24/08/2009
Cláudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno aprenderá as etapas da decomposição química dos alimentos e em quais órgãos elas ocorrem.
Não há necessidade de requisitos prévios.
I. Orientações:
1.Se possível, o professor, na aula que antecede a esta, deverá entregar uma folha separada com as figuras e solicitar aos alunos que as tragam recortadas e coloridas de casa. Estas são sugestões.
Caso contrário peça aos alunos para fazê-las em casa e trazê-las já recortadas e coloridas conforme orientação do professor. Solicite também que tragam cola e régua
2. A medida que o professor explica no quadro cada etapa, deverá dar tempo para que o aluno cole as figuras nos lugares indicados.
3. Inicie pela decomposição do amido e só passe para a decomposição da proteína quando estiver concluído o processo de decomposição do amido. Após concluir a decomposição da proteína, passe para o processo de decomposição da gordura.
4.Sempre que necessário o professor deverá retornar ao texto para aprofundamento da
explicação.
II. DECOMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS
BOCA: digestão mecânica (mastigação e deglutição) e química (insalivação)
A amilase salivar decompõe o amido (pão) em maltose:
ESTÔMAGO: digestão química (quimificação)
A pepsina presente no suco gástrico decompõe a proteína (mussarela, presunto) em peptonas:
INTESTINO DELGADO: digestão química (quilificação)
O suco entérico (produzido pelo intestino) e o suco pancreático (produzido pelo pâncreas) decompõem a maltose em glicose:
O suco entérico (produzido pelo intestino) e o suco pancreático (produzido pelo pâncreas) decompõem as peptonas em aminoácidos:
A bile produzida pelo fígado prepara a gordura (maionese, presunto) para ser mais facilmente decomposta pelo suco entérico (produzido pelo intestino) e pelo suco pancreático (produzido pelo pâncreas). Deste modo a gordura é decomposta em ácidos graxos e glicerol:
1. O professor propõe aos alunos que releiam o texto A DURA JORNADA DE UM SANDUÍCHE e relacionem os órgãos que compõem o sistema digestório. Utilizando setas, indiquem o trajeto do alimento ao longo do tubo digestório (da boca ao ânus).
2.Os alunos deverão estudar o esquema da decomposição dos nutrientes, e consultando o texto elaborarem um resumo contendo: órgãos do sistema digestório responsáveis pela digestão dos alimentos, substâncias que atuam e que auxiliam na decomposição dos alimentos, etapas da decomposição dos alimentos até se tornarem substâncias aproveitáveis pelas células.
Compete ao professor verificar onde situam as dúvidas e erros e pedir aos alunos, após os devidos esclarecimentos, refazerem os exercícios.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!