Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os países participantes: o que podemos descobrir?

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Descobrir quais são os países que participarão da Copa do Mundo de Futebol de 2014;

·         Conhecer diferentes culturas dos países da Copa do Mundo;

·         Desenvolver a habilidade de leitura;

·         Ampliar o vocabulário;

·         Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·         Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula


A Copa do Mundo de Futebol e os países participantes

Professor, a Copa do Mundo de Futebol é um evento de extrema importância que envolve uma riqueza cultural, interligando povos de diferentes regiões. O trabalho com este tema em sala de aula favorece ao aluno relacionar a leitura e a escrita com sua própria vida cotidiana. Sendo assim, cabe a nós professores trazer o tema da Copa do Mundo de Futebol para as turmas de alfabetização, aliando este importante momento do país com o processo de ensinar e aprender na escola. Para isso, não basta apenas falar sobre o tema em sala de aula, mas de possibilitar reflexões sobre os nomes e a própria cultura dos países participantes da Copa do Mundo de 2014. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Copa do Mundo de 2014

Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processo de comunicação em sala de aula e envolvimento da turma.

Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de mar. 2014.

Aula1.16_mar_2014

Fonte da imagem: Sítio: “Ciclos da Vida”. Disponível em: <http://ciclosdavida.net.br/wp-content/uploads/2012/07/logo.jpg>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Instigue os alunos a pensarem e expressarem o que já sabem sobre a Copa do Mundo de Futebol. Abaixo algumas perguntas que podem nortear o diálogo com o grupo:

  • Quando será a Copa do Mundo do Futebol?
  • Qual o país sede?
  • Quais países irão participar?
  • O que mais vocês já ouviram falar sobre a Copa do Mundo?

Aula4.1_mar_2014

Fonte da imagem: Sítio: “FreePik”. Disponível em: <http://br.freepik.com/fotos-gratis/caixa-magica_22505.htm>. Acesso em: 04 de mar. 2014.

 

A caixa surpresa

Após os alunos exporem suas ideias, organize uma caixa surpresa. Dentro da mesma, coloque imagens de cada bandeira dos países que participarão da Copa do Mundo de Futebol em 2014, bem como o respectivo nome do país. Providencie uma cartolina branca e entregue a caixa para um aluno retirar um papel. Ele deverá observar a imagem da bandeira e ler o nome do seu país. Em seguida, deverá colar a imagem na cartolina e passar a caixa para outro colega retirar outro papel. Quando todas as bandeiras estiverem coladas na cartolina afixe-a no mural da sala de aula para que toda a turma possa visualizar cada imagem da bandeira.

 

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo para que descubram mais sobre quais serão os países que participarão da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

 

Aula4.2_mar_2014

Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/selecoes-classificadas/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula4.3_mar_2014

Fonte: Sítio: “Folha”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/2013/11/78766-quem-vem-pra-copa-2014.shtml>. Acesso em: 05 de mar.  2014.

Agora que os alunos já sabem os nomes dos países participantes da Copa de 2014 crie com a turma uma lista, colocando os nomes dos países em ordem alfabética. Para isso, faça uma roda de conversa e espalhe os nomes dos países, digitados em papel, de forma que fiquem embaralhados. Organize os alunos em duplas e peça para que cada dupla pegue dois ou mais nomes de países. Em seguida, peça para que os próprios alunos organizem os nomes em uma ordem alfabética. Depois, cole os nomes da referida ordem em uma cartolina e afixe no mural da sala de aula. Veja abaixo como ficará a lista:

Alemanha

Argélia

Argentina

Austrália

Bélgica

Bósnia-Herzegóvina

Brasil

Camarões

Chile

Colômbia

Coréia do Sul

Costa do Marfim

Costa Rica

Croácia

Equador

Espanha

Estados Unidos

França

Gana

Grécia

Holanda

Honduras

Inglaterra

Irã

Itália

Japão

México

Nigéria

Portugal

Rússia

Suíça

Uruguai 

Professor, com a lista dos países em ordem alfabética, organize os alunos em duplas e solicite que escrevam três palavras para cada letra inicial dos países. Veja o modelo de atividade a seguir:

