29/08/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Preparando a aula:
Peça para que os alunos levem alguns frascos de protetor solares ou imagens de rótulos de protetor solares.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula perguntando aos alunos qual a utilidade da camada de ozônio?
Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e peça para eles iniciarem a simulação presente no Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) sobre a camada de ozônio.
Após o término da simulação, pergunte aos alunos qual a importância da camada de ozônio para os seres vivos? Após as indagações dos alunos, explique que a camada de ozônio tem a função de absorver a radiação ultravioleta do tipo B (UVB), radiação esta emitida pelo sol. Após a explicação, peça para os alunos olharem novamente a simulação ou mostra a figura a seguir e explique o que está ocorrendo:
Em seguida, pergunte aos alunos quais são as doenças que a radiação UVB pode provocar nos seres humanos? Após as respostas dos alunos, explique que a radiação UVB causa danos cumulativos, causa envelhecimento precoce, diminuição do sistema de defesa natural da pele e, além disso, é a principal causadora de câncer de pele. Pergunte aos alunos o que está acontecendo com a camada de ozônio? Depois de ouvir as respostas dos alunos, explique que em função do desenvolvimento industrial aumentou a produção de produtos que emitem os clorofluorcarbonetos (CFC). Esses gases são compostos por átomos de cloro, flúor e carbono. Quando chegam à estratosfera, eles são decompostos pelos raios ultravioletas. O cloro resultante reage quimicamente com a molécula de ozônio (O3) destruindo-a e, além disso, reage com o átomo de oxigênio evitando a formação de uma nova molécula de ozônio. Para evitar isso, vários utensílios que utilizavam os CFCs passaram a não utilizá-los mais.
As reações químicas que descrevem a absorção da radiação ultravioleta (UV) pela camada de ozônio são descritas a seguir:
Note que, em uma primeira etapa, são formados átomos de oxigênio livres que, depois, reagem com oxigênio sob a ação da radiação ultravioleta (UV), formando o ozônio.
A radiação UV do sol também quebra as moléculas do ozônio, formando novamente moléculas de oxigênio e átomos de oxigênio livres:
Assim, na atmosfera ocorrem tanto reações de formação como de decomposição do ozônio. A concentração desse gás na atmosfera depende da diferença entre a taxa de rapidez de sua formação e de sua destruição.
O processo de degradação do ozônio pelo ataque de moléculas de ozônio pelo ataque de moléculas de CFCs inicia-se com a decomposição dessas moléculas na estratosfera pela ação da radiação solar, conforme o exemplo a seguir para a molécula de clorometano (CH3Cl), um típico CFC.
As moléculas de diversos outros CFCs também sofrem esse mesmo tipo de decomposição na estratosfera, liberando átomos de cloro. Os átomos de cloro reagem com o ozônio, de acordo com a equação:
O interessante é que o ClO formado pode reagir com átomos livre de oxigênio. Com isso um mesmo átomo pode destruir continuamente diversas moléculas de ozônio.
Após as explicações, pergunte aos alunos se tem alguma forma de reduzir a destruição da camada de ozônio? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que os CFCs estão sendo substituídos pelos hidroclorocarbonetos e pelos hidrofluorcoabonetos. A vantagem dessas substâncias é que, por serem menos estáveis, são degradadas antes de alcançarem a estratosfera.
Após isso, pergunte se além da camada de ozônio existem outras formas de nos proteger das radiações emitidas pelo sol? Depois de ouvir as respostas dos alunos, explique que podemos nos prevenir dos males causados pela exposição prolongada à luz solar usando regularmente protetor solar. O protetor solar além de nos proteger das radiações UVB também nos protege da radiação UVA que causa danos imediatos, causa vermelhidão, ressecamento e diminuição da resistência na pele.
Após as explicações, peça para os alunos responderem as questões que se encontram na parte de sistematização da aula.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder as questões abaixo:
Questões
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar a simulação para a turma.
Nome | Tipo |
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Mudanças Ambientais Globais - Buraco na Camada de Ozônio | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
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29/10/2012
Quatro estrelasbom
11/09/2010
Cinco estrelasAula muito interessante! Estou trabalhando este tema com os meus alunos de ensino médio e irei utilizar esta aula para motivá-los.
07/06/2010
Cinco estrelasAula excelente. Mesmo sendo de domínio público solitito autorizaçao para citar e utilizar com referência em livro sobre gestao ambiental e também no moodle do CEAD-UFOP/ UAB, com as referidas citaçoes. Obrigada. Professora /Arquiteta Dulce Maria Pereira
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa levando à aprendizagem do aluno.
24/03/2010
Cinco estrelasachei excelente sua aula , bastante informação científica de forma clara e fácil compreensão parabéns