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Como está o tempo? A presença das nuvens no céu.

 

16/12/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Retomar os conceitos de tempo e de clima;
  • Observar o tempo e as nuvens presentes no céu ao longo de uma semana;
  • Exercitar o processo de observação do céu;
  • Conhecer os tipos de nuvens. 
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de tempo e clima. 

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente conforme um dos objetivos do projeto, que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva, a Geografia faz-se presente neste processo, pois, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, sendo assim, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para o aluno se inserir na sociedade e, em grande parte, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 

PRIMEIRO MOMENTO

 

A observação do tempo do lugar em que vive é de grande importância para que se planeje o dia a dia: que roupa usar, se é necessário levar guarda chuva para se proteger, se será possível sair para brincar com os amigos etc.

Sendo assim, inicie a aula relembrando os conceitos de tempo e clima à partir dos seguintes questionamentos:

  • Por que motivo escolheu vestir esta roupa para vir para a escola hoje?
  • Você vem sempre da mesma maneira?
  • Ás vezes é necessário trazer agasalho ou usar uma roupa menos quente?
  • Como está o tempo hoje?
  • O tempo ontem foi o mesmo de hoje?
  • Sabe explicar a relação entre tempo e clima?

 

ComentárioTempo é o estado momentâneo, muda ao longo do dia, da semana e do mês e o clima é definido a partir da observação do tempo por um período de 30 anos.

 

Após a discussão das questões anteriores, convide os alunos a saírem da sala e a irem para um lugar aberto em que seja possível observar o tempo. Questione-os:

  • Está chovendo?
  • É possível ver o Sol?
  • Está ventando?
  • Como esta a temperatura hoje?
  • E as nuvens?

 

SEGUNDO MOMENTO

 

A partir da última atividade desenvolvida em sala, desenvolva uma atividade de pesquisa (atividade 1). Nessa atividade, o aluno deverá observar o tempo ao longo de uma semana, tendo como objeto de observação as nuvens. 

 

Atividade 1

 

A atividade será dividida em duas partes.

 

Parte 1

Peça aos alunos que, durante uma semana, observem o céu e registrem, por meio de desenho no quadro de acompanhamento (figura 1), a forma das nuvens que encontraram no céu pela manhã e também à tarde. Reproduza o quadro em uma cartolina ou em papel A3. Ressalte que os desenhos devem retratar, o mais próximo possível, a realidade, para isso, o aluno deve observar, não apenas as formas, mas também as tonalidades de cores identificadas no céu para colorir seus desenhos.

 

Observação: Utilizando as novas tecnologias presentes no dia a dia dos alunos, o trabalho poderá ser feito por meio de fotografia, filmagem ou usando programas computacionais de desenho. Nesse caso, o professor deve adequar a apresentação, utilizando murais ou vídeos, por exemplo.

 

Figura 1: Quadro de acompanhamento das nuvens

SEGUNDA

TERÇA

QUARTA

QUINTA

SEXTA

SÁBADO

DOMINGO

 

MANHÃ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TARDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaboração própria.

 

Parte 2

Para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala. A atividade também poderá ser desenvolvida no Laboratório de Informática da Escola ou em sala de aula, onde o professor necessitará de um Datashow para projetar. Com o computador conectado a internet, solicite aos alunos que acessem o link http://www.cptec.inpe.br/ site do Centro de Previsão do Tempo e Clima (figura 2).  No item Web TV – Vídeos selecione o link PREVISÃO DIÁRIA. Caso não tenham acesso a internet pesquise em jornais locais a informação.

 

Figura 2: Página inicial do site do Centro de Previsão do Tempo e Clima – CEPETEC/INPE

Página inicial do site do Centro de Previsão do Tempo e Clima – CEPETEC/INPE

 Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/

Acesso em: novembro de 2013

 

Após a exibição do vídeo que mostra a previsão do tempo no dia. Solicite aos alunos que analisem e comparem o vídeo com o quadro de acompanhamento das nuvens realizado na atividade anterior. Com as informações obtidas por meio do vídeo e da comparação, apresente as questões a seguir, que deverão ser respondidas no caderno:

  1. Ao longo de uma semana você percebeu alguma modificação nas nuvens?
  2. Quais as semelhanças existentes entre as nuvens ao longo de uma semana?
  3. E quais as diferenças existente nas nuvens ao longo do tempo de observação?
  4. Você conseguiu perceber alguma relação a mudança do tempo e as nuvens? Justifique.

Professor, combine com os alunos um dia para apresentar o resultado da atividade proposta (parte 1 e parte 2), 

 

TERCEIRO MOMENTO

 

No dia combinado para a apresentação do trabalho, com a ajuda dos alunos organize um painel na sala de aula para que o quadro de acompanhamento das nuvens de todos os alunos fique em exposição e seja objeto de analise e discussão das próximas atividades (2 e 3).

 

Atividade 2

 

Para essa atividade os alunos deverão pesquisar na internet os tipos de nuvens. As escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala. A atividade também poderá ser desenvolvida no Laboratório de Informática da Escola ou em sala pelo professor que necessitará de um Datashow para projetar. Com o computador conectado a internet, solicite aos alunos que acessem o link http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#12 no site do Centro de Previsão do Tempo e Clima (figura 3). Caso não tenha acesso à internet providencie cópia das informações sobre os tipos de nuvens em especial as Nuvens de desenvolvimento vertical que são as mais próximas da superfície terrestre.

