Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Preservação da Natureza com Atividade Física

 

13/10/2009

Autor e Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conscientizar sobre os problemas na comunidade;
  • Reconhecer a importância da ecologia;
  • Criar alternativas para a reciclagem.
Duração das atividades
2 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum conhecimento prévio necessita ser trabalhado.
Estratégias e recursos da aula

Professor, divida a sala de aula em 4 grupos. Cada grupo será representado por um elemento da natureza, ou seja, Terra, Água, Fogo e Ar. A partir de definidos os componente, iniciará uma corrida, uma corrida que os próprios grupos definirão o quanto serão difíceis.

Cada grupo será responsável por inventar um enigma para que os outros grupos descubram a resposta.

Importante: os enigmas, ou seja, as perguntas a serem decifradas, devem estar relacionados com a ecologia, com dicas para a manutenção de um ambiente mais limpo, com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

Dica 2Dependendo da turma, o professor poderá optar por levar prontas, algumas cartelas com números dispostos em colunas e associar a cada número uma letra do alfabeto ou então associar símbolos , que os alunos utilizarão no decorrer da atividade; mas poderá optar pela confecção desse material pelos próprios alunos, com a orientaç ão do professor, o q ue poderá deixar a a ula mais dinâmica e interativa. A seguir, exemplos de tabelas que podem ser usadas .

numerologia

Com algumas letras com o mesmo número para dificultar o processo.

undefined Onde cada letra corresponde ao número de sua posição

ObservaçãoA ordem dos grupos pode ser colocada pelo professor ou pode ser sorteada, mas torna-se interessante que o grupo formado por aqueles indivíduos mais ativos nas aulas de Ed.Física seja o último, justamente para aumentar a criatividade e dificultar o processo.

Dica 2O último grupo deve ser o fogo, por abranger as atitudes ecologicamente corretas.

Passe o vídeo a seguir:

globoecologia

Bairros ecológicos (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14016/bairrosecologicos.ivr)

Oriente aos alunos que todas as atividades devam ser correlacionada s com a atividade anterior, menos a primeira, pois é onde tudo começa.

Dica 2Professor, para o primeiro grupo não ficar diferente com os demais, é interessante que um enigma seja criado por vc e seja dado para este decifrá-lo.

Exemplo: Correlacione as atitudes do dia-a-dia onde há disperdício com a idéia oposta e ecologicamente certa. Uma atitude de jogar o lixo para a fora da janela do carro, sujando o maio ambiente (Terra), e carregar uma lixeira no automóvel, ou ser dono de uma fazenda e ter o lixo orgânico despejado às margens do córrego (Água) e o seu aproveitamento como adubo, ou o plantio sendo feito em áreas que são queimadas (Ar) e o correto manuseio do solo para evitar sue esgotamento prematuro e, finalmente, as mudanças climáticas oriundas das profundas transformações em que o planeta se encontra com as queimadas nas florestas (fogo) e o cuidado com as atitudes por se tratar, o meio ambiente de um sistema fechado.

Passar o vídeo:

undefinedhttp://www.unichem.com.br/video2.php?id_video=16

Aula 2

Começa a atividade de solução dos enigmas.

ObservaçãoOs enigmas podem ser perguntas sobre o que faz mal para o que, e no local das respostas estar uma outra dica e, no fim, todas as dicas serem na verdade um resumo sobre os maus hábitos que podemos ter sem perceber, como por exemplo, começar falando de carro, da maneira de se dirigir, dos gastos que envolvem ter um carro, do maus para a camada de ozônio e efeito estufa e a qualidade de vida de ser preferir ir à pé, ou usar menos o carro para trajetos mais simples.

Dica 2Podem ser colocados aqui jogos que, depois das partidas findadas, se tem acesso à uma nova dica ou a solução do problema.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Bairros ecológicos Vídeo
Avaliação

A avaliação poderá ser feita através de prova teórica com relação aos conceitos trabalhados no projeto exposto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.