22/04/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Estética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Análises Clínicas |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Biologia celular: Células e tecidos
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; produção de protótipo da pele humana.
Utilização de computadores com acesso à internet e textos digitais; material para produção de protótipo e/ou maquete da pele humana (isopor, massa, espuma, tintas, botões, fios de lã etc.).
Estrutura pele. Disponível em: http://biohumana11.files.wordpress.com/2009/01/clip_image002.jpg?w=655. Acessado em 09/03/2014.
Sugerimos que o professor inicie este estudo por meio de dinâmicas que possibilitam aos alunos a percepção de diferentes sensações por meio do toque de diferentes objetos em sua pele.
Dinâmica 1
Alguns alunos deverão ser escolhidos para serem vendados e outros para tocarem os objetos em suas peles. O aluno tocado pelos objetos deve dizer a sensação que teve e que objeto o está tocando.
Cabe ao professor disponibilizar objetos que possibilite a experimentação de diferentes sensações: frio (gelo), quente (bolsa térmica), áspero (lixa), aveludado (veludo), macio (bicho de pelúcia), pontiagudo (ponta de lápis, palito), dor (espinho) etc.
Dinâmica 2
Experimentações a serem realizadas individualmente e em duplas.
1. Usando as duas tigelas com água (em uma delas, colocar gelo):
– colocar a mão direita na tigela com água e gelo e a esquerda na tigela com água somente;
– deixar por 30 segundos;
– colocar as duas mãos no braço de um colega;
– anotar o que percebeu, as sensações de frio e calor que sentiu.
2. Usando o palito de dentes:
– pressionar o palito contra o próprio braço;
– pressioná-lo contra a palma da mão;
– anotar o que percebeu, as sensações de pressão ou dor.
3. Usando as esponjas – abrasiva e macia:
– esfregar a esponja macia e depois a esponja abrasiva no dorso da mão;
– esfregar as esponjas na palma da mão;
– anotar o que percebeu, as sensações de fragilidade ou resistência da pele.
4. Usando a pena:
– esfregar a pena no próprio braço;
– esfregar a pena na palma da mão;
– anotar o que percebeu, as sensações de cócegas em diferentes regiões da pele.
5. Em duplas – usando a esponja macia, a água e a revista:
– um dos colegas levanta as mangas do jaleco até a altura do cotovelo, depois estica os braços;
– o outro colega umedece a esponja macia e passa em um dos braços do colega;
– depois disso, usar a revista para abanar os braços;
– o aluno que teve o braço umedecido e abanado anota o que percebeu, as sensações de frio, o quanto de água evaporou, o braço que baixou a temperatura.
Obs.: é possível que os alunos criem experimentos diferentes dos previstos, mas também eficazes, que possam ser testados.
Fonte da dinâmica 2: http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/planos-de-aula/leitura.html?newsID=43d4212c49384e3897203a24284ce4b6. Acessado em 09/03/2014.
Imagem disponível em: http://www.portalrcr.com.br/radios/jovempan/config/objetos/imagem.php?foto=MzU0OTY0MzIyMzczOTE4NDA5ODAgNTQ2MzAzNjM4OTIxMzk1Mzc4NjAgODI0Nzg3NTQyMzY2MTg3OTU2OTQgMTk0MzM5MzQ0ODY2NzU4NTM4MTUgMjYxODA1MTQ3OTc4MjQ5MzE1ODI=. Acessado em 09/03/2014.
Terminada a experimentação, o professor deverá estabelecer um diálogo lançando perguntas a respeito das funções da pele, resgatando assim, os conhecimentos que os alunos já tenham, ou acabaram de perceber, a respeito. À medida que os alunos forem falando, o professor registrará no quadro estes conhecimentos trazidos por eles neste momento. O professor deverá solicitar que os alunos façam estes registros em seus cadernos.
Quais são as sensações percebidas através da pele?
Todas as sensações percebidas pela pele são boas?
O que faz da pele um órgão receptor de sensações?
Além de perceber sensações, quais são as outras funções desempenhadas pela pele?
Sugerimos que o professor inicie o estudo o tema por meio de dois vídeos.
1- SuperInteressante – Coleções: O Corpo Humano - Pele, a embalagem perfeita. Duração: 26min24seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_ptcuZTwslg. Acessado em 09/03/2014.
2- Estrutura da pele. Duração: 8min52seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TYXDioqPS-s. Acessado em 09/03/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir. Cada aluno deverá fazer seus registros e reservá-los para a discussão na atividade 4.
Para fundamentação teórica sobre a pele e seus componentes, sugerimos estudo dos textos especificados a seguir.
Sistema tegumentar. Disponível em: http://www.auladeanatomia.com/tegumentar/tegumentar.htm. Acessado em 09/03/2014.
Pele. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pele. Acessado em 09/03/2014.
A Pele. Disponível em: http://www.dermatologia.net/novo/base/pelenormal.shtml. Acessado em 09/03/2014.
