Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Copa do Mundo: aprendendo a ler e escrever com o futebol

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Descobrir os nomes das posições dos jogadores de futebol;

·         Conhecer as funções de cada jogador em suas posições no campo de futebol;

·         Descobrir os nomes das bolas das Copas do Mundo;

·         Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Copa do Mundo

 

Professor, o futebol é um esporte que nos alude a múltiplas relações com a aprendizagem da leitura e da escrita, na medida em que traz possibilidades de conhecer e vivenciar uma forma de organização própria. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? O trabalho com o lúdico em sala de aula, e com o jogo de futebol em específico, é um aliado ao processo de alfabetização, uma vez que favorece um currículo inclusivo, no qual todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir. É brincando que o aluno se permite explorar o contexto de aprendizagem, comunicar-se com os colegas e se expressar de diferentes formas (BRASIL, 2012.).

Para outras informações acesse  a referência abaixo:

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de mar. 2014.

 

Uma jogada inicial!

Professor, em um dia anterior da aula, peça para que os alunos venham com roupas adequadas para fazerem aulas de Educação Física. Leve a turma para a quadra da escola e peça para que os alunos se organizem e formem dois times para um jogo de futebol. É importante favorecer a participação de todos os alunos. Inicialmente, deixe que os alunos expressem a forma como costumam jogar. Aproveite o momento para registrar o jogo na forma de vídeo. Para isso, você poderá utilizar o laptop Classmate pelo caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o botão vermelho. Também poderá ser utilizada uma câmera digital.

Após o jogo organize os alunos em uma roda de conversa e deixe que assistam ao vídeo do jogo da turma.

Agora, faça um momento de diálogo sobre o que acharam do jogo e o que já sabem das regras e características de um jogo de futebol.

Professor, organize os alunos em duplas e peça para que expressem por meio de um desenho, a organização de um time de futebol em campo. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint).

 

Professor, salve os trabalhos dos alunos em seus computadores para que ao final da realização da presente aula, eles possam retomar o desenho e observar o que mudou na sua forma de compreender o jogo de futebol.

 

Agora, auxilie os alunos a realizarem uma pesquisa no sítio abaixo para que possam descobrir quais são as posições e as funções de cada jogador em um campo de futebol.

 

Aula5.1_mar_2014

Fonte: Sítio: “DNA Esporte”. Disponível em: <http://dnaesporte.no.comunidades.net/index.php?pagina=1574968951>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula5.2_mar_2014

Fonte: Sítio: “Futebol Informe”. Disponível em:  <http://futebolinforme.blogspot.com.br/2009/10/posicoes-no-futebol.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Após a pesquisa, organize a turma em quatro grupos e explique que cada grupo ficará responsável por uma posição dos jogadores: goleiro, defesa, meio-campo, ataque. Cada grupo deverá realizar uma pesquisa sobre a posição que está responsável e organizar um texto contendo no mínimo as seguintes informações:

  • Características da posição;
  • Função, dentre outros elementos.

Quando todos concluírem o trabalho faça um momento de socialização das produções, sendo que cada grupo deverá ler o texto produzido para a turma.

 

Um diálogo com o professor de Educação Física!

Professor, convide um professor de Educação Física para conversar com a turma sobre as posições e funções dos jogadores de futebol em campo. Para isso, você poderá combinar previamente com a turma quais as perguntas que gostariam de fazer. Agende o horário e o local para o diálogo do professor com a turma e lembre-se de registrar este momento por meio de foto ou mesmo vídeo.

 

Após o diálogo com o professor de Educação Física, solicite que os alunos em duplas façam um novo desenho representando um jogo de futebol e compare com o primeiro desenho realizado anteriormente se atentando para as possíveis mudanças.

 

Agora é entrar em campo!

Agora, leve a turma para a quadra e organize um jogo de futebol, de forma que cada grupo vivencie no jogo a posição pesquisada anteriormente.

Após jogarem, os alunos poderão explicar o que sentiram facilidade ou dificuldade, a partir do conhecimento das posições dos jogadores.

 

Jogando online!

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo para que possam explorar o “Jogo da memória: passes e jogadas do futebol”.

Aula5.3_mar_2014

Fonte: Sítio: “Revista escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/jogo-memoria-educacao-fisica-futebol-725218.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Após jogarem online solicite que acessem o sítio abaixo e descubram mais sobre os nomes dos lances do futebol.

