13/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Professor, divida a sala de aula em 4 grupos. Cada grupo será representado por um elemento da natureza, ou seja, Terra, Água, Fogo e Ar. A partir de definidos os componente, iniciará uma corrida, uma corrida que os próprios grupos definirão o quanto serão difíceis.
Cada grupo será responsável por inventar um enigma para que os outros grupos descubram a resposta.
Importante: os enigmas, ou seja, as perguntas a serem decifradas, devem estar relacionados com a ecologia, com dicas para a manutenção de um ambiente mais limpo, com responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.
Dependendo da turma, o professor poderá optar por levar prontas, algumas cartelas com números dispostos em colunas e associar a cada número uma letra do alfabeto ou então associar símbolos , que os alunos utilizarão no decorrer da atividade; mas poderá optar pela confecção desse material pelos próprios alunos, com a orientaç ão do professor, o q ue poderá deixar a a ula mais dinâmica e interativa. A seguir, exemplos de tabelas que podem ser usadas .
Com algumas letras com o mesmo número para dificultar o processo.
Onde cada letra corresponde ao número de sua posição
A ordem dos grupos pode ser colocada pelo professor ou pode ser sorteada, mas torna-se interessante que o grupo formado por aqueles indivíduos mais ativos nas aulas de Ed.Física seja o último, justamente para aumentar a criatividade e dificultar o processo.
O último grupo deve ser o fogo, por abranger as atitudes ecologicamente corretas.
Passe o vídeo a seguir:
Bairros ecológicos (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14016/bairrosecologicos.ivr)
Oriente aos alunos que todas as atividades devam ser correlacionada s com a atividade anterior, menos a primeira, pois é onde tudo começa.
Professor, para o primeiro grupo não ficar diferente com os demais, é interessante que um enigma seja criado por vc e seja dado para este decifrá-lo.
Exemplo: Correlacione as atitudes do dia-a-dia onde há disperdício com a idéia oposta e ecologicamente certa. Uma atitude de jogar o lixo para a fora da janela do carro, sujando o maio ambiente (Terra), e carregar uma lixeira no automóvel, ou ser dono de uma fazenda e ter o lixo orgânico despejado às margens do córrego (Água) e o seu aproveitamento como adubo, ou o plantio sendo feito em áreas que são queimadas (Ar) e o correto manuseio do solo para evitar sue esgotamento prematuro e, finalmente, as mudanças climáticas oriundas das profundas transformações em que o planeta se encontra com as queimadas nas florestas (fogo) e o cuidado com as atitudes por se tratar, o meio ambiente de um sistema fechado.
Passar o vídeo:
http://www.unichem.com.br/video2.php?id_video=16
Aula 2
Começa a atividade de solução dos enigmas.
Os enigmas podem ser perguntas sobre o que faz mal para o que, e no local das respostas estar uma outra dica e, no fim, todas as dicas serem na verdade um resumo sobre os maus hábitos que podemos ter sem perceber, como por exemplo, começar falando de carro, da maneira de se dirigir, dos gastos que envolvem ter um carro, do maus para a camada de ozônio e efeito estufa e a qualidade de vida de ser preferir ir à pé, ou usar menos o carro para trajetos mais simples.
Podem ser colocados aqui jogos que, depois das partidas findadas, se tem acesso à uma nova dica ou a solução do problema.
Nome | Tipo |
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Bairros ecológicos | Vídeo |
A avaliação poderá ser feita através de prova teórica com relação aos conceitos trabalhados no projeto exposto.
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10/04/2011
Cinco estrelasotma xplicação