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A Língua Portuguesa enquanto patrimônio cultural

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      O que significa entender a Língua Portuguesa enquanto patrimônio cultural;

·      A importância da literatura para a constituição da Língua Portuguesa enquanto patrimônio;

·      Pontos de aproximação e distanciamento da Língua Portuguesa entre o Português Brasileiro e o Português de Portugal.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·      O que é a Língua Portuguesa;

·      A influência das línguas indígenas e africanas no Português do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • discussão oral com toda a classe;
  • exibição/discussão de trechos de um documentário;
  • leitura de texto acadêmico;
  • resolução de questionário em duplas;
  • produção textual individual.

Recursos:

  • computador/datashow/caixas de som;
  • handout com textos e questionários;
  • folha avulsa para produção textual.

 

Módulo 1

Atividade 1

O professor discutirá com os alunos sobre o que significa entender a Língua Portuguesa como um patrimônio cultural. Para incitar a discussão, o professor exibirá primeiramente o trecho inicial (do início até o minuto 11’54”) do documentário Língua: vidas em português, disponível no youtube.

 

nov

                  Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sTVgNi8FFFM>. Acesso em 24 nov. 2013.

 

Em seguida, um outro trecho do mesmo documentário, em que José Saramago fala sobre a importância do processo de constituição do sujeito a partir da Língua Portuguesa.

 

img 2

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oe9sxV_DVGg>. Acesso em 24 nov. 2013.

 

Atividade 2

Após a exibição dos trechos do documentário, o professor deverá promover uma discussão, de forma que os alunos expressem sua opinião sobre em que medida a Língua é necessária para a sua constituição enquanto pessoa/cidadão, e sobre qual a importância da Língua Portuguesa enquanto língua materna no Brasil e nos outros países lusófonos.

 

Para incitar a discussão o professor poderá questionar os alunos sobre:

 

·      Como a Língua Portuguesa assume diferentes características nos diversos países em que é falada?

·      A Língua Portuguesa tem a mesma importância nos diferentes países onde é falada?

·      Qual a influência da cultura local na construção da Língua no decorrer do tempo?

·      Para além de um instrumento de comunicação, o que significa encarar a Língua enquanto um patrimônio cultural?

·      De que forma a construção do patrimônio cultural está ligado com a literatura produzida em Língua Portuguesa no decorrer do tempo?

·      De que forma a Língua Portuguesa nos dá uma sensação de pertencimento a um local/cultura?

 

Módulo 2

Atividade 1

Para discutir a relação entre o Português Europeu e o Português Brasileiro, o professor dividirá a turma em duplas, para que façam a leitura do texto de Eni Orlandi, intitulado Língua Brasileira que pode ser acessado no link abaixo:

 

Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/elb/portugues/lingua_brasileira.html>. Acesso em 24 nov. 2013.

 

Após fazerem a leitura do texto, os alunos deverão responder o seguinte questionário:

1.     Que relação a autora faz entre o Português de Portugal e o Português do Brasil?

2.     Como a autora explica o processo de transformação da Língua Portuguesa por meio dos navegadores portugueses?

3.     Explique o que significa dizer que a língua passa por um processo de variação que não tem como referência Portugal, mas sim o próprio Brasil.

4.     Como as influências das línguas indígenas e africanas ajudam a composição da língua portuguesa?

5.     De que forma a Língua Brasileira ajuda a constituição de uma unidade nacional?

 

Atividade 2

Após terem respondido ao questionário, as duplas deverão se reunir com outra dupla para fazerem uma comparação das respostas.

 

Após cada dupla ter se reunido com mais uma dupla, o professor passará a uma discussão com toda a sala, abordando a formação do que Eni Orlandi chama de Língua Brasileira, e quais os processos que desencadearam essa formação, de acordo com o que é discutido no texto.

 

Módulo 3

Atividade 1

O professor deverá entregar para os alunos a definição de patrimônio cultural, tal como consta no site da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). Os alunos deverão ler, individualmente, o texto sobre patrimônio cultural, e produzir um texto argumentando a favor da tese de que nós devemos encarar a Língua Portuguesa como um Patrimônio Cultural que deve ser preservado.

 

O que é o Patrimônio Cultural

 

A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio cultural brasileiro".

Dispõe ainda que esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam:

•    as formas de expressão

•    os modos de criar, fazer, viver;

•    as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

•    as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

•    os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

 

Esses bens materiais e imateriais que formam o patrimônio cultural brasileiro são, portanto, os modos específicos de criar e fazer (as descobertas e os processos genuínos na ciência , nas artes e na tecnologia); as construções referenciais e exemplares da tradição brasileira , incluindo bens imóveis (igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos) e bens móveis (obras de arte ou artesanato); as criações imateriais como a literatura e a música; as expressões e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a pleontologia e a ciência em geral, assim como as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.

 

Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio cultural, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna"- na verdade, a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração.

Disponível em: <http://www.cultura.pe.gov.br/patrimonio.html>. Acesso em 24 nov. 2013.

Recursos Complementares

Site de onde foi retirado o texto sobre patrimônio cultural:

http://www.cultura.pe.gov.br/patrimonio.html

 

Site do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de onde se pode retirar mais informações sobre o Patrimônio Cultural.

http://www.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=20&sigla=PatrimonioCultural&retorno=paginaIphan

 

Texto de opinião sobre a Língua Portuguesa enquanto Patrimônio Cultural:

http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article57650

 

Vídeo de Edite Estrela (membra do parlamento europeu) em que ela afirma que a Língua portuguesa “é um patrimônio inigualável”

http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1974900

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:

  • à participação nas discussões,
  • ao interesse demonstrado;
  • ao desempenho do trabalho dentro dos grupos.

 

Em relação à produção textual (avaliação quantitativa), o professor deverá observar:

  • Conceito de Patrimônio Cultural;
  • Argumentação consistente com o que foi trabalhado;
  • Correção gramatical.
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Opiniões

  • Maria Antonia, C E Maria do Socorro Coelho Cabral , Maranhão - disse:
    toinhaalves@hotmail.com

    11/02/2014

    Quatro estrelas

    Legal os alunos compreenderem a origem e importância de nossa língua e seu valor como patrimônio cultural, dessa forma fica mais fácil compreende-la. Obrigada pelas ideias!


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