24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
· Descobrir quais são os países que participarão da Copa do Mundo de Futebol de 2014;
· Conhecer diferentes culturas dos países da Copa do Mundo;
· Desenvolver a habilidade de leitura;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Professor, a Copa do Mundo de Futebol é um evento de extrema importância que envolve uma riqueza cultural, interligando povos de diferentes regiões. O trabalho com este tema em sala de aula favorece ao aluno relacionar a leitura e a escrita com sua própria vida cotidiana. Sendo assim, cabe a nós professores trazer o tema da Copa do Mundo de Futebol para as turmas de alfabetização, aliando este importante momento do país com o processo de ensinar e aprender na escola. Para isso, não basta apenas falar sobre o tema em sala de aula, mas de possibilitar reflexões sobre os nomes e a própria cultura dos países participantes da Copa do Mundo de 2014. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!
Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processo de comunicação em sala de aula e envolvimento da turma.
Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de mar. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “Ciclos da Vida”. Disponível em: <http://ciclosdavida.net.br/wp-content/uploads/2012/07/logo.jpg>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a pensarem e expressarem o que já sabem sobre a Copa do Mundo de Futebol. Abaixo algumas perguntas que podem nortear o diálogo com o grupo:
Fonte da imagem: Sítio: “FreePik”. Disponível em: <http://br.freepik.com/fotos-gratis/caixa-magica_22505.htm>. Acesso em: 04 de mar. 2014.
Após os alunos exporem suas ideias, organize uma caixa surpresa. Dentro da mesma, coloque imagens de cada bandeira dos países que participarão da Copa do Mundo de Futebol em 2014, bem como o respectivo nome do país. Providencie uma cartolina branca e entregue a caixa para um aluno retirar um papel. Ele deverá observar a imagem da bandeira e ler o nome do seu país. Em seguida, deverá colar a imagem na cartolina e passar a caixa para outro colega retirar outro papel. Quando todas as bandeiras estiverem coladas na cartolina afixe-a no mural da sala de aula para que toda a turma possa visualizar cada imagem da bandeira.
Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que descubram mais sobre quais serão os países que participarão da Copa do Mundo de Futebol em 2014.
Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/selecoes-classificadas/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Fonte: Sítio: “Folha”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/11/78766-quem-vem-pra-copa-2014.shtml>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Agora que os alunos já sabem os nomes dos países participantes da Copa de 2014 crie com a turma uma lista, colocando os nomes dos países em ordem alfabética. Para isso, faça uma roda de conversa e espalhe os nomes dos países, digitados em papel, de forma que fiquem embaralhados. Organize os alunos em duplas e peça para que cada dupla pegue dois ou mais nomes de países. Em seguida, peça para que os próprios alunos organizem os nomes em uma ordem alfabética. Depois, cole os nomes da referida ordem em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula. Veja abaixo como ficará a lista:
Alemanha
Argélia
Argentina
Austrália
Bélgica
Bósnia-Herzegóvina
Brasil
Camarões
Chile
Colômbia
Coréia do Sul
Costa do Marfim
Costa Rica
Croácia
Equador
Espanha
Estados Unidos
França
Gana
Grécia
Holanda
Honduras
Inglaterra
Irã
Itália
Japão
México
Nigéria
Portugal
Rússia
Suíça
Uruguai
Professor, com a lista dos países em ordem alfabética, organize os alunos em duplas e solicite que escrevam três palavras para cada letra inicial dos países. Veja o modelo de atividade a seguir:
A _________________ _________________ _________________
|
J _________________ _________________ _________________
|
B _________________ _________________ _________________
|
M _________________ _________________ _________________
|
C _________________ _________________ _________________
|
N _________________ _________________ _________________
|
E _________________ _________________ _________________
|
P _________________ _________________ _________________
|
F _________________ _________________ _________________
|
R _________________ _________________ _________________
|
G _________________ _________________ _________________
|
S _________________ _________________ _________________
|
H _________________ _________________ _________________
|
U _________________ _________________ _________________
|
I _________________ _________________ _________________
|
|
Após todos os alunos terminarem, solicite que leiam as palavras para turma e se achar interessante construa um cartaz coletivo contendo a letra inicial do país e abaixo as diferentes palavras identificadas pela turma. Depois, afixe no mural da sala de aula para que todos possam ter acesso.
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e providencie imagens das bandeiras com os nomes dos países participantes da Copa do Mundo de 2014 em quantidade suficiente para cada grupo. Faça um momento de leitura dos nomes dos países e em seguida proponha que a turma acesse o sítio sugerido abaixo e organize as imagens recebidas de acordo com o agrupamento das seleções participantes nos grupos de A, B, C, D, E, F, G e H.
