Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com nomes _ acróstico

 

01/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Paula Cristina silva de Oliveira, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de compreender a organização, estrutura e um possível uso do gênero textual lista, por meio do acróstico. Será desafiado também a registrar palavras a partir de alguns princípios, como a temática e as letras pré-estabelecidas no acróstico, percepção da ordem e seqüência das letras em uma palavra. Por fim, propiciaremos o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em dupla, grupo ou mesmo observar as características e qualidades dos seus pares.

Duração das atividades
aproximadamente 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética e o reconhecimento, compreensão do gênero lista.

Estratégias e recursos da aula

I - Caro professor(a) primeiramente você deverá retomar com seus alunos a noção que eles possuem sobre a organização, uso e função do gênero lista. Isso pode se dá através de perguntas como: o que é uma lista?; Como reconhecemos uma lista?; O que a diferencia dos outros textos?; Quando e para que escrevemos uma lista?.

Após ou mesmo durante este dialogo busque apresentar aos alunos alguns modelos de lista, a serem preparados previamente por você. É importante pensar em modelos, que sejam acessíveis à compreensão e a realidade cotidiana dos seus alunos. Você poderá apontar como exemplo, a liste de ajudantes da sala, a lista de atividades diárias (rotina), lista de compras do supermercado, lista de convidados para aniversário, entre outros. Para finalizar esta primeira parte busque concluir com as crianças os benefícios de uma lista, que visa de um modo geral organizar e registrar informações.

II _ Agora, vamos dá seqüência, dizendo às crianças que podemos usar a lista, para “brincar com as palavras”, formar poesias e “bilhetinhos” carinhosos para um colega, um familiar, e ainda caracterizar animais e muito mais.

A seguir apresentarei algumas possibilidades de trabalhar com acróstico, e recomendo que as primeiras experiências das crianças sejam desenvolvidas em duplas ou grupos.

Neste momento vá ao quadro/lousa e escreva, por exemplo, o nome de um animal (se possível escreva com um giz ou pincel de cor diferente, de modo que esta palavra fique em destaque ou a escreva com um modelo de letra “diferente”, por exemplo, a caixa altar maiúscula). Esta palavra poderá ser escrita na horizontal ou mesmo na vertical (verificar exemplo 1). Diga então, as crianças que elas serão desafiadas a escrever para cada letra da palavra uma outra palavra que comece com a letra destacada, ou que, esta palavra ser registrada venha possuir, a letra de destaque da palavra motivadora, até mesmo no meio da palavra ser acrescentada pela criança, ou seja você poderá flexibilizar a regra (observe o exemplo). Mas, o desafio que você vai propor, não deve parar por aí! Você pode pedir que as crianças pensem em palavras que caracterizam, remetam a um animal escolhido, por exemplo. Pode ainda, pedir as crianças para dizer o nome de um animal que possui 6 letras, 4 letras, ou mesmo que possua 3 silabas, 2 sílabas. Tudo isso deverá depender das habilidades da sua turma, que certamente você conhece bem! Vamos conferir abaixo, um exemplo:

EXEMPLO 1 _ PROPOSTA NA HORIZONTAL

                      PROPOSTA NA VERTICAL

Observe professor(a), que de acordo com seu interesse e também com as capacidades já desenvolvidas na sua turma, você poderá ampliar ou limitar os desafios propostos. No caso, por exemplo, de a turma estar trabalhando com um projeto sobre animais, pode-se pedir também, que não escrevam apenas palavras, mas que escrevam frases com informações, sobre o animal. Confira abaixo uma possibilidade.

               Acróstico_ Algumas curiosidade sobre os LOBOS

Lobos vivem em grupos familiares chamados de alcatéia.

Os machos adultos podem medir até 2 metros de comprimento.

Lobos uivam para comandar caçadas, pedir ajuda, marcar território, chamar outros membros ou simplesmente porque estão com vontade.

Oslobos que chegam de uma caçada regurgitamos pedaços de carne para os jovens.

OBSERVAÇÃO 1 - as informações apresentadas sobre o animal, foram retiradas do site www.wkipedia.com.br consultado em  - 15/08/2009.

III_ Prezado(a) colega, o acróstico pode ser trabalhado também, com outras temáticas. Em especial, sugiro que seja, a partir dos nomes dos colegas da turma. Trabalhando com os nomes, você poderá usar duas possibilidades, a primeira seria que a partir do nome de um colega que a criança escreva simplesmente palavras. Uma outra alternativa bem interessante, será melhor desenvolvida, se a turma já tiver um tempo de convivência, pois neste caso você vai pedir as crianças que para cada letra do nome do colega ela apresente uma palavra que retrate alguma característica física e/ou mesmo da personalidade. Apresento no exemplo 2, alguns modelos trabalhados com algumas crianças, usando como estratégia esta segunda opção.

É fundamental professor(a), que você faça alguns exemplos no quadro/lousa antes, para que fique bem claro para os alunos o que significa dizer características, qualidades, de uma pessoa. Sendo assim, escolha alguns nomes e trabalhe coletivamente com as crianças. Convide-as neste momento, a ir ao quadro e escrever as palavras. Pois assim, caso haja algum erro ortográfico, a correção coletiva tem muito a agregar neste momento.

