24/08/2009
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno aprenderá sobre as doenças causadas pelo desregramento na quantidade e qualidade da ingestão de alimentos e as suas conseqüências sociais, físicas e psicológicas.
Orientações ao professor:
Disponibilizar para os alunos os seguintes textos informativos que foram adaptados do site: Associação Brasileira para Estudo da Obesidade –ABESO: www.abeso.org.br
OBESIDADE
Há duas tendências sociais cruciantes para pessoas acima do peso ideal; uma é a grosseira e desumana discriminação estética e a outra é encarar o obeso como uma pessoa que não tem força de vontade e que ele é assim por que é preguiçoso. Algumas vezes, isto gera preconceito em relação à pessoa obesa, dificuldades para relacionamentos sociais e afetivos, problemas para encontrar emprego e até mesmo quadros psiquiátricos conseqüentes a essa marginalização.
O problema da obesidade está preocupando os médicos e os governos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento como é o caso do Brasil, pois a percentagem de pessoas com sobrepeso, obesas e com obesidade mórbida nestes países vem crescendo muito rapidamente, fugindo do controle dos médicos e governantes.
A obesidade é considerada hoje uma doença, tipo crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e que causa a morte precoce.
Os Transtornos Alimentares são doenças causadas por problemas psicológicos e emocionais que levam as pessoas a terem uma obsessão por um padrão de beleza inatingível. As mais comuns são:
ANOREXIA NERVOSA
As características essenciais da Anorexia Nervosa são a recusa do paciente a manter um peso corporal na faixa normal mínima associado à um temor intenso de ganhar peso. Na realidade, trata-se de uma perturbação significativa na percepção do esquema corporal, ou seja, da auto-percepção da forma e/ou do tamanho do corpo e, assim sendo, a recusa alimentar é apenas uma conseqüência dessa distorção doentia do esquema corporal. O termo Anorexia pode não ser de todo correto, tendo em vista que não há uma verdadeira perda do apetite mas sim, uma recusa em se alimentar.
A Anorexia Nervosa é então, um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão de magreza e o medo mórbido de ganhar peso. Normalmente a pessoa anorética mantém um peso corporal abaixo de um nível normal mínimo para sua idade e altura.
De modo geral, a maioria dos pacientes tem uma dieta muito restrita, por vezes limitada a apenas alguns poucos tipos de alimentos. Nos casos mais graves o paciente adota métodos adicionais de perda de peso, os quais incluem auto-indução de vômito, uso indevido de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios intensos ou excessivos.
BULIMIA NERVOSA
As características essenciais da Bulimia Nervosa consistem de compulsões periódicas e métodos compensatórios inadequados para evitar ganho de peso. Uma compulsão periódica é definida pela ingestão, num período limitado de tempo, de uma quantidade de alimento definitivamente maior do que a maioria dos pacientes consumiria.
Muitos pacientes com Bulimia Nervosa empregam diversos métodos em suas tentativas de compensarem a compulsão periódica. A técnica compensatória mais comum é a indução de vômito após um episódio de compulsão periódica. Os efeitos imediatos do vômito incluem alívio do desconforto físico e redução do medo de ganhar peso. Em alguns casos, o vômito torna-se um objetivo em si mesmo, de modo que a pessoa come em excesso para vomitar ou vomita após ingerir uma pequena quantidade de alimento.
As pessoas com Bulimia podem ter estreita semelhança com as que têm Anorexia Nervosa, em seu medo de ganhar peso, em seu desejo de perder peso e no nível de insatisfação com seu próprio corpo.
Instruções para o professor:
1.Divida a sala em 6 grupos.
2.Sorteie os temas: Obesidade, Anorexia e Bulimia.
3.Os alunos terão 15 minutos para discutir e elaborar no caderno as respostas para as seguintes questões:
Tema:
Conceito:
Causas:
Medidas preventivas:
4. Após a ativi dade cada relator tem 5 minutos para apresentar para a sala as respostas construídas pelo grupo.
ATIVIDADE COMPLEMENTAR:
Para o aluno realizar com a ajuda do professor. Esta atividade tem o objetivo de enriquecer informações sobre o tema DIGESTÃO E A SAÚDE HUMANA.Ela tanto poderá ser feita com as orientações orais do professor bem como poderá ser feita mediante material entregue individualmente ao aluno.
Através do cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. O IMC é calculado dividindo-se o peso em kg pela altura em metros ao quadrado. Por exemplo, se o peso de uma pessoa é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:
IMC = 80 ÷ 1,802
IMC = 80 ÷ (1.80 x 1.80)
IMC = 24,69
Mediante esta informação o aluno deverá colher a medida do peso e da altura de 2 pessoas adultas e calcular o IMC
De posse dos resultados, o aluno consultará a tabela identificando em qual categoria estas pessoas se encontram.
IMC RISCO DE DOENÇAS
Abaixo de 18,5 magreza elevado
18,5 - 24,9 normal normal
25 - 29,9 sobrepeso elevado
30 - 39,9 obesidade muito elevado
Acima de 40 obesidade mórbida muitíssimo elevado
De acordo com especialistas, hoje, 51% dos brasileiros têm sobrepeso, 14% são obesos e 5% são obesos mórbidos.
No caso de crianças e adolescentes o IMC é também utilizado, porém é preciso considerar também outros fatores como a idade e o sexo. O aluno agora deverá calcular o seu IMC (para isto deverá ter os valores de seu peso e de sua altura) e consultar a tabela abaixo (que poderá ser ampliada e exposta para todos os alunos) para verificar sua situação. Informe aos alunos que os valores são estatísticos, para melhores informações, eles deverão consultar um médico.
Fonte: Dr. Nataniel Viuniski
Instruções para o professor:
1.A tarefa proposta será realizada individualmente.
2.As fontes de pesquisas como revistas, livros, jornais e computadores (sites) serão disponibilizados aos alunos para que todos tenham as mesmas oportunidades de acesso.
Instruções para o aluno:
1. Cole em seu caderno uma reportagem, um artigo ou um depoimento sobre qualquer um dos distúrbios alimentares estudados.
2. Elabore sobre este material um comentário de no mínimo 10 linhas.
Sugestão de sites para consulta do professor e do aluno:
Cinco estrelas 1 classificações
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08/04/2011
Cinco estrelasmuito bom gostei pra caramba muito obrigado pela dica