 

A

_________________

_________________

_________________

 

J

_________________

_________________

_________________

 

B

_________________

_________________

_________________

 

M

_________________

_________________

_________________

 

C

_________________

_________________

_________________

 

N

_________________

_________________

_________________

 

E

_________________

_________________

_________________

 

P

_________________

_________________

_________________

 

F

_________________

_________________

_________________

 

R

_________________

_________________

_________________

 

G

_________________

_________________

_________________

 

S

_________________

_________________

_________________

 

H

_________________

_________________

_________________

 

U

_________________

_________________

_________________

 

I

_________________

_________________

_________________

 

 

 

Após todos os alunos terminarem, solicite que leiam as palavras para turma e se achar interessante construa um cartaz coletivo contendo a letra inicial do país e abaixo as diferentes palavras identificadas pela turma. Depois, afixe no mural da sala de aula para que todos possam ter acesso.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Formando os grupos da Copa do Mundo de 2014

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e providencie imagens das bandeiras com os nomes dos países participantes da Copa do Mundo de 2014 em quantidade suficiente para cada grupo. Faça um momento de leitura dos nomes dos países e em seguida proponha que a turma acesse o sítio sugerido abaixo e organize as imagens recebidas de acordo com o agrupamento das seleções participantes nos grupos de A, B, C, D, E, F, G e H.

Professor, ressalte para a turma o modo pelo qual os grupos foram formados mediante um sorteio realizado em 06 de dezembro de 2013 no Brasil. Sendo assim, as 32 seleções classificadas anteriormente por meio de eliminatórias foram dividas em 8 grupos de 4 países cada.

 

Aula4.4_mar_2014

Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/guia-da-copa-do-mundo-de-2014--conhe%C3%A7a-todas-as-sele%C3%A7%C3%B5es-164227975.html?page=all>.  Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Os países no mapa!

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e descobrirem a localização no Mapa Mundi de cada país participante da Copa do Mundo de 2014. Ao identificarem com o cursor algum país participante da Copa peça para que cliquem na imagem e leiam as informações sobre o referido país e descubra mais informações sobre o mesmo.

 

Aula1.15_mar_2014

Fonte: Sítio: “IBGE”. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Nosso sorteio dos países!

 

Após os grupos realizarem a formação dos agrupamentos dos países faça uma brincadeira com a turma. Leve para a sala de aula um Mapa Mundi em tamanho maior para ser visualizado pela turma. Coloque em uma caixa as imagens em tamanho reduzido das bandeiras com os nomes dos seus países. Em seguida, organize a turma em dois grandes grupos. Convide dois integrantes de cada grupo para retirarem um papel cada um. Em seguida, peça para que cada dupla encontre no Mapa Mundi o local em que está o país sorteado e afixe a bandeira sobre o mesmo. Convide outras duplas até que todos os países sejam sorteados.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula4.2_mar_2014

Fonte: Sítio: “Copa do mundo”. Disponível em: <http://copadomundo.uol.com.br/selecoes-classificadas/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Professor, organize a turma em quatro grupos e distribua para cada grupo um nome dos países do grupo A: Brasil, Croácia, México e Camarões. Os grupos deverão fazer uma pesquisa na internet e descobrir curiosidades sobre o país que ficou responsável.

