Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A charge animada: uma leitura possível

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar charges animadas.
Perceber os efeitos de sentidos provocados pela presença da intertextualidade verbal e da não verbal.
Realizar inferências a partir das pistas verbais e não- verbais presentes na charge.
Depreender/identificar ou perceber o jogo de vozes contrastantes que provocam o riso, pelo qual a charge critica um personagem ou acontecimento político, assumindo o estatuto de um texto humorístico.
Perceber/identificar que a charge informa e opina sobre um tema por meio da representação de um “mundo às avessas”, pela própria inversão dos valores sociais.
Identificar a crítica feita pela charge.

Duração das atividades
2 a 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá saber o que é uma charge e ter feito leituras de charges não animadas.
O objetivo/finalidade desse gênero textual.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2 – 50 minutos cada aproximadamente

Atividade 1

A aula deverá ser realizada no Laboratório de Informática.

Apresentar, por escrito, um tutorial para os alunos com os seguintes passos:

1- Entrar nos sítios:


http://charges.uol.com.br/
http://charges.uol.com.br/chargeoke.html.

2- Os alunos deverão trabalhar em duplas, para realizar as seguintes atividades:
a) Cada dupla fará a leitura de algumas charges presentes no sítio acima e escolherá uma para fazer as questões propostas abaixo. O professor poderá estipular um tempo para essa atividade, por exemplo, de 15 a 20 minutos. A partir da escolha da charge, cada dupla responderá por escrito as questões propostas, com o tempo previsto pelo professor.

b) Após esta atividade, cada dupla apresentará a charge que escolheu e a leitura feita. Nesse momento, abre-se para discussão.


3- Questões propostas para compreensão/interpretação

a) Qual o assunto abordado na charge?
b) Descrever os elementos que compõem o desenho: como são apresentados os personagens, o espaço interno e externo, a roupa, cores, todos os aspectos visuais do texto e os detalhes que chamam à atenção.
c) Qual aspecto da realidade brasileira ou mundial está sendo criticado pelo desenhista?
d) Que traços dos personagens foram exagerados?
e) Na leitura da charge, vocês perceberam idéias contrárias entre os personagens? Exemplifique.
f) Na charge escolhida, houve inversão de valores sociais? Exemplifique.
g) Na opinião da dupla, quais elementos presentes no texto podem provocar o riso?
h) Qual a possível visão crítica pode ser percebida na charge?

Avaliação

Observar a participação e o desempenho dos alunos em todos os momentos de desenvolvimento da atividade. Refletir com a turma os pontos positivos e negativos apresentados durante o desenvolvimento da atividade.
Verificar se aluno conseguiu perceber que os elementos usados na charge tem o objetivo de criticar um tema atual e provocar o riso.
O professor poderá avaliar quantitativamente esta atividade, desde que estabeleça critérios.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 1/4 - 25%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Cecília , Escola Estadual Romeu Perdigão , Minas Gerais - disse:
    ceciliavmsantiago@yahoo.com.br

    27/01/2011

    Cinco estrelas

    Puxa! Excelente plano. Apliquei na turma do Magistério e o resulltado foi surpreendente! Parabéns às autoras!


  • Cláudia Goulart Morais, ESC DE EDUCACAO BASICA , Minas Gerais - disse:
    goulart.morais@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho com charges animadas é interessante primeiro porque é um gênero textual que pode ser lido na internet e segundo porque utiliza a imagem e o som para chamar a atenção do leitor. Isso facilita o trabalho de leitura. Parabéns pela proposta!


  • Cristiane Pacheco, NRE AM NORTE , Paraná - disse:
    cristianepacheco@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão pois, toda forma lúdica de trabalhar é muito mais proveitosa. Parabéns


  • Marina, U.P.J , São Paulo - disse:
    vitorinha.lindinha@hotmil.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Eu adorei achei muito bom!!! Parabéns para quem fez este site!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.