01/12/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
1. Interpretar e resumir histórias audiovisuais e escritas.
2. Pesquisar palavras no dicionário, compreender seu significado e encontrar seus antônimos.
3. Descrever situações do cotidiano em um diário.
4. Expor suas opiniões sobre preconceito e as diferenças entre as pessoas.
5. Recriar histórias e registrá-las por escrito.
6. Propor ações que auxiliem na superação de situações-problema relacionadas às relações interpessoais da turma.
1. Capacidade de interpretação e análise.
2. Domínio da leitura e da escrita.
Um dos grandes desafios sociais, inclusive do ambiente escolar, é a maneira em que as pessoas se relacionam. Alguns individualistas, intolerantes, agressivos, outros egoístas, preconceituosos e desrespeitosos. Tal situação nos sensibiliza a tematizar os sentimentos que essas atitudes provocam em mim e no outro, nos espaços e tempos escolares. Afinal, a escola também cumpre um papel na formação de valores e princípios éticos. Nesse sentido, propõe-se a sequência de aulas a seguir.
AULAS 01 a 04: Os Azuis
1º Momento:
Professor, exiba para os alunos o vídeo “Os Azuis” (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=w_Dut12rQdA, acesso em 17 de novembro de 2013) que conta uma história da Turma da Mônica criada por Maurício de Sousa, abordando a temática do preconceito e das diferenças. Duração: 07min19seg.
Figura 1: Imagem do vídeo “Os Azuis”
Imagem retirada pela autora do site: http://i1.ytimg.com/vi/w_Dut12rQdA/hqdefault.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2013.
SINOPSE: Mônica, a menina dentuça mais famosa dos quadrinhos, descobre, ao acordar, que todas as demais pessoas do mundo estão com a pele azulada. Quando tenta entender o que aconteceu, é hostilizada pelas pessoas, até perceber que está em outra dimensão. Depois de várias peripécias, encontra uma maneira de voltar à sua própria realidade, onde tudo continua como antes. Esta é a história “Os Azuis”, de Mauricio de Sousa, publicada originalmente na década de 1970 e republicada no Almanaque da Mônica nº 15, de 1989. Além de curiosa, a pequena narrativa se refere basicamente à questão da diferença, levantam questões como a discriminação, o racismo e a demasiada importância que se dá às aparências. “Os azuis” pode servir para se pensar a constituição étnica do povo brasileiro. Pode lembrar ainda a política do apartheid sul-africano, o antagonismo entre brancos e negros no sul dos Estados Unidos, as guerras entre tribos africanas e o colonialismo europeu. Nesses conflitos, o que era diferente era considerado inferior ou ruim. As guerras entre tribos africanas, por exemplo, foram muitas vezes baseadas em questões étnicas.
Fonte: VERGUEIRO, Waldomiro. Quadrinhos – pela igualdade: “Turma da Mônica” foi acusada de ser má influência, mas levanta questões como discriminação. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/quadrinhos-pela-igualdade. Acesso em 17 de novembro de 2013. |
Antes de apresentá-lo, explique aos alunos que durante a exibição do vídeo deverão estar atentos à fala dos personagens, pois depois do vídeo, terão que registrar no caderno ou em uma folha, os sentimentos demonstrados pelos personagens da história, como por exemplo: rejeição, revolta, desrespeito, abandono, medo, exclusão e preconceito.
Figura 2: Um dos diálogos da história em quadrinhos “Os Azuis”
Imagem retirada pela autora do site: http://3.bp.blogspot.com/-hoI98Yd8VRQ/Tgtmo75dUTI/AAAAAAAAAF8/xqvSkAg_APc/s1600/theblueman.gif. Acesso em 17 de novembro de 2013.
