28/11/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Professor, é recorrente nos trabalhos escolares que os alunos valham-se do recurso de recortar e colar de páginas da internet trechos de artigos, trechos de trabalhos, ou mesmo trabalhos completos. Estas aulas visam conscientizar os alunos sobre as implicações legais de se cometer o crime de plágio, bem como ensinar aos alunos como eles podem se valer de ideias de outros autores na produção de textos.
O professor começará levantando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é plágio. Uma alternativa para desencadear essa discussão é escrever no quadro-negro a palavra plágio e, em seguida, perguntar para os alunos o que eles entendem por plágio, anotando no quadro os sinônimos e outras ideias que os alunos forem falando que estejam relacionadas ao plágio.
Após essa primeira discussão com a sala toda sobre o que é o plágio, o professor exibirá para os alunos um pequeno vídeo, do programa Grande Debate, no qual os participantes estão justamente debatendo sobre o plágio em trabalhos acadêmicos.
Obs: Professor, para direcionar o foco dos alunos durante a exibição do vídeo, é interessante que seja entregue o questionário, apresentado, a seguir, para que os alunos o respondam antes da exibição do vídeo.
Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=x8UrA1fX754>. Acesso em 23 nov. 2013.
Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão responder, em duplas, ao seguinte questionário: (duração: 10 - 15 minutos)
Após os alunos terem discutido e registrado suas respostas às questões do questionário, o professor abrirá novamente uma discussão para que as diferentes duplas socializem suas respostas, visando chegar a um consenso sobre o que foi debatido sobre o plágio no vídeo.
Após essa discussão, o professor poderá comparar o que os alunos pensavam sobre o plágio antes e depois de assistirem ao vídeo e discutirem-no.
Disponível em: <http://migre.me/gKDrz>. Acesso em 23 nov. 2013.
Para aprofundar um pouco mais sobre quais os tipos de plágio e sobre como evitar o plágio na produção de textos acadêmicos, o professor distribuirá para os alunos, agrupados em pequenos grupos (3 a 4 integrantes), o material abaixo relacionado, em forma de handout. Cada aluno receberá um exemplar e, ao final da leitura, os alunos deverão discutir oralmente sobre:
O material a ser estudado é uma cartilha sobre plágio acadêmico, produzido pela Universidade Federal Fluminense, com exemplos de o que é considerado plágio e a forma correta de colocar ideias de outros autores em um texto acadêmico. Além disso, traz algumas informações sobre as licenças creative commons.
Disponível em: <http://www.proppi.uff.br/portalagir/sites/default/files/cartilha_autoria_-_digital.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013.
Após lerem essa cartilha sobre plágio e discutirem o assunto nos grupos, o professor trabalhará com os alunos, ainda em pequenos grupos, o material da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que também traz o que é ou não considerado plágio, com exemplos.
Disponível em: <http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/arquivos/PLAGIO_EsclarecimentoSobre.pdf>. Acesso em 23 nov. 2013.
O professor deverá imprimir uma cópia do material para cada grupo (formado por 3 ou 4 integrantes) e, ainda, recortar o material impresso, separando os conceitos dos exemplos, para que os alunos possam fazer a correspondência entre as diferentes partes do material.
Para ajudar os alunos nessa tarefa de perceber de que forma ocorreu (ou não) o plágio, o professor entregará também o texto “original”, que é o texto que vem como Exemplo 1.
Atividade 3
Para finalizar, o professor corrigirá a correspondência entre os conceitos e os exemplos de plágio, reforçando com os alunos quais exemplos são plágio integral, plágio parcial e plágio conceitual, além disso, o professor deverá reforçar com os alunos os exemplos de citação que não são considerados plágio.
Material da PUC-Rio sobre plágio e direito do autor no universo acadêmico. Pode substituir ou complementar o texto a ser lido para aprofundamento sobre plágio na Atividade 1 do Módulo 2.
Disponível em: <http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/plagio.html>. Acesso em: 23 nov. 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação nas discussões com a sala toda e também nas atividades feitas em duplas ou em pequenos grupos.
Além disso, o professor poderá avaliar esses conceitos, solicitando aos alunos um trabalho para casa sobre algum assunto que esteja sendo discutido durante as aulas de Língua Portuguesa.
Quatro estrelas 1 classificações
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09/01/2014
Quatro estrelasGostei da aula e da temática. Considero pertinente esta discussão com nossos alunos, pois hoje está muito comum o Plágio e as pessoas acham normal.