Professor(a), você poderá avaliar inúmeras possibilidade para definição das duplas, grupo ou mesmo individual (como foi desenvolvido no exemplo 2, a verificar). Você poderá, escrever os nomes em um papel, colocar em uma caixa e os alunos irão sortear o nome do colega, que deverá trabalhar, no caso de as crianças estarem habituadas a sentar em dupla, pode-se pedir também que uma “apresente” a outra, e ainda que cada criança trabalhe com seu próprio nome, dizendo como ela observa suas características, entre tantas outras possibilidades.

Seria bem interessante também, que ao final deste trabalho, que as crianças se organizem em roda, ou mesmo vão à frente da sala e digam as palavras escritas, sem dizer (explicitamente) o nome que foi trabalhado. Ao dizer as características apresentadas, vamos ver, quem conseguirá adivinhar qual colega era. Isso fica apenas como uma sugestão para enriquecer a ludicidade desta experiência.

Por fim, sugiro uma atenção ao trabalho com a estética da produção. Recomende as crianças a decorarem a folha com uma margem legal, que contornem a palavra principal, deixando assim o trabalho bem caprichado. Posteriormente sob sua orientação, a turma poderá expor as produções em um mural na escola, possibilitando que outros colegas e demais professores, possam apreciar o trabalho desenvolvido.

OBSERVAÇÃO 2_ Professor(a) é muito importante lembrar-se de se incluir entre os nomes a serem trabalhados, afinal você também é parte deste grupo. Ok!

Avaliação

O trabalho finalizado deverá ser analisado e observado por você a fim de compreender e de buscar perceber o que o grupo como um todo e também o que cada criança individualmente, conseguiu apreender desta atividade. Observe se soube respeitar a organização, ordem e seqüência as escrita das palavras e frases, disposição no papel, avalie a sua capacidade de interpretar os critérios definidos para a escrita, a criatividade e extensão do vocabulário nas palavras escolhidas, analise ainda, a escrita no que diz respeito a questões ortográficas, e por fim, se assim desejar, pode analisar como as crianças se percebem, que leitura fazem do outro e vice-versa.

Recomendo caro(a) professor(a), se ainda não tiver, que organize um caderno ou mesmo um folha/ficha para cada criança da sua turma e que nesta você registre as avaliações sugeridas acima e a data de realização. Desse modo, você poderá acompanhar o processo de evolução de cada criança, e assim compreender também, com a devida clareza quais são as ações a desenvolver para que haja avanços individuais, mas também da turma como um todo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 7/10 - 70%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lucivaldo Farias dos Santos, E E E F JOAQUIM DE SOUZA LIMA , Pará - disse:
    lucivaldo.educ@yahoo.com.br

    27/02/2013

    Cinco estrelas

    Lucivaldo Farias dos Santos Muito interessante, pois a mesma possibilita o desenvolvimento da escrita e da leitura de forma prazerosa.


  • lucilene lucas, EEEFM PRINCESA ISABEL , Rondônia - disse:
    lucilene.lucas_@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei pois vou aplicar essa atividade com meus alunos achei excelente


  • Andréa Nunes Ferreira, E.M.Jeronimo Carlos dos Nascimento , Rio de Janeiro - disse:
    jvamandrea@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabens, Eu tambem já trabalhei com esse tipo de atividades e eles amam.


  • Sandra Zilmar Lemos Dias, Escola Municipal Francisco Martins Carrijo , Mato Grosso do Sul - disse:
    sandrazilmar@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Graziela, adorei a sugestão, mas, gostaria de poder realizá-la com meus alunos utilizando também algum recurso tecnológico, pensei em digitação doas acrósticos produzidos e também leitura dos acrósticos utilizando o microfone, isso poderia ser legal? O que vocês acham? podem me sugerir algo além?


  • Rosecleide, Creche Municipal Ver. Benedito Elias Pereira , São Paulo - disse:
    rosevalspt@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Eu também gosto muito de trabalhar com acróstico. Parabéns!!!!!!


  • Josaine M. C. Violato, E.M.E.I. Noeme Barros Pereira , Rondônia - disse:
    josiviolato@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Colega! Amei sua idéia! Estou iniciando na alfabetização e assumi uma turma em andamento, estou procurando atividades dinâmicas, criativas que envolvam os alunos no processo de escrita. Acredito que esta atividade vai se enquadrar perfeitamente na minha busca.


  • Beatriz Bartel, EEB PROFª VALDETE INÊS PIAZERA ZINDARS , Santa Catarina - disse:
    biabartel@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei sua aula pois adoro trabalhar com acrósticos.Parabéns pela aula e obrigada pelas novas ideias.


  • Débora dos Santos Silva, E.E.E.F.M. Graciliano Ramos , Rondônia - disse:
    deborasa1964@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito de sua atividade, desafiadora, ótima, amei, vou trabalhar com meus alunos


  • Mari Oliveira, Escola Mul. Olga Hannun de Castro Rosa , Goiás - disse:
    marilanny@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estou fazendo um curso sobre o uso de tecnologias na escola e vou usar o exemplo de sua aula para trabalhar no laboratório de informática. Já conhecia o trabalho com acróstico mas você deu outras maneiras de trabalhá-lo. Gostei muito!


  • Cleuza Pedroso da Silva, Escola Municipal José da Silva Filho , São Paulo - disse:
    cleuza_pedroso@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Grasielle e co-autores! Esta sugestão de aula contribuirá muito com o aprendizado de todos, será desafiadora, com grau de dificuldades diferentes, logo atenderá as necessidades de cada um. Abraços Cleuza


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.