Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo as teclas de uma calculadora para o uso em situações diversas envolvendo as operações básicas

 

28/11/2013

Autor y Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos e Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir significados para os números  é proposto para essa aula o seguinte objetivo:

  • Compreender as funções das teclas de uma calculadora simples e utilizá-la para resolver situações diversas envolvendo operações básicas.
Duração das atividades
2 horas/aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Números decimais;
  • Sistema de Numeração Decimal (SND);
  • Operações básicas.
Estratégias e recursos da aula

Uma calculadora simples por aluno

Fotocópias das atividades propostas

Laboratório de informática com acesso à internet

 

Professor (a), nessa aula buscamos utilizar a calculadora como instrumento de exploração conceitual, para isso propomos que os alunos reflitam sobre as operações aritméticas a partir das atividades nas quais as teclas da calculadora podem ser usadas.

 

Primeiro Momento:

Para realização desse plano de aula recomendamos que cada aluno possua uma calculadora simples conforme ilustra a figura 1.

Figura 1: Exemplo de uma calculadora Simples

Figura 1: Exemplo de uma calculadora Simples

Fonte: Imagem disponível em http://www.cedglobal.com/products/view/calculadora-basica-de-8-digitos . Acesso em 16 de nov. de 2013.

 

PARTE 1:

 

Para que os alunos compreendam a função memória, inicie a aula perguntando:

 

- Quais são as teclas numéricas que aparecem na calculadora? 

 

 - Por que aparecem apenas 10 teclas numéricas?

 

Comentário: Retome com os alunos que o nosso sistema de numeração indo-arábico utiliza apenas 10 símbolos para representar todos os números.

 

- Quais são as teclas que indicam operações? 

 

 - Qual é a função da tecla M+? E da tecla M-? E a tecla MR?

 

Comentário: A tecla M+ (Memory +) soma o valor do visor ao valor que existir na memória e a tecla M- (Memory -) subtrai um número da memória.  Peça que os alunos digitem o número 200 e, em seguida, aperte a tecla M+. Diga que, ao fazer isso, eles estão colocando o número na memória. Sugira que eles digitem o número 10 e aperte a tecla M- e, em seguida, apertem a tecla MR (Memory Recall). Essa tecla traz o valor da memória para o visor, assim o aluno visualizará na tela o número 190 (200 – 10 = 190). Peça que eles façam um cálculo qualquer, por exemplo, 30 x 10, e aproveite para esclarecer que a tecla MC (Memory Clear) limpa o que está na memória. Oriente os alunos a fazerem novas simulações para que eles possam conhecer essas teclas.

 

PARTE 2:

 

Após a realização das atividades de exploração das teclas de memória, proponha uma atividade de realização de cálculos para explorarem a tecla “=”.

 

Peça aos alunos que façam o cálculo 62÷2 =. Na tela eles visualizarão o número 31, oriente-os a apertarem a tecla igual (=) novamente, eles visualizarão o número 15,5. Pergunte-lhes:

 

-Qual foi a operação realizada pela calculadora para que aparecesse o número 15,5?

 

Essa atividade é uma atividade de automatização, na qual os alunos poderão perceber que apertar a tecla igual (=) seguidamente faz com que a calculadora realize a mesma operação repetida vezes.

 

Entregue para os alunos a fotocópia da atividade 1 (quadro 1) e oriente-os a realizarem a atividade utilizando a calculadora. Deixe que alguns alunos apresentem a sequência de números obtida ao clicar a tecla igual (=) várias vezes.

 

Quadro 1: Atividade 1

 Atividade 1: Usando a calculadora, realizem as operações que seguem e observem o que acontece ao se pressionar a tecla igual (=) repetidas vezes.

a) 10 + 10 ===

 

b) 100 – 10 ===

 

c) 42 ÷ 3 ===

 

d) 3 x 2 ===

Fonte: Atividade adaptada do livro O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental de autoria de Selva e Borba, Editora Autêntica, 2010, p.96.


