24/03/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Pontuação |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é importante que eles dominem os conhecimentos sobre a ordem alfabética, isto é, a ordem em que as letras aparecem no alfabeto, pois terão mais agilidade em realizar as atividades indicadas. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
Informações ao professor
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, o Brasil carece de leitores e para se formar bons leitores é essencial desenvolver o prazer pela leitura, a partir de práticas que tornem esta ação instigante e divertida. Abordar a temática “Sentimento” na prática literária onde o próprio leitor possa construir sua história é uma boa maneira de fazer isto acontecer. Alfabetizar letrando sugere adequar situações em que os alunos possam: ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Esta é a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
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Fonte da imagem: Sítio “Crescendo com Cristo”. Disponível em:
<http://hanny-crescendocomcristo.blogspot.com.br/2011/08/colorir-crianca-lendo-biblia.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, sabemos que a leitura de textos literários é fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, e que, a presença de um mediador é fundamental para o incentivo da leitura. Além de que, as primeiras experiências da criança com textos literários tornam-se imprescindíveis em sua formação leitora. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, as crianças começam a se interessar pelo mundo das palavras. É o primeiro passo para se tornarem leitores literários, caminho que irá se estender ao longo do Ensino Fundamental. Por isso, nossa proposta tem como elemento uma história que apesar de não utilizar palavras narra um enredo envolvente, conta muito com suas imagens, ou seja, vamos trabalhar com a leitura de imagens.
Organize os alunos em uma rodinha e brinque de “Batata quente”. Dentro de uma caixa coloque fichas com as palavras: AMOR, LIVRO, LÁPIS, LEITURA.
À medida que a caixa parar na mão de algum aluno ele deverá pegar uma ficha, ler para os colegas e falar o que sabe sobre a palavra.
No final da brincadeira, pergunte quem imagina qual a relação das palavras que leram com a atividade que iremos começar.
Apresente a capa do livro “História de amor” peça para comentarem, a partir das imagens, e questione:
Fonte: RENNÓ, Regina Coeli. História de Amor. Belo Horizonte: Lê, 1998.
Questione:
Depois que a capa foi explorada e as hipóteses levantadas, apresente as cenas do livro e proponha que os alunos falem silabando, uma palavra para cada uma. Registre na lousa.
Solicite ainda aos alunos que:
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Fonte da imagem: Sítio: “Crescendo com Cristo”. Disponível em:
<http://hanny-crescendocomcristo.blogspot.com.br/2011/08/colorir-crianca-lendo-biblia.html>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor para possibilitar que os alunos construam oralmente a história promova um debate conduzindo a reflexão sobre o livro:
Professor, se seus alunos tiverem dificuldade em construírem a história por escrito, faça isto coletivamente, respeitando as sugestões dos alunos, dentro do que retrata as imagens do livro e depois providencie uma cópia impressa para cada um. Se seus alunos já tiverem condições de escreverem toda história, dê esta oportunidade à eles.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Fonte: RENNÓ, Regina Coeli. História de Amor. Belo Horizonte: Lê, 1998.
Podemos afirmar que o assunto principal da história é:
( ) A briga dos lápis.
( ) A infidelidade de dois personagens.
( ) O sofrimento do lápis vermelho.
( ) O amor entre dois personagens.
Esta história foi escrita para:
( ) Informar sobre a infidelidade.
( ) Ensinar sobre as cores.
( ) Divertir o leitor com uma história de amor.
( ) Ajudar os alunos a ler e escrever.
Na frase: O lápis azul saiu com o lápis amarelo, ele não se importou em abandonar o lápis rosa. A palavra grifada substitui:
( ) O lápis rosa ( ) O lápis amarelo ( ) O lápis azul
Na frase: ´Sentada no banco, o lápis rosa olhava para o oceano com a impressão de que nunca mais veria o lápis azul.
As palavras grifadas representam:
( ) Causa e consequência. ( ) Lugar e modo
( ) Lugar e tempo. ( ) Tempo e causa
Fonte: Acervo da própria autora.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor a releitura é uma excelente alternativa para trabalharmos a produção de texto, pois ela oferece recursos textuais para os alunos, fornecendo pistas sobre a estrutura textual (coesão e coerência textual). Para isso, organize os alunos em uma roda e resgate a história trabalhada “História de amor”. Questione-os sobre o início da história, o desenvolvimento e como terminou. Depois, lhes proponha que recontem a história mudando os personagens e até mesmo a história. Os personagens podem ser: cadernos, borrachas, dentre outros. Os alunos gostam muito de brincar com outros personagens, principalmente com a borracha, que apaga...
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Depois de produzirem o texto solicite que ilustrem e troquem com os colegas, sendo que deverão dialogar sobre a história do colega buscando contribuir. Estas regras devem ser discutidas antes e ficar claro a relação de respeito ao trabalho alheio.
Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Aproveitando que está trabalhando uma história onde as cores são fundamentais no contexto, para o aluno interpretar, desenvolva o jogo a seguir:
Jogo das quatro cores
Objetivos:
Como jogar:
Fonte da Imagem: Acervo da própria autora.
Professor, solicite que cada grupo registre em uma tabela o resultado do jogo.
Quantas partes foram coloridas com as cores:
Azul |
Rosa |
Amarelo |
Cor escolhida |
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Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 08 de mar. 2014.
Professor, aproveitando o registro nas tabelas, do jogo das quatro cores, construa um gráfico de colunas com os alunos. Para isso, oriente-os, fazendo passo a passo, na lousa. Para facilitar distribua uma folha de papel quadriculada para que eles façam a tabela e levantem as colunas.
Construção do gráfico, com a soma total de cada cor que os grupos utilizaram.
Fonte: Acervo da própria autora.
Fonte da Imagem: Sítio: “Recanto das atividades”. Disponível em:
<http://recantodasatividades.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, organize a turma para realizar alguns jogos que possam favorecer a reflexão sobre o funcionamento do sistema de leitura e de escrita. Lembre-se: ao realizar qualquer atividade é importante que exista diálogo e/ou registro. Durante a execução faça interferência, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos. Ao final pergunte: o que acharam e o que foi possível aprender. Se os alunos tiverem alguma dúvida procure ajudá-los a esclarecerem as mesmas.
Você pode confeccionar as trilhas em papelão, EVA ou outro material alternativo. Poderão ser utilizadas para outros temas. Basta uma trilha desenhada e numerada, com partida e chegada.
Fonte da Imagem: Acervo da própria autora.
Cada grupo ganha uma trilha, um dado, 8 ou mais cartas com perguntas sobre o contexto da história e escrita de palavras e três tampinhas com as cores: rosa , azul, amarelo, para representar os jogadores.
Como jogar
Cada jogador joga o dado e caminha nas casinhas da trilha.
A cada 5 casas tem uma cilada. Toda vez que um jogador parar nos números 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, deverá pegar uma pergunta na mesa e responder.
Se acertar segue em frente, se errar volta para casa que estava anteriormente.
Onde você está (Ela é uma...)
Era uma linda história de amor.
Elariscousuahistóriapegouseubarquinhoe partiu.
Ganha quem chegar primeiro.
Imagem disponível em: <http://paixaoporeducacaoinfantil.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de mar. 2014.
Professor, esta também é uma etapa fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, pois ela permite que o aluno perceba a importância da construção do conhecimento, ou seja, que o conhecimento adquirido tem um valor social e, portanto deve ser divulgado, socializado. Assim, propomos que realize um evento para que os alunos exponham os trabalhos realizados e socializem os jogos. Para isso, faça um planejamento coletivo:
Registre este momento para que possam assistir posteriormente.
Sugestões de sítios para o Professor:
. Sítio: “Portal do Professor. MEC". Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?pagina=espaco%2Fvisualizar_aula&aula=27320&secao=espaco&request_locale=es>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
. Sítio: “A importância da literatura na formação de uma criança”. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=k0Gk4GiODjQ>. Acesso em: 09 de março 2014.
. Sítio: “A Literatura Infantil como Ferramenta para Leitura do Mundo”. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=dTukVWTQa0E>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
PAIVA, Aparecida de. Alfabetização e Leitura Literária. A leitura literária no processo de alfabetização: a mediação do professor. In: BRASIL, Ministério da Educação. Alfabetização e Letramento na infância. Boletim 09/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2005. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
O artigo trata da relação entre leitura, literatura e trabalho docente no processo de alfabetização. A autora defende que a literatura infantil auxilia o desenvolvimento das sensibilidades para a linguagem literária, formação cultural e para o envolvimento da criança com a escrita.
OLIVEIRA, Ana Arlinda de. O professor como mediador das leituras literárias. In: BRASIL, Ministério da Educação. Literatura: ensino fundamental. Coleção Explorando o ensino, vol. 20, Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/ SEB, 2010. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/150630AlfabetizacaoeLetramento.pdf>. Acesso em: 09 de mar. 2014.
O artigo aborda a mediação do professor no processo de leitura de textos literários por e para as crianças.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, inclusive nos jogos, que além de lúdicos oferecem momentos ricos de aprendizado.Esta proposta também possibilita registros escritos e oralidade, dois componentes essenciais na história de letramento, mas que exigem atenção do professor quanto ao desempenho do aluno, para retomada de conceitos que forem necessários. Portanto, observe o desempenho dos alunos e registre em seu caderno de plano para te auxiliar em seu planejamento. Verifique se os alunos: avançaram em sua aprendizagem relativa a escrita e a leitura de palavras e de textos, foram capazes de reconhecer a finalidade dos gêneros textuais trabalhados, localizaram as informações contidas nos textos trabalhados.
Cinco estrelas 1 classificações
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04/05/2014
Cinco estrelasAdoro este livro. Adorei as sugestões.