Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A NOTÍCIA EM SALA DE AULA

 

02/09/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Fernanda Maurício Simões, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:
• Aprendam quais as finalidades, as funções e os elementos característicos de uma notícia.
• Desenvolvam atitudes favoráveis à leitura.
• Aprendam a levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.
• Compreendam de forma global o texto lido.
• Avancem na produção de textos adequados aos seus objetivos e destinatários.
• Avancem no aprendizado do planejamento e da revisão dos textos produzidos, considerando seus objetivos, o tema central, seus destinatários, etc.

Duração das atividades
Aproximadamente 1 mês
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Indicada para crianças no início do processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
As atividades sugeridas trabalham habilidades importantes para a leitura e compreensão de notícias. Uma vez que o aprendizado das habilidades de leitura demanda um trabalho contínuo que não se esgota em uma única aula, uma mesma atividade pode ser feita com diferentes notícias e ao longo do tempo.


Atividade 1: Levantamento de conhecimentos préviosLeve para a sala de aula um jornal – que contenha uma notícia curta e de interesse das crianças – e incentive os alunos a discutirem: “Para que serve o jornal?” “Além do jornal impresso existem outros tipo de jornais?”, “O que o jornal traz?”. A partir do que eles levantarem na conversa, diga que a notícia é um texto que está presente no jornal. Pergunte se, recentemente, ouviram alguma notícia no telejornal e que informações ela trazia. Explore que conhecimentos as crianças trazem sobre o texto noticiário. Explique que o objetivo do texto noticiário é relatar os fatos com o máximo de exatidão possível, procurando ouvir todas as partes envolvidas no acontecimento.
Obs: Registre quais são os conhecimentos que as crianças apresentam sobre esse gênero textual para que, ao final da sequência do trabalho, você possa comparar a situação dos alunos antes e depois das atividades e avaliar os aprendizados construídos.

Atividade 2: Exploração do título e formulação de hipóteses sobre o textoProponha aos alunos a leitura de uma notícia. Procure levar uma notícia que seja do universo das crianças e que elas tenham alguns conhecimentos sobre o fato abordado. Leia o título e peça que levantem hipóteses sobre o seu assunto. Ex: “Sobre o que vocês acham que o texto falará?”, “Por que vocês pensam assim?” Registre as hipóteses no quadro para que sejam confirmadas depois da leitura completa do texto. Leia o texto para os alunos. Após da leitura, volte ao registro no quadro e verifique com as crianças se suas respostas estavam corretas.
Obs: Em outras vezes que você fizer essa atividade, seria interessante levar temas que não sejam tão familiares às crianças.
Atividade 2: Identificação dos elementos da notícia
Leve para os alunos mais uma notícia. Explique que uma notícia deverá responder as questões: “O que aconteceu?” “Onde?” “Quando?” “Como?” “Quem estava envolvido?” Escreva no quadro essas perguntas. Diga que fará a leitura do texto e que deverão ficar atentos porque, após a leitura, responderão, oralmente, as perguntas do quadro. Leia o texto. Pergunte aos alunos sobre o que entenderam do texto. Verifique a compreensão global que tiveram do texto lido. Questione sobre os elementos da notícia, fazendo as perguntas que foram registradas no quadro. Se preciso, volte ao texto para que identifiquem todos os seus elementos.

Atividade 3: Eleição de um título para a notíciaTrazer para a sala de aula uma notícia curta e de interesse das crianças. Leve também três possibilidades de títulos para a notícia. Diga aos alunos que você irá ler a notícia e após a leitura, eles deverão eleger o título que se adéqua ao conteúdo do texto. Depois da leitura, escreva os títulos no quadro, lendo um a um para os alunos. Pergunte qual dos títulos acham mais coerente com o texto. Peça para que justifiquem suas escolhas com elementos do texto e questione porque os outros títulos não foram escolhidos. Se necessário, leia mais uma vez a notícia para os alunos. Proponha a discussão: “Os títulos de uma notícia são longos ou curtos?”, Por quê?”
Atividade 4: Criando um título para uma notícia
Leia para os alunos uma notícia. Entregue-a em uma folha, com um espaço em branco para ser colocado seu título. Peça para que prestem atenção no que diz o texto, pois deverão criar um título para a notícia lida. Lembre com eles o que é necessário para que o título seja bom. Leia a notícia. Após a leitura, incentive os alunos a darem um título para ela. Ouça as sugestões e questione sobre a adequação do título ao texto. Escreva coletivamen te o título com os alunos.

