24/03/2014
Ana Maria Ferola Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
· Ouvir, ler, cantar hinos e transcrever manchetes de jornais;
· Interpretar notícias;
· Valorizar e respeitar a opinião e o gosto dos outros;
· Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
· Desenvolver um comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais;
· Produzir texto com autonomia;
· Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
· Estimar resultados e formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Formar coleções de objetos do seu interesse;
· Contar significativamente;
· Fazer operações de adição e de subtração;
· Reconhecer as bandeiras dos países envolvidos na competição.
Para a realização desta aula será necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura, de escrita e de adição e subtração. É importante, também que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Para a realização desta aula será necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura, de escrita e de adição e subtração. Deverão também ter noção de coleção, e nomes de países. Além disto, será preciso que saibam o que é copa do mundo de futebol, gol e que tenham acesso a informações da mídia escrita e falada. É importante, também que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.Para a realização desta aula será necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura, de escrita e de adição e subtração. Deverão também ter noção de coleção, e nomes de países. Além disto, será preciso que saibam o que é copa do mundo de futebol, gol e que tenham acesso a informações da mídia escrita e falada. É importante, também que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Informações ao professor
Professor, reconhecendo que a consciência fonológica é uma condição necessária, mas não suficiente para uma criança se alfabetizar, consideramos essencial criar situações por meio das quais nossos alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, atividades lúdicas possibilitam momentos para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita alfabética “[...] quando cantamos músicas e cantigas de roda, ou recitamos parlendas, poemas, quadrinhas, ou desafiamos os colegas com diferentes adivinhações, estamos nos envolvendo com a linguagem de maneira lúdica e prazerosa”. (Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Os jogos como importante recurso didático para a aprendizagem de SEA. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012, p. 36 -39). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 15 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sitio “Crescendo com Cristo”. Disponível em: <http://hanny-crescendocomcristo.blogspot.com.br/2011/08/colorir-crianca-lendo-biblia.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo a respeito do que eles sabem sobre a Copa do Mundo de Futebol.
Leve uma caixa surpresa com uma bola dentro dela.
Proponha que observem.
Por meio desta estratégia será possível identificar o assunto e antecipar a ideia principal da aula. É também uma boa oportunidade para que os alunos aprendam a expor suas ideias sobre um determinado tema.
A bola neste contexto, lhes possibilitará dialogar sobre este assunto. Apresente por meio de recurso multimídia, retroprojetor ou recortes de jornal, revistas, cartaz com imagens que indicam jogos de futebol, faltas cometidas durantes jogos de futebol, expressões de dor, alegria, prazer, raiva, medalhas, taças, dentre outros. Após a apresentação destas cenas, estabeleça um diálogo para interpretá-las. As questões são apenas para orientar uma conversa e não há necessidade de que a turma escreva. O interessante, neste momento, é que os alunos se sintam desafiados e motivados a emitir suas impressões e opiniões sobre a temática a ser estudada.
a- O que vocês acreditam que há nesta caixa?
b- Qual a forma desta caixa?
c- O que vocês pensam que podem fazer com o objeto que está aqui dentro?
d- Para que brincadeiras as pessoas utilizam este objeto?
e- Só meninas participam da brincadeiras ou meninos também?
f- Vocês gostam desse tipo de brincadeira?
g- Vocês costumam realizar este tipo de brincadeira em suas casas? E aqui na escola, vocês utilizam este brinquedo?
h- Quem conhece algum país que já tenha sido campeão nesta modalidade de esporte? (Nesta altura da conversa suponha-se que já tenham falado de futebol.).
i- Quem sabe qual é o país sede da copa do mundo deste ano?
Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta. Aproveite para informar-lhes que durante alguns dias iremos estudar sobre a copa do mundo no Brasil.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
TRABALHO EM GRUPO: PESQUISANDO
Fonte da imagem disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/ >. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, retome o assunto da aula anterior. Informe que “Essa competição, criada em 1928 na França, sob a liderança do então presidente Jules Rimet, teve a primeira edição em 1930 no Uruguai, cuja seleção da casa saiu vencedora.
Fonte: Sítio: "Wikipedia". Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, se você vivenciou estes momentos, dê o seu exemplo. Conte para a turma como eram os jogos das Copas do Mundo que você assistiu. Comente que hoje as crianças e os jovens simulam jogos de Copa do Mundo e criam ídolos que consideram bons de futebol, tanto nacionais quanto internacionais.
Questione-os:
Professor, depois que os alunos se organizarem, peça-os que façam uma pesquisa na internet e listem os países integrantes do mundial e desenhem suas bandeiras. Para realizarem esta pesquisa você poderá levá-los ao Laboratório de Informática, mas se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.
