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Europa no século XX: a ditadura salazarista em Portugal

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o contexto político, social e econômico que possibilitou a emergência e consolidação do regime ditatorial liderado por Antônio de Oliveira Salazar em Portugal, no período entre 1932 e 1968.
  • Identificar e analisar as principais características do Estado Novo salazarista.
  • Compreender a relação entre o regime de Salazar e os governos fascistas da Alemanha, Itália e Espanha, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. 
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O contexto político, social e econômico de Portugal no período entre as duas guerras mundiais.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de charges.
  • Análise e debate de vídeos.
  • Produção de esquema.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador e internet
  • Charges.
  • Vídeos.
  • Data Show
  • TV/DVD.

 

I - O salazarismo em Portugal entre os anos 30 e 70 do século XX

 

Atividade 1

O que foi o salazarismo?

Inicie a aula perguntando aos alunos:

O que você sabe a respeito da História de Portugal, além do fato de ter sido o país que colonizou o Brasil entre os séculos XV/XIX? Já ouviu falar em um período da História de Portugal denominado de "Salazarismo"?

 

Professor, não antecipe respostas. Estimule os alunos a reunirem, por conta própria, fontes que lhes permitam refletir sobre a questão. Leve-os à Biblioteca da escola, para que possam consultar enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos. Oriente-os a anotar, no caderno, o que encontrarem a respeito da questão.

Em seguida, proponha aos alunos que, acessando computadores com internet, ou ainda consultando o material selecionado na Biblioteca, encontrem texto referente à biografia de Antônio de Oliveira Salazar, como sugerido abaixo:

Reprodução

Antônio de Oliveira Salazar

1889/1970 

http://educacao.uol.com.br/biografias/salazar.jhtm

  

A partir da leitura da biografia de Salazar, os alunos descobrirão que salazarismo refere-se ao período no qual Antônio de Oliveira Salazar foi Primeiro Ministro de Portugal, governando o país, entre 1932 e 1968, em regime ditatorial. A partir disso, proponha a eles que façam um estudo específico sobre esse período da história de Portugal, buscando entender a relação entre o regime adotado por Salazar em Portugal e o contexto europeu no período anterior e posterior à II Guerra mundial.

 

Atividade 2

O governo de Salazar em Portugal e a relação com os países fascistas europeus

Análise de entrevistasprorodsob o oplAnáliseA

  

 

O historiador português Filipe Ribeiro de Meneses escreveu uma minuciosa e volumosa biografia do ditador português Antônio de Oliveira Salazar. A proposta para esta atividade é que os alunos assistam aos vídeos da entrevista que ele concedeu ao jornalista Silio Boccanera, do Programa Milênio (GloboNews), falando sobre a sua obra. Em seguida, devem ler também o conteúdo da entrevista concedida pelo historiador à Revista ISTOÉ.

 

Vídeo 1 Vídeo 2

Video 1

 

http://www.youtube.com/watch?v=H3oRbfMJr-Q

Video 2

 

http://www.youtube.com/watch?v=HeVmON9onSA

Entrevista

Acesso em 17/11/2013

 

 Orientações para a atividade:

a. Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar o link do vídeo. Caso prefira, o professor poderá sugerir que os alunos assistam juntos ao vídeo, com uso de TV/DVD ou Data Show. Os alunos devem ouvir atentamente as perguntas e respostas da entrevista. Os principais temas tratados são:

 

Vídeo 1 (22min38)

  • A relação de Salazar com o Brasil.
  • Contexto histórico no qual Salazar assumiu o poder em Portugal.
  • Os princípios do Estado Novo implantado por Salazar, a partir de 1933, em Portugal.
  • As finanças em Portugal, durante o governo de Salazar.
  • A educação no governo salazarista.
  • As correntes, no interior de Portugal, contrárias ao governo de Salazar.