 

Aula5.4_mar_2014

Fonte: Sítio: “Placar”. Disponível em: <http://placar.abril.com.br/materia/de-olho-nos-lances>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Agora, solicite que cada aluno crie uma lista com os nomes das jogadas e com seus respectivos desenhos ilustrativos. Após todos terminarem, faça um momento de socialização das produções para que os alunos possam descobrir mais sobre os lances e jogadas do futebol.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie para cada aluno a cópia da letra da música abaixo para que possam ler e cantar.

 

É Uma Partida De Futebol

Skank

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

A bandeira no estádio é um estandarte
A flâmula pendurada na parede do quarto
O distintivo na camisa do uniforme
Que coisa linda é uma partida de futebol

Posso morrer pelo meu time
Se ele perder, que dor, imenso crime
Posso chorar, se ele não ganhar
Mas se ele ganha, não adianta
Não há garganta que não pare de berrar

A chuteira veste o pé descalço
O tapete da realeza é verde
Olhando para bola eu vejo o sol
Está rolando agora, é uma partida de futebol

O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante
Que emocionante, é uma partida de futebol

O meu goleiro é um homem de elástico
Os dois zagueiros têm a chave do cadeado
Os laterais fecham a defesa
Mas que beleza é uma partida de futebol

Bola na trave não altera o placar
Bola na área sem ninguém pra cabecear
Bola na rede pra fazer o gol
Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

O meio-campo é lugar dos craques
Que vão levando o time todo pro ataque
O centroavante, o mais importante,
Que emocionante é uma partida de futebol!

Utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/skank/72339/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Após conhecerem a música faça um momento de diálogo sobre algumas palavras que os alunos não conhecem e que apareceu na letra da música, tais como: flâmula e distintivo. Os alunos poderão consultar o dicionário para descobrir o significado de cada palavra.

 

Agora, peça para que circulem no texto as palavras que representam a posição dos jogadores em campo tais como: zagueiro, goleiro, meio-campo, laterais e outras. Em seguida, solicite que escrevam o que a letra da música mostra sobre a função de cada jogador.

 

Formando frases!

 

Professor, solicite que os alunos escrevam uma frase sobre cada uma das palavras abaixo. Para isso, eles poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa.

 

  • Goleiro
  • Zagueiro
  • Laterais
  • Chuteira
  • Bola
  • Gol

 

Ao final, peça para que cada aluno troque de caderno com um colega e faça a leitura das frases elaboradas pelo colega. Desta forma, cada aluno poderá ajudar na correção das palavras, na estrutura da frase e em outros aspectos. Depois, faça um momento de diálogo entre os alunos para que possam falar para o colega o que identificou na atividade do mesmo e também apreciar o trabalho dizendo o que gostou na elaboração das frases do colega.

 

Professor, assista ao vídeo sugerido abaixo com a turma. A partir do vídeo os alunos poderão compreender:

  • A origem da palavra futebol;
  • A origem da palavra gol;
  • Diferentes opiniões sobre o jogo de futebol;
  • Dentre outros.

Após assistirem ao vídeo organize os alunos em duplas e peça para que cada dupla possa escrever o que aprenderam, destacando o que significa as duas palavras abaixo:

GOL

FUTEBOL

Depois, cada dupla poderá apresentar o seu trabalho para o grupo e afixar as produções no mural da sala de aula.

 

Entre no estádio!

 

Professor, explore com a turma os sítios abaixo para que descubram como é a organização de um estádio de futebol.

 

Aula5.5_mar_2014

Fonte: Sítio: “Terra". Disponível em: <http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/futebol/brasil2014/sedes/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula5.6_mar_2014

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-construido-um-estadio-de-futebol>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Após a consulta e leitura das informações online, faça um momento de diálogo sobre o que descobriram. Em seguida, solicite que cada aluno faça um desenho representando um estádio de futebol, se atentando para as suas características e formato.

 

Agora, proponha que os alunos acessem o sítio abaixo e façam um passeio pelo mapa do estádio de futebol e também pelos estádios considerados mais imponentes!

Aula5.7_mar_2014

Fonte: Sítio: “Saopaulofc”. Disponível em: <http://www.saopaulofc.net/estrutura/morumbi/mapa-do-estadio/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula5.8_mar_2014

Fonte: Sítio: “Esportes Discovery”. Disponível em: <http://esportes.discoverybrasil.uol.com.br/os-cinco-estadios-de-futebol-mais-imponentes-do-mundo/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula campo!

