Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Classificado/ anúncio: sua escrita e funções sociais

 

01/09/2009

Autor e Coautor(es)
Fabio Andrade Machado
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura;
• Reconhecer as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do gênero e da contextualização do texto;
• Produzir compreensão global do texto e do suporte no qual circula esse gênero textual;
• Escrever e revisar coletivamente um anúncio/texto produzido.

Duração das atividades
2 aula de 50-60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• O aprendiz deverá ter noções da organização de um jornal
• É desejável que os alunos saibam decodificar palavras e textos escritos. No caso de grupo heterogêneo, composto de crianças em níveis diferenciados de leitura e escrita, o professor deve eleger um leitor/ escriba.

Estratégias e recursos da aula

Recursos

Jornais que contenham seções de anúncios/ classificados


Atividade 1

Professor, ao introduzir a temática procure motivar sua turma a pensar e a levantar hipóteses sobre o gênero textual – classificados/anúncio: se conhecem? Quando e como é utilizado? Onde podemos encontrar? Como ele é estruturado? Que informações devem conter etc.

Dica 1: Após esta breve discussão, deixe disponível para as crianças jornais completos com todos os cadernos que contém (Esporte, Cultura, Política, Economia, Saúde, Veículos, Classificados). Mesmo que o objetivo da aula seja a abordagem do gênero “Classificado”, é necessário que as crianças conheçam ou tenham contato com o suporte Jornal completo. Isso auxiliará na compreensão da finalidade e características dos anúncios contidos neste suporte impresso. O professor poderá também pedir que os alunos comparem os textos dos classificados com alguns outros presentes nos jornais disponíveis.

Em seguida, entregue alguns Classificados de jornais para os alunos manusearem, pedindo que focalizem a atenção na organização e na estrutura desses textos. Peça que observem o tamanho do texto, as palavras utilizadas, as informações que contém. A partir deste momento, as crianças poderão apresentar dificuldades devido às abreviaturas presentes nesse gênero. Por isso é importante discutir a finalidade das mesmas e o modo como, geralmente, são publicados os anúncios, ou seja: em geral são pagos e cobrados por números de letras. Então, quanto mais letras, mais caro fica. Tais informações são importantes, pois auxiliará os aprendizes na elaboração do texto escrito.

O professor deverá ler alguns anúncios (estrutura, organização, informações importantes – se está vendendo, alugando, trocando ou comprando; as características físicas; valores; formas de contato).

Em seguida, solicitar que as crianças leiam em voz alta alguns anúncios de seus jornais.
Este é um bom momento para trabalhar a leitura em voz alta contribuindo com o desenvolvimento da fluência.

Dica 2: Uma forma interessante de auxiliar a turma na compreensão dos classificados é o professor trazer alguns selecionados (digitalizados ou mimeografados) sem as devidas abreviações, e entregar para as crianças.

Ao final da aula, solicitar que as crianças criem, oralmente, um pequeno classificado que poderia ser anunciado nos jornais trabalhados. O professor poderá escrever esta produção coletiva no quadro e as crianças copiarem em seus cadernos.


Uma variação dessa aula pode ser a solicitação da escrita individual de um anúncio. Nesse caso, como também acima, é importante que o professor crie ou facilite a criação de situações possíveis, tais como: a venda de um filhote de estimação ou a compra de um brinquedo usado.

No caso da escrita individual é importante que o professor oriente a revisão do texto, destacando alguns aspectos que merecem maior atenção: tamanho do texto, abreviaturas possíveis, se cumpre a finalidade proposta etc.

Recursos Complementares

Caso deseje trabalhar mais profundamente o suporte jornal, como sugestão, acesse a seguinte aula do Portal do Professor:
Conhecendo a estrutura, finalidades e funções de um jornal.

Avaliação

• O professor avaliará o aprendizado durante as discussões em sala a partir do levantamento e da confirmação (ou não) de hipóteses apontadas pelas crianças;
• Verificar se o aluno conseguiu identificar as finalidades e funções do gênero “Classificado”, por meio do diálogo com as crianças e da interação destas com o suporte.
• Por meio da produção coletiva de um “Classificado”, avaliar a compreensão global do gênero trabalhado: tanto relativa às suas finalidades como relativa à sua estrutura e organização.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.