11/11/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Articular a pluralidade da cultura brasileira e as diversas matrizes culturais que a compõem com a cor da sua pele.
Produzir cores com tinta guache a partir da variação cromática de valor e de matiz.
Cores primárias, secundárias e terciárias.
Conhecimento básico sobre a colonização do Brasil.
Sugiro a você, professor, que proponha aos seus colegas de História e Sociologia um trabalho interdisciplinar. Os conhecimentos de História e Sociologia irão contribuir para um maior aprofundamento do assunto da aula. Sugiro ainda, que o professor de Sociologia consulte a aula de minha autoria "Grafismo corporal de indígenas brasileiros e tatuagem contemporânea", esta aula irá auxiliá-lo na sua participação.
Aula 1
Professor, comece provocando os seus alunos com a pergunta: qual é a sua cor? As respostas serão as mais variadas e nelas estará presente tanto a necessidade que temos de nomear precisamente as cores a partir de uma variação cromática mínima, quanto servirá de material precioso para estimular a problematização do assunto cor e do assunto cultura brasileira. Após esta introdução assistam ao video "Gente colonial". Após o video retome a pergunta "qual é a sua cor?" e comparando o que foi dito antes e depois do video promova uma discussão final com a turma.
Aula 2
Retomem brevemente o que foi discutido na aula anterior. Depois pergunte aos alunos quais cores de tinta guache eles irão precisar para que cada um através da mistura de cores consiga fazer a cor de sua própria pele. Conceitue variação de matiz e variação de valor.
Variação de matiz: Caracteriza-se por variar a cor a partir do acréscimo de uma das cores que a compõem. Ex: verde secundário = uma parte de azul ciano + uma parte de amarelo; acrescentando amarelo no verde secundário eu terei um verde mais claro(terciário), acrescentando ciano terei um verde mais escuro(terciário).
Variação de valor: Caracteriza-se por variar a cor a partir do acréscimo de preto(saturação)ou branco(dessaturação).
Depois que todos já estiverem com a sua cor pronta proponha que a turma realize uma pintura coletiva em um suporte de grandes dimensões (sugiro que você emende algumas folhas de cartolina branca) deixe que os alunos escolham o tema mas estimule-os para que este seja pertinente com o assunto estudado. Por fim sugiro que a turma escolha um local no colégio para expor a sua pintura. Expor é atividade fundamental na aprendizagem de artes!
Aula 3
Nesta aula será feita a avaliação, o balanço final deste trabalho. Professor, a proposta está abaixo, no item "Avaliação".
Nome | Tipo |
---|---|
Gente colonial | Vídeo |
Divida a turma em dois grupos. Peça para que cada grupo elabore cinco questões para serem respondidas pelo outro grupo. As questões têm de ser relacionadas aos assuntos discutidos (divida estes assuntos em dois grandes grupos: estudo da cor e cultura) cada grupo tem que contemplar estes dois grupos de assunto com as suas questões. Em seguida dê início ao jogo: cada resposta certa vale um ponto para equipe que a respondeu, cada resposta errada vale um ponto para a equipe que a perguntou. No final vence a equipe que tiver mais pontos. A equipe que irá perguntar escolhe quem ela quer que responda, só poderá repetir quem irá responder depois que todos da equipe já tenham respondido alguma questão. Agora o mais importante, certo e errado devem ser estabelecidos em consenso (em caso de impasses você, professor, é que decidirá).
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2010
Quatro estrelasMuito boa as aulas gostei das sugestões.
08/04/2010
Cinco estrelasProfessor, parabéns pela qualidade de sua aula.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa a proposta, o professor usou da interdisciplinaridade para abordar um tema bastante complexo e que leva a uma discussão muito ampla, porém talvez tenha faltado essa discussão para reflexão. Gostei muito da atividade proposta na avaliação.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito boa esta aula galvão