28/11/2013
Anielle Glória Vaz Coelho, Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Ângela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
A fim de desenvolver as competências da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que é Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas, bem como utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação. (H22), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
- Resolver problemas geométricos, no plano cartesiano, utilizando processos algébricos, tendo como recurso metodológico a utilização do computador.
- Estudar o comportamento do gráfico de algumas funções, dadas por f(x) = x, com x pertencente ao D(f), no plano cartesiano, tendo como recurso metodológico a utilização do Software GeoGebra.
· Equações do 2º grau.
· Plano Cartesiano.
· Funções: definição e representação.
· Noções básicas da utilização do software GeoGebra.
Professor, para o desenvolvimento das atividades propostas nessa aula utiliza-se o Software GeoGebra para auxiliar a construção da figuras/desenhose compreensão de conceitos geométricos.Além disso, deve-se dispor de um projetor multimídia conectadoao computador com o referido software citado.
Vale lembrar que o software GeoGebra é um programa gratuito e o seu download está disponívelem: <http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm> (Acesso em 14 nov 2013). Também é possível utilizar este software online, ou seja, sem realizar sua instalação. Para isso, acesse o link http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.html (Acesso em 14 nov 2013).
Comentário: Caso seja possível, aconselha-se que a aula seja desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.
O software GeoGebra - Apresentação
Segundo Humberto José Bortolossi (s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.
O software GeoGebra: fazendo construções simples
Ao instalar o GeoGebra, um atalho será criado na sua área de trabalho. Para começar a utilizá-lo, basta dar um duplo clique sobre o atalho.
Inicialmente, peça aos alunos que observem a tela inicial do programa (Figura 1), questionando-os sobre as suas ferramentas, como utilizá-las, para que servem, estimule-os a experimentá-las até que descubram como se constrói um gráfico.
Figura 1: Tela inicial do GeoGebra
Fonte: Disponível em: <http://www.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf>. Acesso em 14 nov 2013.
Caso deseje explorar todos os comandos, solicite que os alunos acessem o Manual Oficial do programa da Versão 3.2. Disponível em: <http://www.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf>. Acesso em 14 nov 2013.
PRIMEIRO MOMENTO DA AULA
Chama-se função quadrática a função f: IR-->IR, definida por f(x)=ax⊃2;+ bx+c (ou y=ax⊃2;+ bx+c), com a, b e c reais e a diferente de zero. O seu gráfico é uma parábola.
Pela equação é possível estudar propriedades dessa parábola, assim como a partir de uma propriedade da parábola se pode identificar uma equação. Para isso, proponha aos alunos as atividades a seguir.
1) Solicite aos alunos que plotem no GeoGebra o gráfico das funções f:IR->IR dadas por f(x) = x + 5 e g(x) = x⊃2; – x + 2. Para isso, basta inserir no campo “Entrada” as equações. (Figura 2).
Figura 2: Construção dos gráficos da funções no GeoGebra
Fonte: Arquivo do autor
Quais os aspectos dos gráficos que você encontrou?
Padrão de resposta esperado: “Encontrou-se o gráfico da função do 1º grau sendo uma reta e o gráfico da função do 2º grau sendo uma parábola.”
Classifique as funções em crescente, decrescente ou constante, justificando suas respostas.
Padrão de resposta esperado: “Apenas a função do 1º grau é crescente pois o coeficiente angular é maior que 0 (zero). Já a função quadrática é crescente para x > xv e decrescente para x < xv.”
SEGUNDO MOMENTO DA AULA
1) Peça que criem um ponto sobre a função f(x) e outro sobre a função g(x), movimente os pontos e observe na janela de álgebra o resultado. (Figura 3).
Figura 3: Pontos sobre a funções
Fonte: Arquivo do autor
O que você conclui em relação à opção "Traço"?
Padrão de resposta esperado: “Verifica-se que aparece um indicador na janela de álgebra mostrando que para cada valor de x existe um valor de y correspondente.”
2) Selecione a opção “intersecção de dois objetos” e selecione a duas funções criadas. Selecione a “Exibição de Rótulo: Nome e Valor” nas propriedades dos pontos (Figura 4).
Figura 4: Intersecção das funções
Fonte: Arquivo do autor
O que você conclui em relação à opção "Interseção"?
Padrão de resposta esperado: “Verifica-se que os pontos em comum das duas funções são (3,8) e (-1,4), que correspondem às intersecções dos gráficos.”
3) No campo de “Entrada” digite “Extremo [ g(x) ]” (Figura 5).
Figura 5: Ponto Extremo da função g(x)
Fonte: Arquivo do autor
Qual o significado gráfico da opção selecionada?
Padrão de resposta esperado: “Esta opção indica o ponto de mínimo/máximo da função selecionada. Como se trata de uma função quadrática cujo gráfico é uma parábola com a concavidade voltada para cima, ela terá um ponto de mínimo, que é dado pelo vértice da parábola.”
4) Peça aos alunos que digitem “Extremo [ f(x) ]” e analisem o resultado. (Figura 6).
Figura 6 – Ponto Extremo da função f(x)
Fonte: Arquivo do autor
Toda função tem extremos?
Padrão de resposta esperado: “Como percebe-se no exemplo acima, não se pode calcular o vértice de uma função do 1º grau (indefinido), logo ela não tem ponto de máximo e nem de mínimo.”
5) Como os alunos conhecem o modelo matemático que permite calcular as coordenadas do vértice da parábola, encontre seu vértice e compare os resultados.
Uma nova linha no ensino de geometria vem recebendo o nome de Geometria Dinâmica. Trata-se da utilização de softwares de construções geométricas que permitem a transformação de figuras mantendo certo número de suas propriedades. Conheça o Software GeoGebra e explore suas inúmeras funções.
Manual GeoGebra (pt) Disponível em: <http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/>. Acesso em 14 nov 2013.
BALDIN, Yuriko Yamamoto. Utilizações diferenciadas de recursos computacionais no ensino de matemática (CAS, DGS e Calculadoras Gráficas). In: CARVALHO, Luiz M.; GUIMARÃES, Luiz C. (Org.). História e tecnologia no ensino de Matemática. Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2003. p. 27-36. v. 1.
O processo avaliativo deve ser contínuo. Desse modo, sugere-se avaliar o desenvolvimento e o desempenho do aluno por meio de suas produções, por isso, solicite-lhe que salve os arquivos em uma pasta e os comentários no WORD.
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