Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando pontos, vértice e zeros da Função Quadrática no software GeoGebra

 

28/11/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Anielle Glória Vaz Coelho , Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Ângela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Álgebra/Geometria
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que é Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas, bem como interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas (H19), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:

- Resolver problemas geométricos, no plano cartesiano, utilizando processos algébricos, tendo como recurso metodológico a utilização do computador. 

 

- Estudar o comportamento do gráfico de algumas funções, dadas por y=f(x) com x fazendo parte do domínio D(f), no plano cartesiano, tendo como recurso metodológico a utilização do software GeoGebra. 

Duração das atividades
2 horas/aula (50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Equações do 2º grau. 
  • Plano Cartesiano. 
  • Funções: definição e representação. 
  • Noções básicas da utilização do software GeoGebra
Estratégias e recursos da aula

Professor (a), não é novidade que, em um mundo cada vez mais atraente fora da escola, é necessário utilizar diferentes recursos, no trabalho escolar, que incentivem os estudantes a se apropriarem dos significados dos conceitos científicos e a buscarem estratégias para melhor trabalhar com os conhecimentos matemáticos adquiridos.

Para o desenvolvimento das atividades propostas nessa aula utiliza-se o software GeoGebra para auxiliar a visualização do plano cartesiano e compreensão de conceitos geométricos.Além disso, deve-se dispor de um projetor multimídia conectado ao computador  com o referido software citado.

Vale lembrar que o software GeoGebra é um programa gratuito e o seu download está disponível em: <http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm> (Acesso em 14 out 2013). Também é possível utilizar este software online, ou seja, sem realizar sua instalação. Para isso, acesse o link http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.html (Acesso em 14 out 2013).

Comentário: Caso seja possível, aconselha-se que a aula seja desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.

 

O software GeoGebra - Apresentação

 

Segundo Humberto José Bortolossi (s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si. Além dos aspectos didáticos, o GeoGebra é uma excelente ferramenta para se criar ilustrações profissionais para serem usadas em outros programas, como no Microsoft Word, no Open Office, no LaTeX, entre outros. Escrito em JAVA e disponível em português, o GeoGebra é multiplataforma e, portanto, ele pode ser instalado em computadores com Windows, Linux ou Mac OS. (Disponível no site http://www.geogebra.im-uff.mat.br/)

A utilização de softwares de geometria dinâmica pode favorecer a verificação de hipóteses e conjecturas levantadas pelos alunos de maneira mais dinâmica, permitindo-lhes escolher seus próprios caminhos, interagir com outros espaços e seguir o seu próprio ritmo de aprendizagem, o que nem sempre é possibilitado na escola.

 

PRIMEIRO MOMENTO

 

Chama-se função quadrática a função f:IR→IR, definida por f(x) = ax⊃2; + bx + c (ou y = ax⊃2; + bx + c), com a, b e c reais e a diferente de zero. O seu gráfico é uma parábola.

Pela equação é possível estudar propriedades dessa parábola, assim como a partir de uma propriedade da parábola se pode identificar uma equação.

 

Atividade 1

 

Construir o gráfico da função f:IR→IR dada por f(x) = 2x⊃2; – 8x. Para isso, primeiramente, construa uma tabela com cinco valores de x escolhidos convenientemente no domínio D e com os valores correspondentes para y = f(x). 

Processo de construção: Clique em “Exibir” e escolha “Planilha”, como descrito na figura 1. Escolha os pares ordenados (x, y), descrito na planilha como (A,B), selecione os ponto e clique em “Criar Lista de Pontos”. 

 

Figura 1: Construção dos pontos

1

Fonte: Arquivo do autor

 

Plote o gráfico da função.

Vá até a barra de ferramentas e escolha o comando “Cônica Definida por Cinco Pontos” (Figura 2), selecione os pontos e veja o que ocorre.

 

Figura 2: Unindo os pontos

2

Fonte: Arquivo do autor

 

Qual o aspecto do gráfico que você encontrou? 

Padrão de resposta esperado:  Encontrou-se um gráfico com parábola voltada para cima e que passa pelos pontos da tabela.


