24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. É importante também que tenham acesso às informações sobre a “Copa do Mundo da FIFA”.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
"Possibilitar aos alunos vivências reais de leitura e de produção de textos não é meramente trazer para a sala de aula, exemplares que circulam na sociedade, é preciso levá-los a interagir com a leitura e compreenderem qual o uso social da leitura e da escrita". Fonte sítio disponível em: <http://www.ceelufpe.com.br/e-books/Alfabetizacao_letramento_Livro.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Considerando que os Temas Transversais permeiam necessariamente toda a prática educativa que abarca relações entre os alunos, entre professores e alunos e entre diferentes membros da comunidade escolar; o tema Copa do Mundo de Futebol, faz parte do cotidiano dos alunos e se constitui em um ótimo elemento motivador, para desencadear ações dentro do processo de aprendizagem. Para maiores informações consulte sítio disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, as atividades propostas na aula busca trabalhar alguns direitos de aprendizagem dos alunos de forma interdisciplinar, tais como:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Fonte da imagem: Sítio disponível em: <http://riscosparacolorirgratis.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014
Professor, a motivação constitui-se em uma etapa fundamental, pois ela é determinante para que os alunos se interessem pelo tema e consequentemente tenham uma aprendizagem satisfatória. Tendo em vista que o ano de 2014 é o ano da “Copa do Mundo da FIFA”, no Brasil, a mídia estará voltada para este tema, bem como será foco de conversas em casa e em diversos espaços sociais, o que faz com que seja abordado por meio de diferentes gêneros textuais; orais e escritos.
Portanto, inicie esta aula apresentando para os alunos um cartaz que fala sobre a Copa do Mundo, e faça a análise do mesmo. Professor, utilize um projetor multimídia ou leve os alunos ao Laboratório de Informática e apresente-o. Para acessá-lo consulte o sítio a seguir:
Fonte: Sítio: “Copa do mundo da Fifa Brasil 2014”. Disponível em: <http://www.catalogodeprodutosoficiais.com.br/produto/canga-2>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Questione os alunos?
Professor, os jogos representam uma estratégia de ensino que facilita e estimula a aprendizagem. Os jogos online também devem ser utilizados, mas devemos ter o cuidado de selecioná-los antes e verificar se atendem aos nossos objetivos. Assim, primeiro assista e desenvolva os jogos e prepare os alunos para que possam responder as informações e avançarem no jogo.
Se a sua escola tiver Laboratório de Informática leve-os para brincarem com a Copa do Mundo da FIFA, têm diversos jogos que ensinam e divertem os alunos. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.
Veja a sugestão a seguir, para isso acesse o sítio “escolagames.com”.
Fonte: “escolagames.com”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/brasilNaCopa/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Depois que os alunos realizarem o jogo, solicite que façam um registro no caderno:
Fonte da imagem: Sítio: Disponível em:
<http://riscosparacolorirgratis.blogspot.com.br/2013_06_01_archive.html>. Acesso em: 02 de mar. 2014.
Professor, converse com os alunos sobre a “Copa do Mundo da FIFA”. Questione-os sobre o que sabem sobre a história das Copas. Conte algumas curiosidades sobre a história da Copa do Mundo da FIFA. Será que eles sabem onde os jogos acontecerão no Brasil? Questione-os e se não souberem mostre a eles no mapa do Brasil. Para isso, leve para sala de aula um mapa do Brasil. Apresente algumas curiosidades como: a história do mascote e do nome da bola oficial dos jogos. Se quiser poderá reproduzir o texto a seguir ou projetá-lo para os alunos utilizando um projetor multimídia, mas lembre-se de registrar a fonte de onde o retirou e a data de acesso. Veja seguir:
As expectativas de todos para a Copa do Mundo no Brasil são grandes, em 2014 nosso país vai receber as melhores seleções do mundo, além de torcedores e jornalistas. O evento promete ser tão grandioso quanto as outras Copas. Os jogos serão realizados nos novos estádios construídos especialmente para o evento.
