Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


VAMOS BRINCAR? A LEITURA E A ESCRITA DE UM LIVRO DE BRINCADEIRAS

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Fernanda Maurício Simões, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das atividades, esperamos que os alunos:
• Conheçam os elementos característicos de um livro: capa, sumário e numeração de páginas, etc
• Compreender as funções sociais do livro: divertir, informar, distrair, etc.
• Conheçam os gêneros textuais: lista, convite e “Regras de uma Brincadeira”, aprendendo a produzir esses textos de forma a atender aos seus objetivos e aos seus destinatários.
• Aprendam a expressar-se oralmente em situações formais, planejando e organizando a fala.
• Participem das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor e expondo suas opiniões.
• Iniciem a percepção das convenções gráficas do sistema de escrita [orientação e alinhamento da escrita e a função da segmentação dos espaços em brancos entre as palavras],

Duração das atividades
De um a dois meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugestão de aula para crianças no inicio do processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Levantamento das brincadeiras conhecidas pelos alunos e proposição da escrita do livro
Objetivos Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas. Conhecer e valorizar as funções sociais do livro Infantil e compreender suas características.

Em roda, pergunte aos alunos que brincadeiras gostam de jogar. Incentive-os a lembrar daquelas mais tradicionais e ao ar livre. Peça para que expliquem como elas são jogadas, onde e com quem a aprenderam. Discuta com as crianças: “É possível escrevermos um livro que explique a outras crianças como se jogam essas brincadeiras?” Converse com as crianças sobre como o livro pode ser. Leve para sala algum livro que já conheçam e questione: “Para que ele serve?” “O que é necessário ter em um livro?” [capa, ilustrações, números de páginas, sumário, etc]. Pergunte que informações eles terão que oferecer sobre cada brincadeira para que outras pessoas possam aprendê-la. Sugira que, no livro, cada brincadeira tenha o seu nome, o número de participantes, suas regras e uma ilustração. Você poderá propor que o livro fique na biblioteca da escola e poderá ser consultado por todos.
Atividade 2: Escrita da lista de brincadeiras que fará parte do livro.
Objetivos específicos: Escrever texto adequado aos seus objetivos e destinatários. Explorar o gênero textual: lista. Perceber a orientação correta da escrita e os espaços em branco entre as palavras. Perceber as relações entre grafemas e fonemas.

Após a conversa na roda, eleja com os alunos as brincadeiras que irão compor o livro. Proponha a escrita de uma lista, contendo o nome de cada uma, para ser fixada na sala. Converse com os alunos sobre os objetivos da lista: marcar as brincadeiras que já tiverem sido trabalhadas, verificar qual deverá ser a próxima, etc. No momento da escrita da lista, explore a direção da escrita, o espaçamento entre as palavras e as relações entre grafemas e fonemas, perguntando aos alunos a letra inicial e final das palavras e pedindo sugestões sobre a grafia das palavras.
Atividade 3: Jogando e escrevendo
O trabalho com cada brincadeira poderá constituir-se nas seguintes etapas: roda conversa sobre a brincadeira; brincadeira no pátio ou ao ar livre; nova roda de conversa para que as crianças avaliem como foi o jogo – se todas as crianças respeitaram as regras, etc – escrita e revisão do texto.

3.1- Roda de conversa: conhecendo a brincadeira
Objetivos: Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas.

Nessa etapa, os alunos irão conversar sobre o que é preciso saber para jogar a brincadeira eleita. Deverão expor, oralmente, o nome da brincadeira, suas regras, o número de participantes, os materiais que são necessários, etc. Se possível, leve para sala e leia para as crianças informações sobre a brincadeira: como e onde foi inventada, se a brincadeira sofreu transformações ao longo do tempo, se há variações no modo de brincar dependendo da região, etc. É importante também fazer os combinados necessários para brincarem.
3.2 – Jogo ao ar livre
Nesse momento, os alunos jogam a brincadeira escolhida.
3.3 Roda de conversa: avaliando a brincadeira

Objetivos: Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas.

