Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Reinventando ditados no processo de alfabetização. TV Escola – Série: PCN na escola: Uma reflexão sobre as normas ortográficas

 

24/03/2014

Autor y Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Formular hipóteses sobre a escrita;

·         Realizar diferentes ditados;

·         Escrever novas palavras;

·         Produzir textos;

·         Fazer uso das regras ortográficas;

·         Ampliar o vocabulário e as possibilidades de escrita;

·         Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto;

·         Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – Cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa formação docente.

O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:

Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 12 de mar. 2014.

Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 12 de mar. 2014.

Professor, esta aula tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho e reflexão, a partir do programa da “TV Escola – Série: PCN NA ESCOLA - LÍNGUA PORTUGUESA - PGM.15 - UMA REFLEXÃO SOBRE AS NORMAS ORTOGRÁFICAS”. Disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12326>. Acesso em: 13 de mar. 2014.

A série aborda reflexões sobre o ditado interativo e a releitura de textos visando auxiliar os alunos, a localizarem dificuldades e exercitar a ortografia.

 

pcn

Fonte: Sítio: “TV Escola. Série: PCN na escola”. Disponível em:

<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12326>.

Acesso em: 13 de mar. 2014.

 

A partir do trabalho com ditados, evidenciamos a possibilidade de abordar os direitos de aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao eixo: “Análise linguística: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética”, disponibilizado no material do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: 

 

quadro escrita

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  p. 37

 

BATE PAPO COM O PROFESSOR

 

Por anos, o ditado foi patrimônio do professor: um texto ou uma lista com o propósito de avaliar se a turma sabia escrever de acordo com as regras da ortografia. Isso mudou, tanto nos objetivos como na forma. Hoje, uma das quatro situações didáticas previstas pelos principais programas oficiais de alfabetização inicial é pedir que os alunos produzam textos oralmente para se perceberem capazes de escrever antes de estarem alfabetizados. Livres de questões relacionadas à grafia e ao sistema de representação, eles se concentram nos desafios da produção do texto: a definição do conteúdo, a adequação a um gênero e a organização da linguagem escrita.

Como proposta, apresentaremos algumas estratégias para se trabalhar com o ditado na perspectiva de indicador da aprendizagem.

 

1ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

DITADO INTERATIVO

Professor, organize a turma em duplas cada uma com o seu material. A partir de um poema, música ou história que os alunos já conheçam dite um trecho para os alunos escreverem.

Exemplo:

A FOCA – Vinícius de Morais

Quer ver a foca
Ficar feliz?
É pôr uma bola
No seu nariz

Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha

Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Bem na barriga

 

À medida, que for ditando, interaja com a turma fazendo questionamentos que os fazem refletir sobre a escrita das palavras. Veja um exemplo:

  • Como que uma pessoa poderia se enganar ao escrever barriga?  (Espera-se que os alunos respondam que se ela escrever apenas com um R ficará bariga.).

 

Dessa maneira, os alunos irão dialogando sobre a escrita e realizando o ditado.

  

 

2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

DITADO À PRODUÇÃO DE TEXTO

 

O ditado é uma atividade muito frequente em sala de aula. Que tal aliar o ditado à produção de texto? 

Professor, faça um ditado de seis palavras de grupos semânticos iguais e diferentes, por exemplo: cachorro, vizinho, pai, assustou, cadeira, sorriu. 

Imediatamente após o ditado, faça a correção coletivamente na lousa. Se preferir, peça para os alunos trocarem o caderno com o colega para realizar a correção entre os pares.

 

Variação: Se preferir, realize um "Ditado com Rima" para eleger as palavras. Você irá ditar uma palavra e os alunos deverão registrar uma palavra que rime com ela (mamadeira/ cadeira). Na hora da correção, os alunos em duplas, poderão ir até a lousa escrever e comparar a sua escrita com a escrita do colega.

 

Em seguida, proponha a elaboração de um texto narrativo. Contudo, ao longo da narração, o aluno deverá incluir as palavras do ditado. Se preferir, a produção também poderá ser em grupo.

Professor, aliar o ditado com a produção textual, possibilitará o desenvolvimento do aluno com relação ao sistema de escrita alfabética, pois não serão apenas termos, mas desde já o aluno estará trabalhando a coerência e a coesão, mesmo que não perceba, pois deverá inserir as palavras do ditado de maneira que tenha sentido lógico para quem lê, além de clareza. 

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

                                                                                                         DITADO PARA O PROFESSOR

A elaboração de um texto vai muito além do registro gráfico. Durante o ditado os alunos comandam a produção do texto no conteúdo e na forma, por meio das leituras e releituras do que já foi escrito e fazem adequações na produção: incluem pausas, ritmo e velocidade, repetem partes quando necessário e distinguem o que dizem para ser escrito do que dizem como interlocutores, mudando o tom de voz. O texto que será grafado pelo professor precisa ter uma função comunicativa definida (a produção de um bilhete, a recomendação de um livro lido etc.). Essa situação didática deve fazer parte da rotina da alfabetização inicial, contemplando diferentes gêneros.