Professor, se em sua cidade existir um estádio de futebol, providencie uma visita para que os alunos possam conhecer o espaço físico e a organização do mesmo. Se achar interessante, poderá agendar um horário com o responsável pelo estádio para uma conversa com a turma sobre alguns aspectos:

 

  • Quantidade de jogos por ano;
  • Quantidade de pessoas que o estádio suporta;
  • O ano de construção do estádio, dentre outros.

Para o passeio fora do espaço da escola é necessário organizar previamente os alunos, construindo o objetivo do trabalho e as orientações necessárias para um trabalho de qualidade, bem como pedir uma autorização prévia dos responsáveis dos alunos para o passeio. Agende o transporte se necessário e cuide para que os alunos possam vivenciar da melhor forma este momento.

Em sala de aula você pode pedir para que cada aluno faça um relatório e um desenho do momento vivenciado e divulgar os trabalhos no mural da escola para que toda a comunidade escolar possa apreciar. Veja abaixo algumas informações relevantes para constar no relatório:

  • Local visitado;
  • O dia e o horário;
  • O que foi realizado;
  • Quem nos recebeu;
  • O que aprendemos;
  • O que mais gostamos;
  • O que não gostamos;
  • Ilustração da atividade.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Montando meu time

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que possam montar o seu próprio time de futebol.

 

Aula5.9_mar_2014

Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/paises-participantes/brasil/escale-a-selecao/>. Acesso em: 05 de mar.  2014.

 

Após montarem o time de futebol, solicite que registrem no caderno de Língua Portuguesa o formato do campo de futebol e seus respectivos jogadores em suas posições de jogo. Explique para a turma que os alunos deverão utilizar tanto o desenho quanto a escrita do nome de cada jogador.

 

Agora que tal propor para a turma responder algumas perguntas? Vamos lá!

 

Quantos jogadores compõem um time de futebol em campo?

______________________________________________________________________

______________________________________________________________________

 

Quantos jogadores compõem cada função abaixo?

Goleiro

______________________________________________________________________

Lateral

______________________________________________________________________

Atacante

______________________________________________________________________

Zagueiro

______________________________________________________________________

Meias

______________________________________________________________________

 

Bolas das Copas do Mundo de Futebol

Professor, auxilie os alunos a realizarem uma pesquisa sobre as diferentes bolas que já foram utilizadas nas Copas do Mundo de Futebol. Para isso, os alunos poderão acessar os sítios sugeridos abaixo:

Aula5.10_mar_2014

Fonte: Sítio: “Copadomundo.uol”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/infograficos/2014/01/10/conheca-as-bolas-utilizadas-em-copas-do-mundo.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula1.2_mar_2014

Fonte: Sítio: “Super.abril”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/esporte/bolas-foram-usadas-copas-mundo-443180.shtml>. Acesso em: 05 de mar. de 2014.

 

Após a pesquisa organize os alunos em duplas e peça para que escolham um modelo de bola. A partir desta escolha cada dupla deverá fazer uma pesquisa na internet para obter mais informações e imagens da referida bola. Os alunos poderão colar as imagens encontradas utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto. Explique para os alunos que terão como desafio colar as imagens encontradas e digitar as informações sobre a bola, tais como:

 

  • Nome da bola;
  • Características.

 

Quando todos terminarem a atividade, faça um momento de socialização das produções, de forma que cada aluno possa contar para a turma o que descobriu.

 

Jogando online!

Professor, auxilie os alunos a acessarem o jogo online abaixo para que possam se divertir e jogar.

Aula5.11_mar_2014

Fonte: Sítio: “Jogos Oline”. Disponível em: <http://jogosonline.uol.com.br/animal-football-2010_28584.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. Explique que cada grupo terá como desafio montar uma maquete que represente um campo de futebol com seus jogadores em suas posições de jogo. Para isso, providencie para cada grupo os seguintes materiais:

·         Caixas de sapato e outras de tamanhos menores;

·         Tintas e pincéis;

·         Palitos de picolé;

·         Papel colorido;

·         Revistas para recorte;

·         Cola.

Quando todos os grupos concluírem o trabalho convide a comunidade escolar e os familiares para apreciarem as produções dos alunos e descobrirem mais sobre o futebol.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Futebol [Sua língua] Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/worldcup/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Brasília na Copa”. Disponível em: <http://www.copa2014.df.gov.br/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam o tema da Copa do Mundo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.