Quando terminar o tempo que você estabeleceu para o trabalho nos pequenos grupos reorganize-os para que os alunos possam apresentá-lo aos demais colegas. Antes de iniciar as apresentações informe aos alunos que perguntas, esclarecimentos ou informações a acrescentarem, poderão ser feitas após a exposição do colega.
Produza um cartaz com os nomes das seleções que eles pesquisaram e afixe-o no mural da sala de aula. Esta lista pode ser útil para você elaborar outras atividades, como por exemplo, produção de texto, narração de uma jogada que termina em gol, canto do Hino Nacional Brasileiro, contagem das seleções. Isto poderá ser feito em diferentes dias e horários.
Para finalizar esse momento induza os alunos a dizerem o que acharam da atividade. Não se esqueça de pedir que justifiquem sua resposta.
VISUALIZANDO MANCHETES SOBRE A COPA DO MUNDO
Fonte: Sítio disponível em: <http://www.lancenet.com.br/minuto/FOTOS-Seedorf-Hernane-Brazuca-Copa-2014_5_1040945898.html>. Acesso em: 09 mar. 2014.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa. Leve para o centro da roda, diversos materiais que tragam notícias sobre a copa: revistas, jornais, dentre outros. Para facilitar e enriquecer o acervo de consulta, você poderá solicitar no dia anterior que os alunos pesquisem e tragam para sala os materiais de leitura (portadores de textos) que encontrarem sobre este tema. Veja uma sugestão:
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PESQUISAR E TRAZER PARA PRÓXIMA AULA:____/___/____ MATERIAIS DE LEITURA QUE FALAM SOBRE A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL NO BRASIL. PODE SER: JORNAIS, REVISTAS, ALMANAQUES, FOLHETOS OU ARTIGOS DA INTERNET. |
Aguce a curiosidade dos alunos, para isso dialogue com eles buscando descobrir quais são seus palpites sobre o possível vencedor da Copa do Mundo no Brasil.
Ouça suas hipóteses e peça que consultem os jornais e revistas que estão à sua disposição para descobrirem o que estas mídias trazem como notícia.
Destaque que os seus pais ou avós devem se lembrar das copas anteriores e certamente tinham Pelé como ídolo, porque ele foi considerado UM REI do futebol.
Você poderá saber mais sobre o Pelé no sítio disponível em: <http://www.youtube.com/results?search_query=pele%20o%20rei%20&sm=3>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, para tornar a aula mais dinâmica você poderá, também apresentar uma música que foi feita para um ídolo do futebol brasileiro: Fio Maravilha de Jorge Ben Jor. Esta atividade lhe possibilitará um trabalho com a escrita e a compreensão de texto.
Fonte Sitio “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=RKeqZZ6ezsE>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Fio Maravilha |
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E novamente ele chegou |
Foi um gol de anjo um verdadeiro gol de placa
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Fonte: Sítio: "Vagalume". Disponível em: http://www.vagalume.com.br/jorge-ben-jor/fio-maravilha.html#ixzz2vQIfGVYn>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, reproduza a letra da música para os alunos colarem no caderno ou registre na lousa.
Explore oralmente a letra, questionando-os sobre as palavras ou expressões que não conhecem, tais como: gol de placa, jogada celestial, dentre outras.
Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça você uma leitura em voz alta e logo após, peça que releiam o texto silenciosamente. Ande pela sala, perguntando para alguns alunos onde está escrita determinada palavra. Isso fará com que os alunos busquem ajustar a oralidade ao texto escrito e considerem índices gráficos conhecidos, como letras iniciais e finais, por exemplo, até encontrar a palavra certa.
Discuta com os alunos o conteúdo do texto. Trabalhe a linguagem informal e a linguagem culta (Fio Maravilha x Filho Maravilha).
Para concluir este momento, ouça e cante a música Fio Maravilha com os alunos.
Professor, as crianças têm o hábito de colecionar diferentes objetos, por isso esta é uma ótima oportunidade para você utilizar este interesse para direcionar o trabalho e dialogar com diferentes áreas do conhecimento. Por meio deste trabalho, poderemos transitar entre a Matemática e a Língua Portuguesa.
Aproveite para falar sobre a promoção que a Coca-Cola fez, de trocar 4 tampinhas ou 4 anéis das latinhas, mais R$ 3,80 por garrafinhas com a bandeira de países participantes da Copa do Mundo. Utilize este momento para ler números decimais.
Pergunte se alguém da turma participou deste concurso ou se conhece alguém que tenha participado. Veja as críticas das pessoas que participaram, no sitio da Coca-Cola disponível em: <http://www.reclameaqui.com.br/8127225/coca-cola-brasil/termino-da-promocao-das-garrafinhas-da-copa/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Quem teve ou ainda tem uma coleção?
