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Plágios nos trabalhos acadêmicos na era do CTRL+C / CTRL+V

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que é o plágio em trabalhos acadêmicos e por que se deve evitá-lo;
  • quais os tipos de plágio;
  • qual a forma correta de se utilizar as ideias de outros autores em trabalhos escolares/acadêmicos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • noções de autoria de trabalhos e de fontes de pesquisa;
  • procedimentos de escrita de trabalhos escolares/acadêmicos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura em dupla de textos impressos;
  • discussão oral sobre vídeo;
  • questionários respondidos em duplas e pequenos grupos;
  • associação entre conceitos e exemplos (em grupo).

 

Recursos:

  • computador/data show;
  • quadro negro e giz;
  • vídeo de debate sobre o plágio;
  • cartilha sobre o plágio acadêmico preparado pela UFF;
  • handout recortado com exemplos de plágios e de citações corretas.

 

Professor, é recorrente nos trabalhos escolares que os alunos valham-se do recurso de recortar e colar de páginas da internet trechos de artigos, trechos de trabalhos, ou mesmo trabalhos completos. Estas aulas visam conscientizar os alunos sobre as implicações legais de se cometer o crime de plágio, bem como ensinar aos alunos como eles podem se valer de ideias de outros autores na produção de textos.

 

Módulo 1

Atividade 1

 

O professor começará levantando os conhecimentos prévios dos alunos sobre o que é plágio. Uma alternativa para desencadear essa discussão é escrever no quadro-negro a palavra plágio e, em seguida, perguntar para os alunos o que eles entendem por plágio, anotando no quadro os sinônimos e outras ideias que os alunos forem falando que estejam relacionadas ao plágio.

 

Atividade 2

 

Após essa primeira discussão com a sala toda sobre o que é o plágio, o professor exibirá para os alunos um pequeno vídeo, do programa Grande Debate, no qual os participantes estão justamente debatendo sobre o plágio em trabalhos acadêmicos.

 

Obs: Professor, para direcionar o foco dos alunos durante a exibição do vídeo, é interessante que seja entregue o questionário, apresentado, a seguir, para que os alunos o respondam antes da exibição do vídeo.

 

aula 2

Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=x8UrA1fX754>. Acesso em 23 nov. 2013.

 

Atividade 3

 

Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão responder, em duplas, ao seguinte questionário: (duração: 10 - 15 minutos)

 

  1. O que os debatedores entendem por plágio?
  2. Quais os tipos de plágio elencado pelos debatedores?
  3. Os debatedores chegam a um consenso sobre a quantidade de informação copiada que caracterizaria o plágio?
  4. De acordo com o que foi apresentado, é permitida, no Brasil, a venda da autoria de uma produção intelectual? Por quê?
  5. Quais as formas elencadas pelos debatedores podem ser utilizadas para se identificar um plágio?
  6. Segundo os debatedores por que não se podem comprar trabalhos acadêmicos no Brasil?
  7. Como funcionam os softwares que detectam plágios nos textos acadêmicos, e quais as vantagens e desvantagens elencadas pelos debatedores sobre esses softwares?

 

Atividade 4

 

Após os alunos terem discutido e registrado suas respostas às questões do questionário, o professor abrirá novamente uma discussão para que as diferentes duplas socializem suas respostas, visando chegar a um consenso sobre o que foi debatido sobre o plágio no vídeo.

 

Após essa discussão, o professor poderá comparar o que os alunos pensavam sobre o plágio antes e depois de assistirem ao vídeo e discutirem-no.

 

Módulo 2

 

Atividade 1

 

img 3

Disponível em: <http://migre.me/gKDrz>. Acesso em 23 nov. 2013.

 

Para aprofundar um pouco mais sobre quais os tipos de plágio e sobre como evitar o plágio na produção de textos acadêmicos, o professor distribuirá para os alunos, agrupados em pequenos grupos (3 a 4 integrantes), o material abaixo relacionado, em forma de handout. Cada aluno receberá um exemplar e, ao final da leitura, os alunos deverão discutir oralmente sobre:

  • qual a diferença entre plágio integral, parcial e conceitual;
  • qual a forma correta de colocar as ideias em um texto acadêmico;
  • os diferentes tipos de licença creative commons.

 

O material a ser estudado é uma cartilha sobre plágio acadêmico, produzido pela Universidade Federal Fluminense, com exemplos de o que é considerado plágio e a forma correta de colocar ideias de outros autores em um texto acadêmico. Além disso, traz algumas informações sobre as licenças creative commons.

 

Disponível em: <http://www.proppi.uff.br/portalagir/sites/default/files/cartilha_autoria_-_digital.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Atividade 2

 

Após lerem essa cartilha sobre plágio e discutirem o assunto nos grupos, o professor trabalhará com os alunos, ainda em pequenos grupos, o material da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que também traz o que é ou não considerado plágio, com exemplos.

 

Disponível em: <http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/arquivos/PLAGIO_EsclarecimentoSobre.pdf>. Acesso em 23 nov. 2013.

 

O professor deverá imprimir uma cópia do material para cada grupo (formado por 3 ou 4 integrantes) e, ainda, recortar o material impresso, separando os conceitos dos exemplos, para que os alunos possam fazer a correspondência entre as diferentes partes do material.

 

Para ajudar os alunos nessa tarefa de perceber de que forma ocorreu (ou não) o plágio, o professor entregará também o texto “original”, que é o texto que vem como Exemplo 1.

 

Atividade 3

 

Para finalizar, o professor corrigirá a correspondência entre os conceitos e os exemplos de plágio, reforçando com os alunos quais exemplos são plágio integral, plágio parcial e plágio conceitual, além disso, o professor deverá reforçar com os alunos os exemplos de citação que não são considerados plágio.

Recursos Complementares

Material da PUC-Rio sobre plágio e direito do autor no universo acadêmico. Pode substituir ou complementar o texto a ser lido para aprofundamento sobre plágio na Atividade 1 do Módulo 2.

 

Disponível em: <http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/plagio.html>. Acesso em: 23 nov. 2013.

 

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação nas discussões com a sala toda e também nas atividades feitas em duplas ou em pequenos grupos.

 

Além disso, o professor poderá avaliar esses conceitos, solicitando aos alunos um trabalho para casa sobre algum assunto que esteja sendo discutido durante as aulas de Língua Portuguesa.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Mônica Rocha, Seduc , Tocantins - disse:
    monichatoc2009@gmail.com

    09/01/2014

    Quatro estrelas

    Gostei da aula e da temática. Considero pertinente esta discussão com nossos alunos, pois hoje está muito comum o Plágio e as pessoas acham normal.


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