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Grafismo corporal de indígenas brasileiros e tatuagem contemporânea

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Distinguir a pintura corporal dos indígenas brasileiros e a tatuagem contemporânea, suas relações de proximidade e distanciamento.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula "Qual é a sua cor".

Estratégias e recursos da aula

Sugiro que esta aula seja desenvolvida interdisciplinarmente com os professores de Sociologia e Filosofia. Em vários momentos a aula irá estrapolar para discussões relativas a estas duas outras áreas do conhecimento, as contribuições destas disciplinas são fundamentais para um maior aprofundamento no assunto contribuindo para retirar as reflexões do senso comum.

 Aula 1

Sugiro a você, professor, que leia o artigo "Preservação cultural dos índios asurini do koatinemo por meio do grafismo corporal" para preparar esta aula (utilizando o título completo deste artigo em uma busca na internet será possível acessá-lo). A sua referência completa se encontra como recurso complementar desta aula.

Professor, faça uma sondagem com os alunos para saber qual o entendimento deles com relação a pintura corporal de indígenas brasileiros: por que os indígenas se pintam? Existem ocasiões especiais para isso? Que tipo de pintura eles realizam? Quais cores utilizam? De onde extraem seus pigmentos?

Após essa breve introdução assistam ao video http://www.youtube.com/watch?v=JgmuTQIuGH4

Retome a discussão inicial ampliando-a a partir da nova referência trazida pelo vídeo e também inserindo na aula as imagens que seguem abaixo (se tiver em mãos o livro de Lux Vidal que se encontra como recurso complementar, melhor):

Aula 2

Professor, pergunte quem tem tatuagens. Se for possível peça que eles a mostrem, promova uma conversação entre os alunos: por que eles fizeram estas tatuagens; se elas tem algum siginificado; se uma tatuagem deve ter siginificado; qual a relação atualmente da tatuagem com o modismo e qual a relação entre tatuagem e subjetividade? 

Em seguida, vejam as imagens que seguem (se tiver em mãos o livro "1000 tattoos" ele servirá como uma ótima referência imagética):

Retome a discussão inicial ampliando-a a partir do paralelo entre o grafismo corporal dos indígenas e as tatuagens da sociedade urbana contemporânea. Quais as semelhanças e diferenças existentes entre elas? Quais as intenções dos indígenas? Quais as intenções dos tatuados da nossa sociedade urbanizada? Quais a s implicações culturais nestes dois contextos? Quais as relações entre estas manifestações? Professor, peça ajuda aos professores de Sociologia e Filosofia, sobre qual a melhor condução dessa abordagem e o que fazer com as possíveis respostas, seguem algumas questões nas quais a ajuda desses colegas será necessária: "Porque nos tatuamos?";  "O que a nossa tatuagem representa?"; "Sempre a tatuagem nos povos civilizados teve a mesma conotação?";  "Aceitação social?". O artigo citado como recurso complementar também irá lhe ajudar a esclarecer estas quetões.

Aula 3

Para um maior aprofundamento na técnica da tatuagem, convide um tatuador da sua cidade para fazer uma visita a sua classe. Promova uma conversa entre ele e os alunos. Deixe-os à vontade para interagir, este é o momento de tirar as dúvidas sobre a tatuagem: processo de feitura de uma tatuagem do desenho até a cicatrização e além; higiene; temas mais ta tuados; relação das pessoas tatuadas com a tatuagem...

Recursos Complementares

Materiais sugeridos para consulta e fonte de imagens para as aulas:

Livro "Grafismo indígena" organização de Lux Vidal, 2007, EDUSP.

Livro "1000 tatoos" de Henk Schiffmacher, 2005, Ed. Taschen do Brasil.

Artigo "Preservação cultural dos índios asurini do koatinemo por meio do grafismo corporal" de Raimundo Alberto Tavares Ampuero et al. (Utilizando o título completo deste artigo em uma busca na internet será possível acessá-lo).

Avaliação

Trabalho em dupla (dê o prazo de uma semana para entrega): discorrer sobre grafismo corporal de indígenas brasileiros e tatuagem contemporânea, apoiados no que foi discutido nas aulas e acrescentando o que eles acharem necessário.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • marialda, marialda , Rio de Janeiro - disse:
    marialda_chavesz@hotmail.com

    24/11/2010

    Três estrelas

    Achei isto uma loucura pois os indios devem ser pintar por causa de sua cultura,mais os seres humanos fazem as tatuagem porque gostam dever ser moda eu nao sei. beijos.


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