Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Dos cartazes de Toulouse Lautrec aos cartazes de propaganda de cerveja

 

13/10/2009

Autor y Coautor(es)
LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Como fazer um cartaz: público alvo; composição; utilização de cores; onde colocar o cartaz;  tamanho e cor da fonte... Partindo dos cartazes do artista Toulouse-Lautrec culminando nos atuais cartazes de propaganda de cerveja.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre cor (cores complementares e contraste cromático).

Conhecimentos básicos sobre composição.

Conhecimentos básicos sobre publicidade e propaganda.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a descrição da aula quero apenas contextualizá-la. Eu trabalhava com uma turma de EJA na qual o assunto bebidas alcoólicas era recorrente. Estas aulas foram uma forma de conversarmos sobre o assunto sem partir de príncipios moralistas e sim entrar no assunto de maneira franca para assim podermos discutir sobre ele e sua relação com a turma.

Aula 1

Contextualizando Toulouse-Lautrec.

Professor, sugiro que você acesse o site http://www.pitoresco.com.br/universal/toulouse/toulouse.htm Nele você encontrará informações biográficas, históricas, críticas e uma galeria de imagens que lhe serão muito úteis para contextualizar o artista.

Após ter situado o artista provoque os alunos com algumas perguntas do tipo: por que Toulouse pintava os seus cartazes? Qual o processo de confecção de cartazes utilizado hoje em dia?

Segue abaixo alguns dos cartazes feitos pelo artista:

"Jane Avril", 1893.

"Moulin Rouge",1891.

"Divan Japonais", 1893.

Aula 2

Inicialmente, professor, sugiro-lhe que consiga alguns cartazes de propaganda de cerveja com donos de bar. Esses são constantemente trocados e você não terá dificuldade em consegui-los. Segue abaixo alguns exemplos de cartazes de propagandas de cerveja:

O tema da boemia presente na obra de Toulouse-Lautrec poderá ser utilizado como conexão com os cartazes de cerveja. Após apresentar os cartazes de propaganda de cerveja provoque os alunos com perguntas do tipo: como Toulouse trabalha a boemia? Qual a realção entre a boemia e os cartazes de propaganda de cerveja? Quais as diferenças formais entre estes cartazes de épocas tão diferentes? E quanto ao uso da cor neles? Quanto ao enquadramento? Quais são as intensões dos cartazes de Lautrec? Quais são as intensões dos cartazes de cerveja?

Um exercício inicial de composição consiste em riscar dois eixos (um vertical e outro horizontal) de maneira que divida o cartaz em quatro partes iguais (quadrantes). Neste esquema você poderá demonstrar em cada caso, qual dos quadrantes tem maior peso, por que o texto se situa em determinado quadrante... Você deverá também discutir o movime nto presente nos carta zes (para onde as linhas encaminham o nosso olhar? Em muitos casos estas linhas seguem o mesmo mecanismo da leitura ocidental: de cima para baixo da esquerda par a a direita!). O uso da cor (quais c ores estão envolvidas no cartaz? Existem cor es contrastantes ou co res complementares? Quais cores se repetem e por quê?) Um cartaz é feito para ser visto a qual distância? (compare com outdoors, panfletos, folders...). Deixe que os alunos digam o que estão percebendo, estimule-os a participar. Por fim delimitem as aproximações e os distanciamentos mais relevantes para vocês entre os cartazes de Toulouse-Lautrec e os cartazes de cerveja.

Aula 3

Projetando o cartaz:

Preferencialmente vincule este exercício com algum evento escolar que exija divulgação através de cartazes, isto irá estimular os alunos a fazê-los, além de tornar o exercício muito mais produtivo: colocar um cartaz à prova é de fato a melhor forma de testar a sua eficácia! Uma Feira de Ciências, por exemplo, é um evento que faz parte do cronograma de várias escolas. Perguntem-se: qual o tema da Feira de Ciências deste ano? (Este tema pode ser trabalhado como mote gerador dos cartazes.) Qual o público da Feira? (Pais, demais familiares, alunos de todas as séries, visitantes... Com um público tão variado com possíveis crianças que ainda não estão alfabetizadas seria uma boa idéia explorar mais as imagens nos cartazes do que o texto, por exemplo.) Que tipo de materiais utilizaremos para confeccionarmos nossos cartazes? (Papel reciclado pelos próprios alunos e materiais reaproveitados seriam extremamente pertinentes com este evento, visando conscientização ecológica).

Divida a turma em grupos preferencialmente de quatro alunos. 

Perguntas básicas que deverão ser feitas aos grupos para projetar o cartaz:

A qual evento o cartaz se destina? Qual o público alvo? Qual o tamanho do cartaz; da fonte da letra; cores mais pertinetes; tipo de enquadramento; formato? (Estas perguntas são apenas as primeiras, a partir delas devem surgir outras).

A meta dessa aula é rascunhar um cartaz e transpor o seu projeto através de desenho com lápis de grafite HB  para o suporte que será utilizado pelo grupo.

Aula 4

Finalizando o cartaz:

Com o projeto realizado e já transposto para o suporte escolhido resta apenas finalizar o cartaz, fazer o seu acabamento. E por fim escolher o local onde ele será fixado na escola seguindo todo o rigor quanto: público alvo, tipo de evento, distância do observador...

Sugestão de materiais a serem utilizados nas aulas 3 e 4: computador; papel pardo; cartolina; retalhos de papel colorido com texturas variadas; tintas; giz de cera; lápis de cor; cola colorida; pincel atômico; canetinha hidrocor; fita crepe; cola; lápis de grafite; régua; transferidor; compasso; tesoura; estilete...

Aula 5

Debate entre os alunos a partir da avaliação proposta (vide avaliação).

Avaliação

Para avaliar as duas primeiras aulas sugiro, professor, que você peça aos alunos um relatório sobre tais aulas. Quanto à avaliação dos cartazes, sugiro que os alunos entrevistem os visitantes do evento que os cartazes estão divulgando. Os grupos que realizaram os cartazes devem entrevistar as pessoas perguntando sobre todos os cartazes, não apenas o seu. Perguntas do tipo: o que você achou destes cartazes? Eles funcionam? Por quê? O local escolhido para fixá-los foi apropriado? Elabore estas questões em conjunto com a turma, apenas a elaboração das questões já servirá de avaliação para você. Peça aos grupos que lhe entreguem as entrevistas após terem feito uma apreciação delas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Iara Alex Braga Davy, E.E.E.F.M. Barão do Solimões , Rondônia - dijo:
    iara.davy@gmail.com

    30/03/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns!!! Sua proposta é interessante, dinâmica e objetiva.


  • Leozina, E.E República da Nicarágua , São Paulo - dijo:
    leozinamat@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei!!!


  • Rosane Pertile Schreiner, EEB ARNALDO MOREIRA DOUAT , Santa Catarina - dijo:
    rosanepertile@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    OLÁ! PROFESSOR LUIS, MUITO INTERESANTE A TEMÁTICA ABORDADO NOS CARTAZES,FAZ COM QUE O ALUNO PASSE A TER UM OLHAR MAIS CRÍTICO DOS CARTAZES EXPOSTOS, SOBRE UMA DETERMINADA PROPAGANDA.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.