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Decifrando mapas

 

16/09/2008

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA RENATA PAULETO DO PRADO
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BRASILIA - DF COL MADRE CARMEN SALLES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
•Aplicar os conceitos de razões especiais; •Aplicar os conceitos de proporção e regra de três na resolução de problemas; •Leitura e interpretação de tabelas e gráficos.
Duração das atividades
•Uma aula de 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
•Razão e proporção •Regra de três
Estratégias e recursos da aula
Aula

Sala de aula!
Antes de levar os alunos ao laboratório de informática converse com eles a respeito das razões especiais, proporção e regra de três.

Laboratório de informática!
Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que abram o site http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2257   nele os alunos vão ser convidados a fazer uma viagem pelo Brasil, devendo escolher uma das regiões.
Peça aos alunos para anotarem todas as etapas em uma folha para ser usada como avaliação.
Após escolher a região eles deverão preencher a tabela apresentada usando os dados da tabela de distância e com a velocidade e paradas que quiserem. Caso os dados não sejam corretos serão avisados pelo programa.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/544/imagens/decifrandomapas1.JPG

Quando terminarem de preencher a tabela 1 serão convidados a avançar. No próximo passo, eles deverão preencher uma segunda tabela com o tempo gasto para percorrer cada distância.
Questione-os como poderão encontrar esse tempo conhecendo a distância e a velocidade. Aqui se espera que os alunos percebam que o tempo gasto em cada trecho é dado pela razão entre a distância e a velocidade. Lembre-os que essa razão é um número decimal e que as horas são dadas usando o sistema sexagesimal, isto é, a parte inteira do número representa as horas e a decimal terá que ser multiplicada por 60 para se encontrar os minutos. Chame a atenção para que 1,3 horas = 1 hora e 18 min e não 1 hora e 30 min e sim que 1,5horas = 1 hora e 30 min.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/544/imagens/decifrandomapas2.JPG

Conforme a tabela 2 for sendo preenchida corretamente a distância percorrida e o tempo necessário também serão preenchidos automaticamente.
Quando concluírem o preenchimento da tabela 2 eles poderão avançar.

Aqui eles deverão responder a cinco questões referentes aos dados das tabelas anteriores, para consultar os dado s dessas tabelas os alunos poderão usar suas próprias tabelas ou as que se encontram no rodapé da página.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/544/imagens/decifrandomapas4.JPG

 

Quando acabarem de preencher os dados corretamente poderão avançar e encontrarão um gráfico da velocidade em função do tempo. Aqui os alunos deverão ler e interpretar os dados do gráfico para responder a pergunta apresentada.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/544/imagens/decifrandomapas5.JPG

 

Respondendo corretamente eles poderão avançar para a próxima fase, que consiste na leitura e interpretação de um gráfico da distância em função do tempo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/544/imagens/decifrandomapas6.JPG

 

Após interpretar corretamente o gráfico, eles poderão avançar, e deverão preencher duas tabelas com velocidades e paradas que o tempo da viagem seja aumentado (tabela 1.1) e diminuído (tabela 1.2). Aqui os alunos deverão analisar os fatos e concluir que para que o tempo da viagem aumente a velocidade deve diminuir e para que o tempo diminua a velocidade deve aumentar em pelo menos alguns trechos da viagem. Isso porque essas grandezas (distância e velocidade) são inversamente proporcionais.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/544/imagens/decifrandomapas7.JPG

Após concluírem que as grandezas são inversamente proporcionais eles avançaram para a próxima fase, onde completar o preço do litro do combustível e depois preencher o preço total dos litros usados em cada etapa da viagem. Quando confirmarem esses dados os três gráficos do lado esquerdo serão preenchidos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/544/imagens/decifrandomapas8.JPG

Os alunos deverão interpretar os dados da tabela e e scolher entre os três gráficos e as três rela& ccedi l;ões matemáticas os que representam essa situação.
Terminada essa etapa eles avançaram para a próxima, onde encontraram a média de quilômetros rodados com 1 litro de combustível, e uma tabela com os litros consumidos e a distância percorrida. Com base nesses dados eles deverão responder as três perguntas referente aos quilômetros percorridos com um certo número de litros, o consumo de combustível para uma determinada distância e o custo total da viagem.
 

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Preenchidos esses dados, os alunos serão apresentados a cidade de destino.

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 Dicas e Sugestões
Professor, que função não seja o conteúdo do 7º ano, eles poderão resolver essas atividades, usando apenas a leitura de gráficos e tabelas. E também poderão concluir qual a representação matemática, associando o cálculo realizado para preencher a tabela.
 

 

Avaliação
Você pode usar como avaliação a participação nas atividades, as contribuições dadas, e também as resoluções dos problemas propostos.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Rosani, Escola Estadual Ana Dantas Motta , Minas Gerais - disse:
    rosani_nogueira@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Imaginei eu e meus alunos usando este exemplo de aula... Pretendo aproveitá-la.


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