 

Vídeo 2 (23min57)

  • A relação de Salazar com os líderes fascistas de outros países europeus da época.
  • O acesso aos Açores, como base militar, cedido pelo governo português à Inglaterra e aos EUA,  durante a II Guerra Mundial.
  • A resistência de Salazar à independência das colônias africanas.
  • O aspecto racial no governo de Salazar.
  • A substituição de Salazar, em 1968, por Marcelo Caetano e a Revolução dos Cravos em 1974.
  • A posição do historiador Filipe Ribeiro de Meneses em relação à questão colocada pelo jornalista Sílio Boccanera: "Depois de 40 anos de ditadura, você que pesquisou a vida dele, acha que Salazar deixou Portugal melhor do que recebeu?"

 

b. Em seguida, os alunos devem ler a entrevista concedida pelo historiador Filipe Ribeiro de Meneses à Revista ISTOÉ. O link para acesso à mesma é: http://www.istoe.com.br/reportagens/128049_O+PODER+SEGUNDO+SALAZAR. Na entrevista, o historiador comenta, entre outras questões, sobre o Estado Novo, a possibilidade de comparação ou não entre o governo de Salazar e o governo de Hitler, Mussolini e Franco, a neutralidade do governo salazarista na Segunda Guerra Mundial, a posição de Salazar em relação ao holocausto, entre outras questões. Na página da entrevista, os alunos devem observar atentamente a linha do tempo sobre a História de Portugal entre 1910 e 1986, particularmente nas quase quatro décadas de governo de Antônio de Oliveira Salazar.

 

 

img.jpg

ISTOÉ. http://www.istoe.com.br/reportagens/128049_O+PODER+SEGUNDO+SALAZAR

Acesso em 17/11/2013

 

Produção de esquema e discussão coletiva

 

A partir das ideias apresentadas nos vídeos, na entrevista e na linha do tempo, os alunos deverão elaborar um esquema com as ideias centrais abordadas pelo historiador Filipe Ribeiro de Meneses, acerca do governo de Salazar em Portugal. 

Orientações:

a. Divida os alunos em duplas para a realização da atividade.

b. Um esquema pode ser elaborado a partir de diferentes representações gráficas. No link indicado abaixo, os alunos encontrarão vários modelos e deverão decidir qual utilizar (chaves, setas, mapa conceitual etc.):

 

Esquema 2

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm

Acesso em 17/11/2013 

 

c. Para esquematizar as ideias centrais das entrevistas em vídeo, as duplas devem retornar ao recurso e reproduzi-las novamente. Os vídeos podem ser pausados quantas vezes forem necessárias, mas é importante lembrar aos alunos que eles devem registrar no esquema apenas as ideias centrais e não copiar todo o conteúdo da entrevista. O mesmo procedimento deve ser utilizado para a entrevista impressa.

d. Após a elaboração do esquema, os alunos estarão preparados para uma discussão coletiva sobre as entrevistas, com os colegas. Utilizando o programa powerpoint e um data show, as duplas devem, inicialmente, apresentar os seus esquemas aos demais alunos. Em seguida, dispostos em círculo, os alunos devem fazer uma discussão coletiva a respeito das ideias centrais destacadas nos esquemas, sob a coordenação do professor.

 

Atividade 3

 Leitura, interpretação e debate de texto

 

A proposta para esta atividade é o trabalho com o artigo do historiador Boris Fausto a respeito do governo de Salazar. Confira o excerto abaixo:

 

Um ditador fascista?

(...)  O salazarismo enfatizava a religiosidade, o nacionalismo, o anticomunismo, a crítica a um liberalismo que a modernidade do século XX não podia contemplar. O nacionalismo era “territorialmente satisfeito”, não se destacava pelo expansionismo, e sim como um instrumento para abafar a luta de classes. O importante era se dar bem com os vizinhos – a Espanha em particular – e manter o status quo nas “províncias de além-mar”.

O anticomunismo tornou-se virulento quando eclodiu a Guerra Civil Espanhola, em 1936. Para o regime, os republicanos e os “vermelhos” eram a mesma coisa, e ambos tinham pretensões negativas em relação a Portugal. Anos mais tarde, o perigo comunista viria a ser uma das justificativas de Salazar para tentar manter as colônias da África.