2º Momento:
Após a apresentação do vídeo, cada aluno deve escolher um dos sentimentos que escreveu no caderno ou na folha e registrar no quadro. Proponha aos alunos que procurem no dicionário o significado de cada palavra escrita no quadro. Escolha um aluno para ler em voz alta e, logo após, desafie a turma a encontrar o antônimo de cada palavra. O aluno que cumprir com tal tarefa, pode ser escolhido para escrevê-lo no quadro novamente. Encontrar o significado e o antônimo das palavras auxiliará no 3º momento e ampliará o universo de palavras dos alunos.
3º Momento:
Na sequência, os alunos deverão criar o maior número de frases possíveis utilizando as palavras do quadro.
Figura 3: Mônica alegre
Imagem retirada pela autora do site: http://3.bp.blogspot.com/_TxD8rFG9xUY/SLsBmtfTCKI/AAAAAAAAADE/0vov_obqqG0/s320/monica6.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2013.
Figura 4: Mônica triste
Imagem retirada pela autora do site: http://i1.ytimg.com/vi/nmMO4MBWvew/hqdefault.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2013.
4º Momento:
Agora, solicite aos alunos que façam um diário (caso necessário, explique o que é diário e exemplifique) na qual descrevam situações reais que aconteceram em suas vidas envolvendo os sentimentos citados anteriormente. Caso algum aluno insista em dizer que não tem nenhum registro a fazer, peça que registre uma situação vivida por alguém que conhece (amigo, familiar, vizinho, colega). Assim que concluírem, todos devem colorir de vermelho as palavras que indicam sentimentos negativos e de verde os sentimentos positivos.
Figura 5: Diário
Imagem retirada pela autora do site: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/712605/gd/129874170558/Diario-de-Jhessy-Bem-Vindo.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2013.
5º Momento:
Posteriormente, proponha um debate que pode se basear nos seguintes questionamentos:
1. O que é melhor, escrever um diário sobre as nossas vidas e colori-lo de vermelho ou de verde? Por quê?
2. As pessoas que vivem conosco podem contribuir para que a cor vermelha ou verde apareça no nosso diário? Como?
3. Cite uma situação real em que você tornou a vida de alguém “vermelha”. E “verde”?
4. Seu diário está mais vermelho ou verde? Leia algo com destaque vermelho e verde registrado no seu diário?
5. Qual o significado da Mônica não estar azul?
6. Você já se sentiu diferente como a Mônica? Você viveu os mesmos sentimentos que ela? Conte-nos um pouco como foi. Como você gostaria de ter sido tratado?
7. Você acredita que somos todos iguais ou todos diferentes? Por quê?
8. Mesmo a Magali, o Cascão, o Cebolinha e os demais personagens da história serem azuis, eles são iguais? Por quê?
6º Momento:
Figura 6: Senhora expressando sua opinião sobre a Mônica
Imagem retirada pela autora do site: http://i1.ytimg.com/vi/5th2M50dNtg/hqdefault.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2013.
Entregue uma folha com as seguintes frases e solicite aos alunos que leiam com atenção, reflitam sobre as seguintes falas dos personagens da história “Os Azuis” e emitam a sua opinião:
1. Cebolinha: “Escuta, você é a Mônica mesmo!?!?”
2. Magali: Por favor, não se aproxime de mim. Não quero que ninguém me veja conversando com “tipos” iguais a você.
3. Dizeres da placa: “Somente AZUIS”
4. Senhor: Não sei como deixam essas “coisas” circularem por aí.
5. Senhora: Ela já tem idade suficiente para entender que não pode sair do seu lugar.
6. Mônica: Ai que horror, eles estão me caçando como se eu fosse uma criminosa!!!
7. Senhor cego: Talvez garotinha você não estivesse prestando atenção nas boas coisas da vida.
8. Mônica: Biduuu, você não fugiu de mim!!! Eu não sei o que aconteceu, eu não sou azul como eles, mas continuo igualzinha a eles, sinto a mesmas coisas que eles sentem...saudade, raiva, medo, alegria, sono, fome...
9. O que significa “ser diferente” na sua turma?
7º Momento:
Figura 7: Título da História
Imagem retirada pela autora do site: http://video.google.com/ThumbnailServer2?app=blogger&contentid=31c02576fdc86efa&offsetms=5000&itag=w160&sigh=47c-MzXydw231ORQEQz33XQ7IhM. Acesso em 17 de novembro de 2013.