Pergunte aos seus pais o que colecionavam na infância?
Observe na sala de aula quais as coleções são identificadas.
Por exemplo: coleção de: carteira; cadeiras, livros, lápis, canetas, pessoas, dentre outras.
Contem quantos objetos possui cada coleção e qual delas tem o maior número de objetos.
Ao final pergunte aos alunos o que acharam da aula. É importante que justifiquem suas respostas.
Observação: Você poderá orientar os alunos a realizarem uma entrevista com os pais sobre o que colecionavam na infância.
Planeje com eles as ações que serão necessárias para esta atividade:
Definam dia, horário e local da entrevista;
Elabore com a ajuda dos alunos um convite para o/s entrevistado/s.
Lembre-se de explorar este gênero textual: sua estrutura e as informações que deve conter. Se necessário, leve alguns modelos para eles observarem.
O próximo passo será elaborar as perguntas que poderão ser feitas. Ajude os alunos nessa tarefa, para que as questões não se tornem repetitivas ou fora do objetivo da atividade.
Oriente os alunos que, no momento da entrevista, prestem atenção nas respostas, anotando tudo em uma folha de papel.
Solicite que os alunos socializem as respostas, caso haja mais de um entrevistado.
Proponha que seja elaborado um texto coletivo, ou seja, um relatório da entrevista. A atividade deve ser mediada por você, que deverá orientar a participação ativa dos alunos e coordenar as ideias que forem surgindo.
Os alunos vão expondo as respostas enquanto você registra o texto na lousa, você deverá, juntamente com os alunos, fazer a revisão do texto e, finalmente, eles copiam a versão final.
É importante que o conteúdo e forma sejam levados em consideração. Para isso, sempre que necessário, faça intervenções que garantam o encadeamento do texto.
Se preferir você poderá digitar o texto e depois dar uma cópia aos alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que reescrevam os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.
Durante a elaboração do relatório e o registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.
Se possível, registre este momento por meio de filmagem, para isso, utilizem o laptop do Projeto UCA ou uma câmera digital no modo de filmar. Depois, assista com os alunos e discutam sobre o que aprenderam.
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ENTREVISTANDO OS PAIS Faça uma entrevista com seus pais. Pergunte-lhes se tiveram alguma coleção quando eram crianças ou ainda possuem? Qual era ou é esta coleção?
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Professor, na aula seguinte, você poderá fazer o tratamento das informações obtidas por meio da entrevista realizada pelos alunos com seus pais na atividade de casa, utilizando um gráfico de colunas. Para isso faça uma tabela na lousa para tabular os dados. Solicite que peguem a entrevista que fizeram com os pais, a medida que os alunos forem falando as coleções de seus pais, você registra na tabela. Veja uma tabela elaborada, a partir de entrevistas realizadas em 2013 por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica da UFU:
COLEÇÕES |
NÚMERO DE PAIS |
QUANTIDADES |
Tampinhas |
IIIIII |
6 |
Figurinhas |
IIIIIIIII |
9 |
Selos |
II |
2 |
Carrinhos |
IIIII |
5 |
Bonecas |
IIIIII |
6 |
Roupinhas |
I |
1 |
Bilocas (Bola de gude) |
IIII |
4 |
Depois de registrar na tabela, faça outra tabela na lousa para os alunos elaborarem o gráfico. Distribua uma folha de papel quadriculada para que os alunos façam seu gráfico. Fica mais fácil para eles compreenderem e acompanharem o trabalho. Veja um exemplo a seguir:
9 |
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8 |
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7 |
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6 |
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5 |
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4 |
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3 |
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2 |
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1 |
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0 |
Tampinhas |
Figurinhas |
Selos |
Carrinhos |
Bonecas |
Roupinhas |
Bilocas |
Fonte: Acervo da própria autora.
Quando o gráfico estiver feito, elabore algumas situações problema, a partir dos dados obtidos, tais como:
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil, Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 17), algumas capacidades de leitura são muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
Para isso, sugerimos as atividades escritas registradas a seguir. Elas poderão ser respondidas oralmente, em pequenos grupos, e depois socializadas com todos, ou individualmente por meio da escrita. Essa decisão dependerá da competência leitora que os alunos já alcançaram. Você poderá utilizar a letra da música Fio Maravilha sugerida anteriormente. Registre o texto e as questões na lousa e peça que a turma copie e resolva-as em seu caderno de Língua Portuguesa. Se preferir poderá reproduzir o texto.
Fonte: Sitio “Tvuol”. Disponível em: <http://tvuol.uol.com.br/video/os-moreninhos--funk-do-neymar-04024D1C3464C0892326/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Quem conhece Funk?