 

 

4ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, bem sabemos da importância de se criar espaços para que os alunos usem a linguagem escrita antes de ler e escrever, pois o conhecimento do sistema alfabético não é pré-requisito para a produção de texto, ou seja, não é preciso saber grafar as letras para organizar as ideias tal como se escreve. O aluno que não sabe escrever de forma convencional está diante de uma situação problema que permite a ela observar o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem e da compreensão da linguagem escrita.

DITADO ESCONDIDO

 

Professor, organize a turma em roda de conversa e proponha um momento de contação de história.

Em seguida, os alunos deverão recontar a história, com o intuito de relembrar os acontecimentos e os fatos ocorridos. É importante que todos os alunos participem oralmente da atividade.

Logo após, diga à turma que os alunos realizarão um ditado escondido. Explique que cada aluno irá pegar o caderno ou disponibilize uma folha de papel para cada um escolher um lugar da sala de aula (poderá deitar no chão, embaixo da mesa) e irá escrever a história contada. Os alunos não poderão olhar o do colega, por isso que se chama ditado escondido.

 

escondido  escondido 2  escondido 3

Imagens retiradas do programa TV Escola – Série: PCN NA ESCOLA - LÍNGUA PORTUGUESA - PGM.15 - UMA REFLEXÃO SOBRE AS NORMAS ORTOGRÁFICAS”.

Disponível em:<http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12326>.

Acesso em: 13 de mar. 2014.

 

5ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, é de suma importância realizar atividades em que os alunos possam escrever palavras favorecendo a consolidação das correspondências grafofônicas, conhecendo as letras e suas correspondências sonoras (escrever palavras com fluência, mobilizando, com rapidez, o repertório de correspondências grafofônicas já construído).

Consolidar as correspondências grafofônicas é uma aprendizagem fundamental para os alunos em processo de alfabetização. Conduzir os alunos a escreverem palavras, compará-las com a escrita de outros colegas é  uma prática que os leva a tentarem registrar todos os fonemas.

Lançamos mão de alguns jogos online que podem ser utilizados para consolidar conhecimentos de regras ortográficas. É importante, no entanto, explicitar que saberes relativos à ortografia, que exijam dos alunos a compreensão de regras específicas, sejam enfocados apenas quando os alunos já tiverem se apropriando do sistema alfabético de escrita.

Se seus alunos já estiverem nessa fase, leve-os ao Laboratório de Informática, mas se possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,  a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os jogos abaixo: 

 

1)    SOLETRANDO

Este é um jogo conhecido, pois há muito tempo ele tem sido utilizado em programas de televisão, assim os alunos terão facilidade para assimilarem as regras.

O aluno deverá clicar em OUVIR PALAVRA e logo em seguida, deverá digitar a palavra. Se precisar ouvir novamente a palavra deverá clicar em REPETIR PALAVRA. 

 

 

soletrando

 

Fonte: Sítio: "Jogos da Escola. Jogo: Soletrando”. Disponível em:

<http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita/86-soletrando>.

Acesso em: 12 de mar. 2014.

 

1)    COMO SE ESCREVE?

Professor, esse tipo de jogo é muito importante no processo de alfabetização, pois possibilita ao aluno  pensar sobre a maneira que falamos e sobre a maneira que escrevemos. O jogo testa se o aluno escreve e fala corretamente algumas palavras complicadas da Língua Portuguesa.

Veja o exemplo abaixo:

Ele deverá ouvir as duas palavras BANDEJA -  BANDEIJA e logo após clicar no quadrinho que ele acha ser a resposta correta. Se ele acertar passa para a próxima palavra, se errar aparece uma mensagem com a resposta certa.

 

 

bandeja

Fonte: Sítio: “Educar para crescer. Jogo: Como se escreve?”. Disponível em:

<http://educarparacrescer.abril.com.br/como-se-escreve/index.shtml>.

Acesso em: 12 de mar. 2014.

Outras possibilidades

Professor, você poderá propor estas atividades de escrita (ditados), utilizando diferentes conteúdos que estiver trabalhando com seus alunos, tornando-as interdisciplinares, por exemplo, utilize palavras relativas ao conteúdo de Ciências nos ditados, ou seja, se estiver trabalhando com o tema animais, realize um ditado com os nomes dos animais, ou outro conteúdo, como História e Geografia. 

Recursos Complementares

. Sítio: "Plano de aula: Trabalhando com uma questão ortográfica com o ditado interativo". Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/trabalhando-uma-questao-ortografica-com-ditado-interativo-426188.shtml>. Acesso em: 15 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012.

Professor, nesse sentido a avaliação deverá acontecer ao longo do ano e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que utilize um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.

Acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem.

 

Escola:_________________________________________________________

Aluno:__________________________________________________________

 

Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética

FEV

JUN

AGO

DEZ

Escreve o próprio nome.

 

 

 

 

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

 

 

 

 

Diferencia letras de números e outros símbolos.

 

 

 

 

Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.

 

 

 

 

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.

 

 

 

 

Compreende que palavras compartilham certas letras.

 

 

 

 

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.

 

 

 

 

Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

 

 

 

 

Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.

 

 

 

 

Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.

 

 

 

 

Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

 

 

 

 

Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

 

 

 

 

Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.