28/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
O contexto social, político e econômico da Espanha no período anterior à Guerra Civil Espanhola.
Estratégias:
Recursos:
Para que os alunos compreendam a ascensão de Francisco Franco ao governo da Espanha a partir de 1939, é preciso retomar alguns acontecimentos relacionados à Guerra Civil Espanhola (1936/1939) e identificar as forças políticas e ideológicas em disputa na Europa, na época.
Desta forma, proponha aos alunos o trabalho com as fontes indicadas abaixo:
Atividade 1 Leitura e interpretação de texto |
Franco e a guerra civil na Espanha A Guerra Civil espanhola (1936-39) foi o acontecimento mais dramático e traumático que ocorreu antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial. Nela estiveram presentes, em aberto enfrentamento, todos os elementos ideológicos, políticos e militares que marcaram o século XX. Iniciada por meio de um golpe militar liderado pelo general Francisco Franco em 18 de julho de 1936, ela, nos meses seguintes, converteu-se numa guerra generalizada e sem quartel entre as forças da direita nacional-falangista e a coligação da esquerda espanhola, terminando por envolver as potências nazi-fascistas e o comunismo soviético, causando um violento banho de sangue que marcou para sempre a Espanha do século XX. Por Voltaire Schilling. Texto completo disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2005/11/18/002.htm |
Orientações: a. O texto está dividido nos seguintes itens:
b. Os alunos devem fazer uma leitura individual e silenciosa de cada parte do texto. A partir da leitura, poderão compreender a relação entre a ascensão de Franco na Espanha e a guerra civil espanhola, no âmbito do contexto político da Europa, no período anterior à Segunda Guerra Mundial. c. As ideias centrais de cada parte do texto devem ser anotadas no caderno, pelos alunos. |
Atividade 2 Reprodução, análise e debate de vídeo |
Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=p3_HYueBhrI
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No vídeo, Josep M. Buades comenta sobre o tema do seu livro intitulado "A Guerra Civil Espanhola - O palco que serviu de ensaio para a Segunda Guerra Mundial." As questões que ele aborda são de grande relevância para o debate do tema com os alunos. |
Orientações:
Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar o vídeo no link indicado e assisti-lo. Em seguida, a partir da explanação do autor, proponha a discussão coletiva das questões abaixo:
a. O que é uma guerra civil?
b. Segundo o autor, uma guerra civil, geralmente, fica circunscrita às fronteiras de um Estado. No entanto, no caso da Guerra Civil Espanhola isso não aconteceu. Por quê?
c. Para Josep M. Buades, a Guerra Civil Espanhola está entre as cinco maiores guerras civis da história da humanidade. Para justificar essa ideia, ele apresenta três razões. Quais são elas? Como o autor as fundamenta?
d. Para o autor, o papel dos intelectuais na guerra civil espanhola confere ao conflito um caráter bastante particular em relação a outros confrontos já ocorridos na história. Explique.
e. Leia com atenção a afirmativa feita por Josep M. Buades no vídeo:
"Tudo isso faz com que a guerra civil espanhola seja muito mais do que um confronto civil entre espanhóis, é uma guerra ideológica, é uma guerra religiosa, é uma revolução social e uma experimentação de novas técnicas bélicas que depois serão praticadas na Segunda Guerra Mundial, e tudo isso em paralelo, em um momento da tensão na Europa em que Hitler e Mussolini cada vez mais exigem levar à prática os seus ideais expansionistas. Por esse motivo, eu acho que a Guerra Civil Espanhola se tornou uma peça, um elemento da história universal." |
Com base na explanação do autor no vídeo e na leitura e interpretação do texto da atividade 1, discuta os pontos apresentados pelo autor, relativos às características específicas da Guerra Civil Espanhola.
f. Após a discussão coletiva, as questões devem ser respondidas por escrito, pelos alunos.
Atividade 3 Leitura e interpretação de cartazes produzidos durante a Guerra Civil Espanhola |
A proposta para esta atividade é que os alunos trabalhem com cartazes produzidos durante a Guerra Civil Espanhola, buscando compreender alguns aspectos políticos e ideológicos que perpassavam as ações e confrontos de forças.