Resumo histológico da estrutura da pele humana. [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&ved=0CDUQFjAF&url=http%3A%2F%2Fnedo.gumed.edu.pl%2Fwszpziu%2Fskrypty%2FAtlas%2520Dermatol%2FP_Derma%2F001P.pdf&ei=dyAhU8K6Ac26kQfpk4GoAw&usg=AFQjCNFI5AWwxySZGaU59FXtcKcRqo7A9Q. Acessado em 09/03/2014.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir. Cada aluno deverá fazer seus registros e reservá-los para a discussão na atividade 4.
Questões para discussão dos textos
Imagem disponível em: http://www.auladeanatomia.com/tegumentar/pele6.jpg. Acessado em 09/03/2014
A discussão dos vídeos e dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida os itens propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Cada grupo deverá eleger um relator para socialização de sua discussão. Ao iniciar o processo de socialização, o grupo de relatores exercerá a função de sistematizadores das discussões realizadas. Estas sistematizações seriam entregues posteriormente a todos os alunos.
Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para o estudo da evolução da pele, sugerimos o documentário Evolução: Pele. Duração: 44min49seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=v_grEGGU46E. Acessado em 09/03/2014.
Sinopse
As mudanças e adaptações que a pele sofreu para se ajustar a diferentes ambientes e situações são mostradas neste episódio da série Evolução do The History Channel. Maior órgão do corpo humano, a pele exerce as funções de proteção e regulação da temperatura. Neste vídeo, o The History Channel analisa desde as delicadas membranas que recobriam os primeiros animais, passando pela pele elástica que cobria os dinossauros, até a pele dos humanos, que compõe por volta de 16% do peso corporal.
Itens a serem observados e registrados pelos alunos
Pele para predação: o que isso significa?
Por que a pele é considerada um órgão e sua importância anatômica e fisiológica.
Funções da pele ao longo do processo evolutivo - adaptações.
Queratina: importância fisiológica e evolutiva; animais que a possuem e localização.
Ossificação da pele ao longo da evolução.
Evolução da pele e movimentos humanos.
Pelos: evolução e presença em diferentes grupos animais.
Suor e resfriamento do corpo: avanço evolutivo do ser humano.
Melanina: cor da pele e proteção.
Mudanças nos fatores ambientais e evolução da pele.
A discussão do documentário deverá acontecer, tendo como ponto de partida os itens propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Após este estudo sobre a pele, o professor deverá organizar a turma em grupos de cinco alunos. Este grupo, munido dos registros individuais, deverá produzir um texto sobre o tema "Pele: evolução, múltiplas funções e componentes". O texto deverá ser organizado em três partes: Introdução, desenvolvimento do tema e conclusão. No desenvolvimento do tema, deverão ser contemplados os tópicos abaixo apontados.
Evolução da pele.
Estrutura da pele.
Anexos da pele e suas funções.
Estruturas sensoriais da pele e sua relação com as funções do órgão.
Funções gerais da pele no organismo.
Componentes da pele e sua relação com as funções do órgão.
Após a construção deste referencial teórico, os alunos deverão construir protótipos e maquetes que retratem a estrutura da pele humana, utilizando materiais como isopor, massa, espuma, botões, fios de lã etc. As maquetes e/ou protótipos de cada grupo deverão conter todas as estruturas presentes na pele.
Imagem maquete de pele humana. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-4DeN3Mf4WTU/UBg36wQNtBI/AAAAAAAACco/JA71tqMorJM/s400/SDC16887.JPG. Acessado em 09/03/2014.
Após a produção das maquetes, o professor deverá organizar um espaço na escola para a exposição destes trabalhos. Uma sugestão é a biblioteca da escola, como na imagem a seguir.
Imagem exposição de maquetes pele humana. Disponível em: http://s2.glbimg.com/KGUikc0SwOObAGkGXueQSlh5ZWsowRRdcmePp-OK8ABIoz-HdGixxa_8qOZvMp3w/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2012/10/01/pele1.jpg. Acessado em 09/03/2014.
Neste caso, os alunos deverão convidar toda a comunidade escolar para apreciarem seus trabalhos e aprenderem um pouco mais sobre a pele.
PEIXINHO, Juliane. Mulheres arriscam a saúde para ter pele bronzeada. Disponível em: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/03/mulheres-arriscam-saude-para-ter-pele-bronzeada.html. Acessado em 09/03/2014.
ROCHA, Mariana. Da pele para o fígado. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2014/02/da-pele-para-o-figado/view. Acessado em 09/03/2014.
Quais fatores teriam gerado o padrão claro da pele dos europeus? Disponível em: http://www.techenet.com/2014/03/quais-fatores-teriam-gerado-o-padrao-claro-da-pele-dos-europeus/. Acessado em 09/03/2014.
A avaliação deverá ser processual e abrangerá todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções orais e escritas, sejam elas individuais ou coletivas.
Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser os textos e as maquetes produzidas pelos alunos. Poderão também ser utilizadas como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros feitos ao longo do processo.
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