22/04/2014
Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Agente Comunitário de Saúde |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Biotecnologia |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Enfermagem |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Farmácia |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Gerência de Saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Associar a solução de problemas de saúde com o desenvolvimento científico e tecnológico.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas.
Avaliar os avanço e obstáculos no desenvolvimento de terapias gênicas.
Identificar as etapas na produção de vacinas gênicas.
Avaliar o uso da biotecnologia na produção de vacinas gênicas.
Explicar em que consiste uma terapia gênica ou genética.
Apontar os casos em que se aplicam terapias gênicas e pesquisas na área.
Indicar os impactos das terapias e vacinas gênicas na saúde.
Evidenciar os aspectos sociais das terapias e vacinas gênicas.
Citologia
Sistema imunológico
Vacinas
Conhecimentos básicos de genética
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de textos; produção de textos; seminários; publicação de trabalhos de pesquisa em blog ou site da escola.
Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos.
Imagem disponível em: http://edgblogs.s3.amazonaws.com/buzz/files/2012/12/GA_258_1Cad_64P_3a34_51a82_BANCAS-11.jpg. Acessado em 10/03/2014.
Para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, o professor deverá entregar a eles uma cópia digitada das questões propostas a seguir. Cada aluno deverá registrar suas respostas em seu caderno e guardar este registro para comparar, posteriormente, com as informações obtidas por meio dos diversos materiais utilizados nesta proposta.
Questões
Organizar os alunos em grupos de quatro componentes e destinar a eles os textos indicados a seguir, de modo que cada grupo leia pelo menos dois textos. O grupo deverá discutir o conteúdo de cada um dos textos e escolher um relator para apresentá-lo na socialização para toda a turma.
O professor deverá cuidar para que nenhum texto fique sem ser lido. Uma opção para que isso não aconteça é fazer o sorteio dos textos para os grupos.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.
Textos e endereços para acesso
SILVEIRA, Julliane. Vacina do futuro. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI327090-18537,00-VACINA+DO+FUTURO.html. Acessado em 10/03/2014.
OLIVEIRA, Monique. A revolução da terapia genética. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:USeE9dYGLlMJ:www.istoe.com.br/reportagens/270736_A%2BREVOLUCAO%2BDA%2BTERAPIA%2BGENETICA+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 10/03/2014.
ROSA, Guilherme. Terapia genética usa vírus do HIV para curar doenças raras. Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/terapia-genetica-usa-virus-do-hiv-para-curar-doencas-raras. Acessado em 10/03/2014.
GLOSH, Pallab. Cientistas evitam cegueira graças a terapia genética. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/01/140116_terapia_genetica_cegueira_an.shtml. Acessado em 10/03/2014.
MARON, Dina Fine. Terapia gênica pode tratar vítimas de ataques cardíacos. Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/terapia_genica_pode_tratar_vitimas_de_ataques_cardiacos.html. Acessado em 10/03/2014.
Terminada a discussão nos grupos, organizar a sala para a socialização dos textos pelos relatores, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Cada aluno deverá fazer registros ao longo das apresentações dos colegas. Se tiver dúvidas deve pedir esclarecimentos aos colegas e/ou ao professor. Se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, deverá ler, em casa, a matéria que lhe chamou mais atenção e não foi lida e discutida pelo seu grupo.
Imagem disponível em: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_3656186569798977.jpg. Acessado em 10/03/2014.
Tendo como referência as informações apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que assistam a um vídeo e façam pesquisas na internet.
Sugira aos alunos que assistam ao vídeo UAU! 3 - Terapia Gênica, com Martin Bonamino. Duração: 10min23seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=im0NpbSVVao. Acessado em 10/03/2014).
Sinopse: Você sabia que um vírus pode ser utilizado para manipular os seus genes e curar certas doenças? Neste episódio do UAU!, Stevens Rehen conversa sobre terapia gênica com Martin Bonamino, biomédico e pesquisador do Instituto Nacional do Câncer. Saiba como funciona a terapia gênica, quais são os principais avanços desta técnica e qual é o seu estado de desenvolvimento no Brasil.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente o vídeo em seu computador e disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais. O professor poderá ainda projetá-lo pra todos os alunos utilizando o aparelho data show.
O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear os temas abaixo especificados.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.
Cada grupo de alunos deverá ler todos os textos e realizar registros das informações que contemplem o seu tema. Estes registros deverão ser digitados e enviados ao professor por e-mail para avaliação.
Sugerimos os textos e os endereços para acesso, mas, se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, orientá-los a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica.