 

Comentário  Segundo o site do CEPTEC nuvem é um “Conjunto visível de partículas minúsculas de matéria como gotículas d'água e/ou cristais de gelo, no ar. Uma nuvem se forma na atmosfera como resultado da condensação do vapor d'água”.

 

Figura 3: Infográfico tipos de nuvens – CEPETEC/INPE

imagem 2 infográfico

Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#12

Acesso em: novembro de 2013

 

As nuvens se classificam em:

  • Nuvens altas (acima de 7000m): cirrus, cirruscumulus, cirrustratus
  • Nuvens médias (de 2000m a 7000m): altostratus, altocumulus
  • Nuvens baixas (até 2000m): stratus, stratuscumulus

 

Professor, solicite que os alunos, coletivamente, leiam as informações disponíveis relativas a formação das Nuvens de Desenvolvimento Vertical. Durante a leitura, solicite-lhes também que analisem o quadro de acompanhamentos das nuvens para classificar a nuvem encontrada em cada dia de observação. 

 

Nuvens de Desenvolvimento Vertical

Nimbustratos (figura 4): nuvem típica da formação de chuva. Muitas vezes, sua base não pode ser vista devido ao peso da precipitação. Geralmente, estão associadas às condições climáticas do outono e do inverno, podendo, contudo, aparecer em qualquer estação. Condição de tempo associada: estas nuvens sempre produzem chuva fraca à moderada que pode perdurar por horas.

    Figura 4: Nimbustratos

nuvem 1

 Fonte: Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#12 . 

Acesso em: novembro de 2013


Cúmulus (figura 5): nuvens isoladas, geralmente, densas e de contornos nítidos, que se desenvolvem verticalmente em forma de torres. O topo parece, muitas vezes, uma couve-flor ou um amontoado de algodão. As porções da nuvem iluminadas pelo sol são quase de um branco brilhante; a base é relativamente sombria. O topo do cúmulo é, às vezes, esfarrapado e constituído por gotículas de água e cristais de gelo nas porções mais elevadas em que a temperatura é inferior a 0º C.

Condição de tempo associada: cúmulos bem desenvolvidos produzem pancadas de chuva ou aguaceiros; cúmulos pequenos, lembrando flocos de algodão são também conhecidos como cúmulos de bom tempo.

Figura 5: Cúmulus

nuvem 2

  Fonte: Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#12 . 

Acesso em:novembro de 2013


Cumulunimbus (figura 6): nuvem densa de grande extensão vertical, em forma de montanha ou enormes torres. A região superior, pelo menos em parte, é lisa, e quase sempre achatada em forma de bigorna. O cumulunimbus é constituído por gotículas de água e cristais de gelo na parte superior. Contém também grandes gotas de chuva e granizo. Quando cobre grande parte do céu pode, facilmente, confundir-se com Nimbustratus. É responsável pela formação de tempestades, trovoadas, e em alguns casos, tornados.

Condição de tempo associada: estas nuvens produzem aguaceiros violentos, acompanhados de relâmpago, trovão e rajadas de vento moderadas a forte. Algumas vezes produzem granizo.

  Figura 6: Cumulunimbus

nuvem 3

Fonte: Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#12 . 

Acesso em: novembro de 2013

 

 

Atividade 3 Separe a turma em grupos, com no mínimo dois alunos, em seguida proponha a atividade abaixo.

 

Discutam no grupo as questões a seguir e registrem no caderno suas respostas.

 

a.            Que tipos de nuvens encontramos mais próximos a superfície terrestre?

b.            Quais  tipos de nuvens são mais propicias a ocorrência de chuvas?

c.            Qual é o tipo de nuvem que pode provocar chuvas mais fortes?

d.            No quadro de acompanhamento de nuvens que tipos de nuvens você identificou?

e.            Qual o tipo de nuvem que predominou ao longo da semana no quadro de acompanhamento de nuvens?

f.             Qual a principal característica do tipo de nuvem que predominou ao longo de uma semana?

g.            Que relação é possível estabelecer entre o tipo de nuvem e o tempo ao longo da semana de observação?

 

Professor, após o registro, promova um espaço de discussão sobre as respostas apresentadas e, em seguida, solicite aos alunos que elaborem um relatório coletivo sobre os tipos de nuvens mais frequentes do lugar em que vivem. 

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Observação de nuvens

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/observacao-nuvens-678361.shtml

Acesso em: novembro de 2013

 

Tipos de nuvens

Disponível em: http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/

Acesso em: novembro de 2013

 

CPETEC/INPE

Disponível em: http://www.cptec.inpe.br/

Acesso em: novembro de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  3. A habilidade  de perceber a alteração do tempo e sua relação com o clima;
  4. A capacidade de perceber os diferentes tipos de nuvens e sua relação como tempo;
  5. A habilidade de realizar trabalho individual e em grupo.
  6. O texto coletivo.
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