Atividade 2:

Com uso do GeoGebra, plote o gráfico da função f(x)=x⊃2; – 4x + 3 utilizando o comando “Entrada”(Figura 3).

 

Figura 3: Gráfico da função f(x)

3

Fonte: Arquivo do autor

 

Crie um ponto em cima da função f(x), logo após selecione o ponto e o movimente (Figura 4). Veja o que acontece na janela de álgebra, analise os pares ordenados.

 

Figura 4: Pares ordenados (x, y) da função f(x)

4

Fonte: Arquivo do autor

 

O que você conclui?

Padrão de resposta esperado: Verifica-se que aparece um indicador (ponto A) no gráfico mostrando em que posição dele está-se percorrendo e o valor de (y) correspondente a (x) em que se está percorrendo. Quando se muda o valor de x, o valor de y é automaticamente mostrado na janela de álgebra.

 

Comentário: Essa atividade é importante para que o aluno perceba que o valor de f(x), depende do valor de x e também para se ensinar como calcular o valor de f(x) para determinado valor de x.

 

Crie um ponto de “Interseção de Dois Objetos” entre o eixo x e a função f(x) (Figura 5).

 

Figura 5: Encontrando os zeros da função

5

Fonte: Arquivo do autor

 

Qual o significado gráfico da opção selecionada?

Padrão de resposta esperado: O GeoGebra destaca com pontos os zeros da função, que é justamente a abscissa do ponto em que a mesma “toca” o eixo (x).

 

Encontre, analiticamente, o(s) zero(s) da função e compare os resultados.

O que você concluiu?

6

Para encontrarmos o vértice da parábola, basta digitar no campo entrada “extremo [f(x)]” (Figura 6).

 

Figura 6: Vértice da parábola

7

Fonte: Arquivo do autor

 

Qual o significado da construção feita?

Padrão de resposta esperado: Esta construção indica qual é o ponto de mínimo/máximo da função selecionada. Como se trata de uma função de parábola voltada para cima, ela terá um ponto de mínimo, que é dado pelo vértice da parábola, analiticamente calculado pela fórmula Xv=-b/2a e Yv=-(b2-4ac)/4a.

Calculando analiticamente, temos:

8

O que você verificou?

 

Padrão de resposta esperado: Verificamos assim que os resultados são semelhantes.

Recursos Complementares

Como recurso complementar o professor pode consultar:

1.       BALDIN, Yuriko Yamamoto. Utilizações diferenciadas de recursos computacionais no ensino de matemática (CAS, DGS e Calculadoras Gráficas). In: CARVALHO, Luiz M.; GUIMARÃES, Luiz C. (Org.). História e tecnologia no ensino de Matemática. Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2003. p. 27-36. v. 1.

2.  SOARES, L.H.; Contribuições do uso do GeoGebra no estudo de funções. Apresentação disponível em: <http://www4.pucsp.br/geogebrala/submissao/pdfs/20LUISHAVELANGE_APRES.pdf> Acesso em 12 ago 2013.

3.        FARIAS, C. B. L; ALVES, E. L.. O ensino da função afim com o auxílio do software geogebra. XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em: < http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1905_1672_ID.pdf> Acesso em 12 ago 2013.

4. O Site “Dia a dia educação” abordando exemplos práticos. Disponível em: < http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=130> Acesso em 12 ago 2013.

5.         ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em 12 ago 2013. 

Avaliação

O processo avaliativo deve ser contínuo. Desse modo, sugere-se avaliar o desenvolvimento e o desempenho do aluno por meio de suas produções, por isso, solicite-lhe que salve os arquivos em uma pasta e os comentários no WORD.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Luiz Fernando Andrade Dantas, UFJF , Minas Gerais - disse:
    luizfernandojf@hotmail.com

    10/06/2014

    Cinco estrelas

    Foi ótima a aula, estava com dúvida na hora de inserir o vértica da parábola, pois pela fórmula conhecida não estava dando certo todos os casos, porém através do extremo de f(x) resolveu minha vida, muito obrigado!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.