Ao final da pesquisa os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma e expor um cartaz contexto as informações que descobriram. Veja abaixo alguns sítios interessantes para consulta:

Grupo A

 

Brasil

Fonte: Sítio: “Você Sabia”. Disponível em: <http://www.vocesabia.net/curiosidades/curiosidades-sobre-o-brasil/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Camarões

Fonte: Sítio: “Tudo Sobre”. Disponível em: <http://tudosobrecamaroess.blogspot.com.br/2010/06/curiosidades.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Croácia

Fonte: Sítio: “Viajar”. Disponível em: <http://viajarcroacia.blogspot.com.br/p/gravata-um-simbolo-do-poder-masculino_3.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

México

Fonte: Sítio: “Vivazapata”. Disponível em: <http://vivazapata.blog.br/2012/09/18/curiosidades-sobre-o-mexico/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Professor, faça o mesmo processo para os outros grupos de países, de forma que a cada semana a turma possa aprender um pouco mais sobre cada país participante da Copa do Mundo de 2014.

 

Grupo B

Espanha

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/espanha/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Holanda

Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade” <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/06/20-curiosidades-sobre-holanda.html> Acesso em: 05 de mar. de 2014.

Chile

Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade” <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/06/15-curiosidades-sobre-o-chile.html>. Acesso em: 05 de mar. de 2014.

Austrália

Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade”. Disponível em: <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/09/curiosidades-sobre-australia.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Grupo C

Colômbia

Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade”. Disponível em: <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2010/10/curiosidades-e-informacoes-sobre.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Costa do Marfim

Fonte: Sítio: “Brasil escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/costa-marfim.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Grécia

Fonte: Sítio: “Portal das curiosidades”. Disponível em:<http://www.portaldascuriosidades.aqui.com.pt/portal/curiosidades-sobre-a-grecia/>. Acesso em: 05 de mar. 201 4.

Japão

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/japao/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Grupo D

Costa Rica

Fonte: Sítio: “Brasil escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/costa-rica.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Inglaterra

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/inglaterra/curiosidades_inglaterra.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Itália

Fonte: Sítio: “Victor trota mundo”. Disponível em: <http://victortrotamundo.wordpress.com/2011/10/02/43-curiosidades-sobre-a-italia/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Uruguai

Fonte: Sítio: “universidades_ibero_americanas”. Disponível em: <http://universidades-ibero-americanas.universia.net/uruguai/viver/cultura.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Grupo E

Equador

Fonte: Sítio: “Curiosidades”. Disponível em: <http://curiosidadesdoequador2.blogspot.com.br/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

França

Fonte: Sítio: “Site de curiosidades”. Disponível em: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-da-franca.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Honduras

Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade” <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2014/02/17-curiosidades-sobre-honduras.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Suíça

Fonte: Sítio: “Site de curiosidades”. Disponível em: <http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-a-suica.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Grupo F

 

Argentina

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/argentina/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Bósnia-Herzegóvina

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/bosniaherzegovina.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Irã

Fonte: Sítio: “Mundo estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-a-vida-no-ira>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Nigéria

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/nigeria.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

 

Grupo G

Alemanha

Fonte: Sítio: “Sua pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/alemanha/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Estados Unidos

Fonte: Sítio: “Sua pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paises/eua/curiosidades.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Gana

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/gana.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Portugal

Fonte: Sítio: “Portal das curiosidades”. Disponível em: <http://www.portaldascuriosidades.aqui.com.pt/portal/curiosidades-sobre-portugal/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Grupo H

Argélia

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/geografia/argelia.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Bélgica

Fonte: Sítio: “Mais que curiosidade”. Disponível em: <http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2011/03/informacoes-e-curiosidades-sobre.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Coréia do Sul

Fonte: Sítio: “Portale7”. Disponível em: <http://portale7.blogspot.com.br/2013/10/conheca-algumas-curiosidades-e.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Rússia

Fonte: Sítio: “Gazetarussa”. Disponível em: <http://gazetarussa.com.br/articles/2012/01/11/russia_fatos_x_estereotipos_14071.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Adivinhe qual é o país!

