Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo sobre o Meio Ambiente: o que você tem feito com as pilhas e as baterias que não utiliza mais?

 

20/12/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 Com esta aula o aluno poderá:
  • Exercitar o processo de observação dos produtos utilizados no dia a dia e o impacto no Meio Ambiente;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes aos produtos utilizados no dia a dia e o recurso utilizado para o seu funcionamento;
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação ao processo de produção de lixo tecnológico e a preocupação com o Meio Ambiente.
 
Com esta aula o aluno poderá:
• Exercitar o processo de observação dos produtos utilizados no dia a dia e o impacto no Meio Ambiente;
• Observar, coletar e organizar informações referentes aos produtos utilizados no dia a dia e o recurso utilizado para o seu funcionamento;
• Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação ao processo de produção de lixo tecnológico e a preocupação com o Meio Ambiente.
Duração das atividades
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de Meio Ambiente e Problemas Ambientais.
 

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo. O contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

 

Com o desenvolvimento tecnológico o dia a dia da população foi sendo gradativamente modificado com a inserção de novos produtos que passaram a ser consumidos e utilizados com a intenção de proporcionar um maior conforto, mas tais produtos provocam impactos no meio ambiente que inicia com a sua produção e vai até o seu descarte. Partindo desta premissa, converse com os alunos sobre os equipamentos utilizados no dia a dia da família. Propomos o seguinte roteiro.

Solicite que aos alunos que entrevistem um adulto da família com o objetivo de conhecer os equipamentos que fazem parte do dia a dia da família e que recurso é utilizado para seu funcionamento. Sugere-se as perguntas abaixo que podem ser modificadas tendo como referência o lugar em que vivem:

 

  1. Que equipamento(s) utiliza no dia a dia?
  2. Que fontes de energia estes equipamentos precisam para funcionar?
  3. Algum dos equipamentos precisa de pilhas ou de baterias para funcionar?
  4. Sabe a diferença entre pilhas e baterias?
  5. O que você faz quando as baterias ou pilhas descarregam ou não funcionam mais?
  6. E quando as pilhas e baterias não conseguem mais ficar carregadas para serem utilizadas. O que faz com elas?  

 

Imagem 1: Pilhas e Baterias

Baterias  

 Disponível em: http://media2.picsearch.com/is?rkWBs4FX_Iln372NjXu1aHxHPqXYvQAF62Hceyy_9Us&height=199

Acesso em: novembro de 2013

 

Comentário: As pilhas e as baterias são dispositivos que produzem corrente elétrica de maneira simples. A pilha é um sistema formado por apenas uma unidade e a bateria é formada por um conjunto de pilhas ligadas em série.

 

SEGUNDO MOMENTO

 

  1. No dia combinado possibilite que os alunos apresentem os resultados da pesquisa. Após as apresentações, levante algumas questões que podem possibilitar reflexões sobre a presença das pilhas e baterias no lixo:
  2. As pessoas utilizam muitos equipamentos tecnológicos?
  3. Que equipamentos são mais utilizados pelos entrevistados?
  4. Que fonte de energia é utilizada para o funcionamento dos equipamentos?
  5. O que é feito quando a fonte de energia que promove o funcionamento do equipamento, como as pilhas e as baterias, não funcionam mais?
  6. Qual a sua opinião sobre tais atitudes?  

 

Comentário: O descarte de pilhas e baterias usadas deve ser feito em locais específicos de coleta seletiva, que as encaminham aos fabricantes ou a empresas especializadas em reciclagem, dando assim uma destinação final ambientalmente adequada.     
As pilhas e baterias não podem ser descartadas junto com o lixo doméstico, pois, quando depositadas no solo, com o passar do tempo, ocorre a corrosão da blindagem da pilha e o seu conteúdo, formado por metais tóxicos, se derrama , provocando a contaminação do solo, das plantas, do lençol freático.

