a região e sobre os tipos de danças.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, a participação nas tarefas e as dinâmicas propostas em sala de aula. A partir do envolvimento, do cumprimento das tarefas, da resolução das questões, dos debates, da construção e apresentação coreográfica e oral, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a Educação Física no campo da Linguagem e a Dança como expressão corporal da Educação Física.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!