À primeira vista, pareceria que a ditadura salazarista era mais um regime fascista implantado na Europa Ocidental. A oposição portuguesa, na sua difícil luta política, tinha razões práticas para não olhar Portugal como um caso à parte. Mas, na verdade, apesar de seus namoros com o fascismo, o salazarismo distinguiu-se das correntes totalitárias tanto internas quanto externas. (...) 

O texto completo está disponível em:

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-61/questoes-historico-politicas/um-ditador-fascista

 

Orientações:

a. Os alunos devem acessar o texto completo no endereço web indicado para fazer uma leitura individual e silenciosa. Em seguida, devem responder, por escrito, as questões propostas abaixo:

  • De acordo com o historiador Boris Fausto, além da ditadura de Salazar em Portugal, outras ditaduras marcaram o mundo ocidental, a partir dos anos 20 do século passado. Quais foram elas? O que todas elas possuíam em comum?
  • Boris Fausto marca em seu texto que “Salazar tornou-se ditador de uma forma bem diversa de seus contemporâneos”, referindo-se ao ditador da Itália (Benito Mussolini), da Alemanha (Adolf Hitler) e da Espanha (Francisco Franco). Quais os argumentos utilizados pelo historiador para fundamentar a sua afirmativa?
  • Cite e explique as principais características do governo de Salazar apresentadas por Boris Fausto no texto.
  • O autor afirma: “À primeira vista, pareceria que a ditadura salazarista era mais um regime fascista implantado na Europa Ocidental. (...) Mas, na verdade, apesar de seus namoros com o fascismo, o salazarismo distinguiu-se das correntes totalitárias tanto internas quanto externas”. Explique a afirmativa, a partir dos argumentos utilizados pelo autor, no texto.

 

b. Depois que todos responderem as questões, o professor deve propor a seguinte dinâmica para discussão do texto:

  • Um aluno lê  a resposta que elaborou para a primeira questão.
  • Outro aluno comenta a resposta do colega, dizendo se ela está clara, completa e de acordo com as ideias do autor do texto. Esta avaliação da resposta deve ser justificada. 
  • O professor esclarece dúvidas e/ou possíveis divergências que surgirem, caso os próprios alunos não consigam resolvê-las entre si.
  • O mesmo procedimento é adotado para as outras questões. 
  • Ao final da dinâmica, o professor poderá abrir espaço para comentários de outros alunos que não forem selecionados para leitura de respostas ou avaliação das mesmas.  

 

c. Os alunos devem retomar as respostas elaboradas e reescrevê-las, quando necessário.

 

II- Propaganda, censura e repressão no governo ditatorial de Salazar

 

Atividade 1

A propaganda política no Estado Novo

 

O Estado Novo foi um período da história de Portugal que vigorou entre 1933 e 1974. É também chamado de período do salazarismo porque, em quase todo esse tempo (de 1933 a 1968), Antônio de Oliveira Salazar ocupou a chefia do governo.

Nesta atividade, a proposta é que os alunos façam a leitura e a interpretação de um texto que aborde as principais características do Estado Novo para que, em seguida, possam realizar um trabalho com imagens produzidas no período, visando a propaganda política do regime.

 

Orientações:

 

Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar o texto indicado abaixo:

 

Estado Novo em Portugal: Regime salazarista foi marcado pelo autoritarismo

Por Vitor Amorim de Angelo

(...)

Em geral, o Estado Novo caracterizou-se como um período autoritário, nacionalista, tradicionalista e corporativista. Em razão disso, é comum encontrarmos autores que associam o fascismo italiano ao salazarismo. De outro lado, o Estado Novo assumiu determinadas posições que lembram bastante o governo Getúlio Vargas, no Brasil, e de Juan Perón, na Argentina. Tal como nos regimes sul-americanos, o Estado Novo português preocupou-se em moldar ideologicamente a sociedade da época em diversos planos: social, econômico, jurídico e cultural.

Um dos traços fundamentais do Estado Novo foi o corporativismo. Isso quer dizer que o regime assumiu uma postura antiparlamentar, enfraquecendo a Assembleia Nacional, e antipartidária, suprimindo todas as legendas e oficializando apenas a União Nacional, que apoiava o governo.

