27/11/2013
Anielle Glória Vaz Coelho , Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Ângela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
A fim de desenvolver as competências da área 5 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas, bem como utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação (H22), são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
- Identificar se a função exponencial é crescente ou decrescente, conhecendo sua lei de formação.
- Associar o gráfico da função exponencial y = bx a uma curva que intercepta o eixo “y”no ponto cuja ordenada é y = 1 e que não tem ponto comum com o eixo “x”, apenas se aproxima dele.
- Analisar o comportamento do gráfico da função exponencial quando varia a expressão constante expoente.
· Definição de função exponencial e reconhecimento de sua lei de formação.
· Gráfico de funções no plano cartesiano.
· Noções básicas da utilização do software GeoGebra.
Professor, para o desenvolvimento das atividades propostas nessa aula utiliza-se o Software GeoGebra para auxiliar a visualização do plano cartesiano e compreensão de conceitos geométricos.Além disso, deve-se dispor de um projetor multimídia conectadoao computador com o referido software citado.
Vale lembrar que o software GeoGebra é um programa gratuito e o seu download está disponível em: <http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm> (Acesso em 14 nov. 2013). Também é possível utilizar este software online, ou seja, sem realizar sua instalação. Para isso, acesse o link http://www.geogebra.org/webstart/geogebra.html (Acesso em 14 nov. 2013).
O desenvolvimento da atividade envolve a utilização do Software GeoGebra, mas é possível adaptá-la a qualquer outro software de construção de gráficos, como por exemplo, "Oficina de funções, Graph, Winplot", reescrevendo as instruções de acordo com as ferramentas que o programa traz.
Comentário: Caso seja possível, aconselha-se que a aula seja desenvolvida em um laboratório de informática com um computador por aluno ou em dupla para possibilitar a interação e acompanhamento das atividades pelos alunos.
O software GeoGebra - Apresentação
Segundo Humberto José Bortolossi (s.d.), o GeoGebra, criado por Markus Hohenwarter, é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino (do básico ao universitário). O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente. Assim, o GeoGebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si.
PRIMEIRO MOMENTO DA AULA:
O software GeoGebra: fazendo construções simples
Ao instalar o GeoGebra, um atalho será criado na sua área de trabalho. Para começar a utilizá-lo, basta dar um duplo clique sobre o atalho.
Inicialmente, peça aos alunos que observem a tela inicial do programa (Figura 1), questionando-os sobre as suas ferramentas, como utilizá-las, para que servem, estimule-os a experimentá-las até que descubram como se constrói um gráfico.
Figura 1: Tela inicial do GeoGebra
Fonte: Disponível em: <http://www.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf>. Acesso em 14 nov. 2013.
Caso deseje explorar todos os comandos, solicite que os alunos acessem o Manual Oficial do programa da Versão 3.2. Disponível em: <http://www.geogebra.org/help/docupt_PT.pdf>. Acesso em 14 nov. 2013.
1) No primeiro momento, solicite a construção, no mesmo sistema de coordenadas, o gráfico das funções abaixo: (Figura 2)
a) f(x) = 2^x
b) g(x) = (3,5)^x
c) h(x) = 4^x
d) p(x) = (0,1)^x
e) q(x) = (0,5)^x
f) r(x) = (0,8)^x
Observação: 2 ^ x significa 2x (dois elevado a x).
Para melhor destaque, peça que utilizem cores e ou traços diferentes (Figura 2). A opção de mudança de cor pode ser encontrada nas propriedades de cada objeto criado.
Figura 2: Construção das funções no GeoGebra
Fonte: Arquivo do autor
Observe todos os gráficos e as leis da função que o originaram. A seguir responda:
a) Qual é a característica comum a todos os gráficos?
Padrão de resposta esperada: Todos os gráficos passam pelo ponto de coordenadas (0, 1).
Figura 3: Construção das funções a, b, c
Fonte: Arquivo do autor
b) Qual é a característica comum aos gráficos das funções dos itens a, b, c (Figura 3)?.
Padrão de resposta esperada: Todos os gráficos passam pelo ponto de coordenadas (0, 1).
c) Observe a lei de formação das funções constantes nos itens a, b, c, o que elas têm em comum, fora o expoente?
Padrão de resposta esperada: Todas tem a base é maior que 1.
Figura 4: Construção das funções d, e, f
Fonte: Arquivo do autor
d) Qual é a característica comum aos gráficos das funções dos itens d, e, f (Figura 4)?