Tema 1- Princípios da terapia gênica ou genética.
Tema 2- Aplicabilidade da terapia gênica.
Tema 3- Vacinas gênicas.
Tema 4- Terapia gênica: impactos na saúde.
Tema 5- Terapia gênica: biotecnologia.
Tema 6- Terapia gênica: impacto social.
Terapia gênica. Disponível em: http://www.terapiagenica.net.br/Recursos_Educacionais.html. Acessado em 10/03/2014.
Terapia Gênica: uma medicina nova. Disponível em: http://www.incor.usp.br/conteudo-medico/geral/terapia%20genica.html. Acessado em 10/03/2014.
DANI, Sérgio U. Terapia gênica [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=11&ved=0CGEQFjAK&url=http%3A%2F%2Fwww.biotecnologia.com.br%2Frevista%2Fbio12%2Fterapia.pdf&ei=1wwjU6KoAY7xkQecv4HICw&usg=AFQjCNEUa4GwGBLuvTF71jtE69Iy1J3B9w&bvm=bv.62922401,d.eW0. Acessado em 10/03/2014.
Terapia genética. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terapia_gen%C3%A9tica. Acessado em 10/03/2014.
Terapia Gênica. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Biotecnologia/terapia_genica.php. Acessado em 10/03/2014.
Terapia gênica. Disponível em: http://cib.org.br/biotecnologia/saude/terapia-genica/. Acessado em 10/03/2014.
REBOUÇAS, Fernando. Terapia genética. Disponível em: http://www.infoescola.com/medicina/terapia-genetica/. Acessado em 10/03/2014.
Biotecnologia e vacinas gênicas. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/tuberc/tuberc3.htm. Acessado em 10/03/2014.
Após terminarem seus registros individuais, os alunos do grupo se reunirão para a socialização e discussão do conteúdo pesquisado. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular seus registros.
Para o fechamento deste módulo, sugerimos que seja utilizada a dinâmica “Júri Simulado” abordando a seguinte questão: O desenvolvimento científico e tecnológico tem solucionado os problemas de saúde de toda a população?
As instruções para a prática desta dinâmica pode ser encontrada em sítios como o indicado a seguir.
MACEDO, Giélia Silva. Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acessado em 19/03/2014.
Imagem disponível em: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_3656228299177806.jpg. Acessado em 01/03/2014.
Terminada a discussão dos temas e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.
Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do programa PowerPoint, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.
As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.
Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.
Imagem disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Biotecnologia/terapia_genica.jpg. Acessado em 10/03/2014.
Finalizadas as apresentações, sugerimos que o professor retome com os alunos as questões da atividade 1 do módulo 1 (Resgatando conhecimentos prévios), entregando-as digitadas novamente, em uma folha onde o aluno possa respondê-las tendo como referência os conhecimentos adquiridos, sem consultar seus registros feitos naquela ocasião. Os alunos deverão discutir e responder às questões agora em grupos de três componentes.
Após a discussão em grupo e registros, cada aluno deverá confrontar suas respostas deste momento com aquelas registradas na atividade 1 do módulo 1 e avaliar os conhecimentos já existentes e os novos conhecimentos adquiridos no decorrer desta proposta. O aluno deverá produzir um texto no qual sintetize o conteúdo e enumere o que já sabia, o que aprendeu e seus conceitos atuais a respeito do tema.
Após o término da atividade 2, os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 10/03/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos
Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3d/Gene_therapy.jpg/340px-Gene_therapy.jpg. Acessado em 10/03/2014.
AZEVEDO, Eliane S. Terapia Gênica [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=13&ved=0CEgQFjACOAo&url=http%3A%2F%2Frevistabioetica.cfm.org.br%2Findex.php%2Frevista_bioetica%2Farticle%2FviewFile%2F379%2F479&ei=RBIjU9qeENLHkAeG84F4&usg=AFQjCNEgKmzC2GQqkHyuIHnH7aRsG2DpMA. Acessado em 10/03/2014.
MENCK, Carlos Frederico Martins; VENTURA, Armando Morais. Manipulando genes em busca de cura: o futuro da terapia gênica [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=15&ved=0CFcQFjAEOAo&url=http%3A%2F%2Fwww.usp.br%2Frevistausp%2F75%2F05-carlos-armando.pdf&ei=RBIjU9qeENLHkAeG84F4&usg=AFQjCNGvT6_Gea3VI3XI3CZUXfmzw4Egww. Acessado em 10/03/2014.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!