Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo triângulos e quadriláteros com o Tangram

 

28/08/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
imagem do usuário

BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Construir triângulos e quadriláteros, com as peças do Tangram
Duração das atividades
•Uma aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Figuras geométricas: triângulos e quadriláteros
Estratégias e recursos da aula

Professor, seria interessante que antes dessa aula, você já tenha trabalhado com os alunos o Tangram. Uma sugestão seria a aula: “Brincando com o Tangram”.

Aula

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e utilize o recurso que se encontra no BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3543 , trata-se de um Tangram virtual, onde os alunos poderão usar as peças para formar alguns polígonos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/543/imagens/tangram1.JPG

Solicite aos alunos que realizem as atividades a seguir registrando suas soluções em uma folha.


Nesta primeira atividade você irá apontar as peças que os alunos deverão utilizar para construir os polígonos.

1) Usando dois triângulos do mesmo tamanho construir:

  • Um quadrado
  • Um triângulo
  • Um paralelogramo


Nas atividades a seguir, você solicitará a construção de um determinado polígono com um certo número de peças e os alunos deverão selecionar as peças possíveis.

 

2) Construir um quadrado usando:

  • Duas peças
  • Três peças
  • Quatro peças
  • Cinco peças
  • Sete peças

3) Construir um triângulo usando:

  • Duas peças
  • Três peças
  • Quatro peças
  • Cinco peças
  • Sete peças

Vale ressaltar que ao construir os triângulos e os quadrados, os alunos estarão estabelecendo relações entre as formas (triângulos e quadrados) e as propriedades dessas figuras (número de lados, medidas dos lados, no caso do quadrado).

 

 

 


Dicas e Sugestões

Professor, as atividades sugeridas anteriormente podem ser realizadas com os alunos dos 1º ao 5º anos do ensino fundamental inicial, desde que usando o bom senso você selecione as atividades adequadas à faixa etária. Por exemplo, na atividade 2) você pode pedir para os alunos do 1º e 2º anos, por exemplo, que construam quadrados usando apenas duas e três peças, e as demais construções do quadrado para os anos posteriores.

Outra atividade que você pode solicitar aos alunos é que construam outros polígonos como, por exemplo, o trapézio e o pentágono.
 

 

 

Bibliografia:

Souza, Eliane Reame et al "A matemática das sete peças do tangram". Caem - IME-USP. São Paulo, 1995.
 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e também as soluções encontradas para as atividades propostas
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • taynara, Sapezal , Mato Grosso do Sul - disse:
    taynaragatatba@hotmail.com

    23/02/2013

    Cinco estrelas

    legal,eu gostei porque quando a minha professora passou isso eu nao gostei e depois eu quis saber mais entao pesquisei e gostei muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.