30/08/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
• Apreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
• Escrever com adequação aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação.
• Planejar e revisar o próprio texto.
Professor: É importante para iniciar o seu trabalho lembrar que toda (ou quase toda) produção textual deve ser realizada com finalidade real, ou seja, produção de textos que circulem na sociedade. É importante e necessário explorar as características do gênero, discutindo o porquê e para quem se está escrevendo, como por exemplo: escrever e publicar num jornal que será distribuído internamente na escola ou anexado em murais da própria.
• O professor deverá abordar a estrutura e as funções do gênero “Classificados”
• Os alunos devem escrever alfabeticamente. Caso tenham na turma crianças não alfabéticas, um colega será o escriba e todos contribuirão. No caso de produções individuais, peça aos alunos alfabetizados que após o término da sua produção, auxiliem o colega que necessitar. É importante que cada aprendiz faça um texto.
Folhas avulsas
Professor inicie a aula apresentando e discutindo (ou retomando) o gênero “Classificado” com os alunos, busque apresentar a estrutura desse texto e as funções sociais do mesmo. Em seguida, é hora de escrever. Informe para as crianças que os classificados produzidos serão divulgados nos murais da escola (ou crie com o grupo outras formas de divulgá-los).
O primeiro passo é escrever no quadro para que as crianças copiem no caderno as orientações para a escrita deste gênero: o que irei anunciar? (lugar ou objeto); com qual finalidade? (compra, venda, aluguel, troca); sua descrição (características do lugar ou objeto); seu valor (opcional); e contatos para quem se interessar.
Professor apresente alguns exemplos para facilitar a compreensão e a produção escrita.
Com estas orientações, as crianças farão primeiramente um rascunho no próprio caderno. O papel do professor agora é tirar duvidas e auxiliar na escrita dos classificados.
A proposta deve ser igual para todos os alunos que deverão criar um anúncio para a seção classificados: anunciar a venda de uma mochila. Mais uma vez o professor deverá discutir com o grupo as informações que podem ser importantes para atrair um comprador.
Quando o professor perceber que a escrita está adequada – após suas intervenções e revisões do aluno – entregar para a criança uma folha para que a mesma reescreva o anúncio a ser divulgado na escola. A criança pode fazer um desenho ilustrando seu classificado.
Finalizar o trabalho com toda turma anexando seus anúncios nos murais da escola.
Dicas: 1) O projeto dos Classificados poderá continuar caso a escola tenha computadores. Os anúncios poderiam ser digitados pelas próprias crianças, impressos e divulgados.
2) Caso a escola tem alguma publicação de jornal interno, estes anúncios podem ser incorporados como um trabalho da turma.
Caso deseje trabalhar mais profundamente o suporte jornal utilize o link (a aula) do portal:
Classificado/ anúncio: sua escrita e funções sociais
• A avaliação ocorrerá após a revisão realizada pelas crianças com atenção aos seguintes aspectos: palavras utilizadas, abreviaturas, estrutura, finalidade. Nesse momento o professor poderá perguntar algo do tipo: Se alguém que você não conhece ler esse anúncio compreenderá? Todas as informações necessárias foram utilizadas?
• Outra forma de avaliar é pedir que cada dupla/ grupo leia a escrita de outro grupo e faça um comentário, destacando possíveis problemas e/ ou realçando os pontos positivos.
• Ao final dessa produção de texto o aprendiz deverá ser capaz de estruturar um pequeno anúncio e compreender a finalidade e o uso social desse gênero.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasachei muito interessante essa sugestão de aula, tenho como sugestão que esses anuncios realmente circulem pela escola e comunidade , para que não seja uma atividade só para conhecer o gênero ou\e aprender as caracteristica da escrita.Tenha uma função real