"A Guerra Civil foi retratada de muitas formas, entre elas, os cartazes, que tinham uma finalidade clara: transmitir o espírito de luta através de palavras de ordem e figuras incisivas. Todos os grupos que lutavam em um bloco ou outro tinham seus departamentos de propaganda, que transmitiam as mais diversas mensagens. Os cartazes tiveram um efeito muito importante junto à população. Anônimos em sua maioria, famosos em alguns casos. (...) Os cartazes são registro e testemunho de pequenos detalhes e grandes fatos do que foi o processo da Revolução e Guerra Civil Espanhola." |
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem acessar a página do Arquivo Público do RS, no endereço http://arquivopublicors.wordpress.com/2013/07/17/exposicao-virtual-revolucao-e-guerra-civil-espanhola-em-cartaz/. No endereço web, eles encontrarão 110 cartazes, com autor e legendas que contextualizam cada um deles.
b. Inicialmente, oriente os alunos a observarem cada um dos cartazes, refletindo sobre:
c. Os alunos devem procurar identificar os principais alvos dos cartazes, tanto aqueles que são conclamados à luta, quanto os que são atacados, colocados como inimigos a serem vencidos.
d. Os alunos devem se dividir em duplas e cada dupla deve escolher dois cartazes para fazer uma análise crítica. Veja os exemplos abaixo de como fazer uma legenda crítica para os cartazes selecionados:
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Cartaz 1
Este cartaz, de 1936, conclama os trabalhadores do campo à luta pela terra, evidenciando que o conflito na Espanha configurou-se não apenas como guerra civil, mas também como tentativa de revolução social por parte de grupos de esquerda como o P.O.U.M. (Partido Operário de Unificação Marxista). Autor: SIWE |
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Cartaz 2
O cartaz, de 1937, deixa claro quem são os maiores inimigos das coligações de esquerda na guerra civil espanhola: os fascistas e nazistas. A suástica, símbolo do nazismo, aparece na figura do dragão que é “varrido” por um combatente do 5º Regimento, organismo de luta que reunia muitos dos que lutavam contra as forças de direita.
Autor: Marcelli Porta |
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Cartaz 3
A bota, com o símbolo do fascismo italiano (o machado cercado por hastes de madeira), representa a invasão das tropas de Mussolini na Espanha. O autor conclama todos aqueles que são contrários ao fascismo, incluindo os soldados italianos antifascistas, a lutarem contra o inimigo e contra a invasão italiana.
Autor: ESPERTE |
As imagens 1, 2 e 3 estão disponíveis em:
e. Na página, os alunos poderão observar os cartazes em melhor resolução.
f. Após o trabalho de seleção dos cartazes e elaboração de legendas críticas para os mesmos, as duplas devem apresentar as suas conclusões aos demais colegas. Os conteúdos anteriormente trabalhados devem subsidiar a produção escrita.
Atividade 4 Os intelectuais e a Guerra Civil Espanhola |
Josep M. Buades, no vídeo trabalhado na atividade 2, afirmou que houve poucos confrontos na história da humanidade em que participassem tantos intelectuais (escritores, poetas, cientistas etc.), como na Guerra Civil Espanhola. E essa participação se deu de duas formas: alguns lutaram efetivamente na guerra, empunhando armas, e outros usaram a palavra e o discurso para defender a causa, contra as forças franquistas.
Desta forma, a proposta para esta atividade é que os alunos leiam e discutam textos relativos a essa participação dos intelectuais no movimento e, em seguida, que analisem poesias escritas em referência ao movimento.
Orientações:
a. Proponha aos alunos a leitura dos textos abaixo indicados:
1. Guerra Civil Espanhola atraiu artistas e intelectuais de todo o mundo. http://www.dw.de/guerra-civil-espanhola-atraiu-artistas-e-intelectuais-de-todo-o-mundo/a-4138474
2. A Espanha de Franco, não! http://www.revistadehistoria.com.br/secao/leituras/a-espanha-de-franco-nao
3. Intelectuais no campo de batalha. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/espanha_193639_a_primeira_guerra_midiatica
DEBATE |
Promova um debate entre os alunos para que possam socializar as reflexões e discutir possíveis dúvidas sobre os textos lidos. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, controlando o tempo das falas, intervindo se houver eventuais problemas, anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica, entre outros.
Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresentará as questões que anotou durante o debate, as quais ainda necessitam de esclarecimentos, colocando as suas próprias considerações sobre o tema. |
b. Após o debate, oriente os alunos a registrarem, por escrito, as ideias centrais dos textos, levando em conta as questões abaixo:
c. Reproduza para os alunos os textos poéticos abaixo:
No vosso e em meu coração | Notícias de Espanha | A Federico Garcia Lorca |
Manuel Bandeira
Espanha no coração
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Carlos Drummond de Andrade
Aos navios que regressam peço notícias de Espanha. Às caixas de ferro e vidro, peço notícias de Espanha. Às gaivotas que deixaram peço notícias de Espanha. Ninguém as dá. O silêncio de pedra esmagando ramos, Não há notícias de Espanha. Ah, se eu tivesse navio! cansado de vã pergunta, o muro que envolve Espanha. |
Carlos Drummond de Andrade
Sobre teu corpo, que há dez anos
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d. Incentive os alunos a fazerem a leitura dos poemas em voz alta, alternando aqueles que falam e aqueles que escutam, ou propondo a leitura coletiva.
e. Os alunos devem fazer a análise das letras dos poemas de Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, tendo como referência os estudos realizados nas atividades anteriores.
f. Os alunos devem responder as questões propostas em duplas. Em seguida, promova a socialização das respostas entre todos eles.
Monumento do Valle de los Caídos (erguido entre 1940-1959) |
A cripta do Vale dos Caídos talvez seja o símbolo definitivo do regime de Franco, uma enorme composição em pedra talhada e esculpida, posta em pé ao longo de vinte anos por 20 mil prisioneiros políticos e por operários profissionais, erguida para celebrar a vitória dele sobre as “forças do ateísmo moderno” ao tempo que serve como um monumento ao tradicionalismo da Espanha. Nele, embaixo de uma cruz de dimensões colossais e de toneladas de granito, estão as tumbas do general Francisco Franco e de José Antonio Primo de Rivera, o fundador da Falange, circundadas por 40 mil corpos de soldados sepultados. Como vencedor da Cruzada, o ditador quis com esta obra construída na serra de Guadarrama, quase que ao lado do El Escorial, igualar-se aos grandes da Espanha de outrora, aos reis católicos Fernando e Isabel, a Carlos V e a Filipe II. |
Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2005/11/18/000.htm
Atividade 1 Seminário |
A proposta para esta atividade é que os alunos apresentem um Seminário sobre o tema “A Espanha sob a ditadura de Franco: 1939-1975".
Orientações para a atividade:
Divida os alunos em 5 (cinco) grupos e atribua a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de, no mínimo, um texto relativo ao tema em discussão.
Cada grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que o aluno compreenda as ideias estudadas e as apresente numa fala espontânea.
Na preparação do Seminário, portanto, antes da apresentação, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor.
Textos referenciais para o seminário:
A proposta é que os alunos trabalhem com os textos produzidos por alunos da graduação e pós-graduação em História da PUCRS, como resultado de suas pesquisas sobre o tema, publicados para acesso online. Abaixo, os dados gerais da obra, os textos específicos selecionados para o seminário e seus respectivos autores:
Espanha: política e cultura [recurso eletrônico] / org. Janete Abrão. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. 96 p. http://www.pucrs.br/edipucrs/espanha.pdf
1. A Espanha sob o regime franquista: do isolamento à aceitação internacional (1939 – 1953). Valentina Terescova Veleda
2. O Dois de Maio, a “Guerra de Independência” e a Memória manipulada durante a Guerra Civil e o Franquismo. Janete Abrão
3. A Imprensa e a Ditadura Franquista. Sara Getino Garasa
4. Operação propaganda! O cinema espanhol: do Franquismo à Transição Democrática (1939-1978). Daniela Ribeiro Pereira
5. A Música na Espanha Franquista. Marcus Antonio Wittmann
Confira, abaixo, a apresentação de cada um dos textos indicados:
Valentina Terescova Veleda com o capítulo intitulado: “A Espanha sob o regime franquista: do isolamento à aceitação internacional (1939-1953)” analisa as relações internacionais do regime durante a II Guerra Mundial e os anos iniciais da Guerra Fria. Janete Abrão, a organizadora do volume, discorre sobre os abusos da memória oficial em seu capítulo: “O Dois de Maio, a ‘Guerra da Independência’ e a memória manipulada durante a Guerra Civil e o Franquismo”. No plano cultural, Sara Getino Garasa analisa, em “A imprensa e a Ditadura Franquista”, a trajetória histórica da imprensa espanhola durante os anos do regime, com ênfase nas duas Leis de Imprensa (de 1948 e a de 1966) decretadas durante o franquismo. Daniela Pereira Ribeiro, em “Operação propaganda! O cinema espanhol: do Franquismo à Transição Democrática (1939-1978)”, explora as dinâmicas da ditadura que afetaram diretamente a produção cinematográfica espanhola no período em análise, assim como evidencia as contradições do regime através dos órgãos governamentais que controlavam a propaganda na época. Marcus Antonio S. Wittmann, no capítulo “A Música na Espanha Franquista”, traça um perfil das canções produzidas entre 1939 e 1975, evidenciando que as mesmas serviram, tanto para a evasão da sociedade e sua adesão ao regime como forma de protesto contra a ditadura. Apresentação disponível em http://www.pucrs.br/edipucrs/espanha.pdf, p. 7-8. |
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Professor, os textos são sugestões, portanto, não deixe de estimular os alunos para que eles mesmos reúnam material sobre o tema, pois o trabalho de seleção de fontes, sob a sua orientação, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes. |
Fichamento dos textos
Todos os alunos do grupo devem fazer a leitura individual e atenta do texto selecionado para o grupo.
