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Mascotes das Copas do Mundo: vamos descobrir quais são?

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer as diferentes Mascotes das Copas do Mundo de Futebol;

·      Descobrir os nomes e as características das Mascotes;

·      Conhecer a escrita no uso social do dia a dia;

·      Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Mascotes das Copas do Mundo: vamos descobrir quem são?

Professor, cada Copa do Mundo de Futebol é representada por uma Mascote que tem uma história que revela muito sobre a forma como foi criada. Trabalhar este tema em sala de aula permite uma aproximação afetiva da turma com temas que são próximos de seu interesse e também do seu dia a dia. Para isso, propomos a presente aula com o intuito e aproximar cada vez mais a escola das situações de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos. Embarque nesta aventura!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.

Para saber mais consulte o material abaixo:

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula1.16_mar_2014

Fonte: Sítio: “Ciclos da Vida”. Disponível em: <http://ciclosdavida.net.br/wp-content/uploads/2012/07/logo.jpg>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Roda de conversa: iniciando a aula

O que é Mascote?

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que cada aluno fale sobre o que sabe de uma Mascote. Peça ajuda para a turma e escreva em uma cartolina a palavra MASCOTE em tamanho suficiente para ser visualizado por todos os alunos após ser afixado no mural da sala de aula. Instigue a participação de todos.

Em seguida, leve para a sala de aula um dicionário para que em duplas os alunos possam procurar o significado da palavra Mascote. Se preferir você poderá acessar o sítio abaixo e descobrir o significado. Após encontrarem o significado, solicite a um ou dois alunos que registre por escrito na cartolina o nome Mascote e o seu significado.

 

Aula5.12_mar_2014

Fonte: Sítio: “Globo”. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/mascote/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Criando nossa Mascote!

Agora que a turma já sabe o que é uma Mascote, que tal criar uma com a turma? Para isso, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e solicite que cada grupo crie uma Mascote para a sala de aula.

Cada grupo deverá pensar nos seguintes aspectos:

  • Qual animal?
  • Qual o nome?
  • Quais serão as características da mesma?
  • O que ela vai gostar de fazer?

Depois que os grupos concluírem o diálogo sobre como será a Mascote, disponibilize diferentes materiais para que cada grupo escolha a forma que gostaria de fazer sua mascote. Veja os materiais abaixo que poderão estar disponíveis para os grupos:

  • Argila;
  • Massa de modelar colorida;
  • Papéis coloridos;
  • Giz de cera;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Lápis de cor;
  • Revistas para recorte;
  • Dentre outros.

Após todos terminarem, faça um momento de socialização dos trabalhos. Para este momento, solicite que cada grupo encontre uma forma diferenciada de apresentar a mascote para o grupo, podendo ser:

  • Dramatização;
  • Escrita de um texto com as informações;
  • Apresentação em slides;
  • Dentre outras possibilidades.

 

Para apresentação de slides, veja algumas dicas!

O grupo poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação). Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.

 

O grupo poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “MASCOTE”. Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:

·         Nome da Mascote;

·         Gostos e preferências.

Os alunos poderão tirar fotos da Mascote acessando a WxCam, através do caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam). Informe aos alunos, que: o botão máquina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop.

 

Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com o tema de cada slide e insiram as fotos da Mascote nos slides ou outras imagens que acharem relevantes podendo ser pelo programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e o sítio: < www.google.com.br>, clicando em Imagem, depois em Pesquisar e selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário, a qual poderá ter o nome “Imagens Mascote”.

Cliquem na aba (Inserir > Figura Pasta do Usuário > Imagens Mascote) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides.

Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio sugerido abaixo e solicite que observem as diferentes Mascotes das Copas do Mundo.

Aula1.17_mar_2014

Fonte: Sítio: “Globo”. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/esportes/relembre-todas-as-mascotes-de-copa-do-mundo-6120144>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Após conhecerem e descobrirem quais foram as Mascotes das Copas do Mundo, faça uma lista com os nomes das mesmas. Para isso, os alunos poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa. Veja na imagem abaixo os nomes e as imagens de cada Mascote.

Aula1.18_mar_2014

Fonte: Sítio: “Globoesporte”. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/11/mascote-oficial-da-copa-do-mundo-de-2014-tatu-bola-ja-tem-nome-fuleco.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Com a lista pronta, organize os alunos em duplas e peça para que pesquisem nos sítios sugeridos abaixo o significado de cada nome dado à Mascote de cada Copa do Mundo de Futebol.

 

Aula1.19_mar_2014

Fonte: Sítio: “Esportes”. Disponível em: <http://esportes.br.msn.com/copa-2014/curiosidades/mascotes-da-copa-do-mundo#image=6>.  Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula1.20_mar_2014

Fonte: Sítio: “Esportes”. Disponível em: http://www.pennagov.net/professores/ensg/Todos%20Mascotes.htm>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Agora, proponha para a turma que os alunos criem uma forma de divulgar pela escola as diferentes Mascotes das Copas do Mundo. Para isso, organize os alunos em duplas e peça para que escolham uma Mascote. Os alunos poderão fazer panfletos, cartazes, dentre outra forma de comunicação visual para que seja exposto no mural da escola e possa ser apreciado pela comunidade escolar.

 

Quebra-cabeça com as Mascotes!

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes. Faça uma cópia ampliada, em tamanho de uma folha de papel  A4, de cada uma das Mascotes das Copas do Mundo, incluindo o Fuleco. Entregue uma imagem para cada grupo e peça para que colem em uma cartolina de forma que espalhem a cola em todo o verso da folha de papel que contém a imagem. em seguida, peça para que utilizem uma régua e risquem o verso da folha dividindo-a em seis ou sete partes. Depois, peça para que recortem e formem um quebra-cabeça.