Professor, ressalte para a turma o modo pelo qual os grupos foram formados mediante um sorteio realizado em 06 de dezembro de 2013 no Brasil. Sendo assim, as 32 seleções classificadas anteriormente por meio de eliminatórias foram dividas em 8 grupos de 4 países cada.
Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/guia-da-copa-do-mundo-de-2014--conhe%C3%A7a-todas-as-sele%C3%A7%C3%B5es-164227975.html?page=all>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e descobrirem a localização no Mapa Mundi de cada país participante da Copa do Mundo de 2014. Ao identificarem com o cursor algum país participante da Copa peça para que cliquem na imagem e leiam as informações sobre o referido país e descubra mais informações sobre o mesmo.
Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Após os grupos realizarem a formação dos agrupamentos dos países faça uma brincadeira com a turma. Leve para a sala de aula um Mapa Mundi em tamanho maior para ser visualizado pela turma. Coloque em uma caixa as imagens em tamanho reduzido das bandeiras com os nomes dos seus países. Em seguida, organize a turma em dois grandes grupos. Convide dois integrantes de cada grupo para retirarem um papel cada um. Em seguida, peça para que cada dupla encontre no Mapa Mundi o local em que está o país sorteado e afixe a bandeira sobre o mesmo. Convide outras duplas até que todos os países sejam sorteados.
Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/selecoes-classificadas/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Professor, organize a turma em quatro grupos e distribua para cada grupo um nome dos países do grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões. Os grupos deverão fazer uma pesquisa na internet e descobrir curiosidades sobre o país que ficou responsável.
Ao final da pesquisa os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma e expor um cartaz contexto as informações que descobriram. Veja abaixo alguns sítios interessantes para consulta:
Grupo A
Brasil |
Fonte: Sítio: “Você Sabia”. Disponível em: <http://www.vocesabia.net/curiosidades/curiosidades-sobre-o-brasil/>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Camarões |
Fonte: Sítio: “Tudo Sobre”. Disponível em: <http://tudosobrecamaroess.blogspot.com.br/2010/06/curiosidades.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Croácia |
Fonte: Sítio: “Viajar”. Disponível em: <http://viajarcroacia.blogspot.com.br/p/gravata-um-simbolo-do-poder-masculino_3.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
México |
Fonte: Sítio: “Vivazapata”. Disponível em: <http://vivazapata.blog.br/2012/09/18/curiosidades-sobre-o-mexico/>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Professor, faça o mesmo processo para os outros grupos de países, de forma que a cada semana a turma possa aprender um pouco mais sobre cada país participante da Copa do Mundo de 2014.
Grupo B
Espanha |
Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/espanha/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Holanda |
Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade” <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/06/20-curiosidades-sobre-holanda.html> Acesso em: 05 de mar. de 2014. |
Chile |
Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade” <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/06/15-curiosidades-sobre-o-chile.html>. Acesso em: 05 de mar. de 2014. |
Austrália |
Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade”. Disponível em: <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/09/curiosidades-sobre-australia.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Grupo C
Colômbia |
Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade”. Disponível em: <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/10/curiosidades-e-informacoes-sobre.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Costa do Marfim |
Fonte: Sítio: “Brasil escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/costa-marfim.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Grécia |
Fonte: Sítio: “Portal das curiosidades”. Disponível em:<http://www.portaldascuriosidades.aqui.com.pt/portal/curiosidades-sobre-a-grecia/>. Acesso em: 05 de mar. 201 4. |
Japão |
Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/japao/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Grupo D
Costa Rica |
Fonte: Sítio: “Brasil escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/costa-rica.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Inglaterra |
Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/inglaterra/curiosidades_inglaterra.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Itália |
Fonte: Sítio: “Victor trota mundo”. Disponível em: <http://victortrotamundo.wordpress.com/2011/10/02/43-curiosidades-sobre-a-italia/>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Uruguai |
Fonte: Sítio: “universidades_ibero_americanas”. Disponível em: <http://universidades-ibero-americanas.universia.net/uruguai/viver/cultura.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Grupo E
Equador |
Fonte: Sítio: “Curiosidades”. Disponível em: <http://curiosidadesdoequador2.blogspot.com.br/>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
França |
Fonte: Sítio: “Site de curiosidades”. Disponível em: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-da-franca.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Honduras |
Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade” <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2014/02/17-curiosidades-sobre-honduras.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Suíça |
Fonte: Sítio: “Site de curiosidades”. Disponível em: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-a-suica.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Grupo F
Argentina |
Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Bósnia-Herzegóvina |
Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/bosniaherzegovina.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Irã |
Fonte: Sítio: “Mundo estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-a-vida-no-ira>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Nigéria |
Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/nigeria.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Grupo G
Alemanha |
Fonte: Sítio: “Sua pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/alemanha/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Estados Unidos |
Fonte: Sítio: “Sua pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/eua/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Gana |
Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/gana.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Portugal |
Fonte: Sítio: “Portal das curiosidades”. Disponível em: <http://www.portaldascuriosidades.aqui.com.pt/portal/curiosidades-sobre-portugal/>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Grupo H
Argélia |
Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/argelia.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Bélgica |
Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade”. Disponível em: <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2011/03/informacoes-e-curiosidades-sobre.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Coréia do Sul |
Fonte: Sítio: “Portale7”. Disponível em: <http://portale7.blogspot.com.br/2013/10/conheca-algumas-curiosidades-e.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Rússia |
Fonte: Sítio: “Gazetarussa”. Disponível em: <http://gazetarussa.com.br/articles/2012/01/11/russia_fatos_x_estereotipos_14071.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014. |
Professor, depois das pesquisas sobre os países, organize a turma em dois grandes grupos. Entregue para cada grupo as produções que realizaram sobre as características e curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo de 2014. Explique para a turma que cada grupo deverá escolher um país e falar apenas as características e curiosidades para que o outro grupo descubra o nome do país. Cada acerto equivalerá a um ponto e ao final vencerá a equipe que obtiver maior pontuação.
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que cada grupo escolha um dos países que participarão da Copa do Mundo de 214 e faça uma nova pesquisa sobre o mesmo. Explique para a turma que terão como desafio organizar uma apresentação em slides com imagens e textos. Para isso, cada grupo poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação). Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.
O grupo poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “BRASIL”. Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:
· Cultura;
· Curiosidades.
Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com o tema de cada slide. Sugerimos que abram o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digitem o sítio <www.google.com.br>, a seguir digitem os nomes referentes aos subtemas e cliquem em Imagem, depois em Pesquisar e selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário, a qual poderá ter o nome “Imagens Copa”.
Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Copa) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides.
Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.
Além das imagens os alunos também poderão digitar informações que encontrem e julgarem relevantes para o conhecimento do país em estudo.
Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada grupo possa apresentá-lo para a turma. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos.
Aproveite este momento para que os colegas possam fazer perguntas sobre o conteúdo do trabalho e sua organização.
Depois, agende uma data e um horário com os familiares e toda comunidade escolar, para que os alunos possam fazer suas apresentações.
Professor, organize os alunos em oito grupos. Explique para a turma que os alunos terão como desafio montarem um vídeo com o objetivo de divulgar para a comunidade escolar, o conhecimento acerca dos países participantes da Copa do Mundo de 2014.
Para isso, divida os grupos dos países de forma que cada grupo de alunos fique responsável por quatro países. Os alunos poderão fazer pesquisas na internet e retomar as atividades anteriormente realizadas. Disponibilize cartolinas, revistas, cola, tesoura, canetinha e outros materiais.
Quando tudo estiver pronto fotografe e/ou grave os trabalhos dos alunos. Para isso, você poderá utilizar o laptop Classmate pelo caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizada uma câmera digital.
Depois de filmar o trabalho assista com a turma e após aprovação do grupo, faça um momento de divulgação do vídeo para a comunidade escolar e familiares.
Sugestões de links para alunos:
Sítio do Clube do Turismo. Disponível em: <http://www.clubedoturismo.com.br/costumes.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio da Direcional Educador. Disponível em: <http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-108-jan/14/planejamento>. Acesso em: 05 de mar. 2014.
A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e à diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/06/2014
Cinco estrelasMARAVILHOSA ESSA AULA, EU AMEI DE VERDADE A PROFESSORA ESTA DE PARABÉNS NOTA 10
01/06/2014
Cinco estrelasas atividades estão excelentes,tudo haver com o tema, são atividades onde leva nossos alunos a refletir , levando-os a conhecer a diversidade .
17/05/2014
Cinco estrelasgostei demais das sugestões. Vou aproveitar muita coisa em minha s aulas. Valeu!!...
16/04/2014
Quatro estrelasO desenvolvimento da aula foi muito interessante e criativo, as atividades propostas foram práticas e de fácil aplicação, mesmo para aqueles que não dispõem de recursos tecnológicos. Há flexibilidade nas tarefas, podendo ser alteradas conforme a disponibilidades de recursos. Parabéns!