Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música é texto

 

15/09/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Denise de Paula Resende , Paula Cristina Silva de Oliveira, Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de desenvolver maior habilidade em acompanhar leitura (com ritmo e entonação), interpretar texto, compreender a organização textual do gênero música, analisar e avaliar a escrita ortográfica de (algumas) palavras. Além de vir a saber que a música também é um texto.

Duração das atividades
aproximadamente 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de ler, escrever, interpretar. É desejável, que compreenda o significado e uso comum de versos e estrofes.

Estratégias e recursos da aula

I - Com esta aula, você poderá ampliar o conceito, experiência e compreensão do que é um texto, para seus alunos. Sendo assim, pergunte ao grupo: como identificamos, o que é um texto? É muito provável que entre as diversas hipóteses apontadas pelas crianças, que fique bem evidenciada, por elas, que a presença de palavras, seja a principal referência para esta definição.

Nós adultos, já compreendemos, entretanto, que o sentido e significado de um texto, é mais abrangente que reconhecer neste a presença de palavras. Contudo, não vamos nos focar neste aspecto, neste momento. Vamos conduzir a atividade, para que as crianças percebam que para cada texto, há uma organização, há um escritor, que ao escrever, na maioria das vezes já sabe quem será seu leitor, e entre tantos outros, aponto com principal aspecto para esta aula, o reconhecimento de representações diferenciadas para um texto, neste caso, a música, como esta se organiza, de dispõe na escrita, no registro, entre outros já apresentados nos objetivos.

Após a pergunta mencionada acima, apresente às crianças diferentes tipos de texto, preferencialmente professor(a), recomendo que leve os que já são conhecidos pela turma e entre estes acrescente o que agora iremos trabalhar, a música. Neste momento então, disponha para as crianças manusearem livros de contos de fadas, poesias, parlendas, receitas, rótulos, panfletos, jornal, revistinhas em quadrinhos e algumas letras de música. Este momento poderá durar cerca de 15 minutos e você deverá ao termino deste tempo apresentar questões como:

- Como identificamos o que é uma parlenda ou uma poesia?
- O que difere uma receita da revistinha em quadrinhos?
- Quem seriam os autores dos textos mencionados acima? Para quem estes textos são escritos? Em quais lugares, espaços encontramos estes textos?
- Para vocês música também é um texto?
- Vamos observar a escrita de uma música. Com que outro texto, a escrita dela é parecida? Como é organizada? Quantas estrofes e quantos versos possui?

Sinta-se à vontade para elaborar outras questões e também a acolher as informações apresentadas pelo grupo diante das questões acima. Problematize sempre as colocações de modo que as crianças possam elaborar suas conclusões sobre o assunto.

II_ Agora que conduzimos a turma a reconhecer a MÚSICA com um texto, explore do grupo quais são seus conhecimentos sobre a música. Neste momento então, as crianças podem dizer cantores, músicas que gostam, cantigas populares da sua região, cantigas de roda, entre tantos outros.
Neste momento, apresente as crianças a música que você escolhe para desenvolver a atividade (eu apresento-lhe uma sugestão, mas certamente você poderá optar por outra). Neste momento inicial, diga: o nome da música, quem canta, e o(s) compositor(es). Pergunte se alguém sabe o que significa a palavra COMPOSITOR. E trabalhe brevemente o significado desta.

Bom, agora é hora de ligar o som (ou o computador) e colocar a música para as crianças apenas, escutarem. Sugira que, quem conhece e deseja cantar, que fique a vontade!

III_ Uma vez que o grupo escutou pela primeira vez a música, diga-lhes que a proposta traz a eles alguns “desafios”. O primeiro desafio, será ouvir a música novamente, com bastante atenção a letra, apreendendo assim, o que ela diz. Isto é professor, a criança está sendo convidada a fazer uma interpretação do texto, da música.

De acordo com a música por você escolhida explore o máximo de informações, como por exemplo, se é uma música só para crianças, se é uma música que fala de coisas alegres ou tristes, o que puderam aprender com a música. etc. No caso da música por mim sugerida, explore o conceito de amizade, o que significa a expressão “amigos do peito”, abra espaço para que contem histórias e experiências com amigos. Tudo isso, aproximará a criança desta experiência e do prazer de aprender a ouvir e dar sentido.

IV_ Então vamos a um novo desafio a ser proposto. Dessa vez, você entregará as crianças uma folha com a tabela que você poderá ver no exemplo 1. Esta poderá ser xerocada/mimeografada ou mesmo ser uma folha branca simples dividida, com canetinha ou mesmo lápis de cor, formando duas colunas.

EXEMPLO 1

Oriente as crianças que neste momento do desafio, elas deverão escrever apenas na PRIMEIRA COLUNA. Diga, que você colocará a música mais uma vez, e que elas ao mesmo tempo em que estiverem ouvindo, deverão registrar o máximo de palavras que fazem parte da letra. Reforce que deverão está bastante atentas para a escrita correta.