Divida a sala em dois grupos: um deles escreverá um resumo da história “Os Azuis” e o outro reescreverá a história a partir de palavras/sentimentos positivos. Após essa atividade, faça um sorteio de dois alunos de cada grupo para realizarem a leitura do seu texto.
AULAS 05 e 06: Outras histórias para refletir sobre a vida e nossos comportamentos
Divida a sala em três grupos. Os alunos de cada grupo lerão, explicarão e tecerão uma reflexão oral para os colegas sobre determinado texto. Proposta de textos:
TEXTO 1: OLIVEIRA, Renato Antunes. Contando histórias: Assembleia na Carpintaria. Disponível em: http://www.contandohistorias.com.br/historias/2004376.php. Acesso em 17 de novembro de 2013.
TEXTO 2: Contando histórias: Curso de Sobrevivência. Disponível em: http://www.contandohistorias.com.br/historias/2006454.php. Acesso em 17 de novembro de 2013.
TEXTO 3: Clube da Vida. Pregos na cerca. Disponível em: http://clubedavida.wordpress.com/textos-para-reflexao/pregos-na-cerca/. Acesso em 17 de novembro de 2013. |
Ao final da apresentação, dialogue com os alunos a respeito das atitudes e valores morais presentes nas histórias e faça uma reflexão coletiva sobre cada texto.
Solicite aos alunos que respondam individualmente sobre as dificuldades de convivência da turma e faça proposição para superação das mesmas. Proponha aos alunos a realização de uma assembleia para que possa apresentar uma síntese das respostas e proposições da turma a respeito dos acontecimentos e situações que têm dificultado a convivência e o bem-estar da turma, bem como das propostas de soluções para superação dessas situações-problema. Oportunize o debate sobre as propostas apresentadas e as proposições para aprovação da assembleia. Depois é só colocar em prática as propostas e avaliar se elas contribuíram para melhorar a convivência da turma.
OUTROS TEXTOS PARA REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS:
Os três amiguinhos. Disponível em: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia22.htm. Acesso em 17 de novembro de 2013.
Histórias de carinho: atleta dá exemplo de honestidade e respeito ao próximo. Disponível em: http://estilo.br.msn.com/carinho/hist%C3%B3rias-de-carinho-atleta-d%C3%A1-exemplo-de-honestidade-e-respeito-ao-pr%C3%B3ximo. Acesso em 17 de novembro de 2013.
Contos para criança ler, ouvir e sonhar. Marquito, aprendendo a respeitar! Disponível em: http://www.mineiapacheco.com.br/2011/05/marquito-aprendendo-respeitar.html. Acesso em 17 de novembro de 2013.
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tendo como referência o cumprimento, a participação do aluno nas tarefas, nas dinâmicas e atividades propostas. A partir das falas, dos questionamentos, do envolvimento e das atividades propostas, será possível identificar avaliar se os alunos conseguiram:
1. Interpretar histórias audiovisuais e escritas.
2. Pesquisar as palavras no dicionário, compreender seu significado e encontrar seus antônimos.
3. Descrever situações do cotidiano em um diário.
4. Expor suas opiniões sobre preconceito e as diferenças entre as pessoas.
5. Recriar histórias e registrar por escrito.
6. Propor ações que auxiliem na superação de situações-problema relacionadas às relações interpessoais da turma.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/03/2014
Quatro estrelasGostei muito
09/12/2013
Cinco estrelasOlá adorei a abordagem que você usou para trabalhar sentimentos e o preconceito...sou uma fã da turma da Mônica achei sua estratégia brilhante...
09/12/2013
Cinco estrelasOlá eu sou uma fã alucinada pela turma da Mônica, adorei o seu plano de aula parabéns.... Suas sugestões de sites também foram ótimas!
03/12/2013
Quatro estrelasgoste muito