Quando todos os grupos terminarem solicite que montem o seu próprio quebra-cabeça. Depois, peça para que os grupos troquem de quebra-cabeça até que todos os grupos montem cada Mascote.

Ao final do trabalho os alunos poderão expressar oralmente o que acharam da atividade, expressando suas dificuldades e facilidades.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, converse com a turma sobre o que sabem acerca da escolha da Mascote oficial da Copa do Mundo de 2014. Registre na lousa as falas dos alunos e em seguida, solicite que acessem o sítio abaixo e descubram as seguintes informações:

·         Qual animal representa a Mascote da Copa do Mundo de 2014?

·         Como foi escolhida?

·         De onde surgiu a ideia do Tatu-Bola?

·         Qual o nome escolhido?

·         O que significa o nome da Mascote da Copa do Mundo de 2014?

 

Após a pesquisa acima, solicite que a turma faça a exploração do sítio abaixo e descubra as informações a seguir:

·         Quem é Fuleco?

·         O que ele gosta?

·         Qual a sua rotina?

·         Quem são seus amigos?

Depois que a turma descobrir as informações acima, que tal criar com a turma um álbum contendo tudo sobre a vida da Mascote da Copa do Mundo do Brasil de 2014? Para isso, os alunos podem estar em grupos de quatro ou cinco alunos e realizar uma nova pesquisa de imagens e também de texto sobre o Fuleco. Cada grupo poderá colar as imagens e também digitar o texto utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto.

Após o trabalho concluído cada grupo poderá apresentar para a turma as suas construções. Se achar interessante, imprima as atividades e afixe-as no mural da sala de aula.

 

Conhecer o Tatu-Bola!

Professor, pergunte para a turma se alguém já viu um Tatu-Bola e se sabe alguma coisa sobre esse animal. Em seguida proponha uma pesquisa em duplas nos sítios sugeridos abaixo e auxilie os alunos na leitura dos textos online que indicam informações importantes sobre o Tatu-Bola.

Aula1.21_mar_2014

Fonte: Sítio: “Esportes”. Disponível em: <http://www.acaatinga.org.br/index.php/nossas-acoes/tatu-bola/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula1.22_mar_2014

Fonte: Sítio: “Infoescola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/animais/tatu-bola/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Aula1.23_mar_2014

Fonte: Sítio: “Euamomeusanimais”. Disponível em: <http://euamomeusanimais.com.br/tatu-bola-o-mascote-da-copa-mundo-brasil/>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Após a pesquisa dialogue com a turma sobre as seguintes questões:

·         Como é o Tatu-bola?

·         O que ele come?

·         Onde ele gosta de morar?

·         Como é o corpo dele?

·         Por que vocês acham que ele foi escolhido para representar a Copa do Mundo de 2014?

 

Após o diálogo com o grupo, proponha a seguinte atividade:

 

Veja o meu FULECO!

Peça para cada dupla representar o FULECO a partir de um desenho. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint).

Quando todos concluírem a atividade, imprima os desenhos e afixe-os no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

 

Jogando online!

 

Agora, acesse o sítio abaixo e auxilie os alunos a jogarem online com a Mascote da Copa do Mundo de 2014.

Aula1.24_mar_2014

Fonte: Sítio: “Esportes”. Disponível em: <http://pt.mascot.fifa.com/games_catch.php>.  Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Mais palavras?

Após, jogarem que tal propor para a turma uma brincadeira com palavras que iniciam com a letra F de FULECO? Para isso, organize os alunos em duplas e entregue uma folha de papel em branco para cada uma. Explique terão como desafio pensar em palavras que iniciam com a letra F de FULECO. Peça para que cada dupla pense em uma palavra fale para a turma. Escolha uma dupla de cada vez para poder falar a palavra e assim que falarem a palavra peça para que toda a turma registre a palavra. O trabalho terminará quando todas duplas falarem uma palavra, sendo que não pode repetir as palavras já faladas e quando todos já tiverem registrado.

Ao final, peça para que as duplas troquem suas atividades. Escreva na lousa cada palavra e peça para as duplas façam a correção para a outra dupla. Depois, troque as folhas novamente e será o momento de cada dupla dialogar sobre o que acertaram e também sobre o que erraram.

Depois, construa um cartaz contendo todas as palavras com a letra F e afixe-o no mural da sala de aula.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Uma Mascote na história!

Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique que terão como desafio escolher uma das Mascotes da Copa do Mundo de Futebol e escrever uma história que poderá ser dramatizada. Os alunos poderão ser os próprios personagens ou se preferirem pode construir fantoches para fazer uma contação de histórias.

Auxilie os grupos na escrita da história de forma que todos do grupo possam participar. Disponibilize aos grupos materiais como:

·         Embalagem de leite vazia;

·         Cola;

·         Tesoura;

·         Papéis coloridos;

·         Revistas para recorte;

·         Dentre outros materiais.

Quando todos terminarem a produção e a organização da forma como irão apresentar a história, agende um horário com as outras turmas da escola para que possam assistir a cada apresentação e prestigiar o trabalho da turma.

Se preferir, registre em forma de vídeo acessando no laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/marketing/brand/mascots.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “FIFA”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/aboutfifa/organisation/marketing/brand/mascots.html>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como se eles: conseguiram perceber o uso social da escrita no dia a dia; ampliaram o vocabulário, compreenderam o que é uma mascote e a sua função na Copa do Mundo de Futebol, bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. 

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