Entregue para os alunos a fotocópia da atividade 2 (quadro 2) e oriente-os a utilizarem a calculadora para realizarem a atividade. Ela possibilita que os alunos reflitam a respeito do valor posicional do Sistema de Numeração Decimal (SND) e criem estratégias, utilizando as teclas da calculadora, para conseguir realizar uma operação única de modo que as transformações em cada caso ocorram. Deixe que os alunos apresentem para os demais colegas suas estratégias para cumprirem essa tarefa.

 

Quadro 2: Atividade 2

 Atividade 2: Usando a calculadora, realizem uma operação única, de modo que as seguintes transformações ocorram:

a) Transforme 11111 em 11.

 

b) Transforme 11111 em 1.

 

c) Transforme 3,75 em 3.

 

d) Transforme 75,75 em 0,75.

 

e) Transforme  329,98 em 300,08.

Fonte: Atividade adaptada do livro O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental  de autoria de  Selva e Borba, Editora Autêntica, 2010, p.96.

 

Segundo Momento:

No laboratório de informática, com acesso à internet, proponha que os alunos digitem o endereço  http://www.aulavaga.com.br/jogo/calculadora-quebrada.html# (Acesso em 16 de nov. de 2013) para interagirem com o jogo “Calculadora quebrada” (Figura 2). Nesse jogo, uma ou mais tecla da calculadora estão quebradas, mas com aquelas que estão disponíveis, o jogador precisa refletir sobre quais operações aritméticas têm que ser digitadas para que os números solicitados apareçam no visor da calculadora e, para estimular que as estratégias sejam feitas com rapidez e agilidade, o jogador tem um tempo para realizar a tarefa.

 

Figura 2: Calculadora Quebrada

Figura 2: Calculadora Quebrada

 Fonte: Disponível em http://www.aulavaga.com.br/jogo/calculadora-quebrada.html#. Acesso em 16 de nov. de 2013.

 

Para finalizar, após a realização da atividade no laboratório de informática, entregue para os alunos a fotocópia da atividade 3.  Desafie os alunos a realizarem essa  atividade  e a registrarem no caderno as estratégias que utilizaram. Finalize a aula propondo um momento discussão a partir das respostas apresentadas pelos alunos.

 

Atividade 3

a) Apenas com as teclas AC , x, +, =, 2 e 3, veja quantos minutos você gasta para encontrar os seguintes números:         6         7       8       10       12        15      20      50

 

b) Qual o mínimo de teclas a serem utilizadas para se chegar ao número 50 apenas usando as teclas acima?

 

c) Apenas com as teclas M-, MRC, AC, x, -, =, 2 e 5, veja quantos minutos você leva para encontrar os seguintes números:    10    1    3   10    24    32     100   625

 

d) Apenas com as teclas M-, MRC, AC, x, ÷, =, 1, 2 e 0, veja quantos minutos você leva para encontrar os seguintes números:     3      4      5      6      7      8      9      10

Atividade extraída do livro O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental de autoria de Selva e Borba, Editora Autêntica, 2010, p.100.

Recursos Complementares

Professor (a) sugiro que você acesse o link a seguir:

Usando a calculadora para aprender

Fonte:Disponível emhttp://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/usando-calculadora-aprender-429019.shtml. Acesso em  17 de Nov. de 2013.

 

Professor (a) sugiro que você leia os livros a seguir:

Selva, A.V; Borba, R.E. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte:  Autêntica Editora, 2010. (Tendências em Educação Matemática, 21).

 

TOLEDO, M. Didática de matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.(Conteúdo e Metodologia)

Avaliação

Professor (a), avalie, em cada momento da aula, se houve compreensão das funções das teclas de uma calculadora simples e se os alunos a utilizaram para resolver situações diversas envolvendo operações básicas. Os registros dos alunos apresentam grandes indícios se houve ou não a compreensão dos conceitos propostos.Avalie também a participação e o envolvimento das duplas na atividade proposta no laboratório de informática com acesso à internet.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Joselicio Cerqueira, Colegio Estadual Prof Maria Macedo , Bahia - dijo:
    cainalicio@gmail.com

    22/02/2014

    Quatro estrelas

    Material didático de excelente qualidade, Planejamento consistente com os objetivos. Agradecido pelas informações disponibilizadas. Trabalharei nesta I unidade nas 7ª e 8ª séries. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.