Durante este momento professor(a), é possível que haja uma certa ansiedade e/ou agitação das crianças, afinal é realmente muito desafiador, ouvir com atenção identificando palavras e ainda registrá-la ortograficamente. Contudo, os possíveis “erros” e a “dificuldade” em comungar as duas atividades, é um dos desafios propostos para esta aula.

V _ Neste momento, você colocará ao grupo, que é muito comum, aprendermos cantar uma música sem necessariamente acompanhar a letra (no papel, escrita conforme o autor). Aprendemos, ao ouvir no rádio, pela TV, entre tantos outros meios. E na o há “problema” nisso, mas por esta razão, é comum cantarmos algumas palavras equivocadamente, por poderem possuir o som muito similar à outra palavra. É muito comum observar isso, em nosso hino nacional. Não é mesmo?!

Após este comentário sugerido, você apresentará com a próxima atividade, a oportunidade das crianças comprovarem como é comum, estes possíveis equívocos. Muito além disso, elas poderão, conferir entre as palavras que de fato fazem parte da música se foram registradas corretamente.

Deixe bem claro, que elas não poderão fazer nenhuma correção na primeira coluna que já foi trabalhada (no exemplo1). Este combinado/regra deve ficar muito claro para o grupo.
Retomaremos agora, a fim de finalizar a folha, a qual já trabalhamos a primeira coluna. Você entregará aos alunos uma cópia da letra da música. Com esta em mãos solicite que identifiquem na letra a presença das palavras por eles registradas na coluna 1. Assim devem avaliar se estas realmente fazem parte da letra e ainda se as escreveram corretamente. Caso a palavra faça parte da letra, mas tenha sido escrita com algum erro, a criança deverá copiá-la corretamente na coluna 2. Lembro que, nenhuma alteração deve ser realizada na coluna 1, mas somente na coluna 2. Assim, você professor(a) poderá avaliar melhor a atividade posteriormente.

Sugiro que na folha com a letra da música, v apresente a foto do(s) cantor(es) e também dos compositores (para ter acesso, é possível conseguir tais imagens na internet, acessando o site _ www.google.com.br. Neste, clique em IMAGENS _ esta palavra estará escrita no canto superior esquerdo, feito isso digite o nome da banda ou cantor, e do(s) compositor(es). Esta sugestão cabe para complementar as informação aos alunos, enriquecendo assim, esta experiência. É valido também, sempre que possível, que apresente ao grupo a capa do CD e ainda, se desejar o clip da música que poderá ser pesquisado na internet, em sites como _ www.youtube.com . No caso de considerar a última sugestão, é desejável que haja um data show (ligado ao computador), uma TV e um computador (ambos com entrada s-video a serem conectados), ou mesmo uma TV e um DVD (ou vídeo cassete), isso seria para reproduzir o clip aos alunos.

VI_ Bom, agora com a letra da música em mãos, coloque a música. As crianças deverão cantar acompanhando o som, que estará tocando. Esta atividade professor(a), também será um tanto desafiadora para o exercício de fluência de leitura das crianças. Exercite quantas vezes julgar necessários, sempre observando o envolvimento do grupo, para que a atividade não fique enfadonha. Lembremos que além do desenvolvimento das capacidades de leitura escrita, este pode ser ainda um momento lúdico.

Ampliando um pouco mais esta atividade, você poderá solicitar que as crianças circulem com lápis de colorir, por exemplo, cada estrofe e em seguida, que numere com lápis de escrever cada verso.

Para finalizar, você pode pedir às crianças que na folha da música, que elas façam, desenhos que de algum modo represente/interprete o sentido da letra trabalhada.

SUGESTÃO DE MÚSICA A TRABALHAR

Recursos Complementares
Avaliação

Professor observe e registre como foi a capacidade das crianças expressarem oralmente o que motivou o inicio deste trabalho, que foi compreender o que é texto e o que pode vir a ser um texto. Assim, você saberá em quais precisa se aprofundar e ainda quais são pertinentes a apresentar ao grupo.

Valorize também neste processo de avaliar, a capacidade do grupo de repertório musical, e a habilidade de concentração, percepção e registro para ouvir, registrar e interpretar a temática trabalhada na letra. Se possível estenda este seu registro e observação, para cada criança.

Por fim, você poderá avaliar a quantidade de palavras registradas, quais destas realmente fazem parte da música, a capacidade de localizar no texto e avaliar se é necessário correção e onde esta deve ser feita nas palavras registradas. Verificará ainda as habilidades já desenvolvidas na ortografia das palavras que foram escritas corretamente, até mesmo daquelas que por ventura, não fazem parte da letra.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rosi, Prefeitura de Hortolândia , São Paulo - disse:
    prof_rosipg@hotmail.com

    13/04/2010

    Cinco estrelas

    Fiquei encantada com a maneira que vocês trabalharam o tema música, trabalho com música na minhas aulas, mas sinceramente nunca tive esse olhar. Parabéns


  • Cláudia Borges da Costa Goveia, Escola Abrão Rocha , Rondônia - disse:
    cludiaborgesdacostagoveia@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Éste é um plano de excelente qualidade, pois através de recursos simples e acessíveis Graziele montou uma aula que realmente faz parte do interesse do público infantil.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.