25/11/2013
Graziela Maria Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
- Desenvolver a capacidade de ouvir o outro;
- Manusear e conhecer diferentes materiais e texturas;
- Aprimorar a motricidade fina;
- Exercitar a imaginação e a criatividade;
- Ampliar a inserção e a interação sociais;
- Experimentar diferentes técnicas de pintura;
- Conhecer alguns artistas e suas produções.
Não há necessidade de trabalhar conhecimentos prévios.
A aula elaborada abaixo foi pensada para crianças de 3 a 6 anos de idade, com o objetivo de socializar produções artísticas e dar esse espaço para que, através da arte, as crianças explicitem seus sentimentos. Além disso, conhecer as mais variadas produções existentes deve encorajar as crianças e mostrar que cada uma tem uma visão diferente sobre arte, que não deve ser estereotipada como algo perfeito, que só pode ser feito por adultos ou famosos.
Primeiro momento: Contação de história diferente
Materiais necessários: livro "Eu sou um artista".
Duração: 20 minutos.
Sentar com as crianças para fazer a contação de história do livro Eu sou um artista. Organizar uma roda em algum lugar tranquilo da instituição e esticar um tapete debaixo de árvores, em uma sombra, criando um ambiente agradável e convidativo para envolvê-los na aventura que o livro apresenta. A professora deve organizar o espaço a fim de que todas as crianças possam visualizar as imagens e acompanhar a história. A literatura escolhida poderá conscientizar as crianças a respeito da arte e de que forma ela se manifesta: esculturas, pinturas, recortes? Após a contação da história, a professora deve ouvir os comentários das crianças sobre o que acharam do livro, se fizeram algo parecido com o artista do livro e se o grupo tem vontade de produzir, independente de qual for o modo de expressão.
"Eu sou um artista" escrito por Marta Altés
Editora Ciranda Cultural
Fonte: http://www.grupocirandacultural.com.br/catalogo/detalha.php?Prj_id=1119
Segundo momento: Conhecendo alguns artistas e suas produções
Materiais necessários: livros, imagens ou saída de estudos.
Duração: Em torno de 60 minutos para a visita ao museu ou exposição. Para a pesquisa de obras na internet, aproximadamente, 20 minutos.
Para este momento a proposta é fazer uma visita a um museu ou uma exposição próximos da instituição. Neste espaço a professora deve orientar as crianças a levantar hipóteses a respeito das obras, seja a partir do nome ou das técnicas adotadas pelo artista. A professora deverá levar em conta a idade das crianças, mas elas poderão julgar se acharam feio ou bonito, opinar sobre as obras e outras impressões que tiverem. Caso essa visita não seja possível, a professora poderá mostrar algumas obras em livros ou através de uma pesquisa na internet, com exemplos de vários tipos (pinturas, esculturas, fotografias, filmes, poesias entre outros). No link abaixo é possível visualizar algumas obras famosas, que são acompanhadas pelos nomes dos artistas:
http://www.youtube.com/watch?v=nQ8FZRanT-I
Terceiro momento: "Nós somos artistas!"
Materiais necessários: papel, tinta, esponja, pincel, rolha, lã, argila, palitos de churrasco ou picolé.
Duração: 20 minutos.
Neste momento as crianças experimentarão diversos materiais e produzirão suas próprias obras, respeitando a forma como cada uma expressa suas ideias e sentimentos. A professora organizará várias mesas com diferentes materiais que possibilitarão a ampliação de conhecimentos acerca de técnicas e texturas. Papel, tinta e esponja podem servir para analisar de que forma as cores podem fixar no papel, formando desenhos diferenciados. A argila pode ser ideal para esculturas ou pode ser a base para desenhos feitos com palitos, imitando um pincel no papel. As rolhas e a lã podem ser utilizadas para misturar cores primárias e formar as secundárias, carimbando no papel as inúmeras possibilidades encontradas. As crianças devem ser orientadas para que respeitem as produções dos colegas e façam de acordo com seus gostos, podendo assim descobrir outras técnicas além das conhecidas.
Arquivo institucional NDI/CED/UFSC/2013
Fotografia: Saskya Bodenmuller
Site sobre artes e cultura que apresenta produções de diversos artistas e em vários formatos (fotografia, esculturas, telas, etc):
O professor deverá avaliar se as crianças se envolveram na atividade e conseguiram estabelecer relações de apoio e solidariedade com o grupo. Perceber ainda se o grupo teve a oportunidade de desenvolver a criatividade e a imaginação durante as produções e demonstrou interesse em conhecer as obras e técnicas utilizadas por alguns artistas.
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