28/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
· O que significa entender a Língua Portuguesa enquanto patrimônio cultural;
· A importância da literatura para a constituição da Língua Portuguesa enquanto patrimônio;
· Pontos de aproximação e distanciamento da Língua Portuguesa entre o Português Brasileiro e o Português de Portugal.
· O que é a Língua Portuguesa;
· A influência das línguas indígenas e africanas no Português do Brasil.
O professor discutirá com os alunos sobre o que significa entender a Língua Portuguesa como um patrimônio cultural. Para incitar a discussão, o professor exibirá primeiramente o trecho inicial (do início até o minuto 11’54”) do documentário Língua: vidas em português, disponível no youtube.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sTVgNi8FFFM>. Acesso em 24 nov. 2013.
Em seguida, um outro trecho do mesmo documentário, em que José Saramago fala sobre a importância do processo de constituição do sujeito a partir da Língua Portuguesa.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Oe9sxV_DVGg>. Acesso em 24 nov. 2013.
Após a exibição dos trechos do documentário, o professor deverá promover uma discussão, de forma que os alunos expressem sua opinião sobre em que medida a Língua é necessária para a sua constituição enquanto pessoa/cidadão, e sobre qual a importância da Língua Portuguesa enquanto língua materna no Brasil e nos outros países lusófonos.
Para incitar a discussão o professor poderá questionar os alunos sobre:
· Como a Língua Portuguesa assume diferentes características nos diversos países em que é falada?
· A Língua Portuguesa tem a mesma importância nos diferentes países onde é falada?
· Qual a influência da cultura local na construção da Língua no decorrer do tempo?
· Para além de um instrumento de comunicação, o que significa encarar a Língua enquanto um patrimônio cultural?
· De que forma a construção do patrimônio cultural está ligado com a literatura produzida em Língua Portuguesa no decorrer do tempo?
· De que forma a Língua Portuguesa nos dá uma sensação de pertencimento a um local/cultura?
Para discutir a relação entre o Português Europeu e o Português Brasileiro, o professor dividirá a turma em duplas, para que façam a leitura do texto de Eni Orlandi, intitulado Língua Brasileira que pode ser acessado no link abaixo:
Disponível em: <http://www.labeurb.unicamp.br/elb/portugues/lingua_brasileira.html>. Acesso em 24 nov. 2013.
Após fazerem a leitura do texto, os alunos deverão responder o seguinte questionário:
1. Que relação a autora faz entre o Português de Portugal e o Português do Brasil?
2. Como a autora explica o processo de transformação da Língua Portuguesa por meio dos navegadores portugueses?
3. Explique o que significa dizer que a língua passa por um processo de variação que não tem como referência Portugal, mas sim o próprio Brasil.
4. Como as influências das línguas indígenas e africanas ajudam a composição da língua portuguesa?
5. De que forma a Língua Brasileira ajuda a constituição de uma unidade nacional?
Após terem respondido ao questionário, as duplas deverão se reunir com outra dupla para fazerem uma comparação das respostas.
Após cada dupla ter se reunido com mais uma dupla, o professor passará a uma discussão com toda a sala, abordando a formação do que Eni Orlandi chama de Língua Brasileira, e quais os processos que desencadearam essa formação, de acordo com o que é discutido no texto.
O professor deverá entregar para os alunos a definição de patrimônio cultural, tal como consta no site da FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco). Os alunos deverão ler, individualmente, o texto sobre patrimônio cultural, e produzir um texto argumentando a favor da tese de que nós devemos encarar a Língua Portuguesa como um Patrimônio Cultural que deve ser preservado.
O que é o Patrimônio Cultural
A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio cultural brasileiro". Dispõe ainda que esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam: • as formas de expressão • os modos de criar, fazer, viver; • as criações científicas, artísticas e tecnológicas; • as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; • os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Esses bens materiais e imateriais que formam o patrimônio cultural brasileiro são, portanto, os modos específicos de criar e fazer (as descobertas e os processos genuínos na ciência , nas artes e na tecnologia); as construções referenciais e exemplares da tradição brasileira , incluindo bens imóveis (igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos) e bens móveis (obras de arte ou artesanato); as criações imateriais como a literatura e a música; as expressões e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a pleontologia e a ciência em geral, assim como as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.
Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio cultural, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna"- na verdade, a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração. |
Disponível em: <http://www.cultura.pe.gov.br/patrimonio.html>. Acesso em 24 nov. 2013.
Site de onde foi retirado o texto sobre patrimônio cultural:
http://www.cultura.pe.gov.br/patrimonio.html
Site do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), de onde se pode retirar mais informações sobre o Patrimônio Cultural.
Texto de opinião sobre a Língua Portuguesa enquanto Patrimônio Cultural:
http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article57650
Vídeo de Edite Estrela (membra do parlamento europeu) em que ela afirma que a Língua portuguesa “é um patrimônio inigualável”
http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=1974900
Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:
Em relação à produção textual (avaliação quantitativa), o professor deverá observar:
Quatro estrelas 1 classificações
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11/02/2014
Quatro estrelasLegal os alunos compreenderem a origem e importância de nossa língua e seu valor como patrimônio cultural, dessa forma fica mais fácil compreende-la. Obrigada pelas ideias!