Nessa nova roda de conversa, as crianças podem conversar sobre como foi a brincadeira, se gostaram de jogá-la, se todos respeitaram as regras, etc.
3.3 Escrita do texto
Objetivos específicos: Escrever texto adequado aos seus objetivos e destinatários. Perceber a orientação da escrita, os espaços em branco entre as palavras. Planejar e revisar o texto considerando sua adequação aos seus objetivos e destinatários. Compreender a numeração de páginas como uma característica do livro.

Planeje junto com os alunos como será escrito o texto. Sugerimos que cada brincadeira tenha o seu nome, o número de participantes, os materiais necessários e as suas regras. A escrita poderá ser coletiva. Os alunos ditam o texto e o professor o escreve no quadro. Nesse momento, é importante chamar a atenção sobre a disposição do texto e a linguagem a ser usada. Quando o texto estiver pronto, faça sua leitura para que os alunos avaliem como ficou, se o texto está adequado, se contém todas as regras, etc.
À medida que os textos forem escritos, proponha aos alunos que as páginas sejam numeradas. Leve alguns livros para sala para que verifiquem se as páginas são numeradas e discutam sobre o porque desse procedimento. Exemplo:

4. Título e Capa do livro
Objetivos: Compreender a capa e o título como elementos característicos de um livro. Escrever texto adequado aos seus objetivos.

Depois de todas as brincadeiras escritas, é hora de criar um nome para o livro. Leve para sala alguns livros de conhecimento dos alunos. Leia o seu título e pergunte às crianças se, por meio da leitura do título do livro, é possível imaginar a sua história. Verifique também se o título é coerente com a história trazida. Discuta com as crianças qual o papel do título em um livro e se ele deve ser curto ou longo. Depois dessa conversa, peça para que dêem sugestões de um título para o livro que estão escrevendo, justifiquem o nome que inventarem e elejam aquele que agradar o maior número de crianças. Esse é um momento bastante rico para explorar processos de eleição.
Aproveite também para pedir aos alunos que analisem a capa de alguns livros, pois o livro de Brincadeiras da turma também deverá ter uma capa. Converse sobre o papel da capa em um livro e porque é importante que o livro que estão produzindo tenha uma capa.
5. Ilustração das brincadeiras e da capa do livro
Objetivos: Compreender a ilustração como um elemento característico de um livro. Participar das interações em sala de aula, expondo as opiniões e respeitando a dos colegas.

Proponha aos alunos o desafio de ilustrarem cada brincadeira e a capa do livro. Converse com eles sobre o papel de uma ilustração em um livro. Leve para sala um livro que já conheçam e peça para que analisem as ilustrações, verificando se elas ajudam a entender melhor o texto que trazem. Como será um livro coletivo, você pode dividir a sala em trios, por exemplo, e pedir para que cada grupo ilustre uma brincadeira e um deles fique responsável pelo desenho da capa. Assim, serão usadas as ilustrações de todas as crianças. Outra sugestão é que toda a turma faça desenhos em papéis bem pequenos para que sejam diagramados posteriormente na capa.
6. A escrita do Sumário

Objetivos: Compreender o sumário como um elemento característico de um livro. Escrever o texto adequado aos seus objetivos e destinatários.

Leve para a sala um livro que contenha sumário. Explique para os alunos qual a função do sumário em um livro. Escreva coletivamente com as crianças o sumário do livro da turma.
7. Convite para o Lançamento do livro
Objetivos: Escrever texto adequado aos seus objetivos e destinatários. Perceber a orientação da escrita no caderno, os espaços em branco entre as palavras.

