Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vacinas gênicas e terapia genética: saúde, biotecnologia e sociedade

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Biotecnologia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a solução de problemas de saúde com o desenvolvimento científico e tecnológico.

  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.

  • Avaliar os avanço e obstáculos no desenvolvimento de terapias gênicas.

  • Identificar as etapas na produção de vacinas gênicas.

  • Avaliar o uso da biotecnologia na produção de vacinas gênicas.

  • Explicar em que consiste uma terapia gênica ou genética.

  • Apontar os casos em que se aplicam terapias gênicas e pesquisas na área.

  • Indicar os impactos das terapias e vacinas gênicas na saúde.

  • Evidenciar os aspectos sociais das terapias e vacinas gênicas. 

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Citologia

Sistema imunológico

Vacinas

Conhecimentos básicos de genética

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de textos; produção de textos; seminários; publicação de trabalhos de pesquisa em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos.

 

vacina futuro

Imagem disponível em: http://edgblogs.s3.amazonaws.com/buzz/files/2012/12/GA_258_1Cad_64P_3a34_51a82_BANCAS-11.jpg. Acessado em 10/03/2014.

Módulo 1- Terapia gênica: resgatando conhecimentos e buscando informações na mídia.

Atividade 1- Resgatando conhecimentos prévios

Para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o professor deverá entregar a eles uma cópia digitada das questões propostas a seguir. Cada aluno deverá registrar suas respostas em seu caderno e guardar este registro para comparar, posteriormente, com as informações obtidas por meio dos diversos materiais utilizados nesta proposta.

Questões

  • Em que consiste uma terapia gênica ou genética?
  • Qual é a aplicabilidade de terapias gênicas?
  • O que é uma vacina gênica?
  • Já existe vacina gênica para prevenir quais doenças?
  • Já existe terapia genética para curar quais doenças?

Atividade 2 - Rodada de leitura de reportagens on line

Organizar os alunos em grupos de quatro componentes e destinar a eles os textos indicados a seguir, de modo que cada grupo leia pelo menos dois textos. O grupo deverá discutir o conteúdo de cada um dos textos e escolher um relator para apresentá-lo na socialização para toda a turma.

O professor deverá cuidar para que nenhum texto fique sem ser lido. Uma opção para que isso não aconteça é fazer o sorteio dos textos para os grupos.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.

 

Textos e endereços para acesso

Atividade 3- Socialização das leituras e discussão

Terminada a discussão nos grupos, organizar a sala para a socialização dos textos pelos relatores, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Cada aluno deverá fazer registros ao longo das apresentações dos colegas. Se tiver dúvidas deve pedir esclarecimentos aos colegas e/ou ao professor. Se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, deverá ler, em casa, a matéria que lhe chamou mais atenção e não foi lida e discutida pelo seu grupo.

 

rev terapia gênica

Imagem disponível em: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_3656186569798977.jpg. Acessado em 10/03/2014.

Módulo 2 - Ampliando conhecimentos

Tendo como referência as informações apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que assistam a um vídeo e façam pesquisas na internet.

Atividade 1- Vídeo

Sugira aos alunos que assistam ao vídeo UAU! 3 - Terapia Gênica, com Martin Bonamino. Duração: 10min23seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=im0NpbSVVao. Acessado em 10/03/2014).

Sinopse: Você sabia que um vírus pode ser utilizado para manipular os seus genes e curar certas doenças? Neste episódio do UAU!, Stevens Rehen conversa sobre terapia gênica com Martin Bonamino, biomédico e pesquisador do Instituto Nacional do Câncer. Saiba como funciona a terapia gênica, quais são os principais avanços desta técnica e qual é o seu estado de desenvolvimento no Brasil.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente o vídeo em seu computador e disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais. O professor poderá ainda projetá-lo pra todos os alunos utilizando o aparelho data show.

 

Atividade 2 - Pesquisas na internet

O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear os temas abaixo especificados. 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.

Cada grupo de alunos deverá ler todos os textos e realizar registros das informações que contemplem o seu tema. Estes registros deverão ser digitados e enviados ao professor por e-mail para avaliação.