Professor, depois das pesquisas sobre os países, organize a turma em dois grandes grupos. Entregue para cada grupo as produções que realizaram sobre as características e curiosidades de cada país participante da Copa do Mundo de 2014. Explique para a turma que cada grupo deverá escolher um país e falar apenas as características e curiosidades para que o outro grupo descubra o nome do país. Cada acerto equivalerá a um ponto e ao final vencerá a equipe que obtiver maior pontuação.

 

Um país em slides!

 

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que cada grupo escolha um dos países que participarão da Copa do Mundo de 214 e faça uma nova pesquisa sobre o mesmo. Explique para a turma que terão como desafio organizar uma apresentação em slides com imagens e textos. Para isso, cada grupo poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação). Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.

 

O grupo poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “BRASIL”. Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:

·         Cultura;

·         Curiosidades.

Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com o tema de cada slide. Sugerimos que abram o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digitem o sítio <www.google.com.br>, a seguir digitem os nomes referentes aos subtemas e cliquem em Imagem, depois em Pesquisar e selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário, a qual poderá ter o nome “Imagens Copa”.

Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Copa) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides.

Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.

Além das imagens os alunos também poderão digitar informações que encontrem e julgarem relevantes para o conhecimento do país em estudo.

Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada grupo possa apresentá-lo para a turma. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos.

Aproveite este momento para que os colegas possam fazer perguntas sobre o conteúdo do trabalho e sua organização.

Depois, agende uma data e um horário com os familiares e toda comunidade escolar, para que os alunos possam fazer suas apresentações.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em oito grupos. Explique para a turma que os alunos terão como desafio montarem um vídeo com o objetivo de divulgar para a comunidade escolar, o conhecimento acerca dos países participantes da Copa do Mundo de 2014.

Para isso, divida os grupos dos países de forma que cada grupo de alunos fique responsável por quatro países. Os alunos poderão fazer pesquisas na internet e retomar as atividades anteriormente realizadas. Disponibilize cartolinas, revistas, cola, tesoura, canetinha e outros materiais.

Quando tudo estiver pronto fotografe e/ou grave os trabalhos dos alunos. Para isso, você poderá utilizar o laptop Classmate pelo caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Também poderá ser utilizada uma câmera digital.

Depois de filmar o trabalho assista com a turma e após aprovação do grupo, faça um momento de divulgação do vídeo para a comunidade escolar e familiares.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio do Clube do Turismo. Disponível em: <http://www.clubedoturismo.com.br/costumes.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio da Direcional Educador. Disponível em: <http://www.direcionaleducador.com.br/edicao-108-jan/14/planejamento>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e à diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JANES DA COSTA , INSTITUTO PAULO FREIRE , Ceará - disse:
    philljanes@yahoo.com.br

    14/06/2014

    Cinco estrelas

    MARAVILHOSA ESSA AULA, EU AMEI DE VERDADE A PROFESSORA ESTA DE PARABÉNS NOTA 10


  • APARECIDA DUARTE DA COSTA ALMEIDA, ESCOLA M DE EDUC BÁS PORFÍRIO MOREIRA SORIANO NETO , Alagoas - disse:
    cidaduarte1404@hotmail.com

    01/06/2014

    Cinco estrelas

    as atividades estão excelentes,tudo haver com o tema, são atividades onde leva nossos alunos a refletir , levando-os a conhecer a diversidade .


  • marilza neves de souza, escola SESC , Espírito Santo - disse:
    famylleneves@hotmail.com

    17/05/2014

    Cinco estrelas

    gostei demais das sugestões. Vou aproveitar muita coisa em minha s aulas. Valeu!!...


  • Lídia, Escola Municipal de Educação Básica Barão de Penedo , Alagoas - disse:
    cerqueira.lidia@gmail.com

    16/04/2014

    Quatro estrelas

    O desenvolvimento da aula foi muito interessante e criativo, as atividades propostas foram práticas e de fácil aplicação, mesmo para aqueles que não dispõem de recursos tecnológicos. Há flexibilidade nas tarefas, podendo ser alteradas conforme a disponibilidades de recursos. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.