Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diário

 

10/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Paula Cristina Silva de Oliveira , Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de compreender, a organização, estrutura e possíveis finalidades de um diário. Além de desenvolver as diversas habilidades necessárias para a produção de um texto, como organização de idéias, capacidade de revisão, pontuação.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de ler, escrever, interpretar, selecionar informações.

Estratégias e recursos da aula
Prezado(a) professor(a), a atividade aqui proposta tem como meta conduzir o aluno a perceber o uso, a linguagem, e outros comuns na escrita de um diário. Faz-se necessário ouvir das crianças, o que elas compreendem por esta palavra _ diário, se a conhece, se já ouviram falar, e o que imaginam. Por se tratar de uma turma de alfabetização, é pouco provável que o grupo tenha conhecimento sobre as principais características deste gênero. Sendo assim, recomendo que pesquise previamente e separe alguns exemplos para que a turma possa visualizar e observar.

Seria um tanto interessante, se você organizasse grupos de aproximadamente 4 ou 5 alunos. Cada um desses grupos receberia um exemplar de um diário para então observar e registrar em um pequeno cartaz ou mesmo em uma folha comum, as informações que mais chamaram a atenção. Neste momento, você poderá conduzir a fala de sua orientação, sensibilizando a observação para ações comuns à escrita de um diário, como o constante registro da data, a quem se destina o texto, qual temática é abordada, e outras observações mais que certamente surgirão. Após a observação e registro escrito do grupo, as informações seriam partilhadas em uma roda.


É muito provável, que logo, percebam que apesar de terem consultado diários com temáticas diferentes, que há diversos aspectos comuns a este gênero, como os já citados acima e outros. Observe professor(a), que para que este momento de debate seja efetivamente significativo, é preciso que você ofereça modelos diferentes de diário a cada grupo, ou minimamente três modelos na turma. Eis algumas possibilidades: Diário de Férias, Diário de Ficção, Diário de Estudo, Diário de Bordo,etc. Há ainda, a título de informação, diários que se tornaram livro como: Diário de Anne Frank, de Anne Frank e Minha Vida de Menina, de Helena Morley.


Prezado(a) colega, vale avaliar que hoje com as novas tecnologias, temos também os diários eletrônicos, como sites de relacionamento e blogs (sugiro que acesso o site _ http://www.criarweb.com/artigos/o-que-e-um-blog.html (acesso em 18/08/2009), afim de compreender o que é, e como se organiza um blog, caso não conheça ainda, esta ferramenta de acesso e construção simples e gratuito na internet).

Bom, voltemos ao desenvolvimento da nossa aula! Após as falas e principais observações, convide a turma a registrar tudo no quadro/lousa, a partir de um texto a ser produzido coletivamente. Assim, você e os alunos deverão organizar as idéias e informações indispensáveis a serem registradas no caderno.

Afim, de ampliar o dialogo, bem como o contato do grupo, recomendo que, envie como para casa um bate papo com os familiares que deve verificar se fizeram uso de algum diário em algum momento, se ainda o possui, que significado tinha este diário, que coisas costumava registrar. Convide a família e a criança que desejar e puder que leve para turma o diário, caso alguém possua e queira disponibilizar para observação da turma. Ainda que algum familiar possua, mas opte por não emprestar (por razões justas), levante com o grupo os possíveis motivos, levando-os a concluir que há diários que possuem “segredos” e confidências que não são desejáveis de expor a público.


Penso que podemos propiciar ao grupo mais do que a observação já desenvolvida. Escolha professor(a), dentro do seu contexto algumas experiências de registros, a serem vivenciada através de um diário. Podemos trabalhar com um diário de férias, a ser enviado no período de julho, por exemplo. Mas, por se tratar de férias, é importante respeitar, considerar possibilidades de registro, podendo ser escrito, ilustrado, fotografado, etc. No retorno das férias recolha os diários e organize um sorteio ou uma outra estratégia para que os colegas possam socializar, partilhar as experiências vividas pelos amigos. No caso, de considerar a sugestão de um diário de férias, é muito importante conversar com a turma que o o bjetivo não se restr inge a registrar viagens e passeios, somente. Valorize e reflita com o grupo que o gostoso das férias é a mudança de rotina, e que, portanto tudo é importante, desde um acampamento na sala de casa, a visita na casa de um primo, uma viagem para casa da tia.

De acordo com as capacidades que vem trabalhando com sua turma, é possível que elaborem um diário de português, a conter dicas ortográficas, lembretes sobre algumas “regras” construídas e discutidas com o grupo. Assim, ora você pode solicitar que após a reflexão do conteúdo a criança exponha em seu diário, conforme sua compreensão o que foi aprendido, ora você pode produzir coletivamente. Trabalhe com regras simples, como a ausência do som da letra H no inicio de palavras, o uso do ponto de interrogação, situações de uso da letra maiúscula, etc.

Professor(a) eu sugiro, que organize a capa e o envelope juntamente com as crianças, de modo que elas possam ilustrar, colocar titulo e nome no material. Para este momento, observe o material recomendando na ferramenta recurso. Sinta-se livre para utilizar toda criatividade, que certamente possui! Pode também, contar com apoio e sugestão do professor(a) de arte da sua escola. A seguir apresento alguns trabalhos desenvolvidos com faixas etárias distintas, no diário de férias. Confira!

SUGESTÃO ENVELOPE

Recursos Complementares

Envelopes grandes a decorar com cola colorida, botões ou outros; papel colorido como color set de cores variadas ou folhas oficio, também de cores variadas e folhas brancas (com ou sem pauta).

SUGESTÃO COMPLEMENTAR

Afim de compreender um pouco mais sobre a estrutura de linguagem e organização de um DIÁRIO consulte o seguinte site_ http://apoioptg.blogspot.com/2007/04/caractersticas-da-crnica_22.html (pesquisado em 18/08/2009).

Avaliação

Além de certificar-se, por meio das discussões e dos registros coletivos que o aluno compreendeu como se organiza, quem escreve e para quem se escreve um diário. Avalie se estes aspecto foram considerados pelo aluno(a) no registro do material por você escolhido, para desenvolvimento desta aula. Procure identificar ao ler os diários, sobre a coerência na escrita, o uso da escrita formal/informal, uso de pontuação, clareza na organização e exposição de idéias. É possível que outros elementos sejam avaliados, esta ampliação ou diferenciação está a depender da temática escolhida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.