Você poderá reproduzir a letra da música para os alunos interpretarem.
Outras possibilidades para trabalhar a música:
1- Você poderá levar os alunos até o pátio da escola para cantarem e dançarem a música. Ela é uma boa oportunidade para brincar, cantar e dançar.
2- Proponha aos alunos que ilustrem a música.
3- Solicite que os alunos façam uma leitura silenciosa. Depois leia você, professor, em voz alta.
Com a finalidade de ampliar os debates sobre a temática da atividade, sugerimos que use vídeos da música trabalhada. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou do tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os ao Laboratório de Informática ou use um projetor multimídia para projetar os vídeos.
Para finalizar esse momento pergunte o que os alunos acharam das atividades. É importante que eles justifiquem suas respostas.
Outras possibilidades para trabalhar a música:
Os alunos poderão fazer desenhos utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Depois, imprima os trabalhos. Afixe - os em um mural nos corredores da escola.
Retome a música trabalhada na aula anterior. Registre as atividades a seguir na lousa e peça que os alunos copiem e resolva-as.
Funk do Neymar
( Os Moreninhos)
Ô,ô,ô! O Neymar é um terror ô, ô! Õ ô!
Esse é o Neymar
Confunde a zaga toda
Faz o zagueiro sambar
Moleque é sinistro
É bravo, é guerreiro
Já é considerado como o “S” brasileiro
Garoto do placar
Faz a torcida pirar
Quem é o artilheiro?
É o Neymar, é o Neymar, é o Neymar, é o Neymar............
Fonte: Sítio “TV UOL”. Disponível em: <http://tvuol.uol.com.br/video/os-moreninhos--funk-do-neymar-04024D1C3464C0892326/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Agora que você leu atentamente a letra da música, responda:
1- Você já conhecia essa música? De que forma isto se deu?
___________________________________________________(Resposta pessoal.).
2- Qual é o título da música?
___________________________________________________ (Funk do Neymar.).
3- A que personagem a música se refere?
_____________________________________________________ (Neymar.).
4- O que o Neymar faz com a zaga?
____________________________________________________( Confunde.).
5- O que o Neymar faz com o zagueiro?
____________________________________________________ (Samba)
6- Explique este verso: “ Já é considerado como o “ S” brasileiro
_______________________________________________________ (É uma pessoa muito importante para a seleção brasileira, não pode ficar sem jogar a Copa do Mundo.).
7- O que é um artilheiro do futebol?
_________________________________________________________ (O jogador que faz mais gols.).
8- O que você achou desta música? Justifique sua resposta.
_____________________________________________________________ (Resposta pessoal.).
2- Consulte o dicionário e descubra o significado da palavra "sinistro".
___________________________________________________________________
3- De acordo com a música “Funk do Neymar”, marque a resposta certa:
a) Na terceira estrofe, no segundo verso da música (Funk do Neymar), a palavra pirar significa que a jogada do Neymar faz os jogadores ficarem:
( ) felizes
( ) doidos
( ) amigos
( ) tristes
Fonte: Sítio: "Wallysoou". Disponível em: :<http://wallysou.com/2011/05/16/aprendendo-com-o-exemplo-do-menino-jesus/desenho-de-menino-lendo-atentamente-um-livro/>. Acesso em: 17 de mar. 2014.
Professor, proponha que os alunos, em duplas ou individualmente, produzam uma nova letra para a melodia. Comunique que ao finalizarem suas produções, farão a leitura de seu texto para o professor e demais colegas. Durante a elaboração do texto e registro você deverá observar os alunos no sentido de avaliá-los numa dimensão formativa continuada, tendo uma função diagnóstica, capaz de indicar os níveis de escrita já consolidados pelos alunos.
Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escrever as produções. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Textos ).
Os alunos poderão ilustrar o texto utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Para finalizar este momento, conforme registrado anteriormente, permita que os alunos socializem suas produções.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
Para maiores informações sobre a Copa do Mundo consulte o sítio da Fifa disponível em: <http://pt.fifa.com/worldcup/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, a avaliação deverá ser processual, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos foram capazes de ouvir, ler, cantar, interpretar músicas e ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; ampliar o repertório literário; desenvolver atitudes favoráveis à leitura; apreciar e interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas.
Cinco estrelas 2 classificações
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06/08/2014
Cinco estrelasEntrei no site por acaso e tive uma grata surpresa. Parabéns por compartilhar propostas tão interessantes.
26/03/2014
Cinco estrelasMuito boas as sugestões de trabalhos em sala de aula. Trabalho na Secretaria de Educação de Entre Ijuís e estou indicando o site para nossos professores. Um abraço