Como bem sabemos, toda Copa do Mundo possui um mascote, que simboliza algo bem peculiar do país ou região sede, e para a Copa de 2014 foi escolhido um animal conhecido por todos os brasileiros, o tatu-bola, com um estilo de cores vibrantes, que demonstram muita alegria.
Fonte: Sítio: “Linkatual”. Disponível em:<http://upl.linkatual.com/2012/12/mascote-fuleco.jpeg>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Porém, o mascote não tinha ainda nome, foi então realizado uma votação para os internautas escolherem qual seria a melhor opção de nome, entre três opções.
Após três meses de votação, o mascote foi então batizada de Fuleco, o nome que ganhou a votação.
Professor, relacione as palavras destacadas na leitura em um cartaz ou escreva na lousa e oriente os alunos a:
Professor, providencie uma cópia impressa do texto com as informações
sobre a Brazuca para cada aluno. Veja a sugestão a seguir:
Circule as palavras do texto abaixo que começam com a letra C.
A FIFA, o Comitê Organizador Local e a Adidas revelaram no dia 2 de setembro de 2012 o nome oficial da bola, que foi escolhido após uma votação que contou com a participação de mais de um milhão de torcedores brasileiros, na qual "Brazuca" atingiu 77,8% do voto do público, contra 14,6% de "Bossa Nova" e 7,6% de "Carnavalesca". Essa foi a primeira vez em que os torcedores estiveram diretamente envolvidos na escolha do nome da bola da Copa do Mundo da FIFA.
Fonte: Sitio: "Wikipédia”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Adidas_Brazuca>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, organize os alunos em equipes e promova uma brincadeira de chutes a gol.
Para a realização da atividade você deverá providenciar um local adequado e alguns materiais, tais como:
Faça os combinados com a turma estabelecendo que seja um aluno por vez, sendo que, para marcar ponto, a bola deverá entrar no gol.
Ao retornar para sala de aula apresente o resultado das equipes e solicite a participação dos alunos para contar os pontos e descobrir o total de cada uma.
Calculando: criando situações problema
Questione os alunos:
Professor, esta é uma excelente fonte de dados para que possamos trabalhar com “tratamento de informações”, pois são dados reais, ou seja, foram gerados a partir de uma situação concreta, vivenciada pelos alunos. Assim, proponha-lhes que construam um gráfico com o resultado das duas equipes.
Caso seus alunos não conheçam gráficos leve para sala de aula diferentes modelos e explique-lhes a função do gráfico. Utilize jornais e revistas que possuam imagens de gráficos ou projete imagens de gráficos acessando o sítio a seguir:
Fonte: Sítio da Secretaria da Educação do Paraná. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=52>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Para isso, faça o gráfico na lousa ou em um papel grande e solicite que cada aluno que marcou gol, vá até a lousa e colora na coluna de sua equipe, até chegar ao total de gols de cada uma.
Faça um gráfico com duas barras, com o total de gols de cada uma.
Professor, dê para cada aluno uma folha de papel pautada com a imagem da Brazuca e proponha que escrevam sobre a atividade que vivenciaram e qual sentimento tiveram ao chutarem a bola e com o resultado de sua equipe. Aproveite para trabalhar com os sentimentos de perda e de vitória. Explore um pouco sobre isso e discuta também sobre a competitividade. Será que ganhamos sempre?
|
Produção de Texto
Aluno(a)______________________ Turma:______ Data____/____/___ |
__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________
ILUSTRAÇÃO
|
Professor, os mapas são representações cartográficas que transmitem informações geográficas de uma forma facilmente compreensível. Os mapas políticos e os físicos são dois tipos de mapas que dão ao leitor diferentes tipos de informações específicas e importantes sobre o mundo. Fonte: sitio “Ehow.Educação e Ciências”. Disponível em: <http://www.ehow.com.br/mapas-politicos-mapas-fisicos-info_33399/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Para a apresentação do mapa utilize um projetor multimídia ou leve-os ao Laboratório de Informática. Se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo.
