Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual é a sua cor?

 

11/11/2009

Autor e Coautor(es)
LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Articular a pluralidade da cultura brasileira e as diversas matrizes culturais que a compõem com a cor da sua pele.

Produzir cores com tinta guache a partir da variação cromática de valor e de matiz.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cores primárias, secundárias e terciárias.

Conhecimento básico sobre a colonização do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Sugiro a você, professor, que proponha aos seus colegas de História e Sociologia um trabalho interdisciplinar. Os conhecimentos de História e Sociologia irão contribuir para um maior aprofundamento do assunto da aula. Sugiro ainda, que o professor de Sociologia consulte a aula de minha autoria "Grafismo corporal de indígenas brasileiros e tatuagem contemporânea", esta aula irá auxiliá-lo na sua participação.

Aula 1

Professor, comece provocando os seus alunos com a pergunta: qual é a sua cor? As respostas serão as mais variadas e nelas estará presente tanto a necessidade que temos de nomear precisamente as cores a partir de uma variação cromática mínima, quanto servirá de material precioso para estimular a problematização do assunto cor e do assunto cultura brasileira. Após esta introdução assistam ao video "Gente colonial". Após o video retome a pergunta "qual é a sua cor?" e comparando o que foi dito antes e depois do video promova uma discussão final com a turma.

Gente colonial

Aula 2

Retomem brevemente o que foi discutido na aula anterior. Depois pergunte aos alunos quais cores de tinta guache eles irão precisar para que cada um através da mistura de cores consiga fazer a cor de sua própria pele. Conceitue variação de matiz e variação de valor.

Variação de matiz: Caracteriza-se por variar a cor a partir do acréscimo de uma das cores que a compõem. Ex: verde secundário = uma parte de azul ciano + uma parte de amarelo; acrescentando amarelo no verde secundário eu terei um verde mais claro(terciário), acrescentando ciano terei um verde mais escuro(terciário).

Variação de valor: Caracteriza-se por variar a cor a partir do acréscimo de preto(saturação)ou branco(dessaturação).

Depois que todos já estiverem com a sua cor pronta proponha que a turma realize uma pintura coletiva em um suporte de grandes dimensões (sugiro que você emende algumas folhas de cartolina branca) deixe que os alunos escolham o tema mas estimule-os para que este seja pertinente com o assunto estudado. Por fim sugiro que a turma escolha um local no colégio para expor a sua pintura. Expor é atividade fundamental na aprendizagem de artes!

Aula 3

Nesta aula será feita a avaliação, o balanço final deste trabalho. Professor, a proposta está abaixo, no item "Avaliação".

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gente colonial Vídeo
Avaliação

Divida a turma em dois grupos. Peça para que cada grupo elabore cinco questões para serem respondidas pelo outro grupo. As questões têm de ser relacionadas aos assuntos discutidos (divida estes assuntos em dois grandes grupos: estudo da cor e cultura) cada grupo tem que contemplar estes dois grupos de assunto com as suas questões. Em seguida dê início ao jogo: cada resposta certa vale um ponto para equipe que a respondeu, cada resposta errada vale um ponto para a equipe que a perguntou. No final vence a equipe que tiver mais pontos. A equipe que irá perguntar escolhe quem ela quer que responda, só poderá repetir quem irá responder depois que todos da equipe já tenham respondido alguma questão. Agora o mais importante, certo e errado devem ser estabelecidos em consenso (em caso de impasses você, professor, é que decidirá).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.