Sugerimos os textos e os endereços para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, orientá-los a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Temas

Tema 1- Princípios da terapia gênica ou genética.

Tema 2- Aplicabilidade da terapia gênica.

Tema 3- Vacinas gênicas.

Tema 4- Terapia gênica: impactos na saúde.

Tema 5- Terapia gênica: biotecnologia.

Tema 6- Terapia gênica: impacto social.

Textos e endereços para acesso

Terapia gênica. Disponível em: http://www.terapiagenica.net.br/Recursos_Educacionais.html. Acessado em 10/03/2014.

Terapia Gênica: uma medicina nova. Disponível em: http://www.incor.usp.br/conteudo-medico/geral/terapia%20genica.html. Acessado em 10/03/2014.

DANI, Sérgio U. Terapia gênica [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=11&ved=0CGEQFjAK&url=http%3A%2F%2Fwww.biotecnologia.com.br%2Frevista%2Fbio12%2Fterapia.pdf&ei=1wwjU6KoAY7xkQecv4HICw&usg=AFQjCNEUa4GwGBLuvTF71jtE69Iy1J3B9w&bvm=bv.62922401,d.eW0. Acessado em 10/03/2014.

Terapia genética. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_gen%C3%A9tica. Acessado em 10/03/2014.

Terapia Gênica. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/terapia_genica.php. Acessado em 10/03/2014.

Terapia gênica. Disponível em:  http://cib.org.br/biotecnologia/saude/terapia-genica/. Acessado em 10/03/2014.

REBOUÇAS, Fernando. Terapia genética. Disponível em: http://www.infoescola.com/medicina/terapia-genetica/. Acessado em 10/03/2014.

Biotecnologia e vacinas gênicas. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc3.htm. Acessado em 10/03/2014.

Atividade 3 - Discussão das matérias

Após terminarem seus registros individuais, os alunos do grupo se reunirão para a socialização e discussão do conteúdo pesquisado. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular seus registros.

Atividade 4 - Júri simulado

Para o fechamento deste módulo, sugerimos que seja utilizada a dinâmica “Júri Simulado” abordando a seguinte questão: O desenvolvimento científico e tecnológico tem solucionado os problemas de saúde de toda a população?

As instruções para a prática desta dinâmica pode ser encontrada em sítios como o indicado a seguir.

MACEDO, Giélia Silva. Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acessado em 19/03/2014.

 

terapia gênica

Imagem disponível em: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_3656228299177806.jpg. Acessado em 01/03/2014.

Módulo 3- Socializando conhecimentos

Atividade 1- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão dos temas e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 2 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

 

terapia gênica

Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Biotecnologia/terapia_genica.jpg. Acessado em 10/03/2014.

Módulo 4- Avaliando conhecimentos

Atividade 1- Retomando as questões iniciais

Finalizadas as apresentações, sugerimos que o professor retome com os alunos as questões da atividade 1 do módulo 1 (Resgatando conhecimentos prévios), entregando-as digitadas novamente, em uma folha onde o aluno possa respondê-las tendo como referência os conhecimentos adquiridos, sem consultar seus registros feitos naquela ocasião. Os alunos deverão discutir e responder às questões agora em grupos de três componentes.

Atividade 2 - Reelaborando e produzindo textos

Após a discussão em grupo e registros, cada aluno deverá confrontar suas respostas deste momento com aquelas registradas na atividade 1 do módulo 1 e avaliar os conhecimentos já existentes e os novos conhecimentos adquiridos no decorrer desta proposta. O aluno deverá produzir um texto no qual sintetize o conteúdo e enumere o que já sabia, o que aprendeu e seus conceitos atuais a respeito do tema.

Atividade 3 - Socialização dos textos

Após o término da atividade 2, os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 10/03/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

 

Postadas as produções, solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos

 

terapia genica 2

Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3d/Gene_therapy.jpg/340px-Gene_therapy.jpg. Acessado em 10/03/2014.

Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
  • Poderão ser utilizadas como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo.  Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser a preparação e apresentação dos seminários (módulo 3) e os textos produzidos na atividade 2 do módulo 4. Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.