Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entrevistando crianças e adultos – qual brincadeira você prefere?

 

16/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Paula Cristina Silva de Oliviera, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Utilizar a língua falada em diferentes situações;
Planejar sua fala em situações formais;
Produzir coletivamente o gênero entrevista.

Duração das atividades
aproximadamente 200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento do gênero entrevista.

Estratégias e recursos da aula

I. Professor, de início pergunte a seus alunos quais as brincadeiras eles mais gostam atualmente. Após escutar os alunos, pergunte-os se acham que antigamente as pessoas também tinham preferência pelas mesmas brincadeiras. Possivelmente, haverá alunos que afirmarão que sim, e alunos que afirmarão que não.

Sugira que cada aluno faça uma entrevista, a fim de verificar se as brincadeiras de “antigamente” são as mesmas preferidas pelas crianças hoje.

Discutam e decidam quantas pessoas serão entrevistadas e a faixa etária das mesmas. Seria interessante contemplar pessoas de pelo menos duas faixas etárias distintas. Poderiam ser crianças de outra turma, com idade entre 6 e 9 anos; e adultos da própria escola, na faixa etária de 40, 50 anos, por exemplo. (Estas idades podem variar)

Feito isto, professor, reflita com seus alunos a necessidade de se preparar e planejar uma entrevista. É necessário um roteiro de entrevista, além de se pensar sobre como abordar o entrevistado, adotando uma linguagem mais cuidada. Neste momento, dialogue com os alunos sobre a diferença em abordar um colega da outra sala, e o adulto, que também está presente na escola.

II. Nossa sugestão é que o roteiro de entrevista seja construído junto com os alunos. Durante a produção coletiva do roteiro de entrevista problematize com as crianças a necessidade de haver clareza na produção das questões. Você pode fazer perguntas como: o que queremos saber? como faremos para saber? Como podemos expressar nossas questões organizando nossas dúvidas por meio de um roteiro de entrevista? Para que serve o roteiro?

Assim professor, você pode sugerir que o roteiro de entrevista contenha:

• um cabeçalho com nome da escola e nome do entrevistador
Dicas: reforce e diferencie com os alunos quem é entrevistador e quem é entrevistado;
lembre os alunos que esta parte do roteiro é para cada um preencher individualmente, antes da realização da entrevista;

• uma saudação ao entrevistado, com uma frase explicando o motivo da entrevista (por exemplo: “Bom dia, somos alunos do 2º Ano Vermelho e estamos fazendo uma pesquisa sobre os brincadeiras que as pessoas mais gostam ou gostavam de brincar”);

• nome e idade do entrevistado e perguntas referentes a quais brincadeiras ele mais gosta hoje ou gostava quando era criança, por exemplo.
Dica: como se trata de uma turma de alfabetização pode-se ter no roteiro poucas perguntas. O professor também pode optar por questões de múltipla escolha.


Elaborado o roteiro de entrevista, os alunos podem registrá-lo no caderno ou em folhas avulsas. O professor poderá ainda, se preferir, trazê-lo impresso.

III. Na etapa de realização da entrevista, é necessário reforçar com os alunos, mais uma vez, o tipo de linguagem que eles irão utilizar para abordar as pessoas, bem com se apresentarem e explicarem o trabalho que estão fazendo, seguindo o roteiro.

Dica: Explicite aos alunos a importância de se apresentarem aos entrevistados e o quanto devem ser claros na explicação deste trabalho.

IV. Realizadas as entrevistas verifique a freqüência (o número de vezes) que cada brincadeira foi citada pelos adultos e pelas crianças. Depois vocês podem comparar as respostas, observando quais são as brincadeiras preferidas pelos adultos, quais as crianças mais gostam, e quais brincadeiras foram citadas por adultos e crianças. Para finalizar, vocês podem organizar um mural relatando o desenvolvimento do trabalho e as informações coletadas. Se quiser, poderá registrar no mural como foram organizadas as informações que coletaram e o que descobriram. Estes resultados podem aparecer no mural como curiosidades, no formato “Você sabia?”, ou ainda no formato que você e a turma julgarem ser mais conveniente.

Avaliação

O professor deverá avaliar se o aluno soube utlizar uma linguagem adequada ao gênero textual escolhido - na situação específica, que no caso foi a entrevista.

Pode-se avaliar também se os alunos apresentaram disponibilidade para a elaboração das questões pertinentes ao roteiro, contribuindo na organização das idéias e no registro das perguntas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 2/4 - 50%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.