Atividade 5: Criando um texto para o título da notíciaLeve para os alunos uma folha com o título de uma notícia e com um espaço para preenchimento do texto. O título deve fazer referência a um assunto conhecido pelos alunos, de preferência já noticiado em telejornais. Outra sugestão é que o título faça referência a um acontecimento da escola. Proponha a escrita da notícia e sugira que depois de pronta ela seja afixada no mural da sala ou da escola para que outras pessoas possam ler. Leia o título com os alunos e planeje o texto coletivamente. Explique que a notícia deverá responder às perguntas: “O que aconteceu?” “Onde?” “Quando?” “Como?” “Quem estava envolvido?” O texto será elaborado coletivamente e o professor será o escriba, registrando-o no quadro. Depois de pronto, leia para os alunos como ficou a produção e verifique junto com eles se a notícia contém todos os seus elementos necessários para que o leitor entenda o assunto. Peça para que copiem a notícia no caderno. Um aluno deverá ficar responsável por escrevê-la em uma folha separada para que seja colocada no Mural da Escola. Outra sugestão é a notícia ser digitada.

Atividade 6: Criando uma notíciaAo longo do ano, os alunos podem produzir textos noticiários relatando, por exemplo, eventos importantes que aconteceram na escola. Sempre quando forem escrever uma notícia é importante que, primeiramente, o texto seja planejado Nessa etapa, sugerimos que seja feito um esquema no quadro, com perguntas como: O que a gente vai dizer? Nossa notícia traz todos os elementos necessários para que o leitor entenda o fato? Que informações temos sobre: “O que aconteceu?” “Onde?” “Quando?” “Como?” “Quem estava envolvido?”. Será que está faltando alguma informação? Como podemos iniciar a escrita do texto? A produção deverá ser coletiva e os alunos a elaborarão oralmente enquanto a professora registra no quadro. Depois de terminada, é necessário que o texto seja revisado. Oralmente, os alunos devem verificar, com a orientação da professora, se o texto é adequado aos seus objetivos e aos seus destinatários, se apresenta todos os elementos da notícia, se a linguagem é adequada,etc. Se necessário, o texto deverá ser reelaborado.
Obs: É muito importante que as habilidades de planejar, revisar e reelaborar os textos sejam trabalhadas constantemente, desde o início da alfabetização para que os alunos, gradativamente, se apropriem dessas habilidades e as empreguem de forma autônoma.

Avaliação

Ao final da sequência, o professor pode-se valer de diferentes instrumentos para avaliação: roda de conversa com os alunos para que digam o que aprenderam em relação às notícias, seus elementos, suas finalidades, etc; comparação entre os conhecimentos que apresentavam sobre esse gênero textual antes do trabalho e após as atividades; observação das contribuições dos alunos durante a produção oral dos textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Joana, UFPE , Pernambuco - disse:
    joana_manhosa@hotmail.com

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    Esse modelo de aula sem dúvida é riquíssiomo para o aprendizado dos educandos. Já o fiz em sala de aula e funcionou muito bem!!!


  • Hânia Silva Carvalho, E. Municipal Antonia Cavalcanti Silva , Bahia - disse:
    espacohannah@hotmail.com

    20/05/2011

    Cinco estrelas

    Amei as sugestões que encontrei aqui no Portal, muitas vezes, nós professores, por cansaço ou falta de tempo, não conseguimos pensar em estratégias tão simples e que funcionem com nossas classes de alfabetização


  • RONILSON EDELVAN DE SALES CALDEIRA, ufmg , Minas Gerais - disse:
    RONILSON1971@GMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Não conhecia este espaço e achei muito interessante, ao verificar a aula constatei que esta de acordo com os assuntos abordados na escola e poderá ser utilizados por todos pois não trata-se de uma receita, mas direciona o professor para as múltiplas oportunidades.


  • Maria do Perpétuo Socorro Barroso Gomes, ESC.MUL.JORGE AMADO , Amazonas - disse:
    perpetuobarroso@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muitas vezes utilizei notícias em sala, mas a sua aula ajudou-me a ampliar as atividades que poderão ser realizadas partido de uma notícia de jornal e levando o aluno da alfabetização a construir a sua aprendizagem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.