A Constituição de 1933 regulamentou o papel do Estado como intermediador entre trabalhadores e patrões, o que significou o esvaziamento dos sindicatos profissionais como órgãos de representação. Era uma forma clara de tentar conter os conflitos de classe.

E nesse ponto reside justamente outro aspecto essencial do Estado Novo: seu componente autoritário. Visto que a oposição interna continuava a existir, dada a complexidade e os problemas da sociedade portuguesa, o regime estado-novista ocupou-se da organização de uma verdadeira estrutura visando o controle político-social. Polícia política, prisões, censura, campos de deportação de adversários do regime - tudo isso fez parte daquele período.

 

O texto completo está disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/estado-novo-em-portugal-regime-salazarista-foi-marcado-pelo-autoritarismo.htm

1. Os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do texto, o qual pode ser reproduzido para o editor do computador, para que os alunos possam grifar as ideias centrais.

2. Na discussão coletiva, chame a atenção dos alunos para os aspectos citados no texto, os quais caracterizam o regime ditatorial de Salazar.

3. Após a discussão, os alunos devem anotar, no caderno, as principais características do Estado Novo apontadas no texto.   

 

Depois do trabalho com o texto, os alunos devem ser divididos em duplas para que possam observar e interpretar imagens produzidas durante o Estado Novo.

 

Orientações para a atividade :

a. Os alunos devem acessar o link http://www.oliveirasalazar.org/galeria.asp. Nele eles encontrarão uma galeria com imagens relativas a diversos temas relacionados ao governo de Salazar em Portugal. Antes do desenvolvimento da atividade específica, oriente-os a clicarem em algumas delas, para que possam tomar contato com imagens produzidas na época do Estado Novo.

b. Depois do primeiro contato, os alunos devem clicar no tema “Propaganda Política do Estado Novo”. Ao clicarem no tema indicado, eles terão acesso a várias imagens produzidas na época, com o objetivo de exaltar a figura de Salazar e de fazer a propaganda política do regime.

c. Cada dupla deverá escolher duas imagens e elaborar uma legenda para cada uma, com uma interpretação crítica. Ou seja, não basta descrever a imagem, mas situá-la em seu contexto histórico e produzir uma interpretação crítica da mesma.

d. Para a interpretação crítica, os alunos deverão utilizar as fontes já estudadas anteriormente ou buscar novas fontes de estudo, quando necessário. Como exemplo, confira as imagens abaixo, extraídas do site indicado, e a interpretação produzida para cada uma delas:

 


O cartaz convoca os eleitores portugueses a votarem nos candidatos da União Nacional para que Portugal "navegue sempre na bonança"; ou seja, de acordo com a propaganda do Estado Novo, apenas os políticos alinhados ao regime e participantes da União Nacional poderiam representar os interesses da nação. Na prática, o regime salazarista assumiu uma posição antipartidária, impedindo que qualquer partido de oposição pudesse participar do governo, criando e oficializando apenas a União Nacional, que apoiava o regime salazarista.   

O cartaz faz referência à constituição aprovada em Portugal, em 1933. Para convencer o eleitor de que o Estado Novo era o regime ideal para o progresso e a ordem do país, a propaganda feita através do cartaz estabeleceu uma comparação entre o governo anterior e o Estado Novo, deixando claro ao eleitor que aquele que não votasse na nova constituição estaria a favor da desordem e da indisciplina. Na prática, a constituição consolidou a instauração de um Estado forte e autoritário, sob a chefia de Salazar.



A imagem da balança que equilibra os interesses entre trabalhadores e patrões relaciona-se à propaganda política do Estado Novo, de acordo com a qual o interesse nacional deveria sobrepor-se aos interesses de classe, resultando em harmonia social. O fato é que, com a constituição de 1933, o papel do Estado como mediador entre trabalhadores e patrões foi regulamentado e os sindicatos perderam força enquanto órgãos de representação e defesa dos interesses da classe trabalhadora. Evidencia-se, desta forma, a intenção do Estado Novo em ocultar os conflitos de classe, o que era interessante para os patrões, mas extremamente prejudicial aos trabalhadores.