Proponha aos alunos que façam o lançamento do livro para as outras salas ou para familiares. Para isso, diga que será necessário que escrevam um convite. Converse com os alunos sobre os elementos necessários para a escrita de um convite: nome do evento, data, local, horário. O texto poderá ser escrito coletivamente: os alunos o elaboram oralmente, com a sua ajuda, e você o escreve no quadro. Após a escrita, faça uma leitura do texto para que as crianças avaliem se está bem escrito, se não se esqueceram da data, do horário e do local, etc.
5. Preparação para o Dia do Lançamento
Objetivos específicos: Planejar a fala para s ituações formais. Or ganizar a apresentação
Nessa etapa, os alunos prepararão a apresentação do livro para os convidados. Ajude-os a se organizarem: algumas crianças podem ficar encarregas de explicar as brincadeiras. Para isso, deverão ensaiar – ou seja, planejar como falarão -, pois, já que será um evento, não poderão falar do jeito que conversam informalmente com o colega, por exemplo. Outras podem ficar com a responsabilidade de fazer a abertura do evento – para isso também deverão planejar a fala –, e outras, ainda, de apresentarem o próprio livro e o modo como ele está organizado. Por fim, algumas crianças também podem representar as brincadeiras.

Avaliação

Avaliação
O professor pode-se valer de diferentes instrumentos para avaliação: observar a participação dos alunos durante a produção dos textos, analisar a produção de cada aluno, organizar rodas de conversa com os alunos sobre o que aprenderam durante as atividades. Ao final do processo, as crianças deverão ter compreendido que a escrita apresenta-se em diferentes gêneros textuais, como: convite, regras de jogo, lista, bem como ter reconhecido os elementos principais de cada gênero textual. Também deverão ter conhecido os elementos de um livro e ter compreendido a função social do livro que produziram. Deverão ter avançado no aprendizado do planejamento da fala para situações formais e no domínio das convenções gráficas do sistema de escrita, como alinhamento e segmentação das palavras.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 9/10 - 90%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sônia Aparecida de Oliveira, Solid Rock Brasil , São Paulo - disse:
    soninha.com@hotmail.com

    25/05/2011

    Cinco estrelas

    .Excelente,um trabalho completo e faciúl de entender.


  • iranildes da mota, escola maria beatriz da rocha , Bahia - disse:
    iranildes.iris@hotmail.com

    23/11/2010

    Quatro estrelas

    é bastante interessante bom seria se o educadore realmente colocasse em pratica a roda de conversa com seus alunos.


  • Elizabeth, E E União Beneficente Operária , Minas Gerais - disse:
    elizabethmarx@oi.com.br

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão! Vou levar esta idéia para minha escola.


  • Maria da Graça Kaszceszen, Secretaria Municipal de Educação de JOINVILLE , Santa Catarina - disse:
    helenasc@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Gostei muito do seu projeto! Parabens!!!! Graça


  • MARIA IVANI, CIEP , Rio Grande do Sul - disse:
    emariaivani@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula muito boa e criativa.


  • LENITA MARIA FOPPA MARIANI, EEF CUSTÓDIO DE CAMPOS , Santa Catarina - disse:
    lenitamariani@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Considero este plano de atividades bimestral excelente. É um roteiro de atividades que leva a um conhecimento amplo dentro do processo de alfabetizaçao. Além de alfabetizar conduz o aluno a leitura da capa e contracapa, a ter mais interesse pela leitura dos livros, a ser mais expontâneo e informado, pq esta maneira de ensinar conduz a uma observação do que está fazendo e o que se vai fazer ao longo de sua vida. E se aprende brincando com as palavras, os números,espaços e convivência social.


  • edineia, pjf , Minas Gerais - disse:
    edineiacastilho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Seu trabalho ficou excelente. Muito completo


  • edineia, pjf , Minas Gerais - disse:
    edineiacastilho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Seu trabalho ficou excelente. Muito completo


  • edineia, pjf , Minas Gerais - disse:
    edineiacastilho@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Seu trabalho ficou excelente. Muito completo


  • Paula Cardozo Marra Monteiro, THEREZINHA DO M J SOARES NASCIMENTO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    marramonteiro@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta atividade é interessante, pois permite as crianças interagir de forma ativa , além de proporcionar o conhecimento e dominio das regras das quais servirão para atuar no dia-a-dia


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.