Padrão de resposta esperada: Todos os gráficos passam pelo ponto de coordenadas (0, 1).
e) Observe a lei de formação das funções constantes nos itens d, e, f, o que elas têm em comum, fora o expoente?
Padrão de resposta esperada: Todas tem a base entre 0 e 1.
De acordo com suas observações acima (Figura 2), pode-se concluir que:
a) O gráfico da função exponencial da forma y = b^x sempre passa pelo ponto ___________.
b) A função exponencial da forma y = b^x é crescente quando________________.
c) A função exponencial da forma y = b^x é decrescente quando______________.
2) Invente um exemplo de função exponencial decrescente e construa o seu gráfico usando o GeoGebra para verificar se o seu exemplo está correto.
3)Invente um exemplo de função exponencial decrescente e construa o seu gráfico para verificar se o seu exemplo está correto.
4) Observe o que acontece no gráfico da função quando o expoente passa a ser uma expressão como, por exemplo, y = 2^x+1. Para isso, construa o gráfico das funções seguintes no mesmo sistema de coordenadas e lembre-se de usar cores diferentes, sempre observando as modificações que ocorrem em relação ao mais simples, quando o expoente é apenas x.
5) Verifique o que acontece quando somamos um número ao x (Figura 5):
a) f(x) = 5^x (esta é a mais simples)
b) g(x) = 5^x+1
c) h(x) = 5^x+2
d) p(x) = 5^x+3
Figura 5: Construção das funções do Exercício 5
Fonte: Arquivo do autor
O que você observou?
Padrão de resposta esperada: Quando somamos um número ao expoente, o gráfico da função se descola sobre o eixo Y (positivamente) tantas unidades somadas.
6) Verifique o que acontece quando subtraímos um número de x(Figura 6):
a) g(x) = 5^x-1
b) h(x) = 5^x-2
c) p(x) = 5^x-3
Figura 6:- Construção das funções do Exercício 6
Fonte: Arquivo do autor
O que você observou?
Padrão de resposta esperada: Quando subtraímos um número ao expoente, o gráfico da função se descola sobre o eixo Y (negativamente) tantas unidades subtraídas.
7) Verifique o que acontece quando multiplicamos um número por x(Figura 7):
a) g(x) = 5^2x
b) h(x) = 5^3x
c) p(x) = 5^4x
Figura 7:- Construção das funções do Exercício 7
Fonte: Arquivo do autor
O que você observou?
Padrão de resposta esperada: Quando multiplicamos um número natural ao expoente, o gráfico da função vai se aproximando do eixo Y quanto maior o fator.
8) De acordo com as observações, responda o que acontece com o gráfico da função quando dividimos a variável por um número natural diferente de zero (Figura 8)?
Figura 8: Construção das funções do Exercício 8
Fonte: Arquivo do autor
Padrão de resposta esperada: Quando dividimos o expoente por um número natural, o gráfico da função vai se afastando do eixo Y quanto maior o divisor.
Como recurso complementar o professor pode consultar:
1. BALDIN, Yuriko Yamamoto. Utilizações diferenciadas de recursos computacionais no ensino de matemática (CAS, DGS e Calculadoras Gráficas). In: CARVALHO, Luiz M.; GUIMARÃES, Luiz C. (Org.). História e tecnologia no ensino de Matemática. Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2003. p. 27-36. v.1.
2. TATIBANA, C.E.; TOFFOLI, S.F.L; SODRÉ, U.. Ensino Médio: Funções Exponenciais: Exercícios. Apresentação disponível em: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/medio/expolog/exponenc-a.htm> Acesso em 14 nov 2013.
3. O Site “Função Exponencial” abordando algumas situações. Disponível em:< http://ecalculo.if.usp.br/funcoes/exponencial/fexponencial.htm> Acesso em 14 nov 2013.
4. Manual GeoGebra (pt) Disponível em: <http://www.geogebra.org/cms/pt_BR/>. Acesso em 14 nov 2013.
A avaliação é feita no decorrer das atividades, observe a participação do aluno, seu envolvimento e desempenho ao fazer as atividades. Como sugestão, se possível, fechar a aula com um jogo, onde os alunos devem desafiar o colega propondo questões que deverão ser respondidas ou explicadas, como por exemplo: se a função é crescente ou não, onde a função intercepta o eixo y, se a função apresenta raiz, entre outras.
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