09/09/2009
Aparecida Clemilda Porto, Vilma Aparecida Gomes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ler e interpretar charges animadas.
Perceber os efeitos de sentidos provocados pela presença da intertextualidade verbal e da não verbal.
Realizar inferências a partir das pistas verbais e não- verbais presentes na charge.
Depreender/identificar ou perceber o jogo de vozes contrastantes que provocam o riso, pelo qual a charge critica um personagem ou acontecimento político, assumindo o estatuto de um texto humorístico.
Perceber/identificar que a charge informa e opina sobre um tema por meio da representação de um “mundo às avessas”, pela própria inversão dos valores sociais.
Identificar a crítica feita pela charge.
O aluno deverá saber o que é uma charge e ter feito leituras de charges não animadas.
O objetivo/finalidade desse gênero textual.
Aula 1 e 2 – 50 minutos cada aproximadamente
Atividade 1
A aula deverá ser realizada no Laboratório de Informática.
Apresentar, por escrito, um tutorial para os alunos com os seguintes passos:
1- Entrar nos sítios:
http://charges.uol.com.br/
http://charges.uol.com.br/chargeoke.html.
2- Os alunos deverão trabalhar em duplas, para realizar as seguintes atividades:
a) Cada dupla fará a leitura de algumas charges presentes no sítio acima e escolherá uma para fazer as questões propostas abaixo. O professor poderá estipular um tempo para essa atividade, por exemplo, de 15 a 20 minutos. A partir da escolha da charge, cada dupla responderá por escrito as questões propostas, com o tempo previsto pelo professor.
b) Após esta atividade, cada dupla apresentará a charge que escolheu e a leitura feita. Nesse momento, abre-se para discussão.
3- Questões propostas para compreensão/interpretação
a) Qual o assunto abordado na charge?
b) Descrever os elementos que compõem o desenho: como são apresentados os personagens, o espaço interno e externo, a roupa, cores, todos os aspectos visuais do texto e os detalhes que chamam à atenção.
c) Qual aspecto da realidade brasileira ou mundial está sendo criticado pelo desenhista?
d) Que traços dos personagens foram exagerados?
e) Na leitura da charge, vocês perceberam idéias contrárias entre os personagens? Exemplifique.
f) Na charge escolhida, houve inversão de valores sociais? Exemplifique.
g) Na opinião da dupla, quais elementos presentes no texto podem provocar o riso?
h) Qual a possível visão crítica pode ser percebida na charge?
Observar a participação e o desempenho dos alunos em todos os momentos de desenvolvimento da atividade. Refletir com a turma os pontos positivos e negativos apresentados durante o desenvolvimento da atividade.
Verificar se aluno conseguiu perceber que os elementos usados na charge tem o objetivo de criticar um tema atual e provocar o riso.
O professor poderá avaliar quantitativamente esta atividade, desde que estabeleça critérios.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/01/2011
Cinco estrelasPuxa! Excelente plano. Apliquei na turma do Magistério e o resulltado foi surpreendente! Parabéns às autoras!
24/03/2010
Cinco estrelasO trabalho com charges animadas é interessante primeiro porque é um gênero textual que pode ser lido na internet e segundo porque utiliza a imagem e o som para chamar a atenção do leitor. Isso facilita o trabalho de leitura. Parabéns pela proposta!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestão pois, toda forma lúdica de trabalhar é muito mais proveitosa. Parabéns
24/03/2010
Duas estrelasEu adorei achei muito bom!!! Parabéns para quem fez este site!!!