Apresente aos alunos o mapa político do Brasil e explique que esta é uma das formas de representação do Brasil, e que esta forma de representar o país chama-se mapa.
Apresente o cartaz de divulgação da Copa e peça para compararem e descobrirem a semelhança e faça os seguintes questionamentos:
Fonte: Imagem 1- Sitio: “Mundo Educação”. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/geografia/mapas-tematicos.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Imagem 2- Sitio: Copa do Mundo da Fifa 2014. Disponível em:
<http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/embaixadores-da-copa-do-mundo-da-fifa-2014-apresentam-cartaz-oficial>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Imagem 3- Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://www.riodejaneiroaqui.com/copa2014/cidades-sede-copa2014.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Apresente em seguida a tabela dos jogos do Brasil, na primeira fase, para os alunos perceberem os nomes dos outros países e ajude-os a localizarem no mapa Mundi os oponentes do Brasil.
Fonte: Sitio: “Esporte.Terra”. Disponível em:<http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-2014/> . Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, prepare com antecedência frases sobre o tema estudado, contudo sem segmentação correta. Organize os alunos em duplas e oriente-os que, reescrevam corretamente no caderno de Língua Portuguesa as frases a seguir:
1- Acopadomun doem 2014será noBrasil.
_______________________________________________________
2- OBrasilvaijogarcomCamarões.
_______________________________________________________
3- OMéxicoeaCroácia, vãojogarcomoBrasil.
________________________________________________________
4- Vamosganharestacopa.
________________________________________________________
( ) Sala onde tem a mesa de jantar.
( ) Nome de uma carta de baralho.
( ) Campeonato mundial de futebol.
( ) Lugar que fica perto da cozinha.
Discuta com os alunos que a Língua Portuguesa tem palavras que possuem significados diferentes de acordo com o lugar que está escrito e o assunto.
Dê outros exemplos para ajudarem a compreender. (A manga da blusa ou a manga fruta.).
Professor, para maiores informações sobre o evento que será realizado no Brasil consulte os sítios:
. "Wikipédia". Disponível em:<http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
. "Super Esportes que utiliza gráficos para contar a história das Copas". Disponível em: <http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2014/02/06/noticia_copa_do_mundo,275833/site-utiliza-material-grafico-para-contar-historia-da-copa-do-mundo.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
. “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/marketing/brand/mascots.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Para o aluno:
Sugestão de um jogo online com as mascotes das Copas do Mundo de Futebol:
Fonte: Sítio: “Esportes”. Disponível em: <http://pt.mascot.fifa.com/games_catch.php>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
A avaliação será processual, ou seja, acontecerá a partir de observações da interação dos alunos nas atividades propostas e também considerando o desempenho dos alunos nas atividades de registro escrito. Para isso, observe o desempenho deles ao longo das atividades e verifique se: foram capazes de perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra; exercitaram a leitura com autonomia; conseguiram ampliar o vocabulário e segmentar palavras em textos; reconheceram o mapa do Brasil como forma de representação geográfica; utilizaram o gráfico como forma de organizar e tratar informações; produziram textos escritos a partir de situações vivenciadas; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizaram os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Professor, registre suas observações no caderno de “Plano de Aula”, pois estas informações serão úteis para redirecionar seus planejamentos posteriores.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/06/2014
Cinco estrelasNoosaaa adoreii!!! É tudo que eu estava procurando. Parabéns pelas atividades. Bem planejadas. Obrigado!!!
15/05/2014
Cinco estrelasAs atividades foram de muito proveito.Parabéns e muito obrigada.
04/05/2014
Cinco estrelasÉ impossível não trabalhar este tema no momento. Adorei as sugestões.