 

 e. Cada dupla deverá apresentar, aos demais colegas, as duas imagens escolhidas e a interpretação crítica elaborada para cada uma delas.

 

 

Atividade 2

Censura e Repressão no regime salazarista

 

No texto trabalhado na atividade 3 do módulo I, o historiador Boris Fausto afirmou: 

 

"Em um país de reduzidas dimensões, a polícia política – a famosa Polícia Internacional e de Defesa do Estado, a Pide – estava por toda parte. Dois estabelecimentos penais eram especialmente temidos: Peniche, uma fortaleza no alto de um penedo, situado na ponta mais ocidental de Portugal, e o campo de concentração do Tarrafal, na ilha de Santiago em Cabo Verde, onde morreram dezenas de prisioneiros políticos".

http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-61/questoes-historico-politicas/um-ditador-fascista

A proposta para esta atividade é que os alunos reúnam e discutam fontes que tragam informações sobre a PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado), criada no governo de Salazar.

 

Orientações:

a. Inicialmente, os alunos devem ler o texto da Infopédia sobre a PIDE, acessando: http://www.infopedia.pt/$pide-(policia-internacional-e-de-defesa-do. A partir da leitura do texto, os alunos devem responder as seguintes questões:

  • De acordo com o texto, a PIDE foi criada no governo de Salazar com qual objetivo?
  • Cite algumas ações praticadas pela PIDE, segundo o texto.
  • O papel da PIDE durante as guerras coloniais na África.
  • As mudanças ocorridas na PIDE com a substituição de Salazar por Marcelo Caetano.

 

b. Em seguida, proponha aos alunos que assistam ao vídeo A censura e o veneno (Salazar, censura e Pide), acessando o Youtube:

 

Vídeo PIDE

http://www.youtube.com/watch?v=TpNy9PzNNnY

 

c. A partir do vídeo, os alunos devem discutir:

  • Qual era o inimigo principal visado pela PIDE, segundo o vídeo?
  • Como agia a PIDE em relação àqueles que eram considerados inimigos políticos do Estado?
  • No vídeo, aparece uma frase atribuída ao regime de Salazar, onde se lê: "Quem não for ao Comício anticomunista, é pela desordem e pelo crime". Como você analisa esse posicionamento do governo de Salazar?

 

d. Reproduza para os alunos a charge abaixo:

 

Disponível em: http://turcoluis.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-dos-cravos-primavera-apos-uma.html

 

 Orientações:

a. Os alunos, divididos em trios, devem analisar atentamente a charge e, em seguida, descrever, por escrito, todos os elementos observados.

b. Proceder ao trabalho de interpretação da charge situando-a em seu contexto social e político. Oriente os alunos a levantarem hipóteses acerca da ideia central da charge, tendo como referência os textos anteriormente trabalhados. Levante questões para auxiliar no trabalho de interpretação:

  • Um homem está representado na cena com mãos amarradas e a boca coberta. Outros homens, de preto, o interpelam; atrás deles, a representação de cordões que unem a palavra PIDE a eles, como marionetes. Ao lado, um homem segura uma arma. A quem cada um desses personagens representa, levando-se em conta o que foi lido sobre o tema anteriormente?
  • A posição das mãos amarradas e da boca coberta do homem que está sendo interpelado indica, de alguma forma, como eram os métodos de ação da PIDE?
  • Os três homens de preto teriam sido representados como marionetes de quem? O quê e quem estaria por trás de suas ações?
  • Qual é a crítica do autor ao fato histórico representado na charge?

 

c. O trabalho de interpretação da charge, realizado por cada trio, deverá ser socializado na turma.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

Salazarismo. Por Fernando Rebouças. http://www.infoescola.com/portugal/salazarismo/

A ditadura salazarista em Portugal. Por Lilian Maria Martins de Aguiar. http://www.alunosonline.com.br/historia/a-ditadura-salazarista-portugal.html

Salazarismo. Por Rainer Gonçalves Sousa. http://meuartigo.brasilescola.com/historia-geral/salazarismo.htm

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; análise de vídeos; leitura e interpretação de charges; produção de esquema; debate.

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