Cada aluno deve organizar as ideias centrais do texto em um fichamento.
Relembre as orientações para a elaboração de fichamentos no link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html?sequence=10 Acesso em: 17/11/2013 |
Com os fichamentos elaborados, os alunos devem se reunir em grupo para discutir as ideias centrais dos textos.
O grupo deve eleger um coordenador que fará a compilação das principais ideias e conceitos discutidos.
Produção e apresentação de slides
Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, os alunos poderão utilizar o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso.
Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar imagens, vídeos, músicas etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados. Incentive os alunos a usarem conhecimentos e criatividade na apresentação.
Importante: O professor determinará o tempo que cada grupo terá para a apresentação, para que possam fazer escolhas que "caibam" no tempo indicado.
Com todas as questões acima definidas, é hora de produzir os slides e "ensaiar" a apresentação. É fundamental que cada membro do grupo tenha clareza de quando, como e o quê falar na hora da apresentação!
Confira outras orientações para a apresentação de um seminário:
Para os alunos: Utilizando computadores com acesso à internet, os alunos podem conferir orientações para a organização e apresentação de um seminário, sugeridas em: http://www.youtube.com/watch?v=YXRKnbDRd4I. Acesso em:17/09/2013 Para o professor: Confira a aula "Exposição oral: seminário", publicada no Portal do Professor e disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26538. Acesso em:17/09/2013 A aula poderá auxiliar o professor nas orientações aos alunos sobre como preparar e apresentar um seminário. |
Atividade 2 Painel Temático |
Orientações:
a. A turma toda deverá organizar um painel com o tema: Guerra Civil e ditadura franquista: a Espanha no século XX”
b. Cada grupo que participou do seminário (atividade anterior) deverá se responsabilizar pela produção de uma parte do painel, com materiais relativos ao seu tema e ao tema Guerra Civil Espanhola, trabalhado no módulo 1.
c. Será necessário utilizar papel de grandes dimensões ou outro material que possa ser fixado na parede da sala. Sobre ele serão expostos: pequenos textos, imagens, desenhos etc. Ou seja, a ideia é que cada grupo defina como irá organizar, no painel, o seu subtema, de forma didática, clara e criativa!
d. Atenção, é preciso ter objetividade na organização do painel: textos devem ser curtos (palavras, expressões, frases), imagens sempre com legendas e outros materiais distribuídos adequadamente, de forma a chamar a atenção dos leitores sem incorrer em inflação visual!
e. O painel deverá ser exposto em lugar apropriado na escola, para que a comunidade escolar possa ter acesso ao trabalho desenvolvido pelos alunos.
Para esta atividade é importante contar com a colaboração do professor de Artes, o qual poderá orientar os alunos na produção do painel.
Para alunos e professores:
A guerra civil na Espanha. 1936 -1939. Por Voltaire Schilling. http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_civil_espanha.htm
Franquismo. Por Antônio Gasparetto Jr. http://www.infoescola.com/historia/franquismo/
Franquismo. Por Marcia Cristina Tordin. http://www.coladaweb.com/historia/franquismo
Guerra Civil Espanhola. http://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/historia/geral_guerra_civil_espanhola_guernica
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas e imagéticas; leitura e interpretação de vídeo; organização e apresentação de seminário; produção de slides; produção e apresentação de painel temático.
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