Para continuar a atividade, nas escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), os alunos poderão utilizar o equipamento em sala. A atividade também poderá ser desenvolvida no Laboratório de Informática da Escola ou em sala pelo professor que necessitará de um Datashow para projetar as informações para os alunos acompanharem. Com o computador conectado a internet, acesse o link http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/como-e-feita-a-reciclagem-de-pilhas-e-baterias-900-info.shtml que apresenta um infográfico sobre como as pilhas e baterias são descarregadas para que não prejudique o Meio Ambiente. Caso não tenham acesso a internet reproduza o material abaixo. 

 

Imagem 2: Descarregando as baterias

 Imagem 2: Descarregando as baterias

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/como-e-feita-a-reciclagem-de-pilhas-e-baterias-900-info.shtml

Acesso em: novembro de 2013

 

TERCEIRO MOMENTO

 

Convide os alunos a organizarem uma campanha de conscientização da necessidade de não jogar pilhas e baterias no lixo doméstico. Para isso o trabalho deverá ser desenvolvido em três etapas:

 

PRIMEIRA ETAPA  

  • Organize os alunos em grupos de até quatro alunos;
  • Solicite que pesquisem em sites, revistas ou na internet informações sobre os problemas provocados pelo descarte inadequado das pilhas e baterias;
  • Posteriormente devem elaborar um folder explicativo apresentando os problemas provocados pelo descarte inadequado das pilhas e baterias.

 

SEGUNDA ETAPA

  • Solicite que produzam um coletor alternativo de pilhas e baterias. Para isso precisarão de: garrafa de plástico de 2 litros, etiqueta e pincel. Conforme modelo abaixo:

 

Imagem 3: Coletor alternativo de pilhas e baterias

 Imagem 3: Coletor alternativo de pilhas e baterias

Disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSL7Y3fcyocj99C68pogByrlmJSy61ZutpvE4QqkeuszfXngg40Qw

Acesso em: novembro de 2013

 

 

TERCEIRA ETAPA

 

No dia combinado os alunos deverão visitar as salas de aula da escola e distribuir os folders e apresentar o coletor alternativo de pilhas e baterias que ficará localizado nas salas de aula e em pontos estratégicos da escola para que a comunidade escolar deposite e o descarte seja feito no lugar correto. Para isso, quando necessário, entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente do município em que vivem para que recolha as pilhas e baterias e faça o descarte de forma correta.

Comentário: Professor(a) desenvolva esta atividade em parceria com a disciplina de Artes, que poderá contribuir com a confecção do coletor alternativo de pilhas e baterias, com Português, na produção dos folders e, com Ciências, para ampliar as discussões sobre as questões que envolvem a poluição do Meio Ambiente.   

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Pilhas e baterias: funcionamento e impacto ambiental

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc11/v11a01.pdf

Acesso em: novembro de 2013

 

Pilhas e baterias: usos e descartes X impactos ambientais

Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/aas/_indefinidopilhasebateria.arquivo.pdf

Acesso em: novembro de 2013 

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de reconhecer que as ações dos seres humanos provocam problemas no meio ambiente;
  5. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  6. A elaboração do folder e a confecção de materiais alternativos.

 












 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA APARECIDA ZATTAR DANIEL, ESC EST ENS MED CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE , Rio Grande do Sul - disse:
    mariazattartablet@gmail.com.br

    14/04/2014

    Cinco estrelas

    muito interessante e prático pois pretendo por na escola um coletor de pilhas e baterias de celulares, em nosso bairro não tem posto de coleta e muito utilizam pilhas não recarregáveis.


  • Josiel Pereira da Costa, Escola Municipal Raimundo Barbosa Lima , Tocantins - disse:
    josiel2100@hotmail.com

    12/01/2014

    Quatro estrelas

    Adorei a criação desta aula! Trabalho teórico, prático e usando a interdisciplinalidade. Além de envolver atividades da vivência da maioria dos